Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Inalba 21/04/2024

As atrocidades da confiança
Fique comigo começou como uma coceira desgostosa e asfixiante e tornou-se uma lição árdua e emocionante. Desde o início, a obra deixa claro os limites de seus personagens, mesmo que a passos tímidos. No entanto, o caminho que cada um trilha é inimaginável e cada atitude é quase como um efeito borboleta: uma hierarquia de fatores que só degrada mais a relação conjugal entre Yejide e Akin. Chega a um ponto tão humilhante e violado, que é quase palpável as emoções de Yejide. Mesmo com todas as atrocidades que ela sofre e que comete, é impossível não se colocar na sua pele.
Durante todas as suas páginas, o livro entrega causa e consequência de maneira tão crível que é impossível se desvencilhar das amarrações da autora. Tudo é tão bem descrito que um simples plot, apesar de amarrar todas pontas, se torna irrelevante frente a todas as facetas dos personagens. Algo retratado em outras mídias de forma tão simples, teve ramificações tão inimagináveis que leva qualquer um às lágrimas com seu final aliviado.
Como dito anteriormente, comecei o livro ligeiramente incomodada com o papel submisso da mulher na sociedade nigeriana, e terminei chorando horrores com sua conclusão agridoce. Definitivamente, essa história não é sobre um amor romântico, mas real e maternal.

Mari 17/04/2024

?Quero que a risada dela ressoe até o fim dos tempos.?
O que dizer dessa leitura? Não tenho palavras para expressar meus sentimentos por esse livro. Antes de tudo, nunca tinha lido livros com temáticas de maternidade, mas sempre quis, pois tenho vontade de ser mãe em alguma momento da minha vida. Achei que seria difícil, cruel à ponto de eu não conseguir aguentar, mas no fim eu entendi um pouco como é ser uma mãe.

Yejide é uma das mulheres mais fortes pelas quais já li. Ela sempre teve o desejo de ser mãe ou a sociedade impôs isso até que ela acreditasse que era um sonho apenas seu? Ela precisava sofrer tudo o que sofreu para segurar alguém que a enganou desde o início? Ela perdeu até, quase, o fim. Desistiu, imaginou que perderia mais uma vez, mas o final reservou o ?fique comigo? que ela implorou à Deus. Em um momento no qual ela não acreditava mais que poderia ter, Yejide deixou tudo para trás para não ter que morrer por mais um. Mas ficou com ela, pela primeira vez.

Essa leitura foi uma experiência. Tanto por ser uma literatura nigeriana, quanto por ter uma temática que eu tenho muito apego. Fiquei presa desde o início. A escrita é linda e envolvente, marquei muitas frases belíssimas que me tocaram profundamente. Nos últimos capítulos, senti que ficou um pouco intrincado, mas nada que eu não pudesse passar para me afundar em lágrimas com o final.

Me apaixonei por esse livro e agora ele faz parte dos favoritos junto com a diva Carla Madeira.

Recomendo com os olhos fechados!!

gvazzz 14/04/2024

Iejide conhece Akin, o amor da sua vida. Eles se casam e tem tudo para serem felizes, mas não conseguem gerar um bebê. A pressão fica absurda, a família de Akin arruma uma segunda esposa para que ele possa ter um herdeiro?
Essa é a sinopse do livro. Mas ele não se prende nesse enredo. Esse é só o enredo inicial. Depois iejide consegue ter filhos, mas ela vai perdendo-os e o livro aborda bastante isso

Clarice 13/04/2024

Por favor, fique comigo.
O melhor de 2024 (até agora). livro devastador, sensível e muito bem escrito.
"...mesmo quando está em mil pedaços aos nossos pés, não significa que não seja mais amor."

Laris 13/04/2024

A cada capítulo do livro me surpreendia por uma acontecimento novo pensando ?não tem como ficar pior que isso?, mas ficava. o amor de Yejide e Akin foi selado pela dor e nos mostra como a cultura nigeriana constrói a concepção de casamento e família.

Dan 07/04/2024

Minha primeira experiência com um livro de uma autora nigeriana e eu amei a leitura. Foi bastante fluida, a história bastante envolvente, com pontos de vista diferentes e bastante plots. Um aspecto interessante foi a oportunidade de conhecer a cultura da Nigéria através deste livro, e como ele expôs as pressões enfrentadas pelas mulheres na sociedade nigeriana, especialmente em relação ao casamento e à maternidade. É impactante observar como essas expectativas estão profundamente enraizadas, muitas vezes levando as próprias mulheres a transferirem essas pressões umas para as outras.

Francielle.Santos 06/04/2024

Por favor fique comigo!
Fique comigo conta a história do casal Akin e Yejide, que teve infâncias muito diferentes, enquanto Akin cresceu cercado de amor dos pais e beneficiado pelo sistema patriarcal e machista da Nigéria, Yejide não chegou a conhecer a mãe e viveu com as madradas que há ignorava e um pai que culpava. Quando casaram Yejide deixou claro que não queria uma relação poligamica. Após alguns anos de casado e não ter tido filhos a mãe de Akin o convence a ter outra esposa. Fique comigo coloca holofotes no machismo da Nigéria, em como as mulheres podem ser silenciada e até onde alguém é capaz de machucar pra se proteger, um livro tórrido, triste e que deixa reflexivo e revoltado. Uma leitura incrível!

raissa 31/03/2024

Trágico, mas maravilhoso
Eu não classificaria esse livro como um favorito, mas ele me prendeu muito desde o começo da história e no final eu cogitei dar 4,5 ??, mas sinto que ele merece muito ser um 5??, muito bem escrito, várias revelações inesperadas sobre uma cultura diferente para nós do ocidente, achei maravilhoso, é trágico, mas incrível ?

Ana_Elisa_Toledo 31/03/2024

Um livro interessante, que nos deixa com um nó na garganta em diversos momentos.

O diálogo é, sempre foi e sempre será a solução pra tudo na vida.

Maria Eduarda 31/03/2024

Imersivo
Caramba. Me prendeu bastante, li ele de manhã no ônibus pro trabalho, ficava ansiosa pra sentar e ler mais uma página da história. Escrita não é aquela visceral, é objetiva e direta mas muito harmoniosa. Me peguei com raiva, me peguei pensando ?gente que babado?, me peguei com dó e curiosidade. Muito legal entrar em uma cultura totalmente diferente. Adorei, obrigada amigo Thales por só me oferecer essa leitura sem eu ter que

pensar muito sobre

giorrut 31/03/2024

Melhor livro do ano até agora
Fiquei muito envolvida com a leitura, com as revelações da história e com o final. Achei que a autora tem uma capacidade ímpar de descrever os sentimentos que vão perpassando o drama dos personagens e isso faz toda a diferença na experiência da leitura. Muito muito bom mesmo eu amei!

rehanddrade 30/03/2024

Surpreendente
Comecei a ler Fique Comigo achando que teria uma historia previsível, mas Meu Deus? Simplesmente uma historia fantástica, surpreendente, com personagens muito reais. Me deixou reflexiva demais. Recomendo!!!

Tais210 30/03/2024

Valor da mulher e da maternidade na sociedade
Uma história marcante! Um vislumbre de uma cultura diferente da nossa, mas que nos une e causa identificação por tantos sentimentos universais, o patriarcado é muito marcante, na qual a mulher é vista apenas com utilidade reprodutiva, onde só pode de fato ser considerada uma mulher de verdade ao dar muitos filhos para o seu marido,esmo Yegide sendo a frente do seu tempo bastante independente, lutando por um casamento feliz não pautado apenas nos costumes locais, ela ainda sofre desesperadamente, ao tentar salvar este casamento e exercer a tão sonhada maternidade, esbarrando constantemente nas pressões sociais e culturais, que começam a destroça-la de dentro pra fora. Vale cada minuto investido .

Camillo2 29/03/2024

A pressão social sofrida pelas mulheres na Nigeria
A obra fala sobre como a vida da protagonista vira de cabeça para baixo, após sua sogra ter aparecido com uma segunda esposa para seu marido, pelo motivo da protagonista ainda não ter conseguido engravidar, diante disso, a protagonista precisa tomar certas atitudes para "provar" o seu valor como esposa.
É uma obra que creio que muitas mulheres irão se identificar, devido ao fato de que, nos tempos atuais, ainda existe essa pressão social para que as mulheres sejam as esposas e mães perfeitas, o livro tem uma leitura muito fluida e não é tedioso de se ler, recomendo super a leitura dessa literatura africana, garanto que vale o seu tempo.