Travessuras da menina má

Travessuras da menina má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

Matheus 15/12/2010

Que breguiçes me dirá hoje, Ricardito?
O que eu senti quando li Travessuras da Menina Má, foi um misto muito grande, de amor e ódio, decepção e ternura. Na minha opinião, o tempero especial do livro é a dúvida que envolve a menina má, o leitor não é capaz de saber o que sente por ela, as vezes raiva, amor, pena, desprezo, exatamente como o Ricardo. As idas e vindas da chiletina, a presença e a ausência dela, fazem do romance uma mágica viagem pelos diversos períodos do final do século XX, que são tão bem representados pelo Vargas Llosa. É maravilhoso sentir o espírito revolucionário da Paris dos anos 60, a Londres do amor livre nos anos 70 e assim por diante... Um livro acima de tudo romântico, que mostra um amor arrebatador e eterno. Fascinante!
raissa 22/02/2011minha estante
concordo em tudo. até agora não sei o que sentir em relação a menina má.Em qualquer caso, acredito que o ricardito deveria procurar uma ajuda psicológica para que possa entender o motivo de sua intensa paixão por ela

Suca Fonseca 22/05/2011minha estante
Tive as mesmas impressões lendo este livro. O fato de não saber como a "chilenita" vai agir deixou o livro ainda mais fascinante, além di erotismo que permeia toda a obra... Todas estas características só demonstram o porquê de Vargas Llosa ser um escritor imcomparável, viva Llosa!!!

Daycir 22/12/2011minha estante
amei.........foi um dos livros que marcou minha vida....é perfeito mesmo.....adoro esse tipo de amor, claro, daqueles impossíveis e quase inimagináveis ,....eternos....quem ler, nao vai se arrepender....

Firmino 30/09/2013minha estante
"Qual a verdadeira façe do amor?
Pergunta que faço todda vez que pego esse livro nas mão e lembro do que senti lendo ele...
Nunca soube responder tal pergunta e acho que nunca vou conseguir...

Gleice 24/12/2013minha estante
Esse foi o primeiro livro do Vargas Llosa que li. Me marcou bastante. Muito perfeito!

Evelyn88 01/03/2015minha estante
Nossa eu adorei este livro, pois tem muitas surpresas e romance,e a parte que mais me comoveu foi chegando ao final pois parecia que por fim a chilenita não apareceria mais e não iria dizer nunca que ama o Ricardito,mais ela voltou e mesmo doente ele a aceitou.. pois amava apesar de tudo que ela tinha feito com ele.Senti raiva e ao mesmo tempo emoção e admiração lendo este livro! Indico a todos a ler.

Adilana 14/07/2020minha estante
Li a muito tempo atrás (se não me engano, em 2010) e senti isso mesmo, um misto de sentimentos pela Lily...

Paty Cambuy 03/04/2022minha estante
Tens outra obra parecida para indicar?

Marcela Flores 25/04/2022minha estante
Maravilhoso.

Aryana 19/07/2021

A sádica e o masoquista
Antes de mais nada preciso falar sobre a escrita do peruano Mario Vargas Llosa. Sua narrativa é muito envolvente e nos leva a devorar as páginas na tentativa de decifrar a menina má que dá título ao livro.
O autor é conhecido por se aventurar nos mais variados gêneros sem perder a maestria, em 2010 foi laureado com um Prêmio Nobel de Literatura, e em contato com As travessuras da menina má, só posso afirmar que qualquer prêmio é muito mais que merecido.

O livro narra a história de Ricardo Somocurcio, que no auge da adolescência, se "apaixona feito um bezerro" e a amará por toda sua vida a chilenita Lily. Em meio a passeios, sorveterias e juras de amor, todos descobrem que as histórias de Lily são falsas e que ela não é chilena. Lily some do mapa deixando o coração de Ricardo em pedaços.

No decorrer dos anos, Ricardito e La niña mala se encontrarão em diversas partes do mundo. Dando início a uma dança de encontros e desencontros, que vai passar pelos mais variados cenários e se dar em diferentes momentos da vida dos protagonistas.

Não pense que esse é um livro monótono ou enfadonho. A cada capítulo o autor vai revelando as nuances dos personagens, construindo-os de uma forma completamente bela, tornando-os incrivelmente verossímeis.

É uma leitura dolorosa, mas ainda assim, uma bela história de amor. É um exemplo de que o ser humano é a mais complexa das criaturas e que não nasceu para ser sozinho.

Esteja preparado, é uma narrativa detestavelmente linda, que destrói os conceitos clássicos do amor ao mesmo tempo que cria o amor real, humano, com todos os defeitos provenientes dessa humanidade.
Diego 19/07/2021minha estante
Gostei!
Acho que vou inseri-lo em minha lista!
Obrigado pela resenha!

Belíssima resenha!

Bravo ??

É muito bom, Diego

Aryana 20/07/2021minha estante
Diego, é muito bom. Se não confiar em mim, confie na Roberta ?????

???

Lari 07/08/2022minha estante
Aryana, eu quero um canal do YouTube seu falando sobre livros, por favor hahaha

Roberta 08/08/2022minha estante
Ótima ideia, Lari

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Travessuras da menina má, Mario Vargas Llosa – Nota 9,5/10
Llosa é, na minha opinião, um dos melhores escritores contemporâneos. Nesse romance, o autor narra os encontros e desencontros do peruano Ricardo e da chilena Lily, desde o início do amor de adolescência. A obra tem como cenário as passagens dos personagens pela Paris dos anos 60, pela Londres hippie e das drogas, por Tóquio dos mafiosos e por Madri das transições políticas dos anos 90. Com personagens muito bem construídos, o romance flui de forma muito agradável e intrigante! É um daqueles livros que você nem percebe o tempo passar! .

“ Reparei perfeitamente, até demais, há um bocado de tempo, e o pior é que não me vingo. Até parece que gosto. Somos o casal perfeito: a sádica e o masoquista”. (p. 203)

site: https://www.instagram.com/book.ster

Otávio - @vendavaldelivros 04/12/2020

“Pode lhe parecer estranho. Mas ela, e todos os que passam boa parte da vida encerrados em fantasias construídas para abolir a vida de verdade, sabem e não sabem o que estão fazendo. A fronteira se eclipsa por um tempo e depois reaparece.”

Quem define o que é o amor? Será que o amor é somente aquele ideal de felicidade de um casal perfeito pintado nos filmes, novelas e nas redes sociais? Sempre acreditei que o amor só pode ser amor de verdade quando é via de mão dupla, mas isso, afinal, é a minha forma de tentar entender, nem que apenas na superfície, o que é o amor. Para Ricardo, talvez, o amor seja outra coisa.

Escrito em 2006 pelo peruano, vencedor do Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, “Travessuras da menina má” narra a (talvez) história de amor de Ricardo e Lily. Mais do que isso, fala sobre a passagem do tempo e as mudanças sociais tanto do Peru dos anos 50 quanto do mundo nas décadas seguintes. Tudo sempre visto através dos olhos de Ricardo, um tradutor que tinha o sonho de viver em Paris.

Ricardo se apaixona desde muito cedo por Lily, ou “chilena”, e essa paixão quase platônica se arrasta ao longo dos anos, em encontros, desencontros e reencontros que pautaram a forma de Ricardo viver o amor, por ela ou por outras mulheres. Lily é o tipo de pessoa que desperta raiva, desprezo e ódio no leitor. A forma de tratamento que Ricardo recebe dela é por vezes humilhante e cruel, o trocando com frequência como se fosse um sapato usado e sendo fria quando perdia o interesse por ele.

O amor pode ser tóxico? Em um mundo no qual relacionamentos tóxicos se mostram cada vez mais reais e numerosos, “Travessuras da menina má” nos faz refletir sobre o que esperamos do amor e dos relacionamentos que criamos. De uma intensidade sexual dosada da maneira certa o livro abre as janelas para os olhos de quem vive amores platônicos, marcados por desequilíbrios e migalhas de afeto e, com tudo isso, nos faz querer devorar cada linha escrita para saber o fim dessa história. Desses livros que despertam sentimentos diferentes a cada página e fazem a gente entender o porquê de um autor ganhar o Nobel de literatura.

site: https://www.instagram.com/p/CIWmKN-pLEe/
Gigio 04/12/2020minha estante
AMO ESSE LIVRO

Otávio - @vendavaldelivros 07/12/2020minha estante
É incrível mesmo! É bom até de folhear de vez em quando para relembrar ahahahah

Rafa 01/10/2021

Masoquista
Com uma narrativa mordaz e sensual, a obra prende o leitor aos infortúnios de um relacionamento abusivo. Por diversas vezes, você se pega com raiva do protagonista pela sua paixão autodestrutiva (redundância). Contudo, essa obsessão é a força motriz de uma história insólita, que ainda conta com uma ambientação poderosa.
Mara Islanne 01/10/2021minha estante
Li há uns 14 anos, lembro que gostei bastante.

Rafa 01/10/2021minha estante
Realmente é mto bom ????

Jow 20/12/2011

I'm just a broken hearted man!
“[…]
I know it makes no sense but what else can I do
How can I move on when I'm still in love with you

Cause If one day you wake up and find your missing me
and your heart starts to wonder where on this earth I could be
Thinkin maybe you'll come back here to the place that we'd meet
And you'll see me waiting for you on the corner of the street
So I'm not moving, I'm not moving.”

The Man Who Can’t be Moved – The Script

Tem coisas que a vida não pode explicar, a ciência não consegue entender, e as palavras não conseguem expressar. Dentre essas coisas, talvez o amor tenha ganhado o maior destaque entre todas as esferas que buscam um entendimento, uma razão para todas as complexidades que atingem o ser humano. O amor é o sentimento mais debatido, incentivado e celebrado entre os homens, e mesmo assim porque é tão difícil enumerar suas probabilidades e entender as suas possibilidades? Simples! O amor não consegue se satisfazer afetando apenas uma única pessoa, o amor necessita de uma resposta de algo que o satisfaça, de alguém que o alimente. E no momento que esse elo natural é interrompido, não correspondido, o amor volta-se para o coração que o carrega, sugando dessa vida as suas vontades e desejos, e deixando um rastro destrutivo que só um “novo” amor pode curar. Independente de todas as abstrações que um ser humano possa fazer, no fim de tudo, o amor ainda estará lá, guardado, paciente, etéreo, faminto, louco... Devastador.

Na devastadora história contada com uma narrativa perfeita, é preciso se afundar na história de Ricardo Somocurcio, um peruano que praticamente viveu toda sua vida adulta em Paris. Tradutor e intérprete de inglês, espanhol e russo da Unesco, desde a adolescência esteve às voltas com a menina má, uma mulher mesquinha, egoísta, manipuladora, que entra e sai de sua vida de forma brusca e dolorosa. Ela é o centro da vida de Ricardo e do livro Travessuras da menina má, de Mario Vargas Llosa, o Nobel de Literatura de 2010.

A menina má é uma figura difusa, as constantes trocas de nomes e personalidades parecem fazer dela um ser imaginário, como se fosse uma criação da mente obsessiva de Ricardo. Mas ele não é louco, apenas um “coisinha à toa” apaixonado. Desde a juventude no bairro de Miraflores, em Lima, se viu preso pela força da personalidade e pelo físico diminuto, olhos cor de mel e cabelos negros da tal chilenita. Uma atração inexplicável, já que suas mentiras eram constantes, assim como a infidelidade. Mas apesar do desprezo despendido a Ricardo, a menina má sempre retorna, pronta para ouvir as “breguices” que o peruano tem para lhe dizer. E assim o romance anda pelas principais capitais do mundo, Paris, Londres, Tóquio, Madri, narrando os encontros inesperados de Ricardo com sua menina má, os momentos de paixão aterradora até um novo abandono traumático.

Entre as idas e vindas dessa mulher, o narrador/protagonista desenlaça sua vida, fala da dedicação ao trabalho, o afeto dos amigos, que também vêm e vão praticamente com a mesma frequência que a chilenita entra e sai de sua vida. E entre esses relatos, a história política do Peru se contextualiza através das cartas de seus tios que lá permaneceram, que relatam de forma fragmentada e resumida o segundo golpe militar vivido no país, a insatisfação da população com os rumos que seus governantes lhe deram – e que marca a mudança da visão política do autor – e, claro, um panorama também da própria Europa por onde Ricardo transita entre os anos 60 e final da década de 1980. O romance de Vargas Llosa, por vezes, parece ser um círculo vicioso, um aviso ao leitor de que as travessuras da menina má vão se repetir interminavelmente, assim como os sofrimentos do protagonista. Porém, junto com uma nova onda de amor vivida por Ricardo vem um novo mistério da menina a ser desvendado.

Apesar de o romance retratar um longo período da vida das personagens, o tempo parece não passar por eles. Por mais que suas idades sejam constantemente repetidas, que os problemas de saúde sejam aos poucos colocados em cena, mostrando a decadência física tanto de Ricardo quanto da mulher, a relação de ambos, quando juntos, fazem deles dois jovens. Ele, entorpecido como um adolescente pela menina mais bonita da cidade. Ela, inconseqüente como uma garota que não sabe os sofrimentos que suas escolhas podem lhe causar. Até o fim, a imagem que permanece é dos dois jovens, por mais que a vida de ambos estivessem mutiladas por desilusões amorosas ou sofrimentos físicos.

Ricardo pode parecer um homem fraco durante todo o livro, que por mais que resista às voltas da menina má, nunca foi capaz de esquecê-la ou rejeitá-la. Mas nessa trama o fraco é, na verdade, a própria menina. Na forma com que pede para que Ricardo diga que a ama, no jeito que desdenha das declarações que recebe ela mostra a própria necessidade de ser adorada e bem tratada, uma necessidade acima do dinheiro, o que procurou em todos os seus outros maridos e amantes. É nos momentos em que Ricardo parece resistir ao desejo que ela mais fraqueja, implora pelos seus cuidados e dedicação.

O livro de Mario Vargas Llosa faz o leitor mergulhar na relação entre o protagonista e essa menina sem escrúpulos, o faz se sentir como o próprio Ricardo, enganado pelas mentiras que ela conta, mas esperançoso de que ela, um dia, aceite a modéstia de sua vidinha em Paris. Travessuras da menina má, no enredo, na escrita e no aprofundamento da trama, é um livro que prende o leitor até a última página no sofrimento de seu protagonista e nas mudanças que a América Latina e a Europa vivenciavam durante o transcorrer da história. Um livro do tamanho da fama de seu autor, e que tenta até o fim nos fazer acreditar que por mais que o mundo mude, que as pessoas também mudem, o amor que as rege nesse mundo continua ali, imenso, travesso e eterno.
Alan Ventura 20/12/2011minha estante
Acho que acabei de ler tua melhor resenha. (e olha que escolher a melhor dentre tantas tão boas, é algo muito complicado).Mas enfim,resenha muito bem elaborada, profunda e marcante, como há um certo tempo,eu não via! Meus parabéns !!!

Jessica Raquel 21/12/2011minha estante
Concordo com o Alan aqui embaixo,essa com certeza esta entre suas melhores resenhas.
Me deu uma vontade louca de ler esse livro *-*

Daycir 04/01/2012minha estante
demais...........amo "As travessuras....", adorei sua resenha!

Fran Kotipelto 09/01/2012minha estante
"...tenta até o fim nos fazer acreditar que por mais que o mundo mude, que as pessoas também mudem, o amor que as rege nesse mundo continua ali, imenso, travesso e eterno." Meus parabéns dear Jow, resenhas como sempre excelente!

Denise 19/01/2012minha estante
Muito boa a resenha! Amo esse livro e ler a sua resenha me trouxe de volta varias emoções vividas durante a leitura.
Parabéns!

Carol Minardi 20/06/2012minha estante
Ótima resenha!

Lu 12/03/2015minha estante
Realmente uma resenha perfeita.
Acabo de ler o livro: sem dúvidas um livro que prende a atenção até a ultima página.
Um livro que gostei muito.

Maria.Luiza 03/03/2019minha estante
Gostei da sua resenha e de outra que li aqui. Mas nenhuma de todas que eu li fala sobre algo que me incomodou que foi o "fim da menina" má não ele em si, mas o meio pelo qual aconteceu. Me pareceu que o final era uma espécie de castigo como sempre achei o fim das milhares no realismo Anna Karenina, Luiza de O primo Basílio, Madame Bovary entre outras, como se se entregar a uma vida fora dos padrões esperados para as mulheres levasse a um final trágico, isso tem um tom machista, mas no sec. XIX eu entendo e aceito, mas o livro em questão é de 2006 e mesmo que se passe entre 1950 e 1980 não justifica. Digo isso pois a doença a que a menina má foi acometida é bem emblemática como se quisesse deixar claro que a vida que levou uma vida de muitos amantes em que a sedução podia ser inclusive seu meio de vida lhe impusesse um castigo. Algo como um recadinho moral "seja uma menina boa para não sofrer disso" claro que essa pode ser uma interpretação equivocada minha.
Fiz esse comentário aqui e em outra resenha em busca de saber se meu incomodo faz sentido....

Alan Ventura 29/05/2012

"O amor é estranho e sem forma, o amor é anormal"

"Não se esqueça de mim, eu imploro, me lembro que você dizia:
Às vezes o amor dura,
Mas, às vezes, fere em vez disso"

Adele - Someone Like You

"Este é um romance que desejava escrever há muito tempo. É uma história de amor, um amor moderno, condicionado pelo mundo em que vivemos e que está muito mais próximo da realidade do que os amores românticos da literatura. Este amor que se estende ao longo de quarenta anos também serve para fazer uma espécie de grande afresco de um universo que mudou extraordinariamente." Mario Vargas Llosa

Nos anos 50, no bairro aristocrático de Miraflores, em Lima no Peru, o jovem Ricardo Somocurcio se apaixona pela estonteante e misteriosa chilena Lily que costuma contar aos seus amigos histórias de sua vida no Chile,histórias que fascinavam Ricardo. Mas todos acabam descobrindo que, na verdade, ela é peruana e de origem humilde, ele a perde de vista, mas não consegue esquecê-la e muito menos esquecer o amor que sempre sentiu por ela. Ricardo acaba realizando seu sonho de ir morar na França,e consegue um emprego como intéprete da ONU sem grandes ambições, e Lily, se torna uma mulher fria e manipuladora que vive mudando de nome e de marido conforme as conveniências.Os dois acabam se reencontrando ao longo da vida, em diferentes momentos e em várias cidades do mundo. "Travessuras da Menina Má" conta esta história de encontros e desencontros através de quatro décadas e que vai arrebatar o leitor de uma maneira que poucos livros são capazes de fazer.

No romance, o autor utiliza um fiel material histórico do que foi o movimento guerrilheiro no Peru, o grande fracasso da primeira tentativa revolucionária séria que foi o Movimento de Esquerda Revolucionária, o MIR. Descrevendo o clima em que a utopia revolucionária se propagou de forma generalizada, como Paris se transformou no centro que exportava as idéias, os mitos e as fantasias da revolução, e também o fracasso de tudo isso nos anos 60;a Londres entregue ao amor livre dos anos 70; a Tóquio dos grandes mafiosos; e a Madri em plena transição política dos anos 80.

"Travessuras da Menina Má" não é um romance comum sobre uma história de amor comum, as personagens não seguem os conceitos que foram disseminados por séculos de literatura romântica. A escrita de Vargas Llosa é visceral,o leitor é levado aos extremos dos sentimentos, formando um mosaico de emoções absurdamente extasiante e apaixonante.E mesmo sabendo que o amor é algo estranho e sem forma, que nos faz sofrer boa parte das vezes por alguém que não merece, ele ainda assim é algo maravilhoso!
Jow 22/09/2011minha estante
O mundo e o amor mudaram, só não mudou aquele que ama!
Uma resenha que me deixou mais que curioso pra ler essa obra tão premiada.
É muito bom ter vc de volta ao mundo das resenhas. o/\o

Fran Kotipelto 22/09/2011minha estante
"E mesmo sabendo que o amor é algo estranho e sem forma, que nos faz sofrer boa parte das vezes por alguém que não merece, ele ainda assim é algo maravilhoso!" Maravilhoso é o seu jeito de escrever.Parabéns,ainda terei livros autografados por você.Beijos.

Léia Viana 19/12/2011minha estante
Estou no começinho da leitura e estou amando!!!!

Karen Pereira 28/05/2012minha estante
Someone Like ONE? Não seria Someone Like You? ;)

Alan Ventura 29/05/2012minha estante
Tem razão Karen, o nome da música foi devidamente corrigido, muito obrigado! =) kkkkkkk

Maria.Luiza 03/03/2019minha estante

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Travessuras da menina má, de Mario Vargas Llosa
“‘Bem, não vamos esquecer que é chilena’, insistia, ‘e o forte das mulheres desse país não é a virtude’.”
“- É isso que os franceses chamam de fiasco – disse, rindo. – Sabe que é a primeira vez que me acontece com um homem?
- Quantos você teve? Deixe adivinhar. Dez? Vinte?
- Sou péssima em matemática – respondeu, irritada.”
“Para qualquer pessoa, é mais difícil viver na verdade que na mentira”.
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/05/travessuras-da-menina-ma-mario-vargas.html

Rayssa 14/07/2020

Romance e aula de História.
Poucos livros me deixaram tão imersa como esse. Llosa tem um dom magnífico de nos colocar dentro da história sem muito esforço. Cada página foi me fisgando mais e mais a ponto de ler sem parar, ansiosa para saber a próxima travessura da menina má. O jeito despojado e despretensioso como ele escreve, sem deixar de lado a intensidade da prosa, me contagiou instantaneamente.

É preciso admitir que construir um drama envolvente e, ao mesmo tempo, situar o panorama social histórico de forma tão palatável não é para qualquer um. Aqui recebemos uma aula sobre a História da Revolução Peruana, um panorama geral do movimento comunista, seus desdobramentos durante os anos 60 até meados dos 80, bem como a evolução da sociedade européia, passando pela ascensão do movimento hippie, explosão da aids, nascimento, o surgimento de uma nova cultura musical com o nascimento Beatles e Rolling Stones, e etc. Tudo isso de forma nada cansativa, pelo contrário, fui ficando sempre mais interessada por tudo.

Como diz a sinopse, dor e prazer se mesclam o tempo todo nessa narrativa, e a trajetória de Ricardito me despertou uma mistura de sentimentos a cada momento - raiva, tristeza, sorrisos - tanto que comecei a considerá-lo como um velho amigo. Tudo se mistura muito bem tornando a leitura não só envolvente, mas também tocante, divertida, dolorida, inesquecível.

Dito isso, creio que especialmente quem já viveu um amor não correspondido vai se identificar e muito com essa leitura. Romance nunca foi um dos meus gêneros favoritos, mas com certeza quero ler todos os outros romances de Vargas Llosa.
Rayssa 15/07/2020minha estante
Poxa, que legal! Muito obrigada! Boa leitura pra ti :)

Alê | @alexandrejjr 20/07/2020minha estante
Rayssa, deixa eu te perguntar uma coisa: o quanto a obsessão do Ricardito te incomodou durante a leitura? Ah, e mais uma coisinha: o Llosa disseca o Peru ainda mais e com maior dedicação no "Conversa no Catedral", que é primoroso!

Rayssa 20/07/2020minha estante
Não vejo como obsessão. Acho que ele está preso nesse sentimento e não consegue se libertar, aliás ele até se esforça pra esquecer, viver outras coisas, mas o autor sempre o coloca de volta no mesmo lugar. Conversa na catedral nunca ouvi falar...vou dar uma olhada, obrigada pela dica :)

Alan 14/10/2020minha estante
Meu Deus que resenha maravilhosa! Assim como a obra de Vargas Llosa, deu gosto de ler. Parabéns.

18/03/2021

Apaixonada nessa coisinha à toa!
Eu não sei nem explicar o motivo pelo qual eu amei esse livro! Me encantei com Lhosa de uma forma surpreendente. Eu só quero ler tudo, sobre qualquer coisa, que ele tenha escrito. É isso. O nosso santo bateu. Sobre o livro em si: romance da vida real, com toxidade, incertezas, abandonos e recomeços. Ricarditooooo e Chilenita, já estou com saudade.
Marina 19/03/2021minha estante
Esse livro é muito bom, né, Fê?! Foi meu presente na quarentena, aquela literatura que acrescenta na vida.

20/03/2021minha estante
Demais, Marina! To doida pra ler outro de Lhosa.

Marina 25/03/2021minha estante
Procura ?Travessuras da MINHA menina má?, do Otavio Bravo, ele é promotor de justiça aqui no Brasil e fez uma trilogia baseada nesse livro do Vargas Llosa.

28/03/2021minha estante
Que massa!!!!

Nascimento 23/06/2021

Saudade.
Esse é dos livros que mais sinto saudade da época que estava lendo. Escrevo essa "resenha" depois de quase 1 ano lido ainda sentindo a nostalgia e a saudade de acompanhar as travessuras da menina má e seu menino bom seja em Lima, Paris, Japão... Não importa. Menina má dava um jeito de entrar em "travessuras" em qualquer lugar.

Eric 31/07/2021

Uma narrativa espetacular
A literatura peruana de Mário Vargas Llosa sempre me encantou pelo poder do autor construir narrativas envolventes, com personagens complexos, humanizados e ambientadas em contextos históricos que dão aspectos concretos a todas as histórias. Os escritos latino-americanos, com os nacionais, são de longe os melhores textos que me acompanham desde que me entendo por leitor.

Em Travessuras da Menina Má, vamos conhecer a história de Ricardito, um intérprete e tradutor peruano, que trabalha acompanhando reuniões diplomáticas, levando uma vida sem muitas ambições, que consegue realizar seu sonho de menino, morar em Paris. O único desejo que move sua rotina é conquistar o amor da paixão de infância ? que perdura toda a vida ? de Lily, conhecida como chilenita. Ambos são separados pelo destino logo após a menina ser desmascarada pela elite peruana sobre suas origens, pobre e humilde, e resolve sumir do mapa para evitar maiores humilhações. Sendo assim, Ricardo acaba ficando desolado pelo ocorrido,  termina seus estudos, esquece  aquela paixonite de verão e se muda para França. Porém, ele não contava que tempos depois iria reencontrar seu grande amor várias vezes, em diversas circunstâncias aleatórias, em momentos históricos diferentes, casada com homens ricos e influentes e portando identidades distintas. Nessas idas e vindas, a chilenita será protagonista de um caos na vida amorosa do tradutor, fazendo uns dias de sua vida inesquecíveis e outros extremamente dolorosos.

Nesta premissa, Llosa nos conta uma história de amor que transcende continentes e engloba toxicidade com tons de beleza, e leva o leitor a questionar o tempo todo as atitudes abomináveis, principalmente de Ricardo, o qual resisti a todas as humilhações possíveis que a chilenita proporciona em sua rotina, substancialmente o desprezo por sua condição social e suas faltas de ambições, já que Lily almeja vida cheia de adrenalina, perigo, dinheiro e prestígio social.

Mas, o que mais chama atenção nessa narrativa é a pureza do amor de Ricardo que derruba qualquer obstáculo para agradar sua paixão. Amor esse que o leva tomar decisões que influenciam até mesmo na sua segurança financeira da vida inteira, dado que seu emprego não possui salário fixo. Em contraste, Lily não abre mão dos seus luxos para conviver com o tradutor, bastando ele apenas para os prazeres do sexo e a adrenalina de vivenciar diversos adultérios. Mesmo assim, o leitor se encontrará torcendo pela felicidade do casal, o que levanta a seguinte questão: dá para encontrar beleza em amor tóxico?

Além da narrativa principal, outro ponto forte desse livro é sua contextualização histórica. Llosa transporta o leitor para momentos como: as influências da revolução cubana na Europa, transformações políticas no Peru, a era ?hippie? em Londres repleta de amor livre, drogas, sexo e o Japão dos gângster e fetiches sexuais. Tudo isso é brilhantemente construído e muito bem relacionado com as aventuras de Lily e Ricardo, tornando a leitura ainda mais enriquecedora.

Por fim, Travessuras da Menina Má é mais uma prova de como a literatura latino-americana consegue diferir de todas as outras. Um romance diferente, muito bem escrito, que além de nos entreter com os infortúnios dos protagonistas, consegue nos trazer uma visão mais crítica dos fatos históricos e enriquecer nossos intelectos.
Bruno.Pereira 31/07/2021minha estante
A peruanita é danada demais rs. Um ótimo livro!

Eric 31/07/2021minha estante
Queria discordar dela as vezes, mas viver com um cara que nem Ricardo não deve ser fácil

Bruno.Pereira 31/07/2021minha estante
No fim das contas achei um ótimo final para os dois ^^.

Isis 19/10/2020

Um ótimo livro pra começar a ler Llosa
Já me recomendaram muito esse livro e sempre deixava para depois, até que decidi ler e gostei bastante!
O livro fala sobre uma paixão - acho que não dá para chamar de amor - nada saudável do personagem principal pela ?menina má?. Tudo começa quando ambos tem por volta de 13-15 anos e a partir de então acontecerão diversos encontros e desencontros.
O livro tem um ritmo bem legal: acontece muita coisa e a escrita é bem fluida. O que me agradou mais foi que enquanto o tempo passava o autor ia comentando sobre o panorama político da época. Outra coisa que gostei também foi que o personagem principal viaja por diversos países, contando também sobre essas experiências ... Leitura que vale muito a pena! Terminei querendo ler outros livros do autor.

Ana 24/04/2021

Meu primeiro contato com Mario Vargas Llosa e o que posso dizer é: que autor! Nesse livro há uma mescla de fatos históricos com a ficção. A narrativa te prende, você se sente amigo íntimo de Ricardito e da Chilenita, viaja para vários países, há reviravoltas. Enfim, adorei!
Reniel 24/04/2021minha estante
Comprei esse livro recentemente, já fiquei animado!

Alê | @alexandrejjr 08/05/2021minha estante
Mesclar fatos históricos com ficção, às vezes confundindo os leitores onde um ponto delimita o outro, é a especialidade do Llosa, Ana. Indico seguir conhecendo a obra dele com "A festa do Bode".

Gustavo Pio 21/12/2020

La niña mala
Alguns autores tem uma habilidade ímpar de escrever histórias, criar personagens, atmosferas e de envolver o leitor. Embora seja a minha primeira experiência com o autor, posso afirmar que este é o caso de Mario Vargas Llosa. Sua escrita se destaca em uma história empolgante e que permanece interessante durante todo o livro, ao mesmo tempo em que narra um pouco da história do Peru e de movimentos importantes do século XX.

Cada capítulo traz um avanço na trama que envolve e aguça o leitor. Junto com o tradutor e intérprete Ricardo, viajamos por algumas cidades da Europa e podemos conhecer um pouco também sobre Lima, a capital do Peru. É admirável a competência do autor em criar personagens interessantes, e com os quais nos familiarizamos rapidamente, durante toda a extensão da trama.

Em meio a isso, o foco principal é uma controversa história de amor ou, mais apropriadamente, de paixão, que coloca Ricardo totalmente a mercê das travessuras da menina má. Por mais que muitas vezes seja incômodo lidar com algumas situações da trama, é também difícil não permanecer curioso e seguir até o final para, enfim, saber que fim terá tudo aquilo.