Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Mariana 21/01/2019

Livro dos mais surpreendentes. Confesso que comprei pela capa, jurando que era um chicklit. Na verdade ele narra a história da Sam, uma adolescente que recentemente passou por um momento difícil na vida e que por acaso se vê na missão de enregar presságios de sorte as pessoas. Pra compor a história ainda tem uma corporação multinacional que enfrenta protestos da população, além de um certo vizinho youtuber que vai sempre estar envolvido na história da Sam.
Ainda que escrita de maneira leve e fluida, me senti por diversos momentos refletindo sobre questões de livre-arbítrio, sorte, azar e destino. O livro é cheio de referências de cultura pop e do cenário artísticos nacional. Vale muito a pena a leitura.

Camila Justi | @JustiBooks 07/01/2019

Mensageira da Sorte
Sam e sua mãe mudam de cidade para recomeçar a vida após um fato muito doloroso e traumatizante para ambas. Lagoinha parece ser um bairro calmo do Rio de Janeiro, ideal para um recomeço. Ao menos era o que elas pensavam até Cassandra se vê em meio a um protesto novamente. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
A Al Corp era a responsável pelo motivo dos protestos. A multinacional detinha o poder e aumentava os preços de tudo excessivamente e os manifestantes só queriam lutar pelos seus direitos, porém sempre eram detidos pela força da P3. E nesse dia algo de muito estranho aconteceu.⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Sam no meio de toda confusão vai ajudar Cecília e é surpreendida com uma sensação totalmente diferente e inusitada que dura apenas uma fração de segundo mas que deixa vestígios de uma mudança um tanto quanto extraordinária em sua rotina. Sam agora é uma Mensageira substituta do Departamento de Correção de Sorte. Uma organização extranatural do Destino que corrige os desníveis de sorte e azar, através de presságios os mensageiros humanos entregam a mensagem ao destinatário final.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
A primeira missão de Sam será entregar uma mensagem ao seu vizinho Leandro. Um Youtuber em ascensão e por coincidência um aluno da mesma sala de aula e essas são apenas algumas das coincidências que o “Destino” e a “Autora” reservaram para essa história.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
💬Com uma boa dose de humor e ironia, Fernanda nos presenteia com um enredo repleto de tramas políticas, dramas familiares, perdas, romance e uma pitada de magia. Uma leitura fluída e carregada de ensinamentos que além de nos divertir nos transmite uma lição poderosa sobre sorte e azar e principalmente sobre como lidar com perdas e o bem que faz poder ajudar outras pessoas.

site: https://www.instagram.com/justibooks/

Raquel Merisse 03/01/2019

A Sorte de ler esse livro!
Encontrei a autora na Bienal do livro em SP. Encantada com a capa (sim, sou dessas) e reconhecendo-a do trabalho com as tirinhas do "Como eu realmente", acabei trazendo k livro pra casa. Demorei a iniciar a leitura, mas uma vez começado, impossível parar. De escrita leve, com toques de humor acido e bem característicos da Fernanda Nia, somos absolutamente envolvidos pelo universo nem tão distópico assim de Sam e Leandro. Pra mim, que vivencio na pele, ficou delicado e forte a um só tempo o tratamento que a autora da para o tema depressão/ansiedade. A meu ver, o livro gira em torno dessa questão, e de como amadurecer diante de adversidades. Usando o "Destino" e a "Sorte" como pano de fundo, a camada mais importante da história é, pra mim, a descoberta da resiliência pelos personagens. O enredo em si é lotado de boas referências e, surpreendentemente, extremamente atual (um tanto assustadoras as semelhanças com o atual cenário brasileiro...nos faz questionar essa "coincidência"). Para educadores, como eu, um prato cheio pra se trabalhar em sala de aula! Meus parabéns a querida Fernanda Nia! Dê uma chance ao livro, leitura deliciosa e fácil, divertida e contrutiva! Vale a pena!

Paula 30/12/2018

Um ótimo livro juvenil
Livro muito bem escrito
Uma leitura tranquila, com romance bem construído, fantasia rolando no Brasil e várias manifestações com tiro porrada e bomba.
Eu não sou o público alvo desse livro, mas indicaria sem nem pensar duas vezes para adolescentes. Sei que se apaixonaram pela história escrita pela Fernanda Nia.
Adorei o sistema de DCS e as referências.

Raquel.Euphrasio 27/12/2018

Mais uma participação no Buddy Read DLX, e claro isso torna a experiencia de leitura ainda mais incrível. Como sempre muitas teorias surgiram e dessa vez muitas delas se concretizaram, o que de verdade não é um problema para mim.
A narrativa é daquelas de uma madrugada sabem? (No caso li em quatro, pq gosto de ler nas metas direitinho. rs), A ideia é muito criativa e acho que não li nada parecido, uma leitura leve, mas com muitos temas importantes em pauta. É um livro sobre justiça: De quem? Para quem? Divina? Humana?

Beca Folgueira @capadurabooks 22/12/2018

Resenha: Mensageira da Sorte | @fernandania | @plataforma21_
Com uma escrita ágil e fluída, lotado de referências, Nia nos apresenta Sam uma típica adolescente carioca que se encontra em pleno furor carnavalesco e como se não bastasse no meio de uma manifestação contra a Alcorp.

Sam luta para por sua vida nos trilhos após um evento traumático, e no meio desse caos ela acaba caindo de paraquedas em uma função que jamais imaginou que existia, não só função, mas empresa e tudo parece uma grande doidera na cabeça dela.

Afinal, quem iria acreditar que ela é uma mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte, tal organização extranatural secreta está incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas?

Uma mensagem deve ser entregue e ela naquela famosa frase, melhor prevenir do que remediar.

Esse tal destino parece querer que ela sempre entregue mensagem para um determinado rapaz, que além de vizinho e colega de classe e YouTuber.

Como se não basta-se esse Leandro é engajado nas temidas manifestações e tem uma leve tendência a por sua vida em risco toda vez que sai de casa.

Em meio a um ambiente de conflitos, corrupções e busca pelo poder nossa querida protagonista tentará manter essa balança da sorte.

Eu gostei desse mix que foi feito nessa obra, misturando a parte lúdica da fantasia do departamento da sorte com a parte política que é abortada. Gostei do frescor juvenil e atual que é trazido pela obra.

Nia descreve a cidade do Rio de Janeiro de uma maneira bem detalhada, me fez vivenciar mais o livro, você consegue imaginar certos detalhes. Nas semanas que se sucederam ao lançamento desse livro, a mesma fez um tour mostrando os locais por onde o livro se passa.

site: https://www.instagram.com/p/BqGXTzkgfzq/

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
Cassandra Lira, ou Sam, viu sua vida ser virada de cabeça para baixo há quase um ano, durante um protesto contra a AlCorp - uma corporação que controla o preço dos medicamentos e alimentos do país - e esses protestos perduram até os dias atuais.

Mesmo fugindo dos tumultos, Sam se vê no meio de um bem na rua do seu apê. Entre muito desespero, ela presencia quando uma mulher leva um tiro e sem pensar, vai socorrê-la.
Quando toca na mulher caída, Sam sente uma corrente elétrica passando pelo seu corpo e de repente passa a ser uma mensageira temporária no DCS, assumindo o cargo da ferida, que lhe explica o que acabou de acontecer. Claro que só pode ser uma pegadinha. Desde quando existe um Departamento de Correção da Sorte, que corrige os níveis de sorte ou azar dos humanos?
Pois é, existe, e agora Sam terá que entregar presságios de sorte.
O primeiro é Leandro, seu vizinho, e mesmo duvidando de tudo o que esta acontecendo, Sam entrega o presságio de sorte para ele. Com isso. eles acabam se aproximando e quanto mais Sam conhece Leandro , mais se envolve em algo maior do que imagina. Ela se vê entre intrigas, corrupções e mentiras.

Apesar de seus medos e inseguranças, Sam fará o possível para desmascarar essa quadrilha que está acabando com o sistema e com isso reajustar a Balança da Justiça. .
. .
Com uma narrativa fluída, Fernanda nos transporta para uma estória muito original. Mesmo sendo uma leitura leve e divertida, a autora conseguiu inserir temas sérios, como injustiça, crises politicas e violência excessiva nas ruas. Foi uma critica à realidade que vivemos no país atualmente e mostra que o povo tem voz para acabar com tudo isso.
O lado fantástico da estória é incrível. Adorei esse mundo extranatural inserido na trama e o trabalho dos Mensageiros da Sorte. Já quero me tornar uma! Já pensou poder ajudar os desafortunados?
Os personagens são bem construídos e trazem diálogos inteligentes e cheios de sarcasmo.
Essa leitura foi surpreendente. Tem a mistura certa de fantasia, mistério e romance! Recomendo.

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Lívia Gusson 23/10/2018

MENSAGEIRA DA SORTE - FERNANDA NIA - 5/5
Acompanhei Sam nessa jornada incrível de fantasia, amor e recomeços.
Em sua recente volta ao Rio de Janeiro, Sam está se recuperando da depressão que a morte precoce do pai lhe causou, pior que a sua tristeza, é o sentimento de culpa que ela carrega. Porém quando se vê novamente na iminência de um protesto nas ruas do Rio, é que tudo muda.

Sam vira mensageira da sorte substituta ao socorrer uma mulher que levou um tiro em meio ao caos. A partir dai a história se desenrola numa corrida louca: ela conhece Leo, um famoso youtuber que parece precisar de muita sorte, já que varias mensagens são destinadas a ele, precisa ser pontual em suas missões com outras pessoas que precisam das mensagens e acaba envolvida no caso da incorporação que dominou o país.

Sam é uma adolescente engraçadas e espirituosa, apesar da fase difícil que enfrentou. Ela encarou o desafio e seu espirito de justiça falou mais alto. O romance ficou evidente desde o começo, porém foi algo gostoso de acompanhar. Dois adolescentes marcados que encontram em si forças para continuar.
Amei o propósito de vida que a personagem ganhou após se tornar mensageira da sorte. Salvar ou ajudar pessoas nos cobrem de compreensão e gratidão. Era exatamente o que ela precisava depois de sofrer tanto.

site: @descobrindoleituras

Letícia @sereia_literaria 18/10/2018

Original e surpreendente!
Sam acabou de chegar no Rio de Janeiro e, após tempos desejando oque agora é realidade, ela se encontra perto de superar um grande trauma que afetou sua vida por completo.
No caminho para sua nova casa, surge um protesto contra a AlCorp - responsável pelo aumento dos preços no mercado, e em meio ao tumulto, ela se depara com uma mulher cujo fora baleada na perna, e sem pensar duas vezes, corre para ajudá-la.

Antes que ela consiga fazer algo, uma estranha sensação estranha toma conta de Sam, e ao tocar na moça ferida, a mesma recebe um importante cargo na DCS - Departamento de correção de Sorte; um departamento secreto cuja função é igualar os níveis de sorte e azar na vida da população, através de presságios apresentados no cotidiano de cada pessoa.
Nessa aventura, conhecemos Leandro, um famoso youtuber que, agora, é também o mais novo desafio de Sam.
Para ajustar a sorte na vida de Leandro, será preciso muito mais que apenas presságios, mas coragem para enfrentar uma jornada repleta de descobertas nem tanto positivas.

Essa é uma aventura nacional, um livro que aborda um tema interessante em meio a um cenário extremamente original, que mostra personalidade não apenas no contexto mágico, mas em todo o enredo.

Escrita, personagens, cenário... Tudo fora desenvolvido de uma forma maravilhosa, e em diversas vezes durante a leitura, fiquei eufórica com as revelações e surpresas que temos ao passar das páginas.
Com uma escrita leve e viciante, Fernanda me fez cobiçar a vida de uma mensageira da sorte e revelou seu tamanho talento em histórias criativas, capaz de tirar o fôlego de qualquer leitor.

Carla - @estantedacarlinha 09/10/2018

Como se não bastassem todos os problemas de sua vida, Sam Lira, acidentalmente, arruma um estágio temporário no Departamento de Correção de Sorte (DCS). Em um Rio de Janeiro tomado pelo caos de uma grande corporação, que controla até mesmo as políticas públicas, e as diversas manifestações que surgem por causa disso, a função do DCS de corrigir a sorte das pessoas cuja balança da vida está desequilibrada se torna ainda mais importante. Sam passa a receber mensagens que devem ser entregues a destinatários azarados. É nessa saga que ela conhece Leandro, seu vizinho e colega de classe, que por sua ativa participação nos protestos contra a AlCorp, está sempre com a sorte alterada, cabendo a Sam ajudá-lo nisso enquanto enfrenta seus próprios demônios. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu adorei demais o livro. Ele me prendeu do começo ao fim, daqueles que eu deixava de dormir para ler. Além de ser super divertido, traz também uma reflexão sobre a política e a sociedade brasileira na atualidade, o que estamos fazendo com nós mesmos. Por fim, uma pitada de fantasia, romance e de drama, porque ninguém é de ferro, não é mesmo? O livro me surpreendeu com seus vários plot twists (que eu não vi chegando), casalzinho fofo e referências bem brazucas! Por ser na minha cidade, eu consegui me situar perfeitamente como em nenhum outro livro! Indico para todos que querem aproveitar uma ótima leitura e questionar a sociedade ao mesmo tempo! Nota Final: 5

luzmarinafg 09/10/2018

"Se eu te contar tudo, você vai ouvir sem me julgar?"

mouemily 06/10/2018

Eu não sei nem o que dizer de Mensageira da Sorte além de MEU SHIP ALGUÉM ME SEGURA e uns gritos incompreensíveis pela história incrível que a Fernanda Nia criou. Desde os personagens (a Sam!! a Ivana!! a mãe da Sam!! a Cecília!! o Leandro!!) até suas motivações e os protestos e o Departamento da Sorte, tudo é tão fantástico que não tem como não amar (e chorar – chorei uns pá de vezes lendo esse livro. Tô 100% satisfeita).

Francisco 27/09/2018

Envolvente
Acredito que foi o livro mais rápido que eu já li.
Estou morando no Rio de janeiro a 1 ano e meio e a leitura me envolveu de tão forma que eu via no dia a dia as cenas ao meu redor.
Cheia de piadas e com comentários muito engraçados, a leitura é rápida e faz você querer mais, a ponto de devorar o livro rapidamente.
Espero que venham mais livros, pois deixou com gostinho de quero mais.

The 24/09/2018

Encontre sua sorte
Você já passou por algum momento de muita sorte ou azar? Pois bem, e se existisse um departamento extranatural inteiro cuidando de manter a balança das pessoas reta?
Cassandra Lira, mais conhecida como Sam, acaba de se mudar pra o Rio de Janeiro com sua mãe após o falecimento de seu pai, ambas vão morar em Lagoinha por ser um bairro tranquilo, no entanto, a cidade anda passando por uma fase agitada, pois a AlCorp, empresa que detém monopólio de alguns preços, anda abusando de seu poder e os protestos estão pipocando sendo sufocados sempre pela P3, força de contenção da companhia.
Um dia quando volta pra casa Sam conhece Cecília no portão do prédio, quando um protesto estoura, e Cecília leva um tiro na perna, Sam é escolhida pelo Destino para ser substituto no DCS (Departamento de Correção de Sorte).
Esse livro é incrivelmente bom, a ideia da trama já foi o máximo, se não bastasse isso, a autora conseguiu abortar temas muito atuais, como a corrupção e os protestos, a força da voz dos jovens, junto com as vítimas desses conflitos, os sentimentos familiares, a própria complexidade do ser humano, e a justiça, ou não, do que acontece nas nossas vidas, além de como é importante achar um propósito. Enfim, um livro repleto de ensinamentos mas também com excelentes tiradas para te fazer também rir e deixar mais leve os debates.

Deborah Strougo 21/09/2018

Muito mais do que um simples livro!
Eu estava doida pra comprar Mensageira da Sorte por dois motivos: eu me encantei pela capa e pelo fato de se passar no Rio de Janeiro (minha terrinha). Quando esbarrei com a Fernanda Nia na Bienal, eu não pensei duas vezes antes de correr pra comprar o livro e pedir pra ela autografar. Super simpática, uma pessoa muito gente boa que apenas me fez sentir ainda mais vontade de ler seu livro.

E quando eu li... uau! Viciei já nas primeiras páginas. Leitura fluida, leve e engraçadíssima.

A Sam está passando por um momento bem complicado e foi ótimo ver o crescimento dela como pessoa durante o enredo. Principalmente por conta de um imprevisto tão surreal quanto ela se tornar uma mensageira do próprio Destino, tendo que entregar sorte para as pessoas a fim de equilibrar a balança da justiça.

Tudo foi perfeitamente amarrado e explicado. Muitas vezes me peguei pensando que aquilo tudo era real, que era viável, sabe? Fiquei realmente imaginando que aquela realidade poderia fazer parte do meu mundo, especialmente por ser algo tão próximo a mim por ser carioca da gema.

Amei o Leandro e ri demais de todas as suas referências. Confesso que gostaria que tivessem mais cenas dele com a Sam, mas ainda assim achei uma delícia acompanhar a história desses dois. Ri muito e me apaixonei por cada página, cada cena, cada capítulo. Além disso, também me fez pensar bastante sobre as injustiças que vivemos e me lembrar da época dos protestos que rolaram aqui no Rio há alguns anos. Foi tudo muito bem-feito, de verdade.

Uma coisa que não posso deixar de comentar é que adorei as burocracias do Destino! Gente, isso é muito a cara do Brasil mesmo hahahaha

Enfim, leiam! Esse livro merece ser enaltecido como a obra incrível que é. Espero muito que a Fernanda já esteja preparando novas histórias pra gente, porque como sua mais nova fã, já estou ansiosa por mais.