Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Daiany 27/10/2020

Fique comigo
Antes da leitura achei que essa história seria apenas mais um romance onde o casal passa pelos seus contratempos até ficar junto. Mas não é isso que acontece. Yejide é casada com Akin e como a maioria das mulheres, sua sogra está cobrando que ela tenha filhos. Sem saber as questões que esse casal passa, Moomi (mãe de Akin), faz com que ele se case com outra mulher que possa dar os netos que ela tanto quer. A partir daí começa a "saga" de Yejide: aceitar outra mulher para seu marido, aguentar a sogra e ainda não ter o apoio necessário do marido. Ela é tachada de louca pelos familiares e passa por grandes provações, mentiras e muita tristeza que nenhuma mãe espera passar na vida. Uma história muito comovente e que nos mostra até onde o ser humano pode chegar tomando decisões impensadas sem ao menos conversar com seu parceiro.

Evy 14/02/2021

Tantos sentimentos...
Yejide e Akin nasceram numa cultura poligâmica mas decidem viver um relacionamento monogâmico. Porém, após 4 anos sem ter filhos, a família de Akin começa a interferir convencendo-o a aceitar uma segunda esposa. Yejide desesperada de ciúmes e medo, faz o possível e o impossível em busca da gravidez para salvar seu casamento, vítima do julgamento da família e da sociedade.

Não consigo colocar em palavras decentes o quanto isso me incomoda. Essa cultura de que a mulher foi feita única e exclusivamente para parir e que se não fizer isso não tem mais sentido nenhum na vida!! Isso fica muito claro nessa citação que Yejide ouve da própria sogra: "As mulheres fabricam crianças, e se você não consegue fazer isso então não passa de um homem. Ninguém deveria chamá-la de mulher".

É revoltante e eu quase parei de ler nesse ponto, mas a narrativa é tão envolvente que é impossível parar antes de chegar ao final, coisa que fiz no mesmo dia. Não posso falar mais da história sem contar algum spoiler importante e que prejudicaria essa experiência literária única. Fique Comigo é um livro sobre relacionamentos, perdas, convívio e principalmente sobre empatia. Nos faz refletir sobre nossos próprios pré-julgamentos e surpreende a cada página, culminando num desfecho extremamente inesperado.

A autora foi genial no tom da narrativa e além disso, me fez lembrar da palestra da autora Chimamanda Ngozi Adichie sobre o perigo de uma única história. Conhecer novas culturas e histórias é também encarar e tentar compreender coisas que fogem de todos os nossos princípios. É extremamente importante e nos faz crescer como seres humanos.

Indico demais a leitura!

zeguilhermespp 30/06/2023

Maternidade ou pesadelo e sonho
Em Fique comigo, premiadíssimo romance de estreia da nigeriana Ayòbámi Adébáyò, o leitor encontrará uma história devastadora sobre o peso da tradição na vida de uma mulher. Mais do que isso, o livro de Adébáyò é uma incursão arrebatadora à dinâmica de uma família nigeriana cindida entre o tradicional e o moderno, entre o desejo pessoal e o dever social. Afinal, qual o limite entre o que esperamos para nós mesmos e o que é esperado de nós? Essas duas dimensões realmente são indissociadas? O romance fornece material para pensar essas e outras questões, sem contudo prescindir de um enredo envolvente e emocionante.
Yejide é uma mulher moderna na Nigéria da década de 1980. Formada na universidade, ela é proprietária de um salão de beleza em franca ascensão. Uma mulher empoderada, ao menos nos termos de certo feminismo liberal. Numa aparente contradição, porém, Yejide só pensa em ser mãe. É isso que se espera dela: que dê muitos filhos a seu marido, Akin. É apenas disso que falam as suas madrastas, sua sogra e toda a família de Akin. Mesmo tentando por anos, Yejide não consegue engravidar. Quando seu marido aparece com uma segunda esposa, quebrando o pacto monogâmico que o casal fizera ao se conhecer, Yejide se sente mais ameaçada e pressionada do que nunca.
Narrado predominantemente por Yejide, mas também por Akin, o romance parte dessa premissa simples para contar uma história alucinante, triste e bonita na mesma medida. Os personagens são cuidadosamente trabalhados e é impossível não empatizar todos eles. Falhos, humanos, todos cometem erros, mas o leitor não se considera capaz de julgá-los em nenhum momento, tamanha é a propriedade com que Adébáyò escreve suas psiques. Ler o fluxo de consciência de Yejide eh encarar de maneira crua o impacto corrosivo que uma cultura centrada na maternidade enquanto obrigação pode ter sobre uma mulher. Para além das relações humanas fundamentais, vislumbramos um pouco da cultura iorubá e da cena política nigeriana no final do século XX, atormentada pela ditadura do general Babangide.
Fique comigo é uma joia, um romance brilhantemente montado por uma escrito impressionantemente jovem. Literário sem abrir mão do entretenimento, é um prato cheio pra todo tipo de leitor.

joao 24/09/2020

A escrita é leve e boa de ser lida, mas o que me cativou foi a trama cheia de surpresas, culturalmente rica e bem construída.
Lua 24/09/2020minha estante
amei muitoo ? foi tão difícil largar esse livro hahaha

Katharina 17/11/2022

Uma história sobre as tentativas desesperadas que fazemos para salvar a nos mesmos e a quem amamos do sofrimento.

Verona 13/05/2021

Fui surpreendida pela escrita, que é excelente, e pela história. Adorei o desenrolar dos fatos e fiquei chocada com o que considero plot twist, sem mais. O livro vale cada página virada!

Valeu Sis 20/07/2021

Muito mais do que eu esperava
Akin e Yejide se casam quando ainda estão na faculdade, e estabelecem uma regra: eles não terão um casamento poligâmico. A poligamia na cultura deles, não é só defendida, como incentivada, pois uma família tem que ter inúmeros filhos. Mas Yejide não gera filhos em anos de casamento, e, pressionada pela família do marido e pela sociedade por um filho, entra num frenesi sem fim, desencadeando problemas psicológicos e traumas. Essa pressão motiva certas escolhas pelo casal, que verão o casamento afundar.

As reviravoltas que ocorreram, me pegaram de surpresa, e fiquei encantada com o fato de que estava tudo lá, eu que não li nas entrelinhas, o que deixa o livro anda mais intrigante. Adébáyò escreveu uma obra inesquecível, sem dúvida, uma das minhas melhores leituras do ano!

A Autora retrata brilhantemente os sacrifícios que fazemos em favor de algo maior, algo que achamos que é o mais importante; os segredos que mantemos em benefício próprio, na qual mascaramos de: é para suprir as expectativas de outras pessoas; o preço que pagamos por essas escolhas. Os dois personagens centrais se encaixam nisso, cada um na sua proporção, e quando tudo vem à tona, não importam mais suas motivações ou os sentimentos envolvidos quando a escolha foi feita, já é tarde, as proporções se tornaram grandes demais.

Gostei bastante de como a cultura da Nigéria foi retratada, bem como, o regime político da época, os golpes de estado que de alguma maneira refletem na vida de toda a população. E claro, as reflexões de como é ser mulher, não só nos anos 80, mas atualmente, em como as suas escolhas são as mais julgadas pela sociedade, que sempre busca na mulher a justificativa do desandar de uma família.

Eu simplesmente amei o livro, virou meu queridinho, indico a leitura a todos os adultos, e acho uma leitura obrigatória a todas as mulheres.
O livro foi escrito por @ayobamidebayo em 2017, e é distribuído no Brasil pela @harpercollinsbrasil, com 256 páginas. Fiz a leitura em junho/2021.

Resenha por sister Camila #valeusis
manuella.rosasilva 20/07/2021minha estante
Linda resenha! Se eu já era interessada, agora estou mais

Valeu Sis 20/07/2021minha estante
Obrigada Manuella! Eu sou suspeita, mas vale muito essa leitura ?

Yasmim 10/01/2021

Perdas.
Quando comecei a leitura, achei que o título "fique comigo" tinha a ver com Yejide e Akin, com a necessidade que ela tinha do amor dele, até que com o desenrolar da história, o título do livro ganhou um significado muito mais forte do que um "simples" (entre aspas mesmo porque de simples não tem NADA) relacionamento amoroso.

Yejide é, sem dúvidas, a personagem literária mais forte que já conheci. Infelizmente não consigo ficar feliz por isso, afinal, essa força foi empurrada goela abaixo. Ela não tinha outra escolha se não ser forte. Foram tantos abusos psicológicos, tantos silenciamentos, tantas agressões que a única maneira que ela encontrou de encontrar afeto foi se tornando mãe e até para isso acontecer, ela teve que sofrer e perder muita coisa.

Sinceramente, a minha vontade era de entrar na história, dar um abraço forte em Yejide e falar "você não está sozinha", acho que isso era algo que ela precisava, um ombro amigo, é impossível passar por tudo aquilo sem ter com quem contar.

Livro muito bom, não dei 5 estrelas porque achei muito curto para tanto acontecimento. Muita coisa poderia ter sido abordada com mais calma.

Fla 30/03/2020

Fique Comigo | Ayòbámi Adebayo
Em Fique Comigo, romance de estreia da autora Ayobami Adebayo, carrega uma narrativa visceral que tem como pano de fundo o cenário político da Nigéria de 1980. Ao mesmo tempo em que a escritora narra um relacionamento carregado de segredos, mentiras e traições, a trama é cercada pela cultura do país.

Após várias tentativas de driblar seus familiares, Akin e Yejide se veem pressionados por não terem concebido nenhum filho durante seus quatro anos de casados. Um visita inesperada de sua madrasta pega Yejide de surpresa e a mesma é obrigada a aceitar que seu marido se case com outra mulher. A reação de Yejide não é a das melhores, ela e Akin já haviam conversado inúmeras vezes sobre esse assunto, onde sempre deixara claro que não aceitaria poligamia em seu casamento.

Essa é apenas a ponta do iceberg para as varias revelações e reviravoltas que ambos terão que enfrentar para tentar salvar seu casamento.

Contudo a obra tem como tema central a poligamia e o papel da mulher na sociedade. Uma narrativa clara, fluida e super enxuta, os capítulos são alternados entre Akin e Yejide e dividido em quatro momentos na vida do casal, e quanto mais nos aprofundamos na leitura mais nos emocionamos com as situações e as dores sofridas.

Outro fator muito importante na narrativa é a quantidade de elementos pessoais que a autora introduziu na obra, como a ambientação e a política. As cidades citadas na estória Lagos, Ilesa e Ife foram cidades que a mesma nasceu e morou respectivamente. Em 1985, um dos anos em que os relatos se passam, era um momento bastante preocupante no cenário político no país onde sofriam inúmeros golpes e o representante do governo nessa época era o Ibrahim Babangida, citado algumas vezes na narrativa.

site: https://resenhasdaflablog.com.br/fique-comigo-ayobami-adebayo/

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 20/02/2020

Incrível, o livro é rico em cultura, tem uma evolução de personagem maravilhosa e é puro drama (que geralmente é um gênero que não curto muito) mas, nesse livro foi tão mas tão bem construído.
Eu achei que não tinha curtido muito até o final quando eu comecei a refletir sobre a história e sobre o quanto ela me tocou

Gabriel.Albuquerque 11/01/2023

a linguagem é meio robusta e rebuscada, mas tem uma premissa TAO interessante, profunda, intensa e cativante, que vale muito a pena, pra ler num ritmo mais calmo

Fer Paimel 10/01/2021

Maravilhoso
Nossa, que livro incrível! Muito surpreendente. A forma como a autora escreve é instigante e eu não consegui parar de ler até terminar a obra.

O enredo envolve perguntas muito interessantes... o que estamos dispostos a sacrificar pela nossa família e por quem amamos? Eu ainda acrescentaria, quais erros podem ser perdoados por terem sido cometidos em nome do amor?

O contexto político por trás da obra é muito enriquecedor. A história da política da Nigéria é de muita dor, luta e sofrimento, precisando ser lida e estudada.

O contexto do livro é similar ao livro As Alegrias da Maternidade, da Buchi Emecheta, sobretudo quanto às questões familiares da cultura nigeriana sobre poligamia e o (des)valor de uma família sem filhos...

A história vai ficar na minha cabeça por vários dias... recomendo demais!

Thárin 30/08/2020

Eu terminei de ler esse livro num estado emocional de pura confusão e chorando muito! Muita tristeza por tudo que acontece com as personagens principais ao longo da narrativa e muita esperança pelo final lindo e as possibilidades que ela apresenta!
A leitura pra mim foi muito rápida, fluida, não consegui largar o livro enquanto não terminei e li em 3 dias de tanto que me prendeu.
A narrativa é uma mescla de acontecimentos do presente e boa parte da história em flashbacks, tendo como pano de fundo a crise política da Nigéria dos anos 80, que não é algo central.
Além disso, a autora trata de temas como poligamia, traição, maternidade e luto, tradições comuns nas famílias nigerianas à época, conflitos surgidos das cobranças de desempenho de papéis de gênero, conflitos , mentiras e falta de diálogo no casamento, tantas coisas nessas poucas páginas que é até difícil descrever tudo.
Recomendo demais!
Beatriz 06/09/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler com sua resenha

Thárin 10/09/2020minha estante
Muito maravilhoso esse livro, de verdade! Fazia muito tempo que não chorava desse nível por causa de um livro

Beatriz 10/09/2020minha estante
Então eu preciso ler. Tem tempoooo que não choro lendo e estou com saudades disso

Thárin 10/09/2020minha estante
taí uma ótima opção hahhhaha

mayconessa 24/09/2021

O livro começa contextualizando sobre os personagens, criando as situações, até que em um momento PLAU! É eita atrás de vixe.
Não esperava que o livro fosse trazer tantas surpresas e me entreter tanto.
Somos apresentados a situações complexas narrados por ambos os lados da história, dando um dinamismo muito bom.

Natália Carolina 01/02/2022

Fique Comigo!
Um de meus livros favoritos da vida!

Um romance nigeriano que trata de diversos aspectos culturais, políticos e históricos, entre os quais: maternidade, paternidade, machismo, poligamia, etc.

A leitura é incrível: um livro para ser devorado e relido e discutido e lembrando. Vale muitíssimo a pena ;)