Lucas Camargo 29/12/2023
Tão bom que fiz um artigo científico na faculdade.
Segue a introdução?
O livro, O Diabo Veste Prada, escrito por Lauren Weisberger em seu primeiro capítulo apresenta a protagonista recém-formada em jornalismo sendo submetida a situações constrangedoras e degradantes praticadas por sua chefe, Miranda Priestly, uma diretora da mundialmente famosa Revista Runway (fictícia).
Por demasiadas vezes a posição em que encontra-se é justificada por ser um ?emprego pelo qual um milhão de garotas dariam a vida? (WEISBERGER, 2006, p. 23), bem como por ser a oportunidade que alavancaria a carreira profissional de Andrea.
Conquanto, antes mesmo de ser apresentado o glamoroso mundo da moda, é apresentada ao leitor de forma intensiva a ansiedade a qual a protagonista se encontra, que utiliza como meio de escape o vício/compulsão em cigarros. Esses escapes estão cada vez mais ligadas ao meio da moda um exemplo vivido e atual é do Modelo mineiro Tales Newton Gomes Alvarenga Soares que teve morte súbita durante um desfile da São Paulo Fashion Week (SPFW) .
Sob essa perspectiva, as situações que a protagonista e a sua colega de trabalho (Emily) vivenciam mostram uma realidade que defronta-se em face de princípios fundamentais inerentes à dignidade da pessoa humana (embora essa acepção não seja encontrada na Constituição Federal Americana, o princípio é invocado em diversas decisões da Corte Americana, uma vez que é solidificado e vinculado por documentos de ampla estimativa como o Tratado Internacional de Direitos Humanos, e do mesmo modo tratados e convenções da ONU) .
Deve-se alertar que no discorrer do trabalho um caminho será traçado por toda a construção da obra literária então será rotineiro o surgimento de alguns ?spoilers? que infelizmente serão necessários para a argumentação deste trabalho que poderão estragar a experiência do leitor ao debruçar-se sobre o livro.
O livro, O Diabo Veste Prada, escrito por Lauren Weisberger em seu primeiro capítulo apresenta a protagonista recém-formada em jornalismo sendo submetida a situações constrangedoras e degradantes praticadas por sua chefe, Miranda Priestly, uma renomada diretora da mundialmente famosa Revista Runway (fictícia).
Por demasiadas vezes a posição em que encontra-se é justificada por ser um ?emprego pelo qual um milhão de garotas dariam a vida? (WEISBERGER, 2006, p. 23), bem como por ser a oportunidade que alavancaria a carreira profissional de Andrea.
Conquanto, antes mesmo de ser apresentado o glamoroso mundo da moda, é apresentada ao leitor de forma intensiva a ansiedade a qual a protagonista se encontra, que utiliza como meio de escape o vício/compulsão em cigarros. Esses escapes estão cada vez mais ligadas ao meio da moda um exemplo vivido e atual é do Modelo mineiro Tales Newton Gomes Alvarenga Soares que teve morte súbita durante um desfile da São Paulo Fashion Week (SPFW) .
Sob essa perspectiva, as situações que a protagonista e a sua colega de trabalho (Emily) vivenciam mostram uma realidade que defronta-se em face de princípios fundamentais inerentes à dignidade da pessoa humana (embora essa acepção não seja encontrada na Constituição Federal Americana, o princípio é invocado em diversas decisões da Corte Americana, uma vez que é solidificado e vinculado por documentos de ampla estimativa como o Tratado Internacional de Direitos Humanos, e do mesmo modo tratados e convenções da ONU) .
Deve-se alertar que no discorrer do trabalho um caminho será traçado por toda a construção da obra literária então será rotineiro o surgimento de alguns ?spoilers? que infelizmente serão necessários para a argumentação deste trabalho que poderão estragar a experiência do leitor ao debruçar-se sobre o livro.
Ademais, o presente artigo se utilizará de duas premissas. A primeira é que será abordado o livro e não sua adaptação cinematográfica, contudo, para fins comparativos, será traçado um paralelo com a adaptação hollywoodiana. Outrossim, como segunda premissa, será avocado a perspectiva jurídica, para dimensionar os atos praticados na relação empregatícia entre Miranda e Andrea.