Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Caroline.Velani 28/02/2020

Mensageira da Sorte
Que surpresa boa!!! Não costumo ler muitos livros nacionais, e confesso que adiei bastante essa leitura, mas quando comecei, não consegui parar mais. Mensageira da Sorte conta a história da Cassandra, a Sam, que ao presenciar, sem querer, uma confusão causada por protestos contra a AlCorp, uma corporação que parece ter mais controle sobre a sociedade do que o próprio governo, acaba se tornando uma mensageira temporária no DCS, o Departamento de Correção de Sorte. Sendo assim, ela deve distribuir presságios que podem ser tanto de sorte ou de azar para as pessoas, com o objetivo de manter o equilíbrio na vida das mesmas. O primeiro trabalho de Sam é dar uma mensagem para Leandro, um youtuber, que parece se envolver em mais confusão do que qualquer pessoa em sã consciência, pelo olhar de Sam, deveria. E de repente, ela está envolvida em algo muito maior, e conta com seus novos amigos para enfrentar problemas que não podem mais ser ignorados. O livro engloba a corrupção, as manifestações e a briga por poder de uma maneira impressionante, e tudo isso enquanto Sam precisa lidar com traumas passados. Eu me diverti muito com essa leitura, a medida certa de trama, aventura, romance e comédia. Adorei a personalidade da Sam e todos os personagens (com algumas exceções, quem leu vai entender) são maravilhosos. A história toda foi muito bem construída, é bem fluída, na minha opinião, e achei que o final foi perfeito.
brunaa 27/06/2021minha estante
Simmm, não substimo mais literaturas nacionais. Eu realmente gostei bastante da história, foi bem divertido acompanhar ela superando seus medos e acompanhar também seu relacionamento com Leandro, muito bom.

Ana 15/07/2021minha estante
Sim ele é pft ele deveria ter muito mais reconhecimento

Gabriella123 23/07/2023

Leve e suave, a sorte e o azar precisam de equilíbrio
Como eu disse muitas vezes, Mensageira da Sorte é um livro muito leve e gostoso de se ler, ainda mais pra quem está em busca de algo para espairecer a cabeça ou sair de uma ressaca literária.

Por ser um livro brasileiro, é ambientado no Rio de Janeiro e possui a dose certa de ambientação e do mundo extranatural que a autora propõe. Eu achei verdadeiramente muito divertido a ideia, trouxe muitas reflexões sobre a ética em cima do azar e da sorte, e é ainda uma leitura muito doce de se ler por ser algo juvenil. Contudo, em alguns momentos eu senti estar lendo uma fanfic, porque chegava a ser extremamente bobo alguns diálogos e acho que muitas situações foram aumentadas demais para continuar o plot do livro, o que me cansou em algumas situações e quase me fez dropar.

Enfim, em suma, é um livro bom, mas nada extraordinário, é uma boa leitura pra quem quer distrair a cabeça com algo leve, fofo e bobinho!

G.Aurora 01/04/2022

Esse foi meu primeiro contato com a autora e foi incrível, já tô de olho em outra obra dela . Foi tudo tão bem discutido e desenvolvido , tudo na dosagem certa . Me apaixonei demais por todos os personagens e me tocou muito todos os sentimentos, amei muito mesmo

Letícia 14/12/2022

Mensageira da sorte
Tenho que ser bem sincera quando digo que comecei esse livro sem nenhum expectativa. Eu comprei ela em uma promoção que estava tendo na minha cidade, nunca nem tinha ouvido falar sobre ele, mas mesmo assim resolvi dar uma chance!!! E que escolha bem feita, eu adorei demais a história desse livro.
Gostei muito de a história se passar no Rio de Janeiro e abordar assuntos importantes, como corrupção, luta por direitos iguais e também falar sobre o luto.

?? Não se engane Sam. Não existem finais felizes. Felicidade é uma busca constante. Estamos sempre batalhando contra as injustiças e os imprevistos do mundo. Olhe em volta. Tudo isso aqui, toda essa paz. Só dura até vir a próxima dificuldade. Essa é a natureza da vida.?

Preciso ressaltar também que eu amei as personagens do livro, principalmente a Ivana, eu adoro o senso de humor dela e como ela é GIGANTEEEE, não abaixa a cabeça nem pra um atirador akakakakaka

Todo mundo deveria dar uma chance pra esse livro, merecia muito mais reconhecimento!!!!!!

Rubia.Franca 22/04/2020

Surpreendente
Comprei este livro na bienal de 2018 e demorei dois anos para começar a ler, temendo que fosse ruim, mas me surpreendi quando comecei. Achei incrível a forma que a autora desenvolve a história de Sam, a personagem principal, que precisa lidar com ensino médio, as manifestações da AlCorp, sua relação com o vizinho "insone" e os fantasmas de um passado não muito distante e relaciona tudo muito bem, sem deixar nenhuma "ponta solta" ao final da leitura.
Foi uma leitura que me prendeu do inicio ao fim, sem dúvidas.

deartessagray 12/01/2022

Gostei
Eu gostei. A história foi divertida, mas só. Entendo os problemas da protagonista e tal, mas sinto que ela só se resume a isso mesmo, o romance foi legal, porém não me fez surtar e torcer MUITO pros dois. A escrita foi gostosa, bem rápida e sem fru-fru.

Leonardo 31/03/2021

Uma surpresa que poderia ser melhor
É legal ler um livro que a história se passa no seu país.

Esse livro é muito bom, é fluido, divertido, e bem importante também, traz uma carga... A ideia onde o livro se estrutura também é bem bacana.

Mas... mesmo assim eu acho que não foi muito aproveitado. O Departamento, tinha muito potencial de ser desenvolvido muito mais no livro.

E as personagens também. Têm uma boa personalidade, mas não é muito profunda.

Mas mesmo assim, recomendo. Porque a história flui bem, e não chega a ser chato.

Lu | @rei_no_literario 31/05/2020

Um dos melhores livros que já li
Esse livro certamente vai estar na listinha de favoritos de 2020. Ele consegue ser leve em alguns pontos e em outros te deixa atordoada com tantas confusões. Ele me fez rir, chorar e ficar desesperada pelos personagens.
O livro vai se passar em um cenário bem caótico, o povo está lutando contra a corrupção de uma empresa gigantesca, a AlCorp. Isso tudo se passa no Rio de Janeiro (o que eu achei o máximo, pois me ajudou a construir a imagem do cenário ksksks).
No meio de um dos protestos do povo, Sam (a protagonista), que só queria voltar para casa sem problemas, vai encontrar Cecília. Esse simples encontro vai desencadear uma série de reviravoltas. O destino (literalmente) prega peças na vida dela e ela se torna uma mensageira da sorte.
Esses mensageiros fazem parte do "departamento de correção da sorte", uma espécie de corporação extranatural. Eles são enviados para mandar mensagens para pessoas que tem o seu nível de sorte desregulado.
Esse é o caso de Leandro. Sua sorte muda por nada mais nada menos que... Paçoca (?)(sim kkk foi isso mesmo que mudou a vida dele). O garoto se torna um YouTuber super famoso por conta disso. Mas aparentemente ele tem um desnível muito forte na sua balança de sorte e azar, pois Sam é acionada várias vezes. Há algo de errado com ele. Não só com ele mas com o departamento em si. Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Mas o que está por trás dessas "conhecidências"?

iamatilda 18/07/2023

Muito sessão da tarde
Li esse livro no mesmo dia em que eu o comprei, e foi muito muito muito bom!!!

tava sem ler nada a tanto tempo que ler essa perfeição foi uma experiência muito boa, eu me apeguei por todos os personagens e achei a história super inovadora e interessante. além de ser nacional e se passar no Brasil, o que fez com que eu adorasse ainda mais.

eu adorei o final, os plot, o romance principal, os assuntos sérios que são tratados aqui, a escrita fluida. enfim, eu amei muito

Tai Lang 08/08/2021

Então...
Queria dizer que eu gostei muito desse livro, mas acho que a história poderia ter sido contada em menos páginas porque depois que eu passei da página 250 pra mim o livro ficou cansativo e enrolado demais, coisa que me fez abandonar o livro. Se a história fosse mais resumida, eu teria gostado mais.

Wash (@viciodaspaginas) 19/04/2020

Uma surpresa maravilhosa em uma leitura nacional de qualidade!

A mensageira da sorte foi uma leitura realizada em conjunto com minha amiga Mih (Michele) que conheci por aqui no bookstagram, fomos apresentados por outra amiga minha, a SIS dela Carol, afinal elas são praticamente irmãs.

Enfim, eu tive sorte de encontrar em meu caminho amigos que foram presentes, que me apoiaram com palavras escritas, com emoji, figurinhas, áudios e vídeos da vida. Alguns que conheci pessoalmente e outros que ainda quero conhecer um dia. Então posso dizer que estou com minha balança da sorte em dia. Pelo menos aspectos bons não faltam para equilibrar os fatos não tão bons assim. E por que estou comentando tudo isso? Além da sorte dos amigos a gente acaba tendo a sorte de ganhar presentes né? E este livro foi meu presente de aniversário de 2019 que a Mih me deu. E hoje finalizando essa leitura junto com ela, só tenho a agradecer por tudo! E claro, o contexto de sorte retratado livro foi algo surpreendente, envolvente e que me encantou de uma forma inesperada!

Aqui vamos acompanhar Cassandra, ou Sam para os mais próximos, que apesar dos traumas vivemos há 7 meses pela morte de seu pai em um protesto no Rio de Janeiro diante a revolta do povo com as atitudes corporativas da Empresa Alcorp. Ela se sente culpada já que ele estava presente na época por ter ido buscá-la, melhor dizendo, indo atrás dela por ela ter fugido de casa para participar do protesto.

Desde então Sam se vê cercada de muita desmotivação e segue sua rotina de forma bem mecânica e pouca interessada. Já finalizando seu último ano escolar ela retorna a morar no Rio com sua mãe, já que em Petrópolis o clima não tava agradável com as lembranças de seu pai.

Na escola conhece o aluno novo, Leandro, que tem um canal no YouTube, O Moleque Sensato. Conhecer Leandro foi algo inesperado, e mais ainda em perceber o quanto o contato com ele poderia mudar sua vida e sua sorte.

Mas antes desse primeiro contato com o rapaz, Sam ao chegar no Rio se depara com um protesto e em meio a este vê uma senhora em perigo que tomou um tiro ao tentar proteger uma garota. Tudo isso em frente ao seu novo prédio. Apesar do medo e das lembranças que atormentavam seu pensamento, Sam não deixou de ter coragem e ir até a moça acidentada. Neste encontro algo bem diferente e extranatural (mágico!) lhe acontece.

Cecília a moça acidentada era uma mensageira da Sorte, responsável por regular a sorte das pessoas. Ela era humana também, mas recebia presságios de outros pra ser entregue previamente como uma oportunidade de mudar a sorte das fatalidades que poderiam ocorrer. Ela trabalhava para o DCS, Departamento de Controle da Sorte, propositadamente organizado pelo Destino.

E foi neste encontro inusitado em meio a um tiro que Sam se torna uma mensageira temporária para substituir Cecília devido ao acidente. Quem podia imaginar toda a sorte, aventuras e mudanças que o Destino podia reservar para Sam?

E o que se desenrola entre esses personagens e os fatos envolvendo Alcorp e DCS, nossa agência do Destino, só poderá ser revelado por meio da escrita de Fernanda Nia, que fará você se conectar, se envolver, ansiar por saber mais e se divertir nas páginas de A Mensageira da Sorte. Uma obra com uma história contagiante, inusitada e gostosa de se ler, numa mistura de romance e fantasia com toques investigativos. Super recomendo!

Julinye 22/05/2023

Mensageira da sorte
Eu li esse livro sem saber NADA da história, e não posso deixar de dizer que ele me surpreendeu.

Eu gostei bastante do livro, em algumas partes achei meio lento, mas gostei mesmo assim.

Gosto muito da Fernanda Nia, umas das minhas autoras nacionais preferidas

Queria Estar Lendo 10/03/2019

Resenha: Mensageira da Sorte
Mensageira da Sorte é o mais recente lançamento da autora Fernanda Nia - também conhecida pela série Como Eu Realmente. Publicado pela Plataforma21, o livro explora um universo extranatural dentro da nossa realidade; nesse universo, a sorte e o azar são quase dados em um tabuleiro. Através dos mensageiros, eles são um guia para um futuro grandioso ou desastroso - depende do que a pessoa decidir.

Na trama, acompanhamos Cassandra - Sam, como prefere ser chamada. Ela se mudou para Lagoinha, um bairro teoricamente pacato do Rio de Janeiro, para recomeçar a vida com a mãe. Alguma coisa muito ruim aconteceu com a garota há um tempo e tudo que Sam quer é seguir sua vida longe das memórias que envolvem essa tragédia.

Não vai ser tão simples. Não quando o Rio de Janeiro é palco de uma sequência de protestos poderosos contra a AlCorp, uma corporação multimilionária que vem causando caos no mercado com seus preços absurdos. Num desses protestos, o destino coloca Sam no caminho de uma Mensageira da Sorte - e a garota acaba por se tornar uma estagiária do Departamento, só por algumas semanas, até tudo se estabilizar. Essas semanas vão aproximá-la do extranatural e dos protestos e da ideia de que estabilidade não tem nada a ver com o novo emprego.

"- Dizer a verdade é um trabalho perigoso. Mas alguém tem que fazê-lo."

Mensageira da Sorte é o tipo de Fantasia Urbana perfeita para divertir e para elucidar grandes problemáticas que a gente vive na atualidade, como as melhores histórias nessa temática conseguem transmitir.

A voz da Sam é bem sarcástica e cheia de monólogos internos hilários. Ela é o tipo de protagonista que te conquista logo nos primeiros capítulos, o que gera aquela sensação empática que faz com que você queira que tudo dê certo. E a situação tá bem feia pra menina Sam, veja bem. Não só por causa do caos que está rolando no Rio de Janeiro, mas também pelo trauma que ela carrega. Um lembrete sombrio do que a violência e a opressão são capazes de fazer com uma pessoa; do quanto algo tirado de você em um segundo fica na sua memória para sempre.

"- Esse look todo era pra impressionar a minha mãe? Ou você foi passar um Dia de Princesa com o Netinho?"

Eu gostei do equilíbrio entre os dois lados da narrativa dela. Sam é madura e engraçada acima de tudo, mas bastante covarde por causa da tragédia. Seu arco de evolução envolve muito entender seus medos e suas fragilidades e encontrar, nela mesma, a saída para isso. Sam sabe que o trauma pesa em suas ações e começa a se determinar para mudar isso. Afinal de contas, como Mensageira da Sorte ela ganha várias responsabilidades.

E que universo fantástico que a Fernanda criou! Queria, inclusive, deixar uma reclamação na sessão de atendimento do Departamento de Correção de Sorte porque o tanto de azar caindo na minha cabeça nos últimos meses tá muito desequilibrado, quero reembolso!

A questão com a sorte e o azar e como os presságios são entregues é muito genial. É o tipo de mundo mágico muito crível, com toda a sua burocracia e problemas e sistema chato; Sam cai dentro dele de cabeça e toda a perdição até ela realmente se acostumar com o que significa entregar as mensagens é muito divertido de acompanhar.

"- Eu entendo que é difícil controlar a frustração às vezes, Sam. Mas temos que reconhecer que o mundo não é justo. É por isso que o DCS existe. Para consertá-lo. Para cada mensagem que você entrega a um necessitado, ele fica um pouquinho melhor do que era antes. Esse é o nosso foco. Esse é o nosso papel."

Em relação aos personagens secundários, a relação da Sam com a sua mãe é bem pautada e trabalhada, com toda a questão do que elas vivenciaram e como isso influencia a mudança e suas posturas uma com a outra. Cecília é a mensageira que entra no caminho da protagonista e acaba por colocá-la no mundo da sorte; uma figura bem humorada e consciente da maluquice que é o extranatural em que vivem, mas sempre disposta a ajudar a garota perdida.

"É o que a pessoa tem a dizer, e não o que ela aparenta ser, que nos entrega as peças do quebra-cabeças que a define de verdade."

Leandro e Ivana são os vizinhos de apartamento da Sam e, eu diria, as figuras mais carismáticas da história. Leandro é um Youtuber que usa seu canal para tudo, desde aleatoriedades sobre ovos de Páscoa até críticas sérias a respeito da tirania da AlCorp. E Ivana, sua editora e melhor amiga, é de uma presença radiante e um espírito corajoso que eu me apaixonei logo de cara.

Leandro, aliás, é o interesse amoroso da Sam - e que a deusa abençoe um romance bem desenvolvido! Tem aquela faísca de início, as provocações, o flerte, a confiança, a amizade, e o momento em que você quer rolar de cara no chão porque eles são MUITO FOFOS AJKFBASUOGOASUBASGUO

"- A vida é perigosa. Com um pouquinho de sorte, tudo fica bem."

Dentro desse mundo todo de sorte e mensagens e Youtube, existe a AlCorp. No cenário político que estamos vivendo hoje, é quase um espelho do que significa dar poder nas mãos de tiranos. A opressão deles reside no mercado, sim, mas eles controlam tudo - não só os preços são prejudicados, mas o governo, a liberdade, o povo, principalmente. A luta diária que nasce com os protestos ou mesmo os pequenos questionamentos é o que dirige a Sam e outros personagens para continuar resistindo. A opressão não é capaz de calar a voz do povo, e é uma das mensagens poderosas que o livro tem a passar.

Em relação à edição, a Plataforma21 caprichou tanto em capa quanto em diagramação. O livro é um conjunto completo de lindezas e eu não canso de olhar pra esse lettering magnífico feito pela artista Cyla Costa.

Mensageira da Sorte é uma história sobre jovens e revoluções. Sobre uma realidade onde o universo dá escolhas para que você aproveite a sorte ou caia no azar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/03/resenha-mensageira-da-sorte.html

Luce.Clara 13/07/2022

Tinha tudo pra ser incrível.
Esse livro tinha potencial pra ser muito bom mas no fim é só mediano. A parte fantástica do Destino e departamentos extranaturais foi o que me atraiu para esse livro e até 50% eu estava achando maravilhoso. Mas depois a narrativa começou a se estender demais o plot foi tão mais tão óbvio que dá pra saber desde o início do livro. Eu continuei empolgada pq estava pensando "de jeito nenhum vai ser óbvio assim" mas foi.
A parte do romance (completamente desnecessária) também não foi legal. Essa coisa da corrupção humana numa instituição que deveria ser acima dos humanos é tão batida que sinceramente.
Enfim, foi um pouco decepcionante.
Ana 18/07/2022minha estante
Penso o mesmo