Toque de Recolher

Toque de Recolher Letícia Black

Resenhas - Toque de Recolher

pjmaest 03/09/2022

confesso que quando li não tava com muita expectativas por escrever sobre um romance de favela, pensei que iriam achar algum jeito de romantizar a violência e o perigo com meia dúzia de palavras doces e convencionais, mas me surpreendeu do começo ao fim, cada momento de evolução da drica e do jp tanto juntos como individual foi intenso e marcante, não sei outra palavra boa o suficiente pra descrevê-los. os perigos da vida do crime, a falta de oportunidade para jovens negros de períferias, mostra a triste realidade turbulenta e dura enfrentadas por jovens e adultos praticamente todos os dias nas favelas brasileiras, a realidade de que existe sim desigualdade entre jovens de favelas e jovens brancos e ricos da alta classe, além de retratar um lindo e envolvente romance leve mas ainda sim, sério, tudo é tão bem tratado nesse livro que me cativa muito, o vínculo sentimental que o leitor cria com os personagens é magnífico, digo tranquilamente que esse livro pra mim é um favoritado ever!

cinnamon1 03/07/2022

A realidade de muitos...
Esse livro mostra a realidade de muitos jovens que vivem nas comunidades, com um leve toque de romance a autora nos leva em uma história incrível.

Jujuba 10/01/2022

Surpreendente
Comecei o livro esperando uma história diferente e até mais dramática, mas me apaixonei pelo casal principal, pela fofura do JP e por me identificar muito com Drica. Em dado momento, achei que a história seguiria apenas com o romance dos dois e que o clímax se daria com o avanço do relacionamento e/ou uma mudança por causa das metas profissionais dos dois.
E ai a autora surpreende com a narrativa brilhante da realidade da favela, a história tem uma reviravolta e é impossível parar de ler. Imaginei diversos finais enquanto lia e o que acontece na real me atinge em cheio. Me emocionei em diversos trechos e juro que fiquei tão triste em pensar que teria um final trágico que quase dei uma pausa na leitura. Mas a ansiedade falou mais alto e eu continuei a ler só pra me surpreender novamente e me acalentar com os extras.
A reflexão sobre a realidade da favela é muito importante. Num mundo onde as pessoas reproduzem o discurso absurdo de que todos são iguais e não existe preconceito, é necessário enxergar o que os jovens da favela enfrentam todos os dias. Impossível dizer que todos tem as mesmas oportunidades num país marcado pelo racismo que retira dos jovens o acesso à educação e mercado de trabalho, empurrando-os à marginalização.
Recomendo a leitura.

Marina 07/05/2021

Um q de clichê
O livro é bem legal, porém possui uma história muito longa e pouco objetiva, a emoção do livro ocorre mais nas partes finais. O foco é mais no romance do que na situação dos personagens envolvidos, acredito que por isso não me prendeu tanto, parecia encheção de linguiça, além disso a concretização do final foge um pouco de realidade, o que não torna o livro ruim, mas não correspondeu as minhas expectativas.

Lu Resenhando 31/03/2021

Maravilhoso!
Esse livro me pegou pela premisa. Eu não esperava que fosse tão perto da realidade, esperava que fosse fantasioso. Todavia me surpreendeu positivamente por conter a realidade dos morros cariocas, na visão dos moradores.
Me vi com sentimentos nostálgicos do meu Rio de Janeiro. Lembranças afetivas, e isso trouxe ainda mais empatia pelas personagens e suas histórias.
A Adriana com seus planos e sonhos fortes, sua ambições e propósitos misturados com inocência, me encantou.
Como também me encantou o JP "vivido"e seus "deslizes", porque isso é bem crivel, principalmente na realidades que ele vive.
O envolvimento do casal foi feito de um jeito verdadeiro e sincero.
Junto com a ambientação da história, só trouxe mais consistência ao que estava sendo contato.
Uma escrita boa e envolvente, a autora sabia o que queria, e com isso conseguindo fechar todas as pontas necessárias para um desfecho surpreendente.
Meu único porém fica com o cuidado na revisão do texto, contém muitos erros de digitação e isso me frustrou em alguns momentos. Embora não tenha tirado meu interesse em continuar lendo e muito menos o mérito da história.
A realidade relatada no livro foi de puro bom gosto. Não banalizou e nem enfeitou os comportamentos "errados" ao longo dos acontecimentos.
Não tinha nenhum protesto exagerado e nem passou pano na triste realidade de muitos.
Foi a forma sincera de contar o amor de Drica e JP.

site: @cantinho_da_lu_leitora_

Julia Manjko 19/02/2021

" A favela matava os sonhos de todos nós "
Algumas pessoas vivem realidades que nem podemos começar a imaginar . Esse livro "retrata" a vida de muitas pessoas que vivem em comunidades dominadas pela criminalidade . Aqui podemos ver como pode ser desafiador seguir seus sonhos quando o mundo a sua volta só quer te afastar deles . Seria muito bom se o livro fosse sobre essas pessoas , que lutam todos os dias para sobreviver a Desigualdade social e a criminalidade no Brasil . Porém infelizmente ... Isso não acontece .

Quando me dei conta estava lendo um romance adolescente( um romance bem enrolado) que , de repente se tornou o assunto principal . Livros com romance não me incomodam , porém chegou uma hora q eu não aguentava mais os dilemas da protagonista com seu namoradinho .
Perto do final achei q as coisas iam tomar uma direção que salvaria o livro mas novamente não foi bem assim .

Fui procurando um assunto e acabei encontrando outro .

Jothamon 05/12/2020

É preciso lutar.
A história retrata a vida de alguns jovens que vivem na favela e seus sonhos. Contudo, nem todos podem fazer o que desejam, pois a realidade, muitas vezes, não permite que eles corram atrás.
Além disso, relata o romance que estes jovens vivenciam, mesmo que sejam menores de idade.
No entanto, também descreve a luta deles para correr atrás de seus sonhos, mesmo que seja difícil de conseguir o que querem.
É uma leitura tranquila, bem focada no relacionamento destes jovens, tanto entre si, quanto com sua vida na favela.
Amor. Sonho. Raiva. Desejo.

Mika 07/11/2020

É uma história interessante que te instiga a continuar lendo, retrata a realidade de jovens que vivem em comunidades carentes, em meio ao tráfico de drogas e da dificuldade que se tem para estudar e conseguir um futuro diferente daqueles se envolvem com o crime. Vale a pena ler, porém, o final é um pouco fraco.