Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Carol 28/02/2020

Mensageira da Sorte
Que surpresa boa!!! Não costumo ler muitos livros nacionais, e confesso que adiei bastante essa leitura, mas quando comecei, não consegui parar mais. Mensageira da Sorte conta a história da Cassandra, a Sam, que ao presenciar, sem querer, uma confusão causada por protestos contra a AlCorp, uma corporação que parece ter mais controle sobre a sociedade do que o próprio governo, acaba se tornando uma mensageira temporária no DCS, o Departamento de Correção de Sorte. Sendo assim, ela deve distribuir presságios que podem ser tanto de sorte ou de azar para as pessoas, com o objetivo de manter o equilíbrio na vida das mesmas. O primeiro trabalho de Sam é dar uma mensagem para Leandro, um youtuber, que parece se envolver em mais confusão do que qualquer pessoa em sã consciência, pelo olhar de Sam, deveria. E de repente, ela está envolvida em algo muito maior, e conta com seus novos amigos para enfrentar problemas que não podem mais ser ignorados. O livro engloba a corrupção, as manifestações e a briga por poder de uma maneira impressionante, e tudo isso enquanto Sam precisa lidar com traumas passados. Eu me diverti muito com essa leitura, a medida certa de trama, aventura, romance e comédia. Adorei a personalidade da Sam e todos os personagens (com algumas exceções, quem leu vai entender) são maravilhosos. A história toda foi muito bem construída, é bem fluída, na minha opinião, e achei que o final foi perfeito.

Fraça 22/04/2020

Surpreendente
Comprei este livro na bienal de 2018 e demorei dois anos para começar a ler, temendo que fosse ruim, mas me surpreendi quando comecei. Achei incrível a forma que a autora desenvolve a história de Sam, a personagem principal, que precisa lidar com ensino médio, as manifestações da AlCorp, sua relação com o vizinho "insone" e os fantasmas de um passado não muito distante e relaciona tudo muito bem, sem deixar nenhuma "ponta solta" ao final da leitura.
Foi uma leitura que me prendeu do inicio ao fim, sem dúvidas.

Lu 31/05/2020

Um dos melhores livros que já li
Esse livro certamente vai estar na listinha de favoritos de 2020. Ele consegue ser leve em alguns pontos e em outros te deixa atordoada com tantas confusões. Ele me fez rir, chorar e ficar desesperada pelos personagens.
O livro vai se passar em um cenário bem caótico, o povo está lutando contra a corrupção de uma empresa gigantesca, a AlCorp. Isso tudo se passa no Rio de Janeiro (o que eu achei o máximo, pois me ajudou a construir a imagem do cenário ksksks).
No meio de um dos protestos do povo, Sam (a protagonista), que só queria voltar para casa sem problemas, vai encontrar Cecília. Esse simples encontro vai desencadear uma série de reviravoltas. O destino (literalmente) prega peças na vida dela e ela se torna uma mensageira da sorte.
Esses mensageiros fazem parte do "departamento de correção da sorte", uma espécie de corporação extranatural. Eles são enviados para mandar mensagens para pessoas que tem o seu nível de sorte desregulado.
Esse é o caso de Leandro. Sua sorte muda por nada mais nada menos que... Paçoca (?)(sim kkk foi isso mesmo que mudou a vida dele). O garoto se torna um YouTuber super famoso por conta disso. Mas aparentemente ele tem um desnível muito forte na sua balança de sorte e azar, pois Sam é acionada várias vezes. Há algo de errado com ele. Não só com ele mas com o departamento em si. Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Mas o que está por trás dessas "conhecidências"?

Wash (@viciodaspaginas) 19/04/2020

Uma surpresa maravilhosa em uma leitura nacional de qualidade!

A mensageira da sorte foi uma leitura realizada em conjunto com minha amiga Mih (Michele) que conheci por aqui no bookstagram, fomos apresentados por outra amiga minha, a SIS dela Carol, afinal elas são praticamente irmãs.

Enfim, eu tive sorte de encontrar em meu caminho amigos que foram presentes, que me apoiaram com palavras escritas, com emoji, figurinhas, áudios e vídeos da vida. Alguns que conheci pessoalmente e outros que ainda quero conhecer um dia. Então posso dizer que estou com minha balança da sorte em dia. Pelo menos aspectos bons não faltam para equilibrar os fatos não tão bons assim. E por que estou comentando tudo isso? Além da sorte dos amigos a gente acaba tendo a sorte de ganhar presentes né? E este livro foi meu presente de aniversário de 2019 que a Mih me deu. E hoje finalizando essa leitura junto com ela, só tenho a agradecer por tudo! E claro, o contexto de sorte retratado livro foi algo surpreendente, envolvente e que me encantou de uma forma inesperada!

Aqui vamos acompanhar Cassandra, ou Sam para os mais próximos, que apesar dos traumas vivemos há 7 meses pela morte de seu pai em um protesto no Rio de Janeiro diante a revolta do povo com as atitudes corporativas da Empresa Alcorp. Ela se sente culpada já que ele estava presente na época por ter ido buscá-la, melhor dizendo, indo atrás dela por ela ter fugido de casa para participar do protesto.

Desde então Sam se vê cercada de muita desmotivação e segue sua rotina de forma bem mecânica e pouca interessada. Já finalizando seu último ano escolar ela retorna a morar no Rio com sua mãe, já que em Petrópolis o clima não tava agradável com as lembranças de seu pai.

Na escola conhece o aluno novo, Leandro, que tem um canal no YouTube, O Moleque Sensato. Conhecer Leandro foi algo inesperado, e mais ainda em perceber o quanto o contato com ele poderia mudar sua vida e sua sorte.

Mas antes desse primeiro contato com o rapaz, Sam ao chegar no Rio se depara com um protesto e em meio a este vê uma senhora em perigo que tomou um tiro ao tentar proteger uma garota. Tudo isso em frente ao seu novo prédio. Apesar do medo e das lembranças que atormentavam seu pensamento, Sam não deixou de ter coragem e ir até a moça acidentada. Neste encontro algo bem diferente e extranatural (mágico!) lhe acontece.

Cecília a moça acidentada era uma mensageira da Sorte, responsável por regular a sorte das pessoas. Ela era humana também, mas recebia presságios de outros pra ser entregue previamente como uma oportunidade de mudar a sorte das fatalidades que poderiam ocorrer. Ela trabalhava para o DCS, Departamento de Controle da Sorte, propositadamente organizado pelo Destino.

E foi neste encontro inusitado em meio a um tiro que Sam se torna uma mensageira temporária para substituir Cecília devido ao acidente. Quem podia imaginar toda a sorte, aventuras e mudanças que o Destino podia reservar para Sam?

E o que se desenrola entre esses personagens e os fatos envolvendo Alcorp e DCS, nossa agência do Destino, só poderá ser revelado por meio da escrita de Fernanda Nia, que fará você se conectar, se envolver, ansiar por saber mais e se divertir nas páginas de A Mensageira da Sorte. Uma obra com uma história contagiante, inusitada e gostosa de se ler, numa mistura de romance e fantasia com toques investigativos. Super recomendo!

Marcella 09/08/2018

Muita leitura que flui
Uma leitura muito agradável e divertida. Gostei muito das piadas além de também trazer referências da cultura pop, geek e com um pouco da nossa infância. Recomento a todas as pessoas de todas as idades.

Lavínia Rocha 13/08/2018

QUE LIVRO É ESSE MEU PAI ETERNO!!
Sério, a escrita da Nia é tão habilidosa e criativa que me peguei várias vezes gargalhando, fazendo "own" e quase morrendo de nervoso dentro no metrô! Quando me dava conta, estava tão imersa na história que me esquecia de que tinha gente ao redor hahaha.

A Sam é uma garota incrível e muito determinada, e eu amei acompanhar todas as aventuras que ela vive. Os outros personagens também são maravilhosos, e eu ri tanto com as cenas, falas e pensamentos!

Mensageira da Sorte é um livro que me marcou muito, sua mistura de política, fantasia, romance e humor é feita de um jeito tão incrível, que me fez sentir ainda mais orgulho da nossa literatura nacional!! Parabéns Nia, Gui, Página 7, Plataforma 21 e todos os envolvidos!

Lalá 30/08/2020

O livro que me trouxe uma mensagem da sorte. | @literaturadoce
De antemão quero dizer que este belíssimo livro é nacional e que ele já começa num momento decisivo pro brasileiro: o carnaval! E em pleno carnaval carioca, conhecemos nossa protagonista Cassandra, ou melhor, a Sam, que por sorte - ou talvez não - se envolve numa confusão por conta de um protesto contra uma empresa chamada AlCorp e de repente ela passa a ser a mensageira temporária do Departamento de Correção da Sorte, ou melhor, a DCS, que é uma organização extranatural secreta que tem como foco nivelar o azar na vida das pessoas.

Tudo começa se desenrolar quando nossa protagonista começa a trabalhar na DCS e ela precisa diariamente entregar mensagens as pessoas e numa determinada mensagem, ela encontra pela primeira vez com Leandro que é um aluno novo na escola e que tem um canal no Youtube chamado Molque Sensato.

Este livro foi uma surpresa incrivelmente boa. Eu suspirei do começo ao fim com essa história, com todas as reviravoltas e as descobertas que fui fazendo. É impossível não se apegar a Sam, ao Leandro e em toda a trama que vai se desenvolvendo conforme a história avança.

O ponto principal da história é o protesto contra a AlCorp, pois tudo gira meio que "em torno" deste protesto e muitas coisas se conectam após e durante ele. Nossa protagonista descobre muita corrupção junto de Leandro e tudo fica cada vez mais interessante, dando uma intenção bem diferente pro livro, e claro, nos mostrando que não é só o romance ali que é bem desenvolvido.

O final me deixou perplexa e me fez entrar em vários questionamentos pessoais e reflexões, e eu amei cada pedaço desse livro, queria que todos pudessem lê-lo!

Lubug 01/07/2020

Uma obra para te tirar da monotonia!
Nota:8/10

Sorte. Será que ela de fato existe? Ou será que eventos surpreendentemente positivos são uma mera coincidência? Na obra ?Mensageira da Sorte?, a brasileira Fernanda Nia, expõe o seu ponto de vista em relação ao tema com direito a muita ficção, reflexões sobre política e risadas.

O Rio de Janeiro está passando por um período delicado. O povo está indignado com o monopólio da empresa Alcorp, que a cada protesto teima em aumentar os preços de suas mercadorias e serviços. Assim, manifestações são constantes na capital fluminense, mas as vezes esses protestos saem do controle, acarretando em consequências graves. Sam foi vítima de uma dessas imprevisibilidades. Ela julgava aquele trágico dia como uma fatalidade, entretanto quando se encontra em uma situação semelhante a essa, meses depois, Sam percebe que na verdade não foi uma tragédia, e sim a atuação do departamento do azar, uma das áreas do destino. Devido à um acidente, Sam é convocada para trabalhar no departamento da sorte! Isso mesmo leitor, você escutou certo. Agora, é responsabilidade da protagonista entregar a sorte para os moradores de seu bairro. Será que Sam será capaz de equilibrar a sorte de todos que necessitam?

Leitor esse livro é uma montanha russa! A obra é super intensa, não possui nenhuma parte monótona. Além disso, a autora conseguiu cumprir uma tarefa difícil, conciliar tantos conflitos paralelos de maneira coerente, o que merece uma salva de palmas. Outro ponto a ser ressaltado, é o fato do livro abordar diversos temas sérios, como: corrupção, luto, depressão e entre outros; porém a história consegue ser surpreendentemente leve para os temas que trata, já que com o seu encantador humor, Nia nos faz rir alto em diversas passagens da obra.
Recomenda-se a obra para aqueles que querem sair da monotonia!

Laís 22/06/2020

Deu até um quentinho no coração!
Que história gostosa de ler, gente! amei todos os personagens, e a relação da Sam e do Leandro é muito gradual e orgânica, gostei demais disso! esse mundo dos Mensageiros da Sorte, para mim, não foi o foco do livro, porém, foi uma das coisas que me encantaram nele, tanto que gostaria demais de ser uma mensageira da sorte eu mesma. além disso, o foco mesmo do livro (na minha visão) foi a relação entre se encontrar diante das dificuldades, sejam elas causadas pelo Destino ou não. a Sam e o Leandro se complementaram demais, e mesmo que sofrendo cada um com a sua dor, se ajudaram sem nem perceber. por fim, a escrita da Fernanda é muito fluída, mesmo! e os personagens que ela criou são muito palpáveis, sabe. amei demais o sarcasmo da Sam, e TODOS os diálogos da Sam e do Leandro me deixaram com o coração quentinho.

Queria Estar Lendo 10/03/2019

Resenha: Mensageira da Sorte
Mensageira da Sorte é o mais recente lançamento da autora Fernanda Nia - também conhecida pela série Como Eu Realmente. Publicado pela Plataforma21, o livro explora um universo extranatural dentro da nossa realidade; nesse universo, a sorte e o azar são quase dados em um tabuleiro. Através dos mensageiros, eles são um guia para um futuro grandioso ou desastroso - depende do que a pessoa decidir.

Na trama, acompanhamos Cassandra - Sam, como prefere ser chamada. Ela se mudou para Lagoinha, um bairro teoricamente pacato do Rio de Janeiro, para recomeçar a vida com a mãe. Alguma coisa muito ruim aconteceu com a garota há um tempo e tudo que Sam quer é seguir sua vida longe das memórias que envolvem essa tragédia.

Não vai ser tão simples. Não quando o Rio de Janeiro é palco de uma sequência de protestos poderosos contra a AlCorp, uma corporação multimilionária que vem causando caos no mercado com seus preços absurdos. Num desses protestos, o destino coloca Sam no caminho de uma Mensageira da Sorte - e a garota acaba por se tornar uma estagiária do Departamento, só por algumas semanas, até tudo se estabilizar. Essas semanas vão aproximá-la do extranatural e dos protestos e da ideia de que estabilidade não tem nada a ver com o novo emprego.

"- Dizer a verdade é um trabalho perigoso. Mas alguém tem que fazê-lo."

Mensageira da Sorte é o tipo de Fantasia Urbana perfeita para divertir e para elucidar grandes problemáticas que a gente vive na atualidade, como as melhores histórias nessa temática conseguem transmitir.

A voz da Sam é bem sarcástica e cheia de monólogos internos hilários. Ela é o tipo de protagonista que te conquista logo nos primeiros capítulos, o que gera aquela sensação empática que faz com que você queira que tudo dê certo. E a situação tá bem feia pra menina Sam, veja bem. Não só por causa do caos que está rolando no Rio de Janeiro, mas também pelo trauma que ela carrega. Um lembrete sombrio do que a violência e a opressão são capazes de fazer com uma pessoa; do quanto algo tirado de você em um segundo fica na sua memória para sempre.

"- Esse look todo era pra impressionar a minha mãe? Ou você foi passar um Dia de Princesa com o Netinho?"

Eu gostei do equilíbrio entre os dois lados da narrativa dela. Sam é madura e engraçada acima de tudo, mas bastante covarde por causa da tragédia. Seu arco de evolução envolve muito entender seus medos e suas fragilidades e encontrar, nela mesma, a saída para isso. Sam sabe que o trauma pesa em suas ações e começa a se determinar para mudar isso. Afinal de contas, como Mensageira da Sorte ela ganha várias responsabilidades.

E que universo fantástico que a Fernanda criou! Queria, inclusive, deixar uma reclamação na sessão de atendimento do Departamento de Correção de Sorte porque o tanto de azar caindo na minha cabeça nos últimos meses tá muito desequilibrado, quero reembolso!

A questão com a sorte e o azar e como os presságios são entregues é muito genial. É o tipo de mundo mágico muito crível, com toda a sua burocracia e problemas e sistema chato; Sam cai dentro dele de cabeça e toda a perdição até ela realmente se acostumar com o que significa entregar as mensagens é muito divertido de acompanhar.

"- Eu entendo que é difícil controlar a frustração às vezes, Sam. Mas temos que reconhecer que o mundo não é justo. É por isso que o DCS existe. Para consertá-lo. Para cada mensagem que você entrega a um necessitado, ele fica um pouquinho melhor do que era antes. Esse é o nosso foco. Esse é o nosso papel."

Em relação aos personagens secundários, a relação da Sam com a sua mãe é bem pautada e trabalhada, com toda a questão do que elas vivenciaram e como isso influencia a mudança e suas posturas uma com a outra. Cecília é a mensageira que entra no caminho da protagonista e acaba por colocá-la no mundo da sorte; uma figura bem humorada e consciente da maluquice que é o extranatural em que vivem, mas sempre disposta a ajudar a garota perdida.

"É o que a pessoa tem a dizer, e não o que ela aparenta ser, que nos entrega as peças do quebra-cabeças que a define de verdade."

Leandro e Ivana são os vizinhos de apartamento da Sam e, eu diria, as figuras mais carismáticas da história. Leandro é um Youtuber que usa seu canal para tudo, desde aleatoriedades sobre ovos de Páscoa até críticas sérias a respeito da tirania da AlCorp. E Ivana, sua editora e melhor amiga, é de uma presença radiante e um espírito corajoso que eu me apaixonei logo de cara.

Leandro, aliás, é o interesse amoroso da Sam - e que a deusa abençoe um romance bem desenvolvido! Tem aquela faísca de início, as provocações, o flerte, a confiança, a amizade, e o momento em que você quer rolar de cara no chão porque eles são MUITO FOFOS AJKFBASUOGOASUBASGUO

"- A vida é perigosa. Com um pouquinho de sorte, tudo fica bem."

Dentro desse mundo todo de sorte e mensagens e Youtube, existe a AlCorp. No cenário político que estamos vivendo hoje, é quase um espelho do que significa dar poder nas mãos de tiranos. A opressão deles reside no mercado, sim, mas eles controlam tudo - não só os preços são prejudicados, mas o governo, a liberdade, o povo, principalmente. A luta diária que nasce com os protestos ou mesmo os pequenos questionamentos é o que dirige a Sam e outros personagens para continuar resistindo. A opressão não é capaz de calar a voz do povo, e é uma das mensagens poderosas que o livro tem a passar.

Em relação à edição, a Plataforma21 caprichou tanto em capa quanto em diagramação. O livro é um conjunto completo de lindezas e eu não canso de olhar pra esse lettering magnífico feito pela artista Cyla Costa.

Mensageira da Sorte é uma história sobre jovens e revoluções. Sobre uma realidade onde o universo dá escolhas para que você aproveite a sorte ou caia no azar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/03/resenha-mensageira-da-sorte.html

Reencra 13/02/2020

Você não lê, você devora
Esse livro foi uma das minhas agradáveis surpresas desse ano, ganhei de uma amiga tão querida, não dava nada para a capa pq eu acho extremamente genérica e batida. Mas, puxa, que leitura agradável, fácil, divertido, engraçado as vezes, toda aquela pitada a brasileira que temos, uma leitura que você não lê, você simplesmente devora o livro. Não é aquele livro que eu digo "Uau, vou levar pra vida" mas que para alguém que ler livros pesados demais, temáticas densas demais, um juvenil bem equilibrado, sem forçar demais e que fala também sobre lidar com o luto é maravilhoso. Leia se você quer algo rápido e despretensioso, algo para descansar você. E leia se você só é um adolescente meio perdido e não quer ler nada para a escola, literatura nacional é boa sim.

Ylana.Sampaio 15/10/2020

É um livro leve e divertido, que fui lendo e quando percebi, já tinha terminado. Muito bom!

Gisele @li_trelando 15/07/2020

Leitura fluida
Ótima leitura pra sair de uma ressaca literária. A leitura é leve e a escritora parece ter um grande senso de humor. Estava precisando de uma leitura assim.

Thayana 03/02/2020

Que surpresa boa!
Peguei esse livro porque estava querendo um romance leve e clichezinho. Mas não foi nada daquilo que eu esperava. Foi melhor! Que ótima surpresa. Amei a escrita da Fernanda Nia, que conseguiu tratar de assuntos sérios com uma leveza impressionante. Já quero ler tudo que ela escrever, até a lista de supermercado.

trici 21/03/2020

No começo fiquei meio perdida mas depois a história foi se encaminhando e me deixando tensa e dando aqueles surtinhos pelo casal kkkkk