O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera

O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera Everaldo Rodrigues

Resenhas - O Capeta-Caolho contra a Besta-Fera

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fenrir 28/11/2021

Mais um autor nacional com bom enredo
O que esperar de um livro que tem lobisomem , sertão nordestino , cangaceiro e coronel? Uma excelente história se souber desenvolver , e foi isso mesmo aqui! Um livro de 90 páginas que eu devorei e menos de um dia pois a história é envolvente e você não sabe o que esperar do final ? recomendo

Gabriela3420 23/04/2020

O capeta-caolho contra a besta-fera
Quando a pequena cidade de Terezinha de Moxotó, no sertão de Pernambuco, começa a sofrer com os ataques de lobisomem nas noites de lua cheia, o prefeito e o coronel decidem chamar o bando de cangaceiros liderado por Capeta-Caolho, um homem tão temido na região quanto o próprio lobisomem.
Será que combater o mal com o mal é a melhor escolha para o povo de Terezinha de Moxotó?
Com uma narrativa repleta de regionalismos, da tradição oral nordestina, suas lendas e sotaques, Everaldo Rodrigues conseguiu criar toda uma atmosfera sombria e aterrorizante que te deixa mergulhada nessa história, apesar dela ser bem curta. Durante a leitura eu tive a sensação de que estava ouvindo um ancião me contar um causo que foi passado de geração em geração, tão antigo que mesmo que ninguém saiba ao certo sua veracidade, todos acreditam e temem até hoje as noites enluaradas.
É um livro que fala muito sobre medo, perdas e ressentimentos, sobre o descaso do poder público com o sertão, a união de uma comunidade e sobre como as tribulações da vida podem transformar homens em monstros.
E no final eu estava tão apegada e envolvida com os personagens que fiquei dividida entre torcer pelo capeta-caolho ou pela besta-fera!
Recomendo esse livro pra quem gosta de autores tipo Stephen King, e filmes estilo Bacurau e O Auto da Compadecida.

Quote:
"Na verdade mesmo, o povo só queria viver em paz. Porém, naquele sertão que num era de Deus nem do diabo, paz era um item raro, uma fruta que não nascia no chão rachado."

Lucas Agostini 12/11/2020

Que livro viciante! Cada segundo que eu tinha eu corria ler! A historia é muito bem escrita e envolvente!

Diego Cruz 07/07/2020

?O sertão sopra lendas em nossos ouvidos e poeira em nossos olhos.?

Indico fortemente pra quem curte histórias macabras ambientadas no sertão nordestino. Um lobisomem e um bando de cangaceiro rendeu uma ótima narrativa, que me prendeu do início ao fim. Fiquei totalmente imerso naquele ambiente e encantado com essa leitura. Já estou procurando mais do autor para ler.

José Igor 14/06/2021

Não é à toa que o livro foi premiado pela ABERST!
O autor, Everaldo Rodrigues, deixa bem claro que ele já encontrou sua voz!

Adorei passear por Terezinha de Moxotó e conhecer seu povo simplório (assim como o é no sertão verdadeiro). A ambientação é bastante real. O regionalismo nos diálogos foi inserido com muita cautela; o autor foi distribuindo o vocabulário sertanejo ao mesmo passo que ia cuidando para não carregar a narrativa e ?confundir? o leitor (apesar de que sou nordestino, então, para mim não teria problema algum pesar mais a mão, pois minha família pratica conversas paralelas gritadas e com o sotaque bem arrastado, hehehe).

O suspense criado durante a história é crescente e dosado, para depois explodir em uma violência da ?bexiga? no final! É mais uma história de confronto, sim. Mas este é entre lobisomem e cabra macho ao estilo cangaceiro; e as vezes a gente se questiona: Quem é mesmo a ?fera?? E cara, o autor conduz tudo com muito profissionalismo e com tanta técnica, que você não consegue parar de ler, esperando que os ?matutos? da cidadezinha acionem logo o modo ?Que se lasque? e mande tudo para a ?Baixa da égua?. O final, é sangrento que só a moléstia!

E como eu adoro referenciar: Gostei tanto do livro quanto do filme Bacurau! (Seja lá o que me levou a relacionar as duas obras, hahaha). E a sinopse? Bom, isso você encontra quando for adquirir o livro, pois, neste espaço, eu só queria mesmo era apresentar minha opinião a cerca da experiência muito positiva de ler O capeta-caolho contra a besta-fera, do Everaldo Rodrigues, que sim, podemos chamar de orgulho nacional! Adorei!

Monica 30/06/2020

Um nacional que gostei muito! Historia envolvente e que surpreende. Horror de qualidade.

Nerdvino 08/08/2018

Ambientação matadora
Quando li Duna eu estive em Arrakis, quando li Kenobi eu estiver em Tatooine, quando li a saga da Torre Negra eu estive nos desertos e terras devastadas do Mundo Médio e lendo O Capeta-Caolho eu posso afirmar que estive no sertão.
Gostei muito da trama, das personagens, dos maneirismos e linguagem empregada, um misto de O Pagador de Promessas, com Taperoá no Auto da Compadecida. Somando os trejeitos e linguajar regional sem ser forçado em nenhum momento, temos um retrato do nosso nordeste e seus "causos", por um autor que escreve com propriedade sobre o assunto.
Esse é o segundo livro NACIONAL que leio no Kindle, com a temática de lobisomens, (o outro foi Quando Tocam os Tambores do gente boníssima Lucas Dallas) e que noto que a escrita nacional não se baseia mais em cópias e maneirismos estrangeiros, com cada vez mais identidade, um livro que exalta nossa cultura e precisa ser lido por todos.
De tão excelente que foi a ambientação consigo vislumbrar uma mini-série sobre o livro e já tenho até um casting na cabeça.
Acerto crítico, leiam sem medo, ou com medo (depende do horário da leitura).

MArian.Thalia 17/08/2022

Muito bom mesmo
Não estava dando muita coisa por esse livro, porém, foi minha melhor leitura do mês de janeiro, super recomendo.

Mel 14/03/2020

Gostei muito da história, da escrita e tudo mais. Você se sente no sertão a cada página lida. Muito BOM!! ?

Vitor Nairo 27/04/2020

Não me agradou muito
A história não apresentou grande aprofundamento em sua maior parte, o que me levou a não sentir empatia por nenhum personagem. O enredo só fica interessante mesmo no final, quando é apresentado a motivação de alguns personagens, mas mesmo assim não foi o suficiente pra me prender na leitura.

Nah 05/02/2020

Terror nacional
Um conto ambientado no nordeste brasileiro, com pano de fundo a realidade massacrante de viver em um lugar com tanta escassez. Um confronto entre uma besta fera e um cangaceiro, no qual ambos tem a mesma sede por sangue.

Sil | @silestalendo 05/03/2020

Ambientação incrível
Eu não esperava muita coisa desse livro, porém conforme fui lendo fiquei surpresa com a narrativa incrível do autor. Aqui, temos uma ambientação muito rica em detalhes do sertão brasileiro, retratado em um cenário em que um lobisomem (a besta-fera) assola a cidadezinha de Terezinha de Moxotó,um lugar cercado por muita seca e pobreza.

Além da criatura mítica, existe também a ameaça dos cangaceiros, que estão se aproximando da cidadezinha e podem ser a única chance para derrotar a besta-fera. Tudo isso na década de 30, onde as coisas eram bem diferentes do que são agora, ainda mais nessa terra abandonada.

Apesar da história ser bem rapidinha, há vários personagens bem desenvolvidos e que acabaram me conquistando. Então, conforme eu lia, mais me envolvia com o enredo e mais incrível foi ficando. E o que mais me surpreendeu é que nem mesmo o final me decepcionou, foi tudo que eu esperava de uma boa história de terror. Enfim, um dos melhores nacionais que li na vida!

Lucas 04/08/2020

Um lobisomem assassino assola uma pequena cidade no interior nordestino e seus cidadãos precisam encontrar uma forma de se livrar da besta-fera.
Gostei bastante das descrições dos cenários e o retrato do sofrimento do povo com a seca em uma cidade tão isolada. O retrato da parte política também é interessante.
Infelizmente por ser um livro muito curto, a maioria dos personagens acabam sendo pouco desenvolvidos e é difícil sentir empatia por eles.
Indico a leitura especialmente por ser um autor nacional e o livro ser bastante rápido de ser lido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6