Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Jasmim.Lauren 16/01/2024

?Rotimi: Fique comigo?
Que leitura intensa. Acompanhar essa história foi chocante e emocionante na mesma medida. Presenciar a dor de uma mãe é cruel, e mais cruel ainda foi o final. Eu juro, dá dor no coração só de ler de novo o último capítulo!

Acho que faltou alguma vírgula pra ele se tornar um favorito, mas não sei dizer o quê. É com certeza um 5 estrelas e memorável, recomendo muito.

Camila2076 16/01/2024

Livro sensível e forte
Um dos livros mais sensíveis que já li na vida.
E também muito forte. Traz com responsabilidade a fragilidade dos relacionamentos ,a maternidade e também a cultura de um lugar.

Cah. 15/01/2024

Minha concepção desse livro foi bem diferente da maioria.
É, os personagens Akin e Yejide, por falta de confiança, de conversar o relacionamento deles foi para uma direção totalmente errada ...

Akin não confiou a Yejide para contar sobre seu problema de saúde, e recorreu ao irmão, o que não acabou bem.

E Yejide foi uma "pilantra " em alguns momentos, traindo o marido da forma como traiu, mesmo sem saber do trato entre Akim e Dotun.

Pensei em abandonar o livro quando a Yejide enlouqueceu, achando que estava grávida, mesmo quando todos os exames e médicos confirmavam que não estava ... (Ainda bem que a loucura dela durou pouco)

É, eu não sabia que na Nigéria, os homens poderiam ter várias esposas, o que me surpreendeu.

@litera.tu 13/01/2024

Amei cada segundo da leitura
Amei tudo nesse livro, a escrita da autora é incrível. É um livro com poucos personagens, todos completamente humanos, com defeitos e qualidades, como qualquer pessoa normal, nada de pessoas ?idealizadas. Os acontecimentos desenrolam de uma forma que consegui sentir empatia por cada um deles, ainda que não concordasse com as atitudes. O panorama histórico de fundo também é muito bom. O final, achei meio corrido, mas não tinha como não dar 5 estrelas para um livro que amei do início ao fim. Comecei 2024 com o pé direito ??

Lorrana9 12/01/2024

Montanha-russa
Eu definitvamente não estava esperando nada disso. Quando comecei a leitura, imaginava uma coisa meio chata e monótona, mas eu estava erradaaa.
Quanto à edição, eu achei que a minha leitura foi muuito atrasada por conta da diagramação, mas pelo menos pude apreciar mais essa história.
Foi a primeira literatura nigeriana que tive contato, com certeza lerei muitos outros, principalmente dessa autora que nunca deixa a leitura ficar chata.

camphalfblood 09/01/2024

Esse livro foi uma completa surpresa, acredito que nunca senti tantos sentimentos conflitantes em uma leitura, um misto de indignação, tristeza, aflição e por fim compreensão. mas acompanhar a história da yejide e do akin tentando construir uma família em meio aos costumes, pressão social (especialmente familiar) e as palavras não ditas me fez pensar em como o amor é realmente ambíguo e uma constante doação. porém as escolhas tomadas podem possuir diferentes significados, enquanto algo para um representa um ato de sacrifício, o outro pode interpretar como uma ação egoísta ou insensível, então até que ponto o amor precisa ser uma devoção?

Isadura 08/01/2024

Meu primeiro favorito do ano. Este livro e a autora me surpreenderam muito, uma leitura bastante fluida. quando finalizei so queria alguem p discutir esse livro, não consigo resenha-lo sem discutir sobre, mas: incrível apenas leiam

Larissa Evelyn 08/01/2024

Fico me perguntando "pq esse livro ficou
na minha estante por tantos anos?"
Meu Deus que obra prima! Que livro
impecável! Surpreendente!
Fazia mt tempo que eu não lia algo tão
bem escrito, tão verdadeiro, personagens
bem construídos e acima de tudo tão
profundo. Esse livro me atravessou
de muitas maneiras, mas também me
resgatou. Várias camadas, muitas
reviravolas e surpresas de um jeito
positivo e não cansativo
Sempre muito agradável sair do eixo
literário da américa do norte - europa. Essa autora
nigeriana é simplesmente genial!

Cristina 08/01/2024

A Yejide sofreu mais que a Ju
Esse livro foi uma grata surpresa, peguei a indicação de um booktuber pois sempre me interesso por histórias de outras culturas.

Confesso que achei que o livro seguiria um caminho de disputa entre esposas e que eu teria achado mais interessante, mas ele é até mais profundo em suas relações e nas dores da protagonista.

Li mto rápido, a narrativa é ótima e a história se desenvolve sem enrolação, a cada 20 páginas se descobre algo novo na trama. Indico sem sombra de dúvidas.
booksluv_ 14/01/2024minha estante
amg o final é feliz pra yejide?? perecido receber esse spoiler ou não vou conseguir terminar esse livro d estante angústia que tô sentindo

Cristina 16/01/2024minha estante
É sim

joordy 07/01/2024

Lindo, mas devastador
Não é uma história fácil de ser montada e muito menos lida, mas a autora trabalha tão bem suas narrativas que o livro se torna um item essencial para qualquer leitor. Por mais que as linhas sejam duras, o texto transborda tanto sentimento e explora tão bem cada personagem, é impossível não avançar a cada capítulo que se encerra. Entrou facilmente entre as melhores leituras que já fiz.

NatAlia1813 05/01/2024

Arrebatador
Um romance essencialmente triste; a cada página um acontecimento muito por consequência de uma sociedade machista e vaidosa ao ponto de colocar em cheque uma genuína história de amor. Apesar de tudo, a resiliência sempre nos ensina a seguir em frente. Um livro arrebatador!

olivia.tomazela 04/01/2024

Que livro! A temática é pesada, mas a escrita deixa esta leitura um primor. Este livro machucou. Apesar da capa e título parecerem ser um romance fofo, não se engane. Trata-se de uma história de dor de uma mulher em uma família nigeriana que enfrenta machismo e conservadorismo em meio a um cenário político nada agradável nos anos 80.

Gigi 01/01/2024

Fique comigo
Finalista do Baileys Women?s Prize for Fiction, este romance de estreia inesquecível ambientado na Nigéria dá voz a marido e esposa enquanto eles contam a história de seu casamento ? e as forças que ameaçam destruí-lo.

Campa0 31/12/2023

Que livro maravilhoso!
Um dos meus favoritos desse ano...a história é um belo drama sobre pressão da mulher com a maternidade, casamento e tradições. Tem grande carga dramática, e narra a história do casamento da yejide e akin, que se conheceram na faculdade. O sonho de ser mãe de Yejide se mostra muito além da maternidade em si. Tem um baita plot twist. Achei de tirar o fôlego, leitura prende e entrega muitooo!

Vanessa2056 30/12/2023

Fique comigo é um livro que me tocou profundamente, pela forma como retrata a dor, o amor, a fé e o luto de um casal que enfrenta a dificuldade de ter filhos. Yejide e Akin são casados há quatro anos, mas não conseguem engravidar. Em uma sociedade poligâmica, eles prometeram ser monogâmicos, mas a pressão da família e da cultura os leva a aceitar uma segunda esposa para Akin. Yejide, então, se desespera para ter um filho, recorrendo a rituais, tratamentos e até mesmo à ilusão.

A narrativa é alternada entre os pontos de vista de Yejide e Akin, revelando os segredos, as mentiras, as traições e os sacrifícios que eles fazem em nome do desejo de serem pais. A autora não poupa o leitor de cenas angustiantes, como as perdas gestacionais, as complicações médicas, as violências domésticas e as consequências psicológicas que afetam os personagens. Ao mesmo tempo, ela mostra a força e a resiliência de Yejide, que luta para manter sua dignidade, sua identidade e seu amor próprio.

O livro também traz o contexto histórico e político da Nigéria dos anos 1980 e 1990, marcado pela instabilidade, pela ditadura militar e pela violência. A autora faz um paralelo entre a história do país e a história do casal, mostrando como ambos sofrem com as crises, as rupturas e as transformações. Além disso, ela explora aspectos culturais, como a religião, a tradição, a família e a sociedade, que influenciam as escolhas e os comportamentos dos personagens.

Fique comigo é um livro que me fez chorar, refletir e admirar a escrita de Ayòbámi Adébáyò, que é precisa, poética e emocional. Ela cria personagens complexos, humanos e verossímeis, que nos fazem sentir suas dores, seus medos, suas esperanças e seus amores. É uma história sobre a maternidade, o casamento, a fidelidade, a infidelidade, o perdão e a redenção.

Eu recomendo fortemente a leitura, pois é uma obra-prima da literatura contemporânea.