Eu e não outra

Eu e não outra Laura Folgueira...

Resenhas - Eu e Não Outra

Lizandra.Mirelle 04/12/2022

Antes desse livro, nunca tinha ouvido falar de Hilda Hilst, numa promoção na Amazon acabei adquirindo. É a minha primeiro leitura biográfica e tive um vislumbre maior sobre a vida tão intensa de Hilda Hilst, percebe-se que ela foi um a mulher notória e marcante, cheia de amor e vivia uma vida muito intensa, repleta de muita bebida alcoólica, cigarros e grandes amigos.

Davi Teixeira 21/02/2024

Que maçada!
Hilda Hilst teve uma vida intensa e cheia de amores. Com certeza ela era uma mulher de atitude. Apesar de sentir falta de aprofundamento em alguns temas, as autoras conseguiram fazer um bom trabalho e nos traz um bom panorama da vida de Hilst.
Debora.Rosa 21/02/2024minha estante
Quem foi ela?

Davi Teixeira 21/02/2024minha estante
Uma das maiores escritoras que tivemos. Escreveu bastante coisa, como, poemas, romances e peças.

Alanna Fernandes 22/10/2021

Foi a primeira biografia que li e achei fascinante! O modo com que as autoras dividiram os capítulos tornou tudo muito fluido e delicioso de ler! As páginas passaram, eu mergulhei tanto na vida de Hilda que nem vi o tempo passar! Após a leitura da biografia de Hilda, todas as obras que já havia lido dela fizeram muuuuuuito mais sentido!

Que mulher espetacular, excêntrica, firme, amiga, festeira e apaixonada pela literatura! Estou completamente (mais ainda do que antes) apaixonada por Hilda!

Marcelo217 22/11/2022

A Excêntrica vida de Hilda Hilst
Após ter lido e escrito sobre o Caderno Rosa de Lori Lamby, me veio a curiosidade de saber o que acontecia por trás da mente do livro. Depois de ler essa biografia pude constatar o quão peculiar Hilda Hilst era.

Ler biografias sempre acaba aquela figura imaculada que a gente tem das pessoas. Hilda, por ser muito rica, me pareceu, muitas vezes, durante o livro, ser uma pessoa desagradável de se ter por perto. Como se fosse aquela amiga 🤬 #$%!& -louca boa de ir pra farra, mas ruim de se conviver no cotidiano.

Este ponto é onde acho que ela fez uma coisa extremamente sábia: aproveitar a vida enquanto ela era jovem e bonita. De resto, eu penso que tudo que ela viveu foi em detrimento do tédio e da possibilidade de ter tudo que queria. No mais, ela foi uma grande escritora que teve muitas oportunidades na vida e acho que soube aproveitá-las bem.

A experiência de ler esse livro foi bem proveitosa, uma vez que tudo é bem fundamento e paramentado por diversas fontes. Detalhes que, devido a contemporaneidade da autora e de sua vasta atuação literária e escrita, tornou possível conhecer detalhes específicos como hobbies, rotinas e (a infinidade) de casos amorosos que ela teve. Hilda Hilst foi um espírito indomável como imaginei e esse livro comprovou isso.
Daniel 26/11/2022minha estante
Fiquei curioso pra ler

@eu_rafaprado 21/06/2022

Aflição de ser eu e não ser outra.
EU E NÃO OUTRA, a vida intensa de Hilda Hilst, registrada pelas mãos de Laura Folgueira e Luísa Destri.

Hilda de Almeida Prado Hilst, mais conhecida como Hilda Hilst, foi homenageada em 2018 na Flip e com isso sua obra ganhou maior visibilidade entre os novos leitores.

Hilda foi uma poeta, ficcionista, cronista e dramaturga, e é na poesia, que inclusive já virou CD com poema cantado por Bethânia, que Hilda me ganhou.

Neste livro, Laura e Luísa nos apresentam uma Hilda apaixonante por suas estranhezas, Hilda que vê e grava as vozes de espíritos, Hilda que muitas vezes prefere um vinho e a solidão mas que também abre sua casa do sol, refúgio em Campinas no interior de SP, para amores, amantes e amigos como Lygia Fagundes Telles e Caio Fernando Abreu.

Hilda abandonou sua vida agitada em São Paulo e construiu uma casa onde se dedicou a sua escrita, em dado momento desafia o mercado editorial publicando sua pornografia.

Hilda era apaixonada por Cães, adotava e cuidava de centenas.
Foi professora na Unicamp.

Entre as muitas curiosidades, acho que sua forma de viver apaixonada por tudo é a que mais chama atenção, por pouco não foi vítima de feminicídio.
Aos seus amores e amigos, Hilda sempre presenteava com coisas caras, como joias, bebidas e até automóveis.
Em resumo eu daria tudo pra passar uma temporada sentado nas noites de Campinas, na casa do sol ao lado de Hilda.

Leia Hilda Hilst, a poesia mais viceral que já conheci.

?Minha medida? Amor. E tua boca na minha imerecida.?

#HildaHilst #Poesia #Euenaooutra #dapoesia #leiamulheresnacionais

lucaismaia 11/10/2023

Ter sido, estar sendo: Hilda Hilst, escritora-pessoa, santa fugitiva dos padrões destinados à mulher. viveu numa eterna busca por respostas para as perguntas que só ela sabia fazer. trajetória quase religiosa, infelizmente até hoje é destinada à sua obra e sua pessoa como uma escritora p0rn0grafica, erro grotesco, por sinal. um pouco melancólico agora saber que por quase toda sua vida buscou o reconhecimento do público, mais leitores e mais crítica, coisa que só aconteceu nos anos finais da sua vida. uma escritora-pessoa acolhedora, tanto com gente quanto com bichos (no fim dos anos 1990 ela teria quase 100 cães em sua casa), Hilda acolhia com calor aqueles que sempre a buscaram (tom divino até). Hilda Humana Hilst, que mulher forte!

Adriana Scarpin 28/07/2018

Creio que a melhor qualidade desse livro é ser reverente, simplesmente porque a Hilda é tão gênio que não merece menos do que ser reverenciada, mesmo ela sendo uma notória narcisista clássica no sentido psicanalítico do termo, ela também foi maldita no sentido marginal e revolucionária não apenas no seu comportamento social de uma dama da sociedade, como bem nas suas pretensões literárias que apenas se igualaram em excelência no século XX à Guimarães Rosa.
Todo esse furor chamado Hilda Hilst é aqui representado de uma forma que não reste nada além de paixão perante tal personalidade, embora eu nunca vá me recuperar do fato que ela fora apaixonada por um dos Mesquita, mas sempre dizendo dizendo pra eu mesma: ao menos não era um dos Frias, ou dos Civitas, ou pior, um dos Marinho. Nós te perdoamos Hildinha.

Marcia.Moutinho 19/03/2024

Hilda Hilst foi uma mulher que viveu intensamente cada dia de sua vida. Sua obra, seus amores e seu estilo de vida são prova disso. Nessa obra, as autoras retratam toda essa intensidade numa obra de leitura fácil, clara e muito agradável.

Elineuza.Crescenci 31/03/2023

Editora Tordesilhas – SP - 2018
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 31/03/2023
As Autoras
Laura Folgueira é tradutora, preparadora e revisora de textos. Há quinze anos trabalha para as maiores editoras do país. Formada em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero), é mestre em Estudos da Tradução (USP) e especialista em Literatura Brasileira (PUC). É também professora de língua portuguesa e revisão em cursos de pós-graduação em tradução, além de oferecer oficinas e cursos online. Autora junto com Luisa Destri de "Eu e não outra: a vida intensa de Hilda Hilst" (Tordesilhas, 2018).
Luisa Destri Pesquisadora e professora, é doutora em Literatura Brasileira pela USP, com tese sobre a poesia de Murilo Mendes, e mestra em Teoria e História Literária pela Unicamp, com dissertação sobre a poesia de Hilda Hilst.

O Livro

As autoras Laura Folgueira e Luisa Destri trazem nestas páginas maravilhosas e carregadas de emoção a vida de uma escritora, para muitos desconhecida, mas dona uma obra magistral.
Meu primeiro contato com a autora foi através do “Caderno Rosa de Lory Lamby” pouco tempo depois de sua morte em 2004.
Fiquei deslumbrada e li “O Verdugo” e presente de um amigo depois da Flip “ A Obscena Senhora D”.
Agora, por indicação da amiga virtual @adelia_partilhasliterarias resolvi novamente me encantar, dessa vez com essa biografia e confesso me apaixonei.
Vou ler outros dos livros dela.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/03/2023-marco12-leitura-anual36-eu-e-nao.html

Lenú 23/12/2023

Comprei apenas porque estava em promoção na amazon (9 reais) e me arrependo bastante. não sei se pelo fato da escrita ser acadêmica e infantil demais, a pesquisa parece ser extremamente rasa, curta, fácil? decepciona pois não remete em momento algum aos escritos fluidos da hh :/// achei tudo jornalístico e chato demais, sensacionalista demais, me fez até admirar ela um pouco menos (era mal educada, racista, preconceituosa, chata?) ou talvez tenha sido só um biografia muito mal feita. diagramação horrível, imagino que justifique o preço baixo (ainda comprei p/ dar de presente p/ uma amiga pqpppp)

Carolina Corrêa 06/04/2021

A outra versão de Hilda
As autoras tentam, nessa obra, apresentar ao público uma Hilda Hilst diferente daquela consagrada pela mídia, de escritora pornográfica.
Autêntica, excêntrica e, por vezes, teimosa, Hilda viveu intensamente seus amores, seus amigos e familiares, assim como usufruiu à exaustão sua fortuna herdada.
É um bom livro, porém carece de revisões cuidadosas de gramática.

Akemi Shibuya 18/01/2022

Finalizo a leitura apaixonada pela mulher Hilda Hilst que na sua forma mais humana viveu uma vida de intensidades absolutas!

Camila 22/01/2024

A excêntrica Hilda
Conheci a Hilda pela sua literatura erótica e seu amor pelo paranormal. A primeira vez que ouvi a sua combinação, não consegui deixar de pensar nessa combinação pra lá de diferente.
Hilda foi uma grande escritora e investigadora paranormal (pesquisar sobre seus estudos me deixaram inebriada).
Confesso que vi um lado de Hilda que pensei que ela não tivesse, uma mulher forte e entrona, além de muito pidona. Eu não teria a mesma coragem de chegar em meus amigos e pedisse que eles patrocinasse meus trabalhos porque eu achava que era justo. Bem esquisito. Sua casa parecia a casa do povo, mal parecia a dela mesmo, como se ela não fosse ninguém sem o seu palco e pessoas felizes ao seu redor. Será que Hilda não conseguia ficar sozinha? O que guardava em seu coração? Quais eram os seus anseios, além dos inúmeros pedidos de patrocínios?
Hilda viveu a sua maneira, excêntrica e genial.

Giovanna 03/08/2018

Apaixonante
Li este livro para conhecer direito a autora homenageada antes de ir para a Flip 2018 e valeu muito a pena! As autoras contam diversos casos da história de Hilda e nos fazem conhecer mais intimamente esta escritora maravilhosa. Você sente íntimo d'A Casa do Sol e de seus moradores, sente vontade de partilhar um momento assistindo novelas com Hilda ou datilografando seus manuscritos.
Foi uma mulher incrível e essa biografia é uma ótima introdução para conhecê-la e se apaixonar. Permita-se se apaixonar por Hilda Hilst.