O Carcereiro

O Carcereiro Luís Humberto Carrijo

Resenhas - O Carcereiro

Antonio Maluco 15/08/2021

Surreal
O livro de hoje conta histórias antigas e novas sobre o japonês da federal e ele tem nome Newton e uma bela história pessoal e profissional que daria um ótimo filme ou seriado nacional

Rogelho Jr 16/05/2021

Verdades secretas
Um livro deveras interessante, não apenas pelo relato de vida de um dos personagens da finada Lava Jato, mas também por revelar verdades por muito tempo escondidas em relação a polícia federal, mostrando que nem tudo é o que parece

Lucas G. 26/06/2020

Riquezas em excesso
"O Carcereiro" é uma obra rica em detalhes, em fontes, em personagens e, me parece também, tentar ser rica em protagonistas.

As fontes são muito bem incorporadas ao longo do livro, tornando o trabalho de pesquisa e compilação de dados excepcional, entretanto, o autor parece se deixar levar pela excitação do seu primeiro livro e acaba exagerando na linguagem rebuscada e talvez até forçando um pouco a barra na descrição de certos pensamentos/sentimentos que se originaram grandemente na percepção do autor e não propriamente dos "personagens" em si.

Confesso que isso acabou me tirando um pouco da leitura, pareceu que Luís Humberto Carrijo tentava não só dividir o protagonismo com o, claramente reservado, Newton Ishii, mas também suavizar e apresentar as "melhores características" da maioria dos presos da operação.

Apesar disso, a obra se sobressai e vira uma excelente fonte de consulta para o conhecimento de fatos relevantes acerca da Lavo Jato.

RÔMULO. 11/06/2020

O carcereiro
Que livro fantástico. Os brasileiros deveriam ler esse livro, pra conhecer alguns dos personagens que deixou o país nesse situação crítica financeira e moral do nosso Brasil. Relatando junto com um dos personagens mais conhecido da PF o " japa" essa obra traz como foram feitas, as verdadeiras engrenagem da corrupção.

ViVi 21/03/2020

Uma biografia que deixa com duvidas
O Livro trás a premissa de contar a vida desse personagem que foi criado pela própria sociedade que é o "Japonés da Federal

Sua vida pessoal é de fato interessante, mas há várias partes que me faz ter a sensação que há uma lacuna enorme, e uma falta de explicação gigantesca. Por exemplo; algo acontece e e o porquê, é um simplesmente " Não sabemos" e nem uma teoria é lançada. Eu até entendo que o autor por ser jornalista tenta se manter imparcial, mas pra mim eu senti um cheiro de omissão de informação.

Mesmo assim, o Jornalista Luís Humberto Carrijo transita numa escrita bem interessante, Uma hora usa as técnicas do Jornalismo literário e outra usa as técnicas do jornalismo de dados e eu confesso que curti essa mescla, apesar dos dados serem jogados aleatoriamente dentro de alguns capítulos, ou seja faltou um pouquinho de organização.

As melhores partes são a convivência entre os famosos presos da Lava jato e os perfis bem traçados de cada um, tanto é que as vezes me pegava pensando " Ahh !! até que esse aqui, é gente boa " e logo depois eu lembrava que se estava lá era porque era ladrão. Então, acho que o próprio Newron Ishii acaba romantizando sua relação com os presos o que pode entreter o leitor, mas no final faz a gente refletir se seria ético ou não.

Guigui 04/01/2019

Ler para conhecer
Excelente livro para quem realmente tem interesse sobre a situação política do país.

Elisabete Bastos @betebooks 22/07/2018

Símbolo emblemático
A primeira observação, que assisti dois vídeos no Youtube (parte I e II) de um jornalista investigativo da Record sobre o japonês da Federal. Só foram realizadas as entrevistas depois do agente estar aposentado. O que mais me chamou atenção foi a vida de Newton Hidenori Ishii. Não foi fácil! O filho suicidou com arma de fogo, a mulher em depressão e cardiopata veio a falecer com 55 anos. A sua saga como envolvido, preso, condenado na operação Sucuri ( o processo se arrastou por dezesseis anos). A filha dele traz traumas marcantes. Eu queria saber mais da vida dele. Quando vi que o livro estava à venda, eu comprei sem titubear. Portanto, o livro foi muito desejado por mim. Assim, eu tinha muita expectativas... O livro correspondeu a estas expectativas. Conheci um pouco mais da vida de Newton. Eu queria outro livro somente sobre a vida dele. A narrativa é ágil, o autor jornalista, não perde o foco e deixa o leitor sempre alerta. O livro trata da carceragem com tantos presos ilustres e rápida características destes, os holofotes está na corrupção sistêmica dos órgãos a falta de controle.Como ainda escorre para o ralo o dinheiro do contribuinte... Esta sangria tem que acabar.... O trato da coisa pública tem que ser tratado como sagrado. Outro lado interessante, é a tensão na Polícia Federal entre agentes, escrivães, papiloscopista x Delegados. Bem como, a questão "concurseiros" e vocacionados em relação à profissão de policial.
Enfim, o livro foi perfeito.
Mauricio 22/07/2018minha estante
Excelente resenha! Parabéns! Li o livro e realmente o ser humano é risco em emoções .... O livro não tem esterótipo. Newton existe, com defeitos e qualidades. É uma perspectiva de esperança.