Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Carla @estantedacarlinha 09/10/2018

Como se não bastassem todos os problemas de sua vida, Sam Lira, acidentalmente, arruma um estágio temporário no Departamento de Correção de Sorte (DCS). Em um Rio de Janeiro tomado pelo caos de uma grande corporação, que controla até mesmo as políticas públicas, e as diversas manifestações que surgem por causa disso, a função do DCS de corrigir a sorte das pessoas cuja balança da vida está desequilibrada se torna ainda mais importante. Sam passa a receber mensagens que devem ser entregues a destinatários azarados. É nessa saga que ela conhece Leandro, seu vizinho e colega de classe, que por sua ativa participação nos protestos contra a AlCorp, está sempre com a sorte alterada, cabendo a Sam ajudá-lo nisso enquanto enfrenta seus próprios demônios. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu adorei demais o livro. Ele me prendeu do começo ao fim, daqueles que eu deixava de dormir para ler. Além de ser super divertido, traz também uma reflexão sobre a política e a sociedade brasileira na atualidade, o que estamos fazendo com nós mesmos. Por fim, uma pitada de fantasia, romance e de drama, porque ninguém é de ferro, não é mesmo? O livro me surpreendeu com seus vários plot twists (que eu não vi chegando), casalzinho fofo e referências bem brazucas! Por ser na minha cidade, eu consegui me situar perfeitamente como em nenhum outro livro! Indico para todos que querem aproveitar uma ótima leitura e questionar a sociedade ao mesmo tempo! Nota Final: 5

Eduarda Toral | @eduardaabooks 12/08/2019

Já pensou em como sua vida seria diferente se só a sorte tivesse controle dela? Sem fracassos, nada de azar, nada que prejudicasse a sua trajetória para o sucesso. Apenas uma porção ilimitada de sorte.
E se você trabalhasse para ela? E se você ajudasse as pessoas dando a elas um pouquinho de sorte na vida? Você se sentiria importante em poder fazer uma pequena mudança na vida dessa pessoa ou ganancioso o suficiente para roubá-las e transferir toda essa sorte para si? Sem arrependimento e sem culpa.
Mensageira da Sorte se passa no Rio de Janeiro e conta a história de uma adolescente chamada Sam, uma garota comum, onde ela é convocada para trabalhar como mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte. O DCS é uma organização extranatural, onde a função deles é corrigir o azar das pessoas mandando sorte para elas. Então, para isso, eles precisam de Mensageiros. A Sam, como mensageira, recebe presságios de algo que vai acontecer com alguma pessoa e vai até o local no horário exato e passa esse comunicado para o sorteado.
Mas, como nem tudo são flores, Sam tentará realizar todas as suas missões durante vários protestos que estão acontecendo no Rio de Janeiro, por causa de uma corporação que está tomando o Estado Carioca e deixando-a no fundo do poço.
----
Este livro tem uma leitura super leve. Ele também tem aquele humor de dar pequenas risadas, sabem? Um humor bem Fernanda Nia. Tem uma mistura de romance, com um pouco de ação e um pouquinho de suspense. Além de passar uma crítica em relação a política do Rio de Janeiro e como os políticos reagem em relação a manifestações e, também, em relação a investigações de fraudes que eles cometeram.
E não só em senso crítico político que este livro passa. Passa também o amor fraternal, a proteção de uma mãe, a sorte que pode ir e vir e lições importantes para a vida de um ser, como: o luto, recomeço, amizade e o romance entre jovens.

Lívia Gusson 23/10/2018

MENSAGEIRA DA SORTE - FERNANDA NIA - 5/5
Acompanhei Sam nessa jornada incrível de fantasia, amor e recomeços.
Em sua recente volta ao Rio de Janeiro, Sam está se recuperando da depressão que a morte precoce do pai lhe causou, pior que a sua tristeza, é o sentimento de culpa que ela carrega. Porém quando se vê novamente na iminência de um protesto nas ruas do Rio, é que tudo muda.

Sam vira mensageira da sorte substituta ao socorrer uma mulher que levou um tiro em meio ao caos. A partir dai a história se desenrola numa corrida louca: ela conhece Leo, um famoso youtuber que parece precisar de muita sorte, já que varias mensagens são destinadas a ele, precisa ser pontual em suas missões com outras pessoas que precisam das mensagens e acaba envolvida no caso da incorporação que dominou o país.

Sam é uma adolescente engraçadas e espirituosa, apesar da fase difícil que enfrentou. Ela encarou o desafio e seu espirito de justiça falou mais alto. O romance ficou evidente desde o começo, porém foi algo gostoso de acompanhar. Dois adolescentes marcados que encontram em si forças para continuar.
Amei o propósito de vida que a personagem ganhou após se tornar mensageira da sorte. Salvar ou ajudar pessoas nos cobrem de compreensão e gratidão. Era exatamente o que ela precisava depois de sofrer tanto.

site: @descobrindoleituras

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
Cassandra Lira, ou Sam, viu sua vida ser virada de cabeça para baixo há quase um ano, durante um protesto contra a AlCorp - uma corporação que controla o preço dos medicamentos e alimentos do país - e esses protestos perduram até os dias atuais.

Mesmo fugindo dos tumultos, Sam se vê no meio de um bem na rua do seu apê. Entre muito desespero, ela presencia quando uma mulher leva um tiro e sem pensar, vai socorrê-la.
Quando toca na mulher caída, Sam sente uma corrente elétrica passando pelo seu corpo e de repente passa a ser uma mensageira temporária no DCS, assumindo o cargo da ferida, que lhe explica o que acabou de acontecer. Claro que só pode ser uma pegadinha. Desde quando existe um Departamento de Correção da Sorte, que corrige os níveis de sorte ou azar dos humanos?
Pois é, existe, e agora Sam terá que entregar presságios de sorte.
O primeiro é Leandro, seu vizinho, e mesmo duvidando de tudo o que esta acontecendo, Sam entrega o presságio de sorte para ele. Com isso. eles acabam se aproximando e quanto mais Sam conhece Leandro , mais se envolve em algo maior do que imagina. Ela se vê entre intrigas, corrupções e mentiras.

Apesar de seus medos e inseguranças, Sam fará o possível para desmascarar essa quadrilha que está acabando com o sistema e com isso reajustar a Balança da Justiça. .
. .
Com uma narrativa fluída, Fernanda nos transporta para uma estória muito original. Mesmo sendo uma leitura leve e divertida, a autora conseguiu inserir temas sérios, como injustiça, crises politicas e violência excessiva nas ruas. Foi uma critica à realidade que vivemos no país atualmente e mostra que o povo tem voz para acabar com tudo isso.
O lado fantástico da estória é incrível. Adorei esse mundo extranatural inserido na trama e o trabalho dos Mensageiros da Sorte. Já quero me tornar uma! Já pensou poder ajudar os desafortunados?
Os personagens são bem construídos e trazem diálogos inteligentes e cheios de sarcasmo.
Essa leitura foi surpreendente. Tem a mistura certa de fantasia, mistério e romance! Recomendo.

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Beca Folgueira @capadurabooks 22/12/2018

Resenha: Mensageira da Sorte | @fernandania | @plataforma21_
Com uma escrita ágil e fluída, lotado de referências, Nia nos apresenta Sam uma típica adolescente carioca que se encontra em pleno furor carnavalesco e como se não bastasse no meio de uma manifestação contra a Alcorp.

Sam luta para por sua vida nos trilhos após um evento traumático, e no meio desse caos ela acaba caindo de paraquedas em uma função que jamais imaginou que existia, não só função, mas empresa e tudo parece uma grande doidera na cabeça dela.

Afinal, quem iria acreditar que ela é uma mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte, tal organização extranatural secreta está incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas?

Uma mensagem deve ser entregue e ela naquela famosa frase, melhor prevenir do que remediar.

Esse tal destino parece querer que ela sempre entregue mensagem para um determinado rapaz, que além de vizinho e colega de classe e YouTuber.

Como se não basta-se esse Leandro é engajado nas temidas manifestações e tem uma leve tendência a por sua vida em risco toda vez que sai de casa.

Em meio a um ambiente de conflitos, corrupções e busca pelo poder nossa querida protagonista tentará manter essa balança da sorte.

Eu gostei desse mix que foi feito nessa obra, misturando a parte lúdica da fantasia do departamento da sorte com a parte política que é abortada. Gostei do frescor juvenil e atual que é trazido pela obra.

Nia descreve a cidade do Rio de Janeiro de uma maneira bem detalhada, me fez vivenciar mais o livro, você consegue imaginar certos detalhes. Nas semanas que se sucederam ao lançamento desse livro, a mesma fez um tour mostrando os locais por onde o livro se passa.

site: https://www.instagram.com/p/BqGXTzkgfzq/

Raquel.Euphrasio 27/12/2018

Mais uma participação no Buddy Read DLX, e claro isso torna a experiencia de leitura ainda mais incrível. Como sempre muitas teorias surgiram e dessa vez muitas delas se concretizaram, o que de verdade não é um problema para mim.
A narrativa é daquelas de uma madrugada sabem? (No caso li em quatro, pq gosto de ler nas metas direitinho. rs), A ideia é muito criativa e acho que não li nada parecido, uma leitura leve, mas com muitos temas importantes em pauta. É um livro sobre justiça: De quem? Para quem? Divina? Humana?

Paula 30/12/2018

Um ótimo livro juvenil
Livro muito bem escrito
Uma leitura tranquila, com romance bem construído, fantasia rolando no Brasil e várias manifestações com tiro porrada e bomba.
Eu não sou o público alvo desse livro, mas indicaria sem nem pensar duas vezes para adolescentes. Sei que se apaixonaram pela história escrita pela Fernanda Nia.
Adorei o sistema de DCS e as referências.

Raquel Merisse 03/01/2019

A Sorte de ler esse livro!
Encontrei a autora na Bienal do livro em SP. Encantada com a capa (sim, sou dessas) e reconhecendo-a do trabalho com as tirinhas do "Como eu realmente", acabei trazendo k livro pra casa. Demorei a iniciar a leitura, mas uma vez começado, impossível parar. De escrita leve, com toques de humor acido e bem característicos da Fernanda Nia, somos absolutamente envolvidos pelo universo nem tão distópico assim de Sam e Leandro. Pra mim, que vivencio na pele, ficou delicado e forte a um só tempo o tratamento que a autora da para o tema depressão/ansiedade. A meu ver, o livro gira em torno dessa questão, e de como amadurecer diante de adversidades. Usando o "Destino" e a "Sorte" como pano de fundo, a camada mais importante da história é, pra mim, a descoberta da resiliência pelos personagens. O enredo em si é lotado de boas referências e, surpreendentemente, extremamente atual (um tanto assustadoras as semelhanças com o atual cenário brasileiro...nos faz questionar essa "coincidência"). Para educadores, como eu, um prato cheio pra se trabalhar em sala de aula! Meus parabéns a querida Fernanda Nia! Dê uma chance ao livro, leitura deliciosa e fácil, divertida e contrutiva! Vale a pena!

Camila Justi | @JustiBooks 07/01/2019

Mensageira da Sorte
Sam e sua mãe mudam de cidade para recomeçar a vida após um fato muito doloroso e traumatizante para ambas. Lagoinha parece ser um bairro calmo do Rio de Janeiro, ideal para um recomeço. Ao menos era o que elas pensavam até Cassandra se vê em meio a um protesto novamente. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
A Al Corp era a responsável pelo motivo dos protestos. A multinacional detinha o poder e aumentava os preços de tudo excessivamente e os manifestantes só queriam lutar pelos seus direitos, porém sempre eram detidos pela força da P3. E nesse dia algo de muito estranho aconteceu.⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Sam no meio de toda confusão vai ajudar Cecília e é surpreendida com uma sensação totalmente diferente e inusitada que dura apenas uma fração de segundo mas que deixa vestígios de uma mudança um tanto quanto extraordinária em sua rotina. Sam agora é uma Mensageira substituta do Departamento de Correção de Sorte. Uma organização extranatural do Destino que corrige os desníveis de sorte e azar, através de presságios os mensageiros humanos entregam a mensagem ao destinatário final.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
A primeira missão de Sam será entregar uma mensagem ao seu vizinho Leandro. Um Youtuber em ascensão e por coincidência um aluno da mesma sala de aula e essas são apenas algumas das coincidências que o “Destino” e a “Autora” reservaram para essa história.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
💬Com uma boa dose de humor e ironia, Fernanda nos presenteia com um enredo repleto de tramas políticas, dramas familiares, perdas, romance e uma pitada de magia. Uma leitura fluída e carregada de ensinamentos que além de nos divertir nos transmite uma lição poderosa sobre sorte e azar e principalmente sobre como lidar com perdas e o bem que faz poder ajudar outras pessoas.

site: https://www.instagram.com/justibooks/

Mariana 21/01/2019

Livro dos mais surpreendentes. Confesso que comprei pela capa, jurando que era um chicklit. Na verdade ele narra a história da Sam, uma adolescente que recentemente passou por um momento difícil na vida e que por acaso se vê na missão de enregar presságios de sorte as pessoas. Pra compor a história ainda tem uma corporação multinacional que enfrenta protestos da população, além de um certo vizinho youtuber que vai sempre estar envolvido na história da Sam.
Ainda que escrita de maneira leve e fluida, me senti por diversos momentos refletindo sobre questões de livre-arbítrio, sorte, azar e destino. O livro é cheio de referências de cultura pop e do cenário artísticos nacional. Vale muito a pena a leitura.

sophi 28/01/2019

Incrível
?O livro é narrado por Sam, uma menina de 17 anos. Encontramos um cenário onde o Rio é tomado por protestos contra a AlCorp, uma empresa afundada em corrupção. Em um desses protestos, Sam perde seu pai. Na tentativa de evitar memórias ela sai de Petrópolis e vai para o Rio de Janeiro com sua mãe.
?Ao entrar em seu prédio um protesto a alcança e uma mulher é baleada. Porém, esta mulher, Cecília, era uma ?Mensageira da Sorte?, e neste dia ela estava a caminho da entrega de um presságio para Leandro. Sam corre para ajudá-la e o título de mensageira lhe é transferido, temporariamente. Uma vez que Cecília não estaria em condições de continuar.
?Descobre-se que Leandro é vizinho de Sam e, conforme o livro se desenvolve, eles ficam mais próximos e um romance se desenrola.
?A autora consegue construir uma trama que mistura a fantasia a realidade. No meio das comicidades o livro é cheio de reviravoltas emocionantes (o que me impede de falar muito) e cenas que me deixaram aflita. Além do mais, é perceptível as críticas à política e a luta da população.
?Um livro repleto de ensinamentos e desenvolvimento da personagem ainda nos garante um final incrível e surpreendente. Realmente de tirar o fôlego.

Dai @veraaode92 07/02/2019

Após viver um episódio traumático com um longo período de recuperação, Cassandra e sua mãe voltam para o Rio de Janeiro, tentando uma nova vida. As duas ainda estão se adaptando à nova rotina enquanto as manifestações na cidade contra a Alcorp, uma corporação que dominou o Rio de Janeiro e está subindo os preços de todos os produtos no mercado, estão acontecendo.

É feriado de Carnaval, Sam e sua mãe estão trancadas no trânsito esperando um desfile passar, que parece demorar décadas. Sam então prefere ir a pé, já que é tão perto de sua casa nova e nada pode acontecer em tão pouco tempo. Mas ela está enganada, quando chega na portaria do seu prédio, uma manifestação parece vir bem na sua direção.

“- Não vai acontecer nada comigo – ela disse, escaneando a multidão em fuga cada vez mais densa.
Eu já havia ouvido aquelas palavras da minha própria boca. Logo antes de aprender da forma mais dolorosa possível que ninguém é invencível.
Você nunca sabe quando o azar vai te pegar.”

Uma senhora que está esperando junto com ela pelo porteiro, que sumiu justo neste momento, acaba intervindo em uma briga entre uma garota e um manifestante que se aproveitou do momento para atacar a jovem, porém a senhora acaba levando um tiro. Sem pensar, Sam corre para ajudá-la, e ao encostar na mulher uma corrente elétrica queima seu corpo todo e ela é jogada para trás.

Cecília diz ser uma mensageira da sorte que trabalha para o DCS (DEPARTAMENTO DE CORREÇÃO DA SORTE), onde ela recebe um presságio e precisa entregá-los aos destinatários, balanceando os desníveis de sorte a azar dos humanos na balança da justiça. Ao receber a corrente elétrica, Sam passa a assumir o trabalho de Cecília, e o primeiro destinatário é Leandro, um youtuber em ascensão.

Desde que vi o lançamento, acreditava se tratar de uma fantasia. Tanto a edição de capa e o título nos fazem acreditar nisso, mas, com apenas um toque de fantasia, o livro é um grande relato do problema brasileiro. A força de quem tem poder de fazer o que quiser com o povo, que vive para trabalhar para um governo altamente corrupto.

A criação da corporação Alcorp pela autora mostra claramente como estamos vivendo, e as manifestações sendo reflexos de tanto abuso no poder. Pessoas usando as manifestações como desculpa para cometer crimes, e a polícia partindo para cima de todos, sem distinção do pacífico e não pacífico. É realmente o que temos visto muito por aqui. Claramente a autora se inspirou nos recentes conflitos que vem acontecendo no Brasil, que levam ano após ano mais pessoas às ruas.

Com uma leitura fluída e uma escrita bastante sarcástica, Fernanda Nia foi bastante ousada em pôr no papel a realidade de uma sociedade que implora por mudanças. E falo isso de uma forma super positiva, parabenizando-a por seu excelente trabalho, pois Mensageira da Sorte é sim uma obra brasileira muito bem escrita, que merece ser lida e aclamada.

O foco do livro são as manifestações em busca de melhorias em uma sociedade que já não aguenta mais os preços sempre subindo no mercado, mas esse foco abre outros temas como a morte e o luto. Tanto o Leandro como a Sam confrontam o luto de seus entes queridos, e carregam consigo a culpa pela morte deles. Primeiramente em caminhos separados, para depois juntos, eles enfrentam uma longa jornada de superação e aceitação.
Outro tópico que fica bastante em alta e que é sempre muito importante é a família e as diversas versões em que a encontramos. Às vezes é o sangue, mas em outros momentos o apoio que você recebe de fora é tão importante quanto e ajuda a compreender que certas coisas tem que valer mais. Pra esse tópico, ambas as relações familiares e também a presença de uma outra personagem no núcleo central, ajudam a dar o tom e a transparecer esses conflitos de forma mais clara.

“Às vezes, pessoas que gostamos vão embora da nossa vida. É normal chorarmos a sua perda, mas devemos lembrar que, assim como elas nos deixam, outras sempre aparecem mais adiante para nos acompanhar. Pode não ser a mesma coisa, já que nenhuma alma é perfeitamente substituível ao coração, mas é sempre reconfortante saber que, não importa o que aconteça, não precisamos seguir pelo nosso caminho sozinhos. E que quando você cair, em algum lugar sempre vai haver uma mão te oferecendo ajuda para levantar de novo.

Sim, eu sei. Alguns tropeções são piores do que os outros. E tem uns que você mesmo precisa se erguer sozinho. Mas sempre, sempre vai haver um jeito de se levantar.”

Ao cruzarem seus caminhos, é claro que teremos romance entre nossos personagens, e talvez isso tenha se tornado um ponto negativo para mim mais no final da leitura, porém, em momento algum a trama deixou de ser grandiosa e passar sua mensagem. O que fica aqui é bem claro, precisamos seguir lutando, seja por mudanças, seja por sobrevivência, por superação, por amor, por um futuro melhor.

Eu apenas senti falta de um “depois”. Temos manifestações acontecendo o tempo todo, mas não temos uma conclusão de como as coisas ficaram depois da “última” manifestação. Por um lado isso pode ser uma brecha para um segundo volume, que com certeza vou adorar conferir, por outro acho que é uma mania dos autores em não dar visão de futuro e findar suas histórias apenas no fim do conflito principal, quando bem sabemos que o que acontece dali pra frente acaba sendo tão importante quanto o enredo principal, especialmente para quem tem que juntar os cacos.

Portanto, se você pegar esse livro na mão e achar só pela capa e pelo título de que ele é mais um igual a outros, não se engane, essa história tem muito para te contar, e garanto que vale a pena cada página. E, apesar da capa super fofa, temos também muito assunto sério, em uma linguagem simples que conversa bem tanto com jovens como com adultos.

site: http://resenhandosonhos.com/mensageira-da-sorte-fernanda-nia/

Rosita Lima 21/02/2019

Mensageira da Sorte
Cassandra e sua mãe se mudam para Lagoinha, um bairro em que acreditavam ser tranquilo no Rio de Janeiro, após um evento traumático para as duas. Infelizmente as ações da AlCorp parecem encher a população de ira e indignação com os aumentos excesso de alimentos e medicamentos gerando inúmeros protestos.
O caos está estabelecido e o Departamento de Correção de Sorte deve enviar seus mensageiros para transmitir presságios de sorte para que tentem equilibrar a balança do destino. Mas quando uma mensageira da sorte perde seus poderes repentinamente, Cassandra deve assumir o posto e enviar a sorte ao seu vizinho, que é youtuber e seu colega de classe.
A escrita é fluida proporcionando uma leitura rápida, mas funcionou como algo despretensioso que não exige muita concentração. O livro aborda temas como corrupção e poder, mas de uma maneira simples. Ideal para um público infanto-juvenil.
Eu não consegui me sentir muito imersa na leitura e acredito que isso tenha acontecido por eu já ter ultrapassado a idade o público alvo ao qual o livro é destinado. Mas para tal público o clichê romântico, as diversas referências a cultura pop, memes e gírias, os temas abordados e os elementos sobrenaturais envolvidos podem ser muito atrativos e divertidos.
Ainda assim o livro proporciona um entretenimento agradável. Excelente para intercalar com leituras mais densas.
Resenha completa no blog www.aquelageek.com
Conheça o canal: https://www.youtube.com/channel/UC0aacUhsSQtwEO7iAYTVjig

site: http://www.aquelageek.com/2019/01/resenha-mensageira-da-sorte-fernanda-nia.html

Queria Estar Lendo 10/03/2019

Resenha: Mensageira da Sorte
Mensageira da Sorte é o mais recente lançamento da autora Fernanda Nia - também conhecida pela série Como Eu Realmente. Publicado pela Plataforma21, o livro explora um universo extranatural dentro da nossa realidade; nesse universo, a sorte e o azar são quase dados em um tabuleiro. Através dos mensageiros, eles são um guia para um futuro grandioso ou desastroso - depende do que a pessoa decidir.

Na trama, acompanhamos Cassandra - Sam, como prefere ser chamada. Ela se mudou para Lagoinha, um bairro teoricamente pacato do Rio de Janeiro, para recomeçar a vida com a mãe. Alguma coisa muito ruim aconteceu com a garota há um tempo e tudo que Sam quer é seguir sua vida longe das memórias que envolvem essa tragédia.

Não vai ser tão simples. Não quando o Rio de Janeiro é palco de uma sequência de protestos poderosos contra a AlCorp, uma corporação multimilionária que vem causando caos no mercado com seus preços absurdos. Num desses protestos, o destino coloca Sam no caminho de uma Mensageira da Sorte - e a garota acaba por se tornar uma estagiária do Departamento, só por algumas semanas, até tudo se estabilizar. Essas semanas vão aproximá-la do extranatural e dos protestos e da ideia de que estabilidade não tem nada a ver com o novo emprego.

"- Dizer a verdade é um trabalho perigoso. Mas alguém tem que fazê-lo."

Mensageira da Sorte é o tipo de Fantasia Urbana perfeita para divertir e para elucidar grandes problemáticas que a gente vive na atualidade, como as melhores histórias nessa temática conseguem transmitir.

A voz da Sam é bem sarcástica e cheia de monólogos internos hilários. Ela é o tipo de protagonista que te conquista logo nos primeiros capítulos, o que gera aquela sensação empática que faz com que você queira que tudo dê certo. E a situação tá bem feia pra menina Sam, veja bem. Não só por causa do caos que está rolando no Rio de Janeiro, mas também pelo trauma que ela carrega. Um lembrete sombrio do que a violência e a opressão são capazes de fazer com uma pessoa; do quanto algo tirado de você em um segundo fica na sua memória para sempre.

"- Esse look todo era pra impressionar a minha mãe? Ou você foi passar um Dia de Princesa com o Netinho?"

Eu gostei do equilíbrio entre os dois lados da narrativa dela. Sam é madura e engraçada acima de tudo, mas bastante covarde por causa da tragédia. Seu arco de evolução envolve muito entender seus medos e suas fragilidades e encontrar, nela mesma, a saída para isso. Sam sabe que o trauma pesa em suas ações e começa a se determinar para mudar isso. Afinal de contas, como Mensageira da Sorte ela ganha várias responsabilidades.

E que universo fantástico que a Fernanda criou! Queria, inclusive, deixar uma reclamação na sessão de atendimento do Departamento de Correção de Sorte porque o tanto de azar caindo na minha cabeça nos últimos meses tá muito desequilibrado, quero reembolso!

A questão com a sorte e o azar e como os presságios são entregues é muito genial. É o tipo de mundo mágico muito crível, com toda a sua burocracia e problemas e sistema chato; Sam cai dentro dele de cabeça e toda a perdição até ela realmente se acostumar com o que significa entregar as mensagens é muito divertido de acompanhar.

"- Eu entendo que é difícil controlar a frustração às vezes, Sam. Mas temos que reconhecer que o mundo não é justo. É por isso que o DCS existe. Para consertá-lo. Para cada mensagem que você entrega a um necessitado, ele fica um pouquinho melhor do que era antes. Esse é o nosso foco. Esse é o nosso papel."

Em relação aos personagens secundários, a relação da Sam com a sua mãe é bem pautada e trabalhada, com toda a questão do que elas vivenciaram e como isso influencia a mudança e suas posturas uma com a outra. Cecília é a mensageira que entra no caminho da protagonista e acaba por colocá-la no mundo da sorte; uma figura bem humorada e consciente da maluquice que é o extranatural em que vivem, mas sempre disposta a ajudar a garota perdida.

"É o que a pessoa tem a dizer, e não o que ela aparenta ser, que nos entrega as peças do quebra-cabeças que a define de verdade."

Leandro e Ivana são os vizinhos de apartamento da Sam e, eu diria, as figuras mais carismáticas da história. Leandro é um Youtuber que usa seu canal para tudo, desde aleatoriedades sobre ovos de Páscoa até críticas sérias a respeito da tirania da AlCorp. E Ivana, sua editora e melhor amiga, é de uma presença radiante e um espírito corajoso que eu me apaixonei logo de cara.

Leandro, aliás, é o interesse amoroso da Sam - e que a deusa abençoe um romance bem desenvolvido! Tem aquela faísca de início, as provocações, o flerte, a confiança, a amizade, e o momento em que você quer rolar de cara no chão porque eles são MUITO FOFOS AJKFBASUOGOASUBASGUO

"- A vida é perigosa. Com um pouquinho de sorte, tudo fica bem."

Dentro desse mundo todo de sorte e mensagens e Youtube, existe a AlCorp. No cenário político que estamos vivendo hoje, é quase um espelho do que significa dar poder nas mãos de tiranos. A opressão deles reside no mercado, sim, mas eles controlam tudo - não só os preços são prejudicados, mas o governo, a liberdade, o povo, principalmente. A luta diária que nasce com os protestos ou mesmo os pequenos questionamentos é o que dirige a Sam e outros personagens para continuar resistindo. A opressão não é capaz de calar a voz do povo, e é uma das mensagens poderosas que o livro tem a passar.

Em relação à edição, a Plataforma21 caprichou tanto em capa quanto em diagramação. O livro é um conjunto completo de lindezas e eu não canso de olhar pra esse lettering magnífico feito pela artista Cyla Costa.

Mensageira da Sorte é uma história sobre jovens e revoluções. Sobre uma realidade onde o universo dá escolhas para que você aproveite a sorte ou caia no azar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/03/resenha-mensageira-da-sorte.html

50livros 13/03/2019

Livro bom para se divertir
Quem aí não gosta daquele livro levinho, bem fácil de ler que é perfeito para colocar no meio de leituras pesadas? Então, esse livro aqui é perfeito para isso.

Não espere uma super história, ou reviravoltas mirabolantes, esse aqui é um típico livro infanto-juvenil e está tudo bem. Temos romance adolescente saudável, temos as dificuldades da vida cotidiana, temos uma ferida no passado dos protagonistas, temos aquele toque de suspense e sobrenatural. Pronto, não tem como dar errado, né?

Apesar do livro ser exatamente como se propõe, ele consegue surpreender em alguns pontos. Gostei bastante da forma que a autora coloca a corrupção, sem precisar defender bandeiras, só mostrando como ela funciona e o quanto é importante nós, como sociedade, lutarmos contra ela. Tiveram algumas coisinhas que me incomodaram um pouco, como as piadinhas sem graça e o fato de usar um bairro fictício em uma cidade real, Rio de Janeiro, na história. Acho que poderia ter sido escolhido um bairro pequeno da própria cidade para dar aquele clima intimista, não era necessário inventar um.

Mesmo com essas coisinhas, foi uma leitura agradável. Ele segue a vibe que está fazendo bastante sucesso no momento, lidando com questões de sorte, azar e destino, como "Os Criadores de Coincidências" e "O Ceifador", mas esse é bem mais voltado para o público jovem. Gostei bastante de lê-lo, mas imagino que se ele já existisse lá pelos meus 13, 14 anos eu teria gostado ainda mais.

Os personagens ainda caem em alguns clichês bem chatinhos, como a mocinha que não quer se envolver emocionalmente pois lida com uma culpa muito grande, o popular padrãozinho que esconde uma grande tristeza, a amiga meio louquinha, mas que acaba sendo a mais sensata... Ou seja, muitos clichês. Mas, ainda bem, o romance que é colocado não se torna o centro da história e, ainda por cima, ele é bem saudável, um ótimo exemplo para a galera mais nova que com certeza vai ler e gostar do livro.

"A Mensageira da Sorte" foi um livro bem divertido de ler e que com certeza tem um caminho de sucesso entre os adolescentes do momento.

site: www.50livros.com/single-post/2019/01/01/RESENHA-de-A-Mensageira-da-Sorte-de-Fernanda-Nia---BUDDYREADDLX