Fique Comigo

Fique Comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Cecilia.Lima 10/03/2024

Um livro excelente que traz uma sociedade que não estamos em muito contato porém se assemelha a nossa, cheia de desigualdade de gênero e com um enfoque na natalidade de famílias e problemas não debatidos, pois são "motivo de vergonha", esse livro inova sem ser irrealista, trabalha o cru e dolorido sem ser de maneira dicotômica, cada personagem possui dores e também as causa.

Sâmya 10/03/2024

" cada um de meus filhos tinha me dado tanto quanto tinha levado"
Esse livro me causou certo incomodo, é uma história completamente diferente do que tinha imaginado e pode ser por isso, preciso ter um contato novamente no futuro para ter uma melhor opinião.

Graciele48 09/03/2024

Uma história fantástica e cheia de reviravoltas
Yejide e Akin um casal destinado ao amor eterno? Uma leitura bem fluida, intensa, dolorosa e arrebatadora sobre os laços maternos, pessoais, familiares, traumas, luto, perda, traição e um cenário politico. A autora construiu muito bem a história e narrativa desse casal Yejide e Akin que se conhecem desde os tempos da faculdade. A história se desenrola de maneira surpreendente, a cada página um misto de emoções ( raiva, ódio, pena, amor, compaixão, tristeza, revolta, perdão, carinho). E no final nos deixa com um gostinho de quero mais, uma sensação de que faltou algo, um novo desfecho, uma nova história, nos faz ter esperanças de que algo bom aconteça. Simplesmente sensacional.

mccarvalh0 06/03/2024

5/5
Que livro magnifico! A história toda é eita atras de eita, fiquei totalmente entretida e envolvida pelo casal. O adicional cultural também é ótimo!

Stella F.. 06/03/2024

Mentiras no relacionamento
Fique Comigo
Ayòbámi Adébáyò - 2018 / 303 páginas - HarperCollins Brasil

O livro se inicia com um acontecimento futuro, que ao longo dos capítulos vai sendo destrinchado.

Conhecemos o casal apaixonado (Yejide e Akin) e o problema de Yejide de não conseguir engravidar. Está casada já há algum tempo, e sua sogra sugere que seu filho tenha uma segunda esposa. Aos pouquinhos sabemos da história de Iejide e sua relação conturbada com a madrasta, a falta que sente de sua mãe e seu ótimo negócio como cabelereira.

Como pano de fundo vamos saber da política e dos golpes e da troca de poderes, na Nigéria.

Os capítulos intercalam os narradores, que são Yejide e Akin, seu marido. Devido ao seu problema, Yejide recorre a um curandeiro nas montanhas, que a própria sogra apresenta. Saindo de lá pensa estar grávida, mas descobrimos que não está. Um suplício! Akin acredita que ela está com problemas mentais, e se afastou bastante dela. Ela está montando um quarto para a criança imaginária.

Yejide não consegue engravidar, e quer muito por ser uma cobrança da família, que a mulher só é completa se gerar uma descendência. Após procurar por ajuda de todo tipo, ela pensa estar grávida, mas é uma gravidez psicológica. Akin afasta-se dela, e é o momento que entra em cena Dotun, seu cunhado, que ao consolá-la, a engravida. Ela sente-se culpada, mas ao mesmo tempo gosta, porque nunca sentiu nada parecido com o marido. Casou-se com Akin muito jovem, quando ainda estavam na faculdade, e virgem. Ele ensinou tudo a ela. Aos pouquinhos vamos sabendo de todas as mentiras do casamento, acontecimentos que sabemos devido aos capítulos iniciais das diferentes partes do livro. O primeiro capítulo de cada parte se passa em 2008, quando Yejide retorna à cidade para ver Akin depois de mais de 10 anos.

Descobrimos que Akin tem problemas sexuais e trata-se, e que combinou com o irmão de seduzir Yejide. Apesar de se "amarem" ele nunca contou à esposa sobre nenhum dos seus problemas. Yejide acaba engravidando três vezes, e por azar. todos os filhos desenvolvem anemia falciforme. São muitos cuidados, correrias para o hospital e grandes perdas.

Entre todos esses problemas, Akin toma uma segunda esposa, que no início mora em outra casa, mas depois vai morar com o casal na mesma casa. No dia do batizado do primeiro filho do “casal”, a segunda esposa aparece morta, e ficamos sabendo o que aconteceu de fato muito depois. Yejide perde os dois primeiros filhos, apesar de todo o cuidado, carinho e atenção, para a anemia falciforme. Quando tem a última filha, Rotimi (nome que significa Fique Comigo que dá título ao livro) é cuidada pela mãe com certa distância. Ela não quer se apegar e sentir a perda mais uma vez. Então cuida, mas sem muito carinho.

Precisou viajar, e enquanto viajava recebeu uma notícia ruim sobre essa filha, Rotimi. O casal estava separado e a filha havia ficado com Akin. O casal se separou porque após Yejide ter descoberto suas mentiras, Akin continuou não se desculpando por ter armado de ela engravidar do irmão (que um dia contou a verdade a ela), de nunca contar sobre seus problemas sexuais apesar de todo o amor que existia entre eles, fazendo-a se afastar para não sofrer mais.

Yejide ao receber a notícia ruim sobre a filha, finge não querer saber e nunca perguntou o que aconteceu de fato. Deu a filha como morta, e nunca mais teve notícias de Akin. Até que é convocada para o velório do sogro.

Vemos muito a presença de Moomi, mãe de Akin na vida deles, e tudo que ela representa na família, sua influência junto aos filhos e nora. Moomi é o nome que se dá quando se é mãe.

Outra personagem que cresceu foi uma amiga que a princípio Yejide não gostava, porque se instalava em seu salão de cabelereiro, com seus filhos que ainda engatinhavam, mas acabou nascendo uma boa amizade, de onde não se esperava.

Gostei muito do livro! Um livro que me prendeu do início ao fim, com muitos acontecimentos, muito dinâmico. Alguns elementos importantes presentes na narrativa: casamento, maternidade, traição, anemia falciforme, mentiras no relacionamento, disfunção erétil, luto, perdas, tradição, superação, morte, inveja.

Adeola 03/03/2024

Rotimi
Eu gostei bastante do jeito que a autora entrelaça a cultura nigeriana, especificamente yorubá, na história do Akin e da Yejide, o modo como ela trás lendas da cultura yorubá e expressões de linguagens comuns durante os diálogos também são muito bons.

Ela retrata uma sociedade muito patriarcal em que homens podem ser poligamicos mas aí da mulher que se envolver com outro homem sem ser o marido (do qual elas devem obediência). A história se passa numa Nigéria dos anos 70-80, talvez muito disso tenha mudado nos dias de hoje mas é interessante como ela representou como em uma sociedade patriarcal tudo sempre recai pra mulher (a protagonista Yejide acaba muito adoecida psicologicamente por motivos externos dos quais ela nem pode ter controle).

A maneira como aconteceu o golpe dos militares no país e as questões políticas são trabalhadas junto com as vivências dos protagonistas também foi bem feita, ao meu ver.

Considerei todos esses aspectos muito bem desenvolvidos narrativamente, eu só acho que não consegui gostar tanto quanto achei que gostaria por ter achado meio novelão algumas reviravoltas que a autora coloca, não sei pode ser só impressão minha mas esse aspecto acabou me fazendo gostar um pouco menos.

milly 02/03/2024

É uma história muito dolorida e cheia de camadas. Gostei muito dos capítulos alternados entre o casal principal, é nítido como ninguém ali é perfeito e é avassalador sentir tantas dores de ângulos diferentes.

Leticia2513 02/03/2024

"Eu não tinha força pra amar o que podia perder novamente"
Cheio de reviravoltas, personagens complexos, cultura, política. minha única crítica é que em alguns momentos importantes a narrativa fica muito rápida, e em outros fica arrastada. fora isso, gostei bastante!

Pietrix :) 27/02/2024

Fique comigo - Ayòbámi Adébàyò
Eu comprei ele por 5 reais de uma moça que estava precisando renovar a estante, comprei mais 17 livros, mas ela elogiou o livro e me chamou a atenção, por isso comecei a ler ele primeiro.
O livro me interessa pelo fato de ter suas datas importantes logo em seus capítulos, demorei para perceber, mas depois que notei me senti muito acompanhada na história. Gosto de livros que mostram a história das duas partes, consigo ver as versões das duas personalidades descritas.
A história passa na Nigéria, contando sobre a história de Yejide e Akin, para a família de Akin, é um grande sonho que eles tenham filhos, ainda mais pelo Akin ser o primogênito, Yejide não tem família com quem se relacione bem, perdeu a mãe em seu nascimento, e o pai faleceu quando ela já estava mais velha, ela tem algumas madrastas, mas que a excluíam por ter perdido sua mãe. A família de Yejide é, principalmente, Akin, mas sua sogra se sente incomodada pelo relacionamento de anos, não ter gerado filhos, então trata-se de como fosse culpa da garota por não conseguir engravidar, assim arranjando outra mulher para que seu filho se case, deixando controversas na relação de Yejide e Akin.
A história é muito impactante, e de certa forma pode dar alguns gatilhos, a escrita da Ayòbámi é ótima em prender os leitores e com suas grandes descrições demonstra a história com detalhes sem censuras explícitas.
Eu terminei o livro em 1 dia, pois cai de cabeça na história e me mantive muito entretida e ansiosa para o final, foi um livro que mantive diversas reações, inclusive fiz diversas anotações ao decorrer e as principais eram ?MEU DEUS?, pois as coisas acontecem e você não está preparado.
Muito interessante a relação das pessoas, mesmo com uma cultura diferente da brasileira, é muito legal estar havendo um meio da política do país e com certeza sabendo um pouco da cultura deles.
Gosto principalmente da história do casal e como se conheceram, mostrando como as relações vão se tornando, e como os sentimentos vão mudando.
Foi uma ótima leitura e ficará de indicação para outras pessoas que se interessam por esse tipo de leitura.

booksluv_ 26/02/2024

Perfeito!!!
MDS que livro maravilhoso, a escrita, os personagens, a história, todos os plots, eu adorei!
os personagens me encantaram, me fizeram sentir de raiva a identificação e isso me fez gostar mais ainda, é aquele livro que te deixa angustiado com aperto no peito e eu gosto de livros que façam sentir coisas assim, como se eu estivesse na pele dos personagens, não tem muito o que falar, simplesmente amei.

Ana Paula FZ1 26/02/2024

Que livro Incrivel !!!
Confesso que me surpreendi comigo mesma porque esse tipo de livro me faz derramar rios de lágrimas, e apesar de toda dor que tem nessa historia, eu segurei, e muito bem, as lágrimas

Aqui conhecemos Yejide e Akin, um casal apaixonado, que se conhece desde a faculdade, que vivem bem financeiramente, mesmo com o país vivendo um caos ( Nigéria ), mas eles são felizes, exceto pelo fato de que há 4 anos eles tentam aumentar a familia e não estão conseguindo

A pressão que o casal põe sobre si só não é maior que a pressão da familia de Akin, que o faz arrumar uma segunda esposa, e a partir dai, a vida desse casal vai mudar e muito.

Não vou contar muito pra que não tenha perigo de ter spoiller, mas é tão sofrido como a vida de Yejide e Akin muda, ver o sofrimento da Yejide é de doer na alma, a cada nova tentativa, e quando ela precisa se colocar num papel terrível, e o pior descobre que foi pura armação pra que tudo acontecesse eu nem sabia o que pensar.

E, à medida que a gente acha que sabe o que vai acontecer, ou imagina, tudo muda, mas muda mesmo. Yejide toma tanta rasteira que mau da tempo de respirar.

Ai vem a verdadeira e mais importante parte da historia, contada por Akin, e a cada nova revelação eu ficava de queixo caído, porque por mais que a gente tente imaginar o que se passa com esse casal, a gente não faz ideia da verdade.

E o final, meu deus do céu, quando ela descobre o que jamais poderia imaginar ter acontecido, a emoção vem no embargo da voz e no choro contido. ( e ainda assim eu não chorei viu rrss )

Eu adorei mesmo o livro, e todo mundo que eu via falando dele, o elogiava, agora entendo claramente o motivo

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/
Cris 26/02/2024minha estante
Hummmm, já quero!

Ana Paula FZ1 26/02/2024minha estante
Sensacional viu Cris, vale muito a pena

Cris 26/02/2024minha estante
Já coloquei na lista rs!

Julia 24/02/2024

"Amei Yejide desde o primeiro momento. Não tenho dúvida. Mas há
coisas que nem mesmo o amor é capaz de fazer. Antes de me casar, eu acreditava que 0 amor podia tudo. Porém, logo descobri que ele não era capaz de suportar o peso de quatro anos sem filhos. Quando o fardo é pesado demais e o carregamos por muito tempo, até mesmo o amor se verga, racha, fica prestes a se despedaçar, e às vezes se despedaça de fato. Mas, mesmo quando está em mil pedaços aos nossos pés, não significa que não seja mais amor".

#Anafox 24/02/2024

Eu sinto um misto de alegria e tristeza qdo leio uma história de dores contada de.uma maneira gentil. Mas não é apenas sobre a dor, mas sobre a alegria de vários momentos vividos. E de como a verdade permite que as pessoas realinhem suas vidas, bem como o oposto.