Oneiros

Resenhas - Oneiros

Refúgio Literário 05/07/2018

Um Terror Ousado
própria realidade.

Uma nova maneira de escrever o terror, onde a fantasia nos imerge em um mundo cheio de demônios e seres assustadores, seja bem vindo à Oneiros - Chave do Sono, novo livro do autor D.A Potens.

Uma história ousada, onde o autor traz um terror onde consegue trazer a mitologia e o cristianismo lado a lado, e mais do que isso, criando um laço entre eles. Personagens marcantes e inesperados surgem através dos capítulos, e o leitor se vê ligado em um enredo surpreendente, misterioso e assustador.

Como leitor, fiquei imaginando a quantidade de pesquisas feitas por Potens, para poder inserir seres mitológicos como os Oneiros (Filhos de Hipnos, o Deus Grego do Sono) em um universo onde imaginamos que Lúcifer detém todo o poder entre os seres malignos.

O autor não poupou o leitor das cenas trágicas e mortes cruéis, afinal logo no início do livro um garoto morre de maneira trágica e misteriosa, para que entre nossa protagonista Michaela. A personagem, uma mulher forte e investigadora policial, está mais envolvida naquela morte do que imaginava. Afinal para o bem e o mal, ela é a chave da salvação ou da nossa total destruição.

Oneiros é um livro ousado como já citei, pois D.A. Potens leva ao leitor um enredo completamente diferente, onde os personagens foram desenvolvidos para que se tornem o mais real possível e se aproximem de tal forma do leitor, até que ele se sinta parte daquele mundo paralelo e sinta cada dor e sofrimento causado. Ousado por não se render ao clichê, ousado por trazer em poucas páginas grandes reviravoltas e momentos tensos.

Não pense que falei sequer um quarto da história, você se surpreenderá do início ao fim com uma história envolvente e para que não dizer, torturante.

site: https://www.refugioliterario.com.br/2018/07/resenha-oneiros-chave-do-sono.html?m=1

Lucas Rey 13/08/2018

Opinião sincera!!
Oneiros - Chaves do Sono tem muitos altos e baixos.

- PONTOS FRACOS:

Achei o livro curto demais. Partes que deveriam ser desenvolvidas melhor, passaram muito rápido, como por exemplo, o desenvolvimento dos personagens do submundo e as suas motivações. O livro termina, com toda aquela mitologia (que não foi bem explicada), e o leitor continua no vácuo sobre o porquê aqueles "deuses" estavam fazendo tudo aquilo. Não há explicações suficientes sobre o mundo que se leu, e durante a leitura, chegou um momento que, pra mim, tudo passou a se tornar irrelevante. Hypnos, Thanos, o tal de Marco... whatever, tanto faz eles, não sei o porquê estavam fazendo tudo aquilo, e depois de um tempo também passei a não me importar.

- PONTOS FORTES:

A interação da personagem principal com Lúcifer (os diálogos). Aí o livro fica legal, afinal Lúcifer faz parte do nosso imaginário coletivo comum, não precisa de muitas explicações, sabemos suas intenções e modus operandi independentemente da história.

- CONCLUSÃO:

O livro ficou um pouco abaixo do que eu esperava. Tive a sensação de que o começo, tudo foi muito bem feito, mas parece que o autor quis correr muito com a história depois de atingir as primeiras 40 páginas. Uma pena, o livro poderia ter ficado maior, com um mundo/mitologia mais bem desenvolvida, e com os personagens e suas motivações mais bem explicadas. Achei abaixo da média.

Mandy do @blogsobrealeitura 15/08/2018

Diferente de tudo que já li
Acho que a melhor maneira de começar a falar desse livro é dizendo que ele não é um livro leve para se ler de qualquer forma. Oneiros precisa ser lido com calma e atenção pois cada detalhe nele é importante.
Vale ressaltar também que no final do livro há um glossário, o que achei muito interessante e devo parabenizar ao Potens pelo carinho com o leitor ao fazer isso, e demonstra o tanto de estudo que ele teve para escrever esse livro.
Por fim, Oneiros é uma experiência de literatura bem diferente e foge da mesmice que muitas vezes nos deparamos por aí. Se quiser ter uma experiência literária única, esse é o livro.

site: https://sobrealeitura.wordpress.com/

Diego.Chronos 24/08/2018

Uma ótima história...

A história começa como um terror básico tipo creepypast, mas conforme o enredo vai se desenvolvendo toma proporções mitológicas. A mescla de terror e fantasia ficou bem criativa na construção do universo da história. A personagem principal Michaela é ótima, muito forte e inteligente mesmo com as adversidades ao longa da trama. Uma figura bíblica quando aparece rouba a cena ás vezes. As situações vão ocorrendo de modo bem inusitado. A escrita é ligeira e flui super bem, só senti falta de mais descrições ao longo do livro e o final poderia ter sido mais logo, mas nada que comprometa a história. Foi uma grata surpresa ler o livro.

Recomendo a todos lerem.

Felipe.Oliveira 05/03/2019

Uma Novela de Enormes Proporções
Muito bem escrito, uma novela com proporções incríveis com personagens grandiosos e trama mirabolante regada a reviravoltas e  um número considerável de surpresas no caminho. Mas mesmo para um leitor direto como eu, ou seja, não gosta de enrolações a transição de um terror "simples" envolvendo internet, investigação e drama familiar; para uma darkfantasy inspirada por mitologias foi muito rápido, o que tirou um pouco de credibilidade da história tornando todo o enredo potencialmente genérico jogando todas a espectativas para uma continuação. Os Oneiros e Hypnos foram deuses bem genéricos, só Ícelus, Lucifer e Michaela tiveram suas personalidades acentuadas dentro de todo o contexto..No fim divertido de se ler e muito promissor aguardemos os próximos episódios dessas novelas que prometem momentos épicos.