O Reconhecimento do Império

O Reconhecimento do Império Oliveira Lima




Resenhas - O Reconhecimento do Império


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Gabriel 11/08/2018

"O reconhecimento do Império" é uma obra que descreve minuciosamente as primeiras movimentações diplomáticas feitas pelo Brasil após a declaração da independência. Oliveira Lima, que fora também diplomata, relata com clareza o que se passava no cenário político europeu e que colaborou para culminar no reconhecimento do novo mundo.

Oliveira Lima reconhece a relevância da Inglaterra como mediadora das negociações, visto que o melhor para o Brasil era que a primeira nação a reconhecer a independência do império brasileiro fosse Portugal. Assim, destaca-se a figura de George Canning, que atuava como secretário de estado britânico para negócios estrangeiros. Sua participação, em conjunto com Manuel Rodrigues Gameiro Pessoa e Felisberto Caldeira Brant, foi essencial para que Brasil e Portugal estabelecessem finalmente o tratado de paz e amizade, com o reconhecimento, por D. João VI, do Brasil como nação independente.

O livro é dividido em dez partes, apresentando ainda as motivações existentes por trás de nações como França, Áustria, Rússia, Estados Unidos e dos pequenos estados da América hispânica. Com rigor cronológico e elucidativo, Oliveira Lima expõe as peças no tabuleiro, aponta as jogadas que foram feitas e as esclarece com maestria. Ao fim, a obra ainda conta com um apêndice trazendo todos os documentos e tratados assinados durante o período, bem como a transcrição das conferências realizadas no Foreign Office.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR