Siddhartha

Siddhartha Hermann Hesse

Resenhas - Siddhartha

JIMWauters 29/01/2010

Um, dois, três.
É o segundo da trilogia, que inicia-se com O Demian e termina com o Lobo da estepe.
Isto que chamo eu de trilogia é apenas para lembrar aos futuros leitores que estes três livros têm algo em comum... e que vale a pena ler os três... o mote é a busca de si mesmo, a liberdade contra as formas de deshumanizações.
O personagem principal em Demian é um adolescente, no Sidarta é um jovem e no Lobo é um homem adulto.
Resumidamente é claro, já que nos três livros o mais envolvente é a maneira poética e existencialista com a qual Herman Hesse lapida e desenvolve os seus personagens no plano físico,psicológico,espiritual.
Sidartha, que já foi adaptado ao cinema, é um livro apaixonante que trabalha basicamente a dualidade entre o TER x o SER.
Tangenciando os seguintes temas : religiosidade,família, amigos, sexo, dinheiro.
Dos três o meu favorito é o Lobo da Estepe que logo postarei um resumo sobre ele também.
Conselho... sugestivo "tudo flui, nada permanece..." ( Heráclito)
Uma Boa Leitura!
Dizem que Herman Hesse é litaratura para adolescentes, eu discordo... a sua poesia é profunda e inteligente mas é escrita de maneira simples e clara.

Lidia 29/08/2021

Conhecer a vida de Siddhartha é uma escola
Perdi a conta de quantos trechos marquei neste livro e já estou planejando ler novamente em algum tempo.

Este é um livro sobre a vida de siddhartha, mas que facilmente pode te ensinar sobre a sua vida. Siddhartha passa por todas as fases do processo de autoconhecimento e para acesso do "nirvanna" e, neste caminho, ele vai desconstruir e reconstruir constantemente seus conceitos de vida.

É lindo como ele cresce, floresce e desaparece nessa história. Se você está buscando aprendizados, viver sob novas perspectivas e expandir sua visão de mundo, este é o livro perfeito.

A leitura flui muito bem, a frases são bem longas, mas acho que por uma razão.

Recomendo de olhos fechados.

Marie67 09/03/2020

Um livro inspirador que nos deixa cheios de reflexões! A vida é uma jornada e nossa busca não termina nunca, essa é a beleza da existência. Somos tudo e todas as coisas, somos amor.

Fat212 29/11/2023

Será?
Uma história de vida dos pecados capitais à purificação da mente. Essa relação da pureza e santidade com a abdicação do material ainda é uma incógnita pra mim?

Fabio.Nunes 07/04/2022

Excelente experiência.
Este é um livro que se você não possui conhecimento acerca da filosofia oriental (seja de origem hindu ou budista) talvez deixe passar algumas coisas.
Herman Hesse sem dúvidas deteve conhecimento direto para escrever sobre o que ele escreveu.
Essa é uma história de iluminação de uma pessoa comum, como eu e você; não é a história do Buda histórico, embora ele apareça na história e o personagem principal também se chame Sidarta.
O último capítulo é incrível.
"O mundo, amigo Govinda, não é imperfeito e não se encaminha lentamente rumo à perfeição. Não! A cada instante é perfeito."

Vinicius.Costa 09/08/2021

Essa obra é uma ode primorosa à autorreflexão e ao papel que nós pensamos representar na face da Terra.

Ccapitu 16/11/2011

O oposto de cada verdade é igualmente verdade
HESSE, Herman. Siddhartha. New York: Bandam Books, 1971. 112p. Romance baseado na história do Sidarta Gautama - Buda.

O livro conta a peregrinação de Sidarta em busca da plenitude do espírito e da elevação da mente humana.

A leitura de Herman Hesse sempre foi das mais agradáveis para todas as minhas percepções e satisfaz as minhas concepções sobre o mundo. Este é um dos que li avidamente em menos de 24h e já reli com o mesmo prazer. Ensinamento de vida. Necessário.

Kayllane Moura 11/02/2024

"Ao observar aquela existência [...] que levavam os seres humanos, ao mesmo tempo adorava e desprezava tal estilo de vida. Via como labutavam, sofriam, envelheciam por causa de assuntos que não lhe pareciam valer tamanho esforço e e como se empenhavam em obter dinheiro, prazeres minúsculos, honrarias insignificantes."

Isaque 02/05/2017

Seguir o coração e o caminho do meio
Nunca tinha ouvido falar de Siddartha, um amigo me indicou, consegui por coisa do destino e passou a ser um dos meus livros favoritos.

Siddhartha, personagem principal é um indiano da casta dos sacerdotes, uma das mais respeitadas, e filho de um homem muito respeitado. Em sua juventude, decide largar tudo para virar um samana, que é um tipo de pessoa que renuncia tudo e vive literalmente de tanga no mato jejuando. Ele chega a conhecer Buda, e também cai no “sansara”, passa a dar valor para as coisas do mundo, bens materiais, sexo e jogos de azar. A vida de Siddhartha passa por várias fases e tem lições valiosas sendo para mim, as duas grandes lições:

1) SEGUIR O CORAÇÃO:
Todas as experiências das vidas são importantes para aprender, até as decisões erradas. O importante é seguir o coração. “Aprendi, quando criança, que os prazeres do mundo e a riqueza não são bons. (...) E agora sei-o (...) com meus olhos, com meu coração. (...) Refletiu muito tempo sobre sua metamorfose. (...) Que pai, que mestre, poderia impedi-lo de viver a vida, de sujar-se com a vida, de carregar suas próprias culpas, de beber a mais amarga bebida, de encontrar o seu próprio caminho? (...) Fui obrigado a cometer tantos erros, tantos pecados, tantas loucuras. (...) Mas foi o caminho certo, o meu coração concorda, os meus olhos sorriem-lhe. (...) Para onde me conduzirá ainda o meu caminho? É um caminho louco, anda às curvas. (...) Que vá por onde quiser, eu segui-lo-ei.”

2) O CAMINHO DO MEIO
Siddartha foi de um extremo ao ao outro, foi de um samana da floresta para um viciado em jogos de azar. A vida lhe ensinou que não se precisa ser radical, nem ir por aqui nem por ali, buscar um equilíbrio, ir pelo caminho do meio. “Uma pessoa nunca é completamente santa ou completamente pecadora”.
O livro é relativamente curto, 153 páginas, sendo dividido em 12 capítulos com 10 páginas em média. A leitura é bem fácil e flui muito rápido. Li em um intervalo bem curto de tempo. Recomendo 100%.

Alessandra359 23/07/2021

Autoconhecimento
Excelente metáfora sobre conhecer-se e evolução pessoal. Texto envolvente e interessante. Prende a atenção, impossível parar de ler até o fim e já planejar reler a obra em breve.

Hermes.Hirabara 28/07/2021

Não e a história de Buda e sim de Sidarta um personagem em busca de autoconhecimento. Viaja buscando respostas, encontrando várias em diversas questões da vida. Muitos falam que seriam o segundo da trilogia de Herman Hesse . Que também seria um pouco autobiografico. A certeza e que esse livro e fantástico.

yugydoubleb 28/05/2023

O mundo em um livro
Palavras não são suficientes para expressar a beleza e a preciosidade dessa obra.
É uma leitura com raciocínios e linhas de pensamento complexos mas linguagem simples e perfeitamente entendível.
Todos os personagens são únicos e deixam uma marca diferente no decorrer da leitura, inesquecíveis, e eu achei isso incrível.

Bruna Pedrosa 21/09/2023

Siddhartha
Há exatos dez anos o li pela primeira vez e ainda hoje é um dos meus livros favoritos. O drama de Siddhartha é o drama do ser humano em geral quando busca a Verdade em si mesmo e no mundo. O autor trata de temas filosóficos com uma escrita que não é "intelectualizada", mas bastante fluída num estilo típico dos contos orientais.

Mônica 12/01/2010

Se você acredita que tudo o que existe na Terra possuem vida (desde as águas dos rios, passando pelas pedras, plantas, animais e homens)ou que uma das buscas mais importantes que se pode fazer é a busca pelo verdadeiro eu (seja ele como for), isso já se constitui em um bom motivo para ler esse livro tão simples como belo.

Deisylaine 13/09/2017

Resenha "Siddhartha"
Um livro sobre a viagem espiritual de um homem. De salientar que Herman Hesse ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 1949 com esta obra. Daqueles livros que considero que é preciso estar com o estado de espírito certo para o ler. Quando o li era mais nova e talvez a minha compreensão não foi a mais correta. Tenho a certeza de que se o lê-se hoje a minha interpretação seria diferente, mais completa e crítica.