Ânsia eterna

Ânsia eterna Verônica Berta

Resenhas -

Evy 26/12/2021

Ânsia eterna traz a adaptação em quadrinhos de três contos da autora Júlia Lopes de Almeida por Verônica Berta, ilustradora e quadrinista que nessa HQ traz luz a uma importante autora da literatura brasileira.

As ilustrações dessa HQ são de uma qualidade e beleza ímpar, extremamente originais, com cores lindíssimas e que complementam as falas dos personagens, com expressões e sentimentos que saltam das páginas. Verônica consegue retratar as dores, os sofrimentos e até mesmo o incomum e bizarro que os contos de Júlia nos apresentam.

Dos três contos, apenas o primeiro não me marcou tanto. "Os porcos" e "A Caolha" me deixaram completamente abalada, e me tiraram da zona de conforto, me fazendo refletir. Em A Caolha, Verônica traz traços tão marcantes nos personagens que consegui me sentir dentro da história e com certeza é meu conto favorito, embora tão dolorido.

Importante ressaltar a visível preocupação de Verônica em representar os personagens, suas narrativas e a escrita da autora sem alterações do original, trazendo um texto maravilhoso ao final da obra explicando suas motivações para tal e abordando um ponto muito necessário sobre Júlia, que apesar de ser feminista, abolicionista e extremamente importante para nossa literatura, escrevia pelo olhar de uma mulher branca e de classe média, algumas vezes retratando um preconceito estrutural.

A leitura dos contos em quadrinhos é super fluída, mas super intensa e é impossível não retornar as páginas e reler alguns pontos novamente. A edição da SESI-SP editora traz uma diagramação belíssima, as páginas são encorpadas e as cores saltam aos olhos.

Leitura super recomendada!

Gárgula 11/03/2020

Ânsia Eterna, de Verônica Berta
Uma homenagem em quadrinho para Júlia Lopes
O quadrinho é por definição a fronteira entre texto e imagem, sendo um meio onde ambos atuam em simbiose perfeita, permitindo o contar de uma história de maneira plena. Ânsia Eterna, de Verônica Berta é um excelente exemplo dessa relação!

O trabalho da artista é um daqueles momentos onde encontramos uma execução perfeita de criação em quadrinhos. Baseada na obra homônima de Júlia Lopes, ela quadrinizou alguns dos contos do livro da autora com maestria.

Através de sua narrativa visual ela apresenta ao leitor quem foi Júlia Lopes mostrando um pouco de suas criações para lá de assustadoras e arrepiantes.

Uma dupla atemporal
A execução desse trabalho quebra os paradigmas de tempo e espaço, colocando elas juntas na composição de um trabalho que devemos aplaudir e enaltecer muito.

Cada composição artística de Berta traduz a arrepiante criação de Lopes, deixando ao leitor o sentimento que somente aquelas páginas nos jogarão em ânsia eterna e querendo mais. Cada parágrafo de Lopes permite que Berta solte amarras criativas e alce vôo em suas artes.

Duas mulheres cheias de talento que por um acaso do destino dão as mãos, vencendo barreiras, unindo esforços e nos fazendo sonhar.

Conclusões finais
Que tenhamos mais trabalhos de Verônica Berta pois sua arte precisa ser vista e criada, sem fim.

Para Júlia Lopes fica meu agradecimento como fã pela ousadia de ser quem foi e por isso se eternizar como uma das maiores, senão a maior, dama do horror nacional.

Boa leitura!

Resenha publicada no site Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/02/11/ansia-eterna-de-veronica-berta/

Lótus 07/08/2021

Adaptando três contos de Julia Lopes de Almeida, Veronica não apenas faz o papel importante de lançar luz a uma autora pouco conhecida da literatura brasileira, mas também cria em cima do trabalho dela com sua narrativa em quadrinhos. O conto que me deixou mais abalada foi ?os porcos?? tanto pela pintura quanto pela história impactante.. mas todos são adaptações muito legais e a pintura carregada da uma intensidade muito interessante pra narrativa.

Dorian0 12/10/2022

Faltou conteúdo
Não me entenda mal, a arte da Verônica é linda e eu me apaixonei no estilo de desenho dela, o problema foram os ser só 3 curtos contos e digo mais:
A ilustradora ficou preocupada em adaptar o racismo da autora Julia em sua arte, e até aí eu entendo, mas ilustrar esses contos realmente apagou o passado racista da autora. Eu não conhecia Julia Lopes de Almeida e se não fosse o posfácio eu não saberia sobre o racismo dela. Adaptar os contos em quadrinhos apagou as palavra sujas e super erradas que Julia usava para descrever personagens negros, coisa que se eu tivesse lido os contos em seu formato original teriam me causado grande desgosto, mas que não causou e sabe por que? Porque não fica obvio nessa adaptação, não fica a mostra, e mesmo a própria Verônica dizendo não querer apagar ou passar pano pra esse racismo no fim ela meio que passou, pois em nenhum momento lendo esses três contos eu percebi as falas racistas de Julia.

Nicolly392 26/09/2023

Boa adaptação, arte belíssima.
A capa e o título do livro me chamaram a atenção na hora! Estava na bienal de quadrinhos perdida naquele fuzuê de autores falando sobre suas obras e meus olhos caíram nele. Foi instantâneo.

A arte é linda, e o trabalho de adaptação muito bem feito. Foi uma experiência ótima de leitura, ainda mais para mim que não sou uma super fã de HQ.

Lu_prim 08/03/2023

Um clássico por uma nova perspectiva
O livro é visualmente cativante, a forma q a autora conseguiu registrar as emoções e o impacto de cada momento através dos traços, da iluminação do quadro e, principalmente, das cores é admirável.

Ainda assim sinto que perdi uma parte da obra da Júlia Lopes de Almeida, a qual não li... ainda (pq essa experiência realmente me deu vontade de ler os contos originais, para poder compreender e comparar com mais propriedade ambos os livros).

Enfim, acho q em adaptações de qualquer produção artística há perdas e ganhos, e uma obra não anula ou supera a outra necessariamente, então, independente da técnica usada, esse livro cumpre com oq se propõem com excelência: contar a história de um clássico brasileiro respeitando e refletindo acerca da obra original.

Priscila 12/04/2019

Muito bom!!
Bom, hoje vou falar sobre uma HQ bem bacana, que é baseada em alguns contos de #julialopesdealmeida . Sim, estou falando de #ânsiaeterna da @veronica.berta com a @sesispeditora . E vou logo dizendo que essa é uma editora que está se destacando com quadrinhos maravilhosos. Bom, então vamos lá:
Como disse acima: essa é uma HQ onde reúne alguns contos. São três contos, que possuem uma ilustração maravilhosa. Sério, muito sério o que estou dizendo!! Todos já repararam o quanto sou fã de ilustrações e seus criadores, e a Vêronica não fica de fora não. Os contos são retratados de uma maneira bem peculiar e com todo o sentimento que as histórias representam.
Sem contar todo o traçado e colorização, aquarelada, que o mesmo possui. É uma HQ muito linda e um trabalho bem impecável. A diagramação é excelente e a capa mais excelente ainda. Não estou isso, para puxar sardinha. Estou dizendo porque eu realmente gostei do li e vi!!
E recomendo todos a conhecerem essa HQ, viu!!! Até a próxima!!

site: http://www.instagram.com/uniterario

Thalles 26/07/2020

Li 2 vezes e não gostei
Eu não curti. A HQ são histórias adaptadas de contos da escritora Júlia Lopes de Almeida. São histórias fracas sem grandes reviravoltas. E a arte não é lá essas coisas.