Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

@tayrequiao 30/01/2021

Uma escrita sensível, pungente, visceral.
Esse é o romance de estreia de Adébáyò, autora nigeriana finalista do Baileys Women’s Prize. Ela conta a história de Yejide e Akin, um casal que se apaixona na faculdade, se casa, mas que está enfrentando dificuldades que ameaçam destruir o seu casamento.⁣

Em uma sociedade em que o homem pode ser poligâmico, Yejide e Akin decidem que ele seria monogâmico. Mas, tudo muda após 4 anos de casamento e o fato de que Yejide não consegue engravidar. A família de Akin, então, decide que ele precisa de um herdeiro e aparece na casa do casal com uma jovem que apresentam como sua segunda esposa. Se Yejide não pode lhe dar um filho, certamente Funmi poderá. ⁣

Vocês conseguem imaginar essa situação? Esse livro vai lhe catapultar para outra realidade. O leitor vai ser exposto a uma cultura totalmente diferente da nossa, tendo como pano de fundo as dificuldades políticas enfrentadas na Nigéria nos anos 80/90.

Nesse contexto de conflito social, de uma ditadura opressora, Adébáyò escolhe escrever sobre a devastadora vida de um casal que não consegue engravidar e os conflitos familiares que isso causa.

Yejide é o retrato da mulher nigeriana desse período histórico. E ela nos mostra que, se essa mulher não consegue gerar um filho, ela perde a sua principal função. Ela não é bem vista na sociedade. Ela deixa de ser respeitada. E é por isso que Yejide decide enfrentar o que for preciso pra engravidar, desde chás milagrosos, a consultas com curandeiros. Mas, quais serão as consequências dessas escolhas?⁣

Essa é uma escrita sensível, pungente, visceral. A medida em que a história se desenvolve e você vai descobrindo os segredos que essa família guarda, é impossível não sofrer junto com Yejide. É impossível não pensar o quanto a cobrança social por filhos pode afetar a vida de um casal.

Guardadas as devidas particularidades, quantas de nós, casadas, que decidiram ainda não ter filhos (ou simplesmente não tê-los), não passam pelo mesmo cenário? Quantas enfrentam a infertilidade com vergonha e sensação de fracasso? Quantas são cobradas pelas famílias?⁣

Se você é mulher, certamente esse livro irá te tocar.

site: https://www.instagram.com/liporaqui/

booksluv_ 26/02/2024

Perfeito!!!
MDS que livro maravilhoso, a escrita, os personagens, a história, todos os plots, eu adorei!
os personagens me encantaram, me fizeram sentir de raiva a identificação e isso me fez gostar mais ainda, é aquele livro que te deixa angustiado com aperto no peito e eu gosto de livros que façam sentir coisas assim, como se eu estivesse na pele dos personagens, não tem muito o que falar, simplesmente amei.

Janie 07/08/2020

Um livro emocionante
O livro inicia no ano de 2008 e sabemos que o casal que protagoniza esta história não está mais junto. Em seguida, a história volta para 1985 e começamos a conhecer a história de Yejide e Akin, e os motivos que o levaram a uma separação. Apaixonados desde os tempos de universidade, Akin e Yejide formam um casal atípico para a cultura nigeriana de 1980. A poligamia era um costume defendido e incentivado. Para os nigerianos, ter mais esposas significava gerar mais filhos e, deste modo, ter uma prole maior.
Akin e Yejide decidiram, desde o primeiro momento, que seriam suficientes um para o outro, por isso optaram pela monogamia. O sonho de uma vida plena e feliz para ambos, seria concreto não fosse por uma lacuna que ambos consideravam importante demais para ser ignorada: filhos. Após quatro anos de um casamento feliz, Yejide e Akin ainda não haviam sido agraciados com filhos, isso incomodava a família de Akin, ainda mais do que ao próprio casal.
Por isso, certo dia, a mãe de Akin decide visitar a família, trazendo consigo uma jovem que apresenta como a segunda esposa de Akin. Pega de surpresa, Yejide não consegue acreditar que Akin estava ciente e, ao que parece, concordando com toda a situação. Yejide não vê outra maneira de se livrar da nova esposa, que não seja engravidando primeiro, por isso ela inicia uma verdadeira missão para conseguir engravidar.
De maneira resumida, este é plot da história. O que o leitor acompanha é a saga de um casal envolto em segredos que eles acreditam serem necessários para alcançar a felicidade. E o resumo acaba por ser justamente este. É um livro sobre a busca da felicidade e o quanto estamos dispostos a perder, esconder e magoar para alcança-la.

Vanessa2056 30/12/2023

Fique comigo é um livro que me tocou profundamente, pela forma como retrata a dor, o amor, a fé e o luto de um casal que enfrenta a dificuldade de ter filhos. Yejide e Akin são casados há quatro anos, mas não conseguem engravidar. Em uma sociedade poligâmica, eles prometeram ser monogâmicos, mas a pressão da família e da cultura os leva a aceitar uma segunda esposa para Akin. Yejide, então, se desespera para ter um filho, recorrendo a rituais, tratamentos e até mesmo à ilusão.

A narrativa é alternada entre os pontos de vista de Yejide e Akin, revelando os segredos, as mentiras, as traições e os sacrifícios que eles fazem em nome do desejo de serem pais. A autora não poupa o leitor de cenas angustiantes, como as perdas gestacionais, as complicações médicas, as violências domésticas e as consequências psicológicas que afetam os personagens. Ao mesmo tempo, ela mostra a força e a resiliência de Yejide, que luta para manter sua dignidade, sua identidade e seu amor próprio.

O livro também traz o contexto histórico e político da Nigéria dos anos 1980 e 1990, marcado pela instabilidade, pela ditadura militar e pela violência. A autora faz um paralelo entre a história do país e a história do casal, mostrando como ambos sofrem com as crises, as rupturas e as transformações. Além disso, ela explora aspectos culturais, como a religião, a tradição, a família e a sociedade, que influenciam as escolhas e os comportamentos dos personagens.

Fique comigo é um livro que me fez chorar, refletir e admirar a escrita de Ayòbámi Adébáyò, que é precisa, poética e emocional. Ela cria personagens complexos, humanos e verossímeis, que nos fazem sentir suas dores, seus medos, suas esperanças e seus amores. É uma história sobre a maternidade, o casamento, a fidelidade, a infidelidade, o perdão e a redenção.

Eu recomendo fortemente a leitura, pois é uma obra-prima da literatura contemporânea.

Michelle 06/01/2021

Emocionante
Que pancada! Jamais lerei novamente esse livro. Toda história me tocou profundamente. Apresenta muitos comportamentos sociais diferentes, profundos, que nos leva a reflexões sobre constituição familiar.
Jaque.Barreto 06/01/2021minha estante
Comecei a ler a pouco tempo, estou em 26%... Mas estou muito tocada com a narrativa!

Jessica.Mendes 06/01/2021minha estante
mds eu tô tão ansiosa pra ler esse livro!!!

Bruna 26/03/2021

Uma estréia bombástica
Poucos autores são tao incríveis em sua primeira obra e Ayobami definitivamente foi fantástica. A história forte, a narrativa de qualidade admirável faz desse livro uma obra indispensável para todos que gostam de dramas familiares e ficção histórica. A autora passa por vários temas difíceis de abordar. É uma leitura de grande carga emocional e recomendo que só leia se não for sensível demais à assuntos como gravidez psicológica, abuso, perda de um filho.
É um livro incrível que em poucas páginas nos arrasta por uma enorme viagem através dos anos, de um casal nigeriano e sua necessidade de terem filhos e toda as reviravoltas políticas que aconteceram no país nos anos 80 e 90.

Gabi 16/08/2020

Segredos, maternidade e casamento
Yejide e Akin, o que falar sobre vocês dois... tanto um quanto o outro fizeram coisas erradas. Akin por ter escondido algo por anos da esposa e além de tudo, pra fechar com chave de ouro, ter planejado algo (que pelo ponto de vista dele era um sacrifício e ao mesmo tempo para realizar o sonho de sua esposa, pois fica nítido que ele ama ela demais) que eu nem sei dizer que merda esse homem fez. E se eu falar vou dar spoilers.
Entendi todo sofrimento da Yejide, todo preconceito da família, a pressão em cima dela, mas minha filha, pelo amor de Cristo, errou pra cacete também. Eu trocava de lado durante a leitura igual bola de pingue pongue, daí mais na frente eu já estava com raiva de todos dois haha. Era de se esperar tudo que aconteceu. É um ótimo livro. Pensei que o final seria diferente, sei lá. Fiquei muito indecisa.

Gabriela3420 15/06/2020

Fique Comigo
Yejide e Akin estão casados há 4 anos e ainda não tem filhos, apesar de ambos terem concordado que seu relacionamento seria poligâmico, a pressão dos familiares de Akin para que ele tome uma segunda esposa e assim possa ter descendentes é enorme. Enquanto isso Yejide faz de tudo para engravidar, desde consultas com especialistas em fertilidade até rituais com curandeiros. Apesar de se amarem muito, aos poucos a imposição da cultura patriarcal nigeriana vai minando não só o casamento deles, como também a saúde mental de Yejide.
Este livro tem capítulos curtos, é narrado sob o ponto de vista dos dois personagens principais o que torna a leitura muito fluída. Acompanhamos não só a história do casamento de Yejide e Akin como também o momento político turbulento pelo qual a Nigéria passou nos anos 80, pano de fundo de toda a narrativa.
É o tipo de livro em que o leitor é surpreendido a cada capítulo, sendo impossível fazer um julgamento absoluto da personalidade de casa personagem. Até porque é uma cultura totalmente diferente, que nos faz pensar sobre as consequencias nefastas de uma sociedade tão machista, misógina e patriarcal como a da Nigéria.
Foi uma excelente experiência de leitura para mim, o livro trouxe uma mistura de sentimentos e me provocou várias reflexões necessárias, enfim eu realmente mergulhei na história! Recomendo esse livro pra quem gosta de dramas familiares e procura por uma leitura viciante e cheia de reviravoltas.

Vanessa.Coimbra 15/10/2022

Foi uma leitura para o clube do livro que participo e nos trás visões do ser humano não idealizadas, além de mostrar muito da cultura local, com uma escrita fluida e envolvente.

Daiany 27/10/2020

Fique comigo
Antes da leitura achei que essa história seria apenas mais um romance onde o casal passa pelos seus contratempos até ficar junto. Mas não é isso que acontece. Yejide é casada com Akin e como a maioria das mulheres, sua sogra está cobrando que ela tenha filhos. Sem saber as questões que esse casal passa, Moomi (mãe de Akin), faz com que ele se case com outra mulher que possa dar os netos que ela tanto quer. A partir daí começa a "saga" de Yejide: aceitar outra mulher para seu marido, aguentar a sogra e ainda não ter o apoio necessário do marido. Ela é tachada de louca pelos familiares e passa por grandes provações, mentiras e muita tristeza que nenhuma mãe espera passar na vida. Uma história muito comovente e que nos mostra até onde o ser humano pode chegar tomando decisões impensadas sem ao menos conversar com seu parceiro.

Evy 14/02/2021

Tantos sentimentos...
Yejide e Akin nasceram numa cultura poligâmica mas decidem viver um relacionamento monogâmico. Porém, após 4 anos sem ter filhos, a família de Akin começa a interferir convencendo-o a aceitar uma segunda esposa. Yejide desesperada de ciúmes e medo, faz o possível e o impossível em busca da gravidez para salvar seu casamento, vítima do julgamento da família e da sociedade.

Não consigo colocar em palavras decentes o quanto isso me incomoda. Essa cultura de que a mulher foi feita única e exclusivamente para parir e que se não fizer isso não tem mais sentido nenhum na vida!! Isso fica muito claro nessa citação que Yejide ouve da própria sogra: "As mulheres fabricam crianças, e se você não consegue fazer isso então não passa de um homem. Ninguém deveria chamá-la de mulher".

É revoltante e eu quase parei de ler nesse ponto, mas a narrativa é tão envolvente que é impossível parar antes de chegar ao final, coisa que fiz no mesmo dia. Não posso falar mais da história sem contar algum spoiler importante e que prejudicaria essa experiência literária única. Fique Comigo é um livro sobre relacionamentos, perdas, convívio e principalmente sobre empatia. Nos faz refletir sobre nossos próprios pré-julgamentos e surpreende a cada página, culminando num desfecho extremamente inesperado.

A autora foi genial no tom da narrativa e além disso, me fez lembrar da palestra da autora Chimamanda Ngozi Adichie sobre o perigo de uma única história. Conhecer novas culturas e histórias é também encarar e tentar compreender coisas que fogem de todos os nossos princípios. É extremamente importante e nos faz crescer como seres humanos.

Indico demais a leitura!

Vi 08/06/2023

Demorei muito lendo esse livro, mas não é porque ele é ruim, às vezes só não estava no clima de ler algo tão pesado e o bicho é pesado quando quer. Mas ao mesmo tempo lindo!! Com certeza, virou um dos meus favoritos.

João Paulo 04/07/2022

Mais uma grande e talentosa autora nigeriana com uma história humana, real e intensa. O livro é muito envolvente do início ao fim. Muito bom!
Larissa.Manucci 05/07/2022minha estante
Quero muito ler esse!

Amanda 21/07/2021

Romance/drama
Livraço, contado na Nigeria.
Fala de uma mulher com dificuldades de ter filhos e que sofre muito no decorrer de todo o livro.
Demorei a me conectar, mas quando embalou não dava pra parar de ler.
Vale muito a leitura!