Travessuras da menina má

Travessuras da menina má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

Joyce429 22/12/2021

Travessuras da menina má
Demorei um pouco para engatar a leitura, mas a história vai ficando cada vez mais intrigante, e queremos saber qual será a próxima coisa que a menina má vai aprontar.

Os personagens nos despertam um misto de amor e ódio em meio a uma história de amor tortuosa e cheia de encontros e desencontros.

Assim como Ricardo, somos completamente enganados por Lily o tempo todo, quando achamos que não há mais travessuras a serem feitas, ela vai lá e nos surpreende.

Carlos.Silva2 10/12/2021

O livro está sem dúvidas entre as melhores leituras que fiz esse ano, leitura muito fluida e rápida, não é bom apenas por mostrar uma história quase de devoção por parte do personagem principal Ricardito para com a menina má, como também por ser um romance pouco convencional e cheio de percalços, que perpassa varias décadas e histórias do Peru e da Europa, mostrando os problemas sociais e econômicos que aquele pequeno país vivia nesse período. As amizades, cada uma mais interessante que o outro que o protagonista faz ao longo do livro, às perdas, angústias e alegrias, fazem o livro ser uma obra para ser lida e relida.

Lucas.Santos 08/12/2021

Fiquei muito triste de não conseguir gostar desse livro tanto quanto esperava. Eu amei todo o panorama sociopolítico do mundo que o autor vai dando ao longo do livro. Os movimentos sociais, a contra cultura, ditadura militar, o surto do hiv? enfim, tantas contextualizações que deixam o livro muito rico. Apesar disso achei a história em si muito chata e repetitiva. Não gostar dos personagens e os mesmo eventos acontecendo várias vezes fez com que o livro perdesse um pouco do apelo pra mim. Sem contar que eu NÃO AGUENTAVA MAIS LER NOME DE RUA. Eu acabei gostando dos últimos parágrafos da narrativa. O último diálogo me tocou, apesar de eu já estar pronto pra aquela **** ******

alice.1 05/12/2021

Qual é a verdadeira face do amor?
O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou:o de viver em Paris. O reencontro com um grande amor da adolescência o trará de volta a realidade. Lily ? inconformista, aventureira e pragmática ? o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily ? ela sempre mudando de nome e de marido ? se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes partes do mundo. Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livro dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos; e na Madri em transição política dos anos 80. Uma narrativa ágil, ao mesmo tempo vigorosa e terna, conduz o leitor nessa dança de encontros e desencontros.
Foi um livro que me prendeu simplesmente pelo fato de que você não sabia o quê iria acontecer na página seguinte, em um momento a personagem mostrava tem um tipo de personalidade e, poucas páginas depois outra totalmente diferente. A forma como o livro mostra a evolução do mundo ao mesmo tempo que os personagens evoluem faz tudo parecer muito mais realista.

Claudio 18/11/2021

Um amor realista com todas as suas contradições
Uma história de amor. Daquele tipo de amor inexplicável, que não segue a lógica, que exige sacrifícios, que não necessariamente é sempre correspondido e que não atinge as expectativas. Um amor realista com todas as suas contradições.

As duas maiores qualidades desse livros são as personagens e a ambientação. Ricardito e Lily são de carne e osso, cheios de defeitos que muitas vezes me fez odiá-los, mas também qualidades que me faziam querer saber mais sobre eles e até mesmo abraçá-los.

Além disso, os encontros e desencontros dos dois em diferentes cidades do mundo no final do século XX sempre com a contextualização política e cultural do local me fez viajar para uma Lima do passado, uma Paris revolucionária, uma Londres no início do movimento hippie, entre outros. Simplesmente fantástico.

Um defeito (grave): a psicologia e a psiquiatria são apresentadas de uma maneira tão rasa e estereotipada que me parecesse um grande desserviço. Melhor era nem ter tentado mostras isso.

Eu gostei do livro, fiquei entretido e mergulhei na história na maior parte do tempo.

?Ser fantasma não era coisa que me deixasse impassível?

?Todos os que passam boa parte da vida encerrados em fantasias construídas para abolir a vida de verdade sabem e não sabem o que estão fazendo. A fronteira se eclipsa por um tempo e depois reaparece?

?Embora digam que só os imbecis são felizes, confesso que eu me sentia feliz?

?Foi uma estranha comichão, dessas que antecedem o inesperado, a premonição de um cataclismo ou de um milagre, como se aquela história tivesse alguma coisa que me envolvesse profundamente?

?Parece menos, é verdade. Porque é uma garota feliz e a felicidade rejuvenesce as pessoas. Você em compensação, não parece muito feliz?

Elisa.Carvalho 16/11/2021

Achei os capítulos muito longos e o começo um pouco repetitivo, demorei pra conseguir chegar na metade, mas depois gostei.

Isadora Neves 14/11/2021

O encontros e partidas do romance entre uma pragmática calculista e um romântico incurável
Em tempos de amores calculados, rotulados e bem planejados, "Travessuras da menina má" expõe os aspectos mais brutais do encontro de dois amantes. Um amor que é sobretudo um ato de coragem, de se entregar ao outro de um jeito que ultrapassa e contraria a lógica do razoável. Isso porque o amor não é razoável, ele simplesmente é. Na bagunça de que todos nós somos feitos, muitas vezes a única coisa que temos de certo é saber a quem se quer bem, mesmo quando somos colocados diante dos nossos próprios limites. Esse livro conta a história dos encontros e partidas que marcam o romance entre uma pragmática calculista e um romântico incurável. Dois personagens fascinantes, na sua bravura e nas suas fraquezas. Uma menina má que a gente passa o livro inteiro tentando desvendar e que mesmo se cobrindo de mistério se entrega à vida. E a vida desses dois nos entrega uma história de amor não necessariamente feliz, mas bela em sua bagunça que é confusa, doída, feliz, assim como a vida. Fica a minha recomendação de um livro que me marcou demais.

site: https://www.instagram.com/professoraisadoraneves/

Jessé 05/11/2021

Bom.
É um livro muito bom e a escrita do Mário também é muito boa. Fui acompanhando o original no Kindle, para ver se a tradução não se perdeu em certos pontos que se referiam a cultura ou linguajar e gírias dos peruanos, mas Alfaguara fez um bom trabalho de tradução.

Apesar de ter gostado bastante, é o tipo de história que vc já sabe exatamente como termina por conta do desenrolar da história. Pelo menos para mim foi um livro que me reservou zero surpresas, mas isso não é problema algum. Nem tudo precisa ser surpreendente.

Só acho que o escritor força muito a barra nas coincidências, e isso é um artifício que me desagrada um pouco.

Mas a leitura é agradável, e não é um livro que vai te deixar enfastiado. E sim, pretendo ler outros livros do Mário. Estou aceitando indicações ?

Fer Paimel 02/11/2021

O que você estaria disposto a fazer em nome do amor?
Leitura diferente da que eu imaginei? me vi bem envolvida na trama, senti um pouco de raiva, pena e carinho pelos personagens kkkk sobretudo pela menina má! Vargas Llosa teve essa competência de criar uma personagem tão rica, que desperta sentimentos contraditórios nos leitores?
Ricardo, o bom menino, também me irritou um pouco com sua passividade e enorme capacidade de autodestruição?
Enfim, me vi bem envolta na trama? Gostei dos diferentes cenários descritos, englobando vários continentes em diferentes décadas.
Acho que cada pessoa vai ter uma leitura bem diferente da obra, a depender do seu contexto de vida, por isso é uma leitura que recomendo :)

fev 27/10/2021

O romance de formação de um [*****] manso
Bem escrito, denso e com personagens enigmáticos. As inúmeras coincidências em vários capítulos fizeram com que o enredo perdesse qualidade e ficassem forçadas. Não é um livro muito cativante ou muito prazeroso apesar da leitura fluir muito bem. Outras escolhas narrativas do autor também me soaram bem problemáticas. No fim acabei ficando apenas satisfeito.

Da Silva Barros 26/10/2021

O amor pode ser um repertório
Um livro bom, para quem está entrando no mundo da literatura clássica eu não sei se recomendaria, mas para quem esta querendo se surpreender de como o amor pode nos deixar loucos, cegos, e nos faz amar alguém apesar de seus defeitos, esta história vai te mostrar exatamente isso, o problema é que você depois começa a prever o que vai acontecer, só que sempre com detalhes e loucuras diferentes, e também mostrar um pouco sobre política do Peru e de alguns outros países, o resto deixo você descobrir por sí só.

Alanna Fernandes 09/10/2021

Foi um dos piores começos de livros que já li. Tive que começar e me esforçar umas cinco vezes. O excesso de descrições sem objetivo nenhum além de encher linguiça me irritaram muito, foi extremamente cansativo.

No livro, as descrições eróticas soam como algo que somente um macho alfa escreveria, como por exemplo "violenta ereção". Pelo amor de deus...

Este romance me parece mais uma obra de Júlio Verne do que qualquer outra coisa.

O último capítulo me irritou, foi uma mudança abrupta que demorou 7 páginas para nos situar o que estava acontecendo. E, mais uma vez com descrições massantes e absolutamente desnecessárias.

Achei um romance bastante comercial e infanto juvenil. De fato, não esperava isso de um Nobel...

Ah e sobre o final eu não vou nem comentar...
Alê | @alexandrejjr 09/10/2021minha estante
Eita!! Pelo menos deixasse bem claro os teus pontos. ?

Manu 07/10/2021

Absolutamente envolvente.
Esse é um daqueles livros que te pegam pelos pés e te deixam absolutamente envoltas pelos personagens. Logo após conhecida a alcunha de menina má, fica absolutamente impossível viver sem saber qual vai ser a próxima peripécia dela. Acho que caímos todos como o bom menino, completamente enfeitiçados pelas suas aventuras. Muito bem escrito e com reflexões profundas: É tão difícil assim conciliar ser quem se é com os sentimentos que nos são despertados ao longo da vida? Muito muito muito bom. E bem escrito.