A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Naju 10/04/2024

Além de sonhos, o ideal é também pedir. Basta sonha e pedir. Um belo livro de reflexão sobre a vida e sobre a partida

Agneli 05/04/2024

Bom livro
Eu sinceramente esperava mais. Acredito que uma pessoa com câncer terminal tem lições muito mais importante a passar aos filhos.
Como o livro é baseado na última palestra dele aos alunos, o livro trata basicamente da vida acadêmica dele e as lições que ele passa são para os alunos, não para os filhos.
Enfim, o livro é bom, tem boas lições, mas devido às circunstâncias, poderia ser infinitamente melhor. Talvez eu que tenha criado muitas expectativas.

Ricarda Caiafa 15/11/2023

Uma lição de vida
Randy Pausch, casado, esposo e pai amoroso de três pequenas crianças, descobre que está com câncer de pâncreas em fase terminal. Assim sendo, o livro A Lição Final nos traz de forma sincera e muito realista lições e histórias de vida desse homem. Seus conselhos, sua vida profissional, seus desejos de criança, o que ele quer deixar para seus filhos. Essas lições são são passadas em uma palestra para cerca de 400 pessoas em uma universidade na qual ele era professor. Esse tipo de livro me comove muito, pois ao mesmo tempo que a pessoa se prepara para a morte e também a seus familiares é muito triste saber que ele não irá ver seus três pequenos filhos crescer. Mas também é muito bonito o que ele faz, grava vídeos, escreve cartas e procura deixar lembranças para seus filhos não o esquecerem. Gostei muito da leitura!

Thaís 07/10/2023

Do limão à limonada
Se você soubesse hoje do que iria morrer e em quanto tempo, o que faria da sua vida?

Para muito é uma pergunta retórica. Para doentes terminais de câncer não. Ainda mais se a pessoa tem um casamento recente e três filhos pequenos.

O que chama a atenção em "A Lição Final" é um homem de raciocínio extremamente lógico, consciente das suas capacidades, capaz de planejar uma vida toda para a família sem ele. Com doença não se brinca. Não é um conto de fadas, nem um romance com plot twist. É a vida real que bate à porta de qualquer um de nós.

A vida deu um limão para Pausch, eles nos deu uma limonada bem temperada e gelada. Alguns vão achar azeda, outros vão querer transformar em capirinha. E assim espero que cada leitor reflita sobre como está aproveitando seu tempo, nosso maior bem e o mais desvalorizado.

Eu estou aqui, me preparando para uma terceira grande mudança de vida, presa a preparação de documentos. Mas não perco a esperança e a fé. O tempo já está passando.

Boa leitura!

#bibliotecadoinatel

Taise.Arruda 20/06/2023

*Nota :* ? 4,5
*Resenha :*Diagnosticado com câncer terminal no Pâncreas, Randy, prof de Ciência da Computação decide fazer uma Palestra de Despedida. Casado e com e filhos ele inicia a listagem de uma série de sonhos que conseguiu concluir ao longo da breve vida e inúmeros conselhos valiosíssimos para falar em sua palestra e também registros para deixar para seus filhos pequenos.

Gustavo 05/02/2023

Sobre lições de vida...
Me senti um pouco parte da história de vida do Dr. Randy Pausch, me identifiquei com alguns de seus aprendizados de vida e pretendo agregar pra mim, pois têm um sentido imenso. ???

O que ele diz é sobre conduzir a vida de maneira correta, que um hora os sonhos se realizam. ?

Descobrir uma leitura boa é muito melhor do que esperar muito por uma. ??

Charly.nunes 05/02/2023

No começo do livro achei que iria ser só um livro de coach aleatório, mas ele me pegou de surpresa me mostrou a realidade, a vida de uma pessoa boa que estava se esvaindo mas ao mesmo tempo ele tinha vivido, esse era a jornada dele. Não vou mentir que não deixei de chorar quando o li, nem de pensar o quão ingrato sou por não viver minha vida, esse é um ótimo livro com toda certeza

Laris 15/01/2023

Emocionante
QUE LIVRO! Que história de vida desse ser humano incrível. Não é a primeira vez que leio este livro e mesmo assim eu consegui me emocionar mais ainda dessa vez. Randy Paush lidou com tanta delicadeza com o câncer, e foi capaz de nos passar mil e uma lições de vida de forma significativa.
Como o título do livro mesmo diz, A lição final trás ensinamentos reais e extremamente tocantes sobre o que afinal é a vida.
Uma leitura que toca no fundo do coração e faz refletirmos.
Pra este livro sempre darei nota 1000. Sempre.

Lua 13/09/2022

Nesse livro bibliográfico, conhecemos Randy, um homem de meia idade que aparentemente vive o ''sonho americano''. Vindo de uma família tradicional, estudou Ciências da Computação, fez doutorado na área se tornando professor universitário, viveu anos solteiro até encontrar uma esposa já perto dos seus 40, teve 3 filhos (com pouca diferença de idade), frequentador da igreja, realizou diversos trabalhos na sua área, inclusive uma estadia de 1 ano da Disney, onde desde a infância passou diversas férias. Uma vida de sonho, até descobrir que estava com câncer terminal aos 47 anos.
Na certeza de que não ia chegar aos 48, se tornar ''eterno'' para além de sua morte, me parece que é o que move Randy. Ele até mesmo diz isso algumas vezes (não com essas palavras). Ele quer ser lembrado, quer transmitir ao mundo o que seus 47 anos lhe ensinaram. Quer deixar ensinamentos de como aproveitar e viver a vida, que ele não poderá transmitir aos seus filhos conforme crescerem. E é o que ele faz, em forma de palestra, e após o sucesso, em forma de livro.

Não acho a motivação de Randy algo errado. Na verdade, acho muito humano o fato dele querer vencer a morte ao seu modo. Ele quer controlar a presença na vida das pessoas mesmo depois de muito tempo em que seu coração parar de bater. Bem, faz 14 anos que ele faleceu e cá estou eu falando dele. Quem consegue esse tipo de presença no mundo? Definitivamente, poucos.

Mas conforme eu lia o livro, eu me senti desconfortável com as lições de Randy. Afinal, o que ele tem a dizer é o recorte da sua própria existência (homem, branco, hetero, rico, inteligente, cristão, americano, pai) e particularmente não conversa com a maioria das existências no mundo.
Mas terminei o livro inspirada, não pelas lições de Randy e sim pela sua própria atitude de sentir que tem algo para dizer ao mundo.
E mais ainda, me deixou imensamente curiosa: quais as lições de vida que uma mãe em uma zona de guerra poderia transmitir ao mundo? Ou uma criança órfã no norte da Índia? Ou de um bilionário na Grécia? Ou uma idosa indígena de 100 anos que aguarda a morte por velhice na América Central? Ou eu, quais as lições de vida que eu teria para transmitir no meu leito de morte?

Muitas realidades, muitas lições, todas elas verdadeiras. Lição número 1: tente ouvir todas elas.

Lay 15/08/2022

Apenas leiam ?
? Eu não tinha muita vontade de ler esse livro, não me cativava sabe? Mas como ele estava na lista de leitura desse ano resolvi apenas ler.

? E sim, fui surpreendida por um dos melhores que eu já li. Já é ótimo aprender lições com livros, imagina com uma história que realmente aconteceu, e mais, se souber que nosso narrador está morrendo e ainda por cima, está mostrando a importância de viver.

? Conhecer a história do professor Randy foi muito bom e emocionante. Fiz essa resenha porque quero que o conheçam e se emocionem também.

? Apenas leiam! É isso.

Vitor 26/07/2022

Inspirador!
Randy nos mostra a beleza de apreciar os momentos mais simples da vida, oque nos faz refletir sobre oque de fato importa. Uma obra emocionante que todos deviam ter o previlégio de ler.

linedslima 04/06/2022

é a 2° vez que leio esse livro e eu acho muito interessante os tópicos que ele fala, pois ele quis dar uma palestra mesmo sabendo que seus dias de vida estavam contados, acho que a leitura vale a pena pois faz você pensar nas coisas de outra forma

Pricila.Dias 25/04/2022

Lição Contínua
Merece estar na cabeceira. Frases impactantes e lições para a vida pessoal e profissional. Embora não seja autoajuda, garanto que a ajuda é alta! ? Spoilers em @photopepoesia no Insta ?