A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Paty 30/06/2012

Pois bem, é a primeira resenha que faço na vida. Não sei exatamente o que me motiva, mas algo me impele a escrevê-la.
Há certo tempo houve a suspeita de que meu pai estivesse com câncer, e foi a primeira vez que senti um verdadeiro terror de perdê-lo. No início desse ano, assisti no colégio a palestra de Randy Pausch e admirei-me com o conjunto desse homem: sua dignidade, sua inteligência, seu amor pela esposa, pelos pais e pelos filhos, seu senso de realidade e seu otimismo. Recentemente, pedi um livro emprestado à minha tia e "A Lição Final" veio junto. Respirei fundo e resolvi entrar no universo emocionante dessa figura, para mim, inspiradora.
Primeiro de tudo, vou deixar algo claro: detesto livros de autoajuda. É algo extremamente pessoal e não pretendo discutir isso aqui. Nem sei se o livro pode ser classificado dessa maneira, mas para alguns parece que sim. Segundo: raramente choro, e essa é uma das características das quais me orgulho. No entanto, orgulhei-me mais ainda ao tomar cuidado para minhas lágrimas não mancharem o livro da minha tia. Livros sempre serão um dos meus pontos fracos, e este atingiu-me violentamente. Despretensioso, pequeno, com uma capa singular e simpática, acompanhou-me pela bancada, pelo sofá, por minha cama, pela mesa da escola, pelo banco que há em frente ao colégio. Carregava-o comigo praticamente o tempo todo, lendo-o sempre que podia e adentrando cada vez mais pelas brechas tão escancaradas da vida de Randy.
Sua honestidade, sua seriedade, seu bom humor, seu modo peculiar de pensar, sua família... Tudo, tudo me cativou. Esta resenha parece mais um depoimento pessoal, mas não me sinto tão constrangida por isso. Esse é um dos benefícios do livro: você passa a desejar viver da mesma maneira que Pausch, respeitando e explorando seus limites ao mesmo tempo, e se aceitando mais.
Recomendo-o a quem estiver passando pela mesma situação do autor ou de sua família, a quem se sentindo inseguro ou desesperançoso com relação à vida, a quem quiser uma leitura inspiradora, a quem não tiver ideia do que ler e deseja um livro apaixonante. Recomendo a todos, mesmo sabendo que nem todos o apreciarão e irão me maldizer por perderem tempo e dinheiro. Porém, sei que aqueles a quem o livro agradar se sentirão gratos por terem aberto espaço para um homem qualquer que, no final de sua vida, aprendeu mais do que muita gente.
Colocando um pouco mais de mim aqui, gostaria de agradecer a Randy Pausch por ter me motivado a seguir meu sonho de ser professora. Farei o que ele costumava aconselhar seus alunos a fazerem: "Saiam pelo mundo fazendo pelos outros o que alguém fez por você". Obrigada pelas inúmeros lições, Randy, em especial essa.
Victória Ferraz 12/01/2013minha estante
Ótima resenha, de verdade.

Luis Tadeu 31/12/2013minha estante
Perfeita resenha e o que eu senti quando li o livro foi a mesma que a sua...Aprendi muito com o Randy! Você sabe onde consigo a palestra dele??

Fernanda2358 10/03/2015minha estante
Luis, a palestra tem no Youtube legendado.

Amorim 08/05/2020minha estante
Ganhei esse livro da minha mãe há anos, estava aqui guardado, esperando essa resenha para me encorajar a lê-lo. Obrigado!

Andy.Domingos 01/05/2021

Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo.
Diagnosticado com um câncer terminal de pâncreas, Randy Pausch decide dar uma palestra de despedida na Carnegie Mellon University.
Quando este subiu ao palco, teve a surpresa de se deparar com um público de 400 pessoas. Elas achavam que Randy falaria sobre a morte mas estavam muito enganadas, ele iria falar sobre a vida e muitas lições das quais aprendeu e que gostaria de passar, não somente a plateia como também aos seus filhos. Embora no momento são jovens demais para se lembrarem dele, futuramente possam ver a gravação desta palestra e saberem quem realmente foi o pai deles.
Este é um livro que você não sabe como foi parar na sua estante e que acaba sendo deixado de lado mas quando dá uma oportunidade, ele te surpreende muito. Foi isso que ocorreu comigo, eu me diverti, emocionei e aprendi inúmeras lições de vida com o Randy. Recomendo muito!
Daniele 01/05/2021minha estante
Quero muito ler esse livro! Você leu o físico?

Andy.Domingos 01/05/2021minha estante
Sim, eu li o físico.

Ricarda Caiafa 15/11/2023

Uma lição de vida
Randy Pausch, casado, esposo e pai amoroso de três pequenas crianças, descobre que está com câncer de pâncreas em fase terminal. Assim sendo, o livro A Lição Final nos traz de forma sincera e muito realista lições e histórias de vida desse homem. Seus conselhos, sua vida profissional, seus desejos de criança, o que ele quer deixar para seus filhos. Essas lições são são passadas em uma palestra para cerca de 400 pessoas em uma universidade na qual ele era professor. Esse tipo de livro me comove muito, pois ao mesmo tempo que a pessoa se prepara para a morte e também a seus familiares é muito triste saber que ele não irá ver seus três pequenos filhos crescer. Mas também é muito bonito o que ele faz, grava vídeos, escreve cartas e procura deixar lembranças para seus filhos não o esquecerem. Gostei muito da leitura!

Josimara 13/07/2010

Tocante
Faz a gente pensar no que estamos fazendo com nossos dias, uma grande lição de vida

Fe Sartori 05/11/2009

É preciso coragem!
Não gosto muito de livros de auto-ajuda,já li vários e no fim quando você já leu um número de livros significativos acaba percendo que muitas vezes são repetitivos. A lição final não é muito diferente nesse sentido, mas é um livro que merece ser livro, pelo simples fato do autor Randy Pausch ter feito a sua "palestra final" já sabendo que tinha pouco tempo de vida.
Acredito que é preciso muita coragem e fé, para passar as pessoas boas mensagens,ser feliz no pouco tempo que nos resta e tentar deixar a sua familia da melhor maneira possível. Na minha opinião é um ato heroico. E por essa questão merece o respeito e merece ser lido.

Elis 09/01/2010minha estante
Eu li esse livro e amei, porem nao o considero auto ajuda, considero uma historia de vida de uma pessoa que merece ser lida. Não sei se vc leu O futuro da humanidade que muitos consideram auto ajuda, mas é descrito como romance. Bem vale muito a pena ler se vc gostou de A lição Final vai amar O Futuro da humanidade...bjus elis!!!!!!

Felipe 11/06/2020

A pouco tempo quis tomar o hábito da leitura, um amigo me indicou este livro e iniciei esta "jornada". Creio que dificilmente teria um início melhor, a história em torno do personagem principal é incrível, por mais que retrate uma história "triste" é rodeado de contos felizes e me serviu de motivação para enxergar melhor e buscar aproveitar cada momento da vida. Cada detalhe me fez refletir, me preocupar e até mesmo dar risadas. Para mim um grande livro...
Iris 11/06/2020minha estante
Eu comecei o hábito de leitura ano passado, com os livros do Harry Potter! Depois fui lendo só coisas que eu gostava, a partir de sinopses. Agora eu já estou pensando em ler coisas mais pesadas. O que eu quero dizer é que a gente tem que levar a leitura de uma forma leve, aproveitar os momentos do livro. Sinta-se abraçado pela literatura ??

CAMBARÃ 11/06/2020minha estante
Esse livro é excelente... Ele é um que se pode dizer que faz a gente pensar diferente.

Felipe 11/06/2020minha estante
Obrigado pelo comentário, aos poucos venho me sentindo mais próximo desse mundo da leitura e com certeza é algo veio para ficar.

CAMBARÃ 11/06/2020minha estante
Eu comecei a ler ainda no ensino fundamental com um projeto de leituras feita pelo governo na época.
Nesse projeto cada aluno ganhava 5 ou 6 livros e dei a sorte de pegar no meu box de 5 livros, os miseráveis, de victor hugo, era uma adaptação muito resumida mas gostei tanto q procurei a versão integral com um amigo q havia comprado a série ouro dividida em dois volumes
Essa época,2003, eu tinha tão poucos livros que lia repitidamente alguns dos meus... Depois procurem vida de droga de walcir carrasco.

Felipe 11/06/2020minha estante
Sugestão anotada ?

Deza Farias 05/04/2022

@???????????????????
?????????????????
? ??????? ????? | Randy Pausch, Jeffrey Zaslow | p. 260 | 5/5 ??
???????????????????
Sabe aqueles livros que você sabe que vai chorar mais mesmo assim você segue em frente, pega um lencinho de papel e ler.

O livro é uma autobiografia inspirada numa "aula da saudade" do professor Randy Pausch. Diferente dos alunos que fazem essas aulas, ele não estava se formando ou mudando de escola. Ele estava morrendo.

Randy estava num estado terminal de câncer no pâncreas. E aproveitou essa palestra para deixar uma mensagem para seus filhos que eram muitos novos em idade entre 6 e 2 anos.

Combinando a inteligência e humor, o Randy nos deixa ter um vislumbre do que foi a vida dele. É um livro muito triste, que nos faz chorar é questionar muitas coisas. Mas ao mesmo tempo é um livro lindo. Ver o amor, o medo, a coragem... Estampado numa vida que foi curta mas marcante.

O livro da editora Agir é lindo, num tamanho pocket e em capa dura: E a perfeição. O livro é cheio de fotos da vida de Pausch, e o livro apesar de ser "triste"a escrita é bastante fluida, dada a escrita alegre do Pausch.

Tem a palestra que serviu como base para este livro no YouTube. A palestra que ganhou o mundo e tornou essa história conhecida. Não assistir toda, mais vale muito a pena.
(https://youtu.be/TMt7BxllnCc)

Marina 26/06/2010

É realmete muito bom. Emocionante.
Várias partes me fizeram refletir sobre minha vida e como ajo perante determinadas situações. Me acrescentou muita coisa e gostaria que todos tivessem a oportunidade de lê-lo.
Ariane Escudero 12/07/2013minha estante
Um livro realmente apaixonante.

Srakak 18/09/2020

Frases & Trechos Destacados
"Tentei me colocar dentro de uma garrafa que um dia aportasse à praia, para meus filhos. Se eu fosse pintor, teria pintado para eles. Se fosse músico, teria composto uma música. Mas, como sou professor, dei uma aula.."

"Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo." (Walt Disney)

"Não podemos mudar. Temos de resolver como reagir. Não podemos trocar as cartas que recebemos, mas apenas pensar como jogar."

"Quando você tenta ensinar algo novo, muita gente tende a não prestar atenção. Mas se você se refere a experiência de outra pessoa, tudo parece menos arrogante e mais aceitável"

"Só tome uma decisão se for necessário. Seja justo mesmo que esteja em posição superior, no trabalho ou em seus relacionamentos. O simples fato de estar no volante não significa ter o direito de passar lor cima dos outros."

"Sempre tenha algo a oferecer, pois assim será mais bem recebido."

"Se você se esforça e ninguém lhe diz nada é sinal de que desistiram de você. "

"Jamais declare ter habilidades maiores do que as de seus subordinados. Reconheça que cada um sabe o que fazer em suas áreas específicas. Apenas estabeleça a orientação, o tom, motive a equipe."

"Tenha consciência das coisas que você não sabe, admita isso com tranqüilidade e só queira ir embora quando compreender."

"Eu não acredito em situações de Fracasso." (Cap. James T.Kirk - Jornada nas Estrelas)

"Algum dia você já circulou um parque de diversões carregando um gigantesco bicho de pelúcia?"

"A tenacidade é uma virtude, mas não é preciso todo mundo ficar observando todo o seu esforço para vencer."

"Lembrei do meu mantra: Os obstáculos existem por algum motivo. Não estão ali para nos impedir de entrar. Eles existem para nos dar uma chance de mostrarmos a força de nossas aspirações. "

"É fácil parecer inteligente quando você imita pessoas inteligentes ".

"As muralhas existem para deter aqueles que não querem realmente transpô-las. Elas estão lá para deter os outros."

"As muralhas existem por algum motivo. Para nos dar a chance de mostrar a força de nossas aspirações."

"Devemos tentar se concentrar no presente, e não nas coisas negativas que virão. Não é saudável passar todos os dias temendo o amanhã. "

"É sempre possível mudar de plano, desde que se tenha algum."

"O tempo é tudo que possuímos. E talvez um dia constatemos que possuímos menos do que julgávamos. "

"O único meio de nos aprimorarmos é desenvolvendo uma habilidade real de avaliarmos a nós mesmos. Se não conseguirmos fazer isso com precisão, como saber se progredimos ou regredimos?"

"Eu sei que você é inteligente. Mas aqui todos são. E inteligência não basta. Em minha equipe de pesquisa quero pessoas com quem as outras gostam de conviver".

"Sorte mesmo é quando o preparo se une à oportunidade." (Sêneca, filósofo romano nascido em 5 A.C)

"Enviar pessoas à Lua inspira todos a atingirem o máximo do potencial humano. E é assim que acabamos resolvendo nossos maiores problemas."

"Permita-se sonhar. Alimente os sonhos de seus filhos. E para isso talvez seja preciso deixá-los, de vez em quando, ultrapassar a hora de dormir."

"Muita gente passa a vida lamentando seus problemas. Sempre acreditei que quando se aplica um décimo da energia das reclamações na tentativa de resolver o problema, tem-se a surpresa em constatar que tudo pode dar certo."

"Reclamar não funciona como estratégia. Todos nós temos tempo e energia finitos."

"É improvável que o tempo que passamos nos lamentando nos ajude a alcançar nossos objetivos. E tampouco nos fará mais felizes."

"Se você esperar o suficiente, as pessoas o surpreenderão e impressionarão". (Jon Snoddy - A Lição Final)

"No fim você verá o lado bom das pessoas. Quase todo mundo tem seu lado bom. Basta esperar que ele virá à tona."

"Quem fracassou normalmente sabe evitar fracassos futuros. Quem conhece apenas o sucesso talvez seja mais vulnerável às armadilhas."

"Adquire-se experiência quando não se consegue o que se queria. E, muitas vezes, a experiência é o melhor que temos a oferecer."

"Consiga captar a atenção, esse é o primeiro passo para se resolver um problema."

"Demonstrar gratidão é uma das atitudes mais simples e poderosas que os seres humanos são capazes de expressar uns pelos outros. E bilhetes de agradecimento ficam melhores à moda antiga, com caneta e papel".

"Bilhetes manuscritos se tornaram muito raros. Faça um, e lembrarão de você."

"Temos que reconhecer que na vida, suas atitudes de respeito e consideração darão bons resultados perante quem as recebe. É a maior gentileza que podemos expressar."

"Me perguntavam como consegui estabilidade antes do prazo? Eu respondia: É muito simples. Telefonem qualquer sexta-feira às dez da noite para meu escritório e eu lhes atenderei."

"Muitas pessoas buscam um atalho. Eu acredito que o melhor atalho é o caminho longo, basicamente constituído de duas palavras: Muito trabalho."

"Em minha opinião, quando se trabalha mais horas do que os outros aprende-se melhor o próprio ofício. Isso pode nos tornar mais eficientes, mais capazes e até mesmo mais felizes."

"Muito trabalho equivale aos juros compostos dos bancos: A remuneração é mais rápida. O mesmo vale para a vida fora do trabalho."

"Desculpas adequadas possuem três partes:
1. O que eu fiz foi errado.
2. Sinto muito tê-lo ofendido.
3. Como posso melhorar a situação?"

"E se pedir desculpas e a outra pessoa não?
Não se preocupem com algo que não podem controlar."

"A paciência será apreciada e recompensada."

"A honestidade não é apenas moralmente correta, também é eficaz. Em uma cultura em que todos dizem a verdade, ppupase muito tempo de duplas verificações."

"Se você souber transitar por duas culturas, talvex obtenha o melhor de ambas".

"As muralhas existem por algum motivo. E uma vez que você as galgou _ mesmo com a ajuda de alguém _ , é útil contar aos outros como conseguiu."

"As vezes basta pedir e todos os seus sonhos se realizam. "

"O importante não é a maneira de se realizar os sonhos. O importante é a maneira de se conduzir a vida de maneira correta, o carma se resolve por si. Os sonhos virão até você".

Andre_Sch 19/05/2010

É o tipo de livro que vc sabe que vai se emocionar e ponto.
Sabendo que será útil de várias formas, uma lição não apenas para os filhos dele, mas para todos que tem conflitos na vida que segue.

Randy passa exemplos que podem se concretizar e de quebra separei algumas frases do livro que mexeram comigo:
A sorte aparece quando o preparo se une à oportunidade.
Os automóveis existem para nos levar do ponto A ao ponto B, são meios utilitários, e não expressões de prestígio social.

Claro que no caminho de Randy, ele teve apoio dos pais, que a meu ver a forma com foi criado o ajudou muito.
Conheceu pessoas realmente sinceras e amigas que o ajudaram a concretizar seus sonhos de infância. Mas como ele mesmo disse a gente tem que escalar os muros, bater a cara e nunca desanimar.

O tempo é tudo o que possuímos. E talvez um dia constatemos que possuímos menos do que julgávamos.

Deu para perceber o qto esse livro ensina.

Recomendo.

Gustavo 05/02/2023

Sobre lições de vida...
Me senti um pouco parte da história de vida do Dr. Randy Pausch, me identifiquei com alguns de seus aprendizados de vida e pretendo agregar pra mim, pois têm um sentido imenso. ???

O que ele diz é sobre conduzir a vida de maneira correta, que um hora os sonhos se realizam. ?

Descobrir uma leitura boa é muito melhor do que esperar muito por uma. ??

@patriciamfagundes 12/11/2020

Uma história inspiradora
Tenho alguns livros que não faço ideia de onde vieram, se ganhei, se comprei, se troquei.. esse é um deles, não lembro com ele veio parar em minha estante, mas sempre fico feliz por tê-lo.

Os ensinamentos que Randy consegue passar através de poucas palavras é indescritível, eu fico de cara com o fato de algumas pessoas conseguirem aceitar tão bem uma situação como a própria morte.

É um livro pequeno, apesar de ter mais de 250 páginas, a leitura é muito rápida (sem falar na capa dura que é linda). Se algum dia você tiver oportunidade, leia esse livro!

Ginger 24/03/2010

Não é um dos meus favoritos... Eu esperava menos frieza de alguem que pretende registrar suas ultimas palavras em um livro...
GBA 24/08/2012minha estante
Acho que ele não é frio, acho que como ele já sabia o destino que iria ter por mais que ele tentasse evitar, então se conformou e tentou ser direto ao ponto.

Ginger 09/10/2013minha estante
Tenho uma visão diferente sobre o livro hoje em dia, acho que me faltava maturidade para compreender aquilo. Escrevi isso há uns anos, hoje vejo que nada daquilo foi escrito para mim, e nada daquilo é frio.