Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Youko 01/02/2021

Anjos da Guarda?
A Mensageira da Sorte foi um dos meus livros de entrada para este novo ano, e foi uma experiência bem interessante.
Fernanda Nia tem uma escrita leve e fluída, que nos ambienta muito bem em suas cenas e nos diverte nos momentos mais inapropriados. O universo que nos é apresentado é tão grandioso quanto, trazendo um toque mágico ao cotidiano brasileiro. O livro possuí temas sérios e recorrentes em nossa sociedade atual e os trabalha muito bem, com muito respeito e sabedoria.
Gostei bastante da protagonista, Sam, e da Cecília, que se tornou minha personagem favorita. Ambas foram muito bem construídas, apesar de achar que o senso de humor da Sam quebrou o clima de alguns momentos mais sóbrios - que julguei necessários continuarem assim. Com frequência me vi afastada da leitura, por mais que estivesse curiosa, por conta de várias piadinhas que eram jogadas na narrativa, sem muito contexto. Às vezes funcionava muito bem, outras nem tanto.
YA, definitivamente, não é um gênero que funciona muito bem comigo, mas devo admitir a grandiosidade desta obra. Para quem gosta do gênero, recomendo muito!

Nati Amend @livrosdanati 20/08/2018

Um livro direto, muito divertido, mas acima de tudo, brasileiríssimo.
Acho essencial dizer que esta leitura não é apenas mais uma ficção juvenil. Sim, ela apresenta protagonistas adolescentes em uma aventura imaginária, com ação e romance. Mas seu pano de fundo é real, e traz um panorama que não vemos com tanta frequência em livros voltados a esse público.

O primeiro trunfo de “Mensageira da Sorte” está na contextualização de sua narrativa: Rio de Janeiro, instabilidade política e empresarial, caos popular. Grandes corporações estão envolvidas em esquemas fraudulentos de controle midiático e de aumento abusivo de preços, enquanto o povo brasileiro tenta sobreviver. Por infortúnio do destino (ou não), é neste cenário que Sam precisa tentar recomeçar a sua vida.

Acidentalmente, a protagonista acaba assumindo um cargo no Departamento de Correção de Sorte, uma agência secreta que manipula eventos cotidianos e equilibra o nível de azar das pessoas. Agora, Sam é obrigada a entregar mensagens enigmáticas para completos estranhos.

"Todos têm o mesmo intuito: melhorar a vida do indivíduo destinatário de alguma forma. Pode ser, por exemplo, apontando alguma oportunidade que ele deve aproveitar, ou avisando-o de algum infortúnio que deve ser evitado."

Tudo isso poderia ter sido retratado de forma sisuda e até enfadonha, se não fosse pelo segundo ponto positivo do livro: o humor incrível da autora! Fernanda consegue narrar essa história de maneira leve, com ironias no momento certo e muitas referências à cultural pop. Não tem como não se divertir!

“Alguém vai espirrar spray de pimenta direto no seu olho. É melhor passar longe dos protestos hoje se não quiser fazer cosplay de Nick Fury pelo resto da sua vida."

E como se não bastasse a mistura cômica entre corrupção, magia e jovens youtubers, essa obra nacional ainda traz algumas lições importantes sobre luto, recomeço e sobre encontrar o seu verdadeiro propósito no mundo. Recomendo para todas as idades.

site: https://www.instagram.com/p/Bmqg7DhA6Ea/?taken-by=livrosdanati

LG 27/08/2018

Um Rio de Janeiro caótico, uma menina ligeiramente perdida no seu "recomeço", poderes extranaturais que você recebe sem nem saber ao certo se quer.

Estes são alguns dos elementos que Fernanda Nia traz no seu livro "Mensageira da Sorte", obra que cria um universo fantástico dentro do Rio de Janeiro contemporâneo cheio de intrigas governamentais, protestos, referências ao universo geek e claro um pouquinho de romance para acalentar os corações. As referências arquitetônicas no centro do Rio de Janeiro são fantásticas fazendo você se transportar para dentro da história e sentir se um personagem dela. As relações de perda e recomeço, além das familiares, também contribuem com a interação do leitor com o universo criado pela autora. Ou seja para um típico carioca ler este livro e quase um passeio pela cidade maravilhosa e também pelos eventos que nela já ocorreram.

Bruna | @bru.noslivros 02/04/2021

Se tornou meu favorito logo de cara
E se você descobrisse que existe um Departamento de Correção de Sorte? Uma organização secreta responsável por nivelar o azar das pessoas.

Eu conheci esse livro na Bienal de 2018, essa capa maravilhosa já me chamou a atenção. Quando li a sinopse fiquei mais curiosa ainda pra saber como a Nia ia desenvolver essa estória.

Essa leitura me surpreendeu muito! Eu li em apenas 2 dias e não conseguia largar de jeito nenhum!

Não é um livro monótono. É divertido, cheio de aventura, romance, comédia e drama adolescente. A escrita da Nia faz você se conectar e se envolver com a estória e os personagens.

O romance é super fofo. O relacionamento da Sam e do Leandro é muito bem desenvolvido, não tem como você não shippar esse casal!

Bibs | @queriaestarlendo 08/07/2020

- Apaixonada pela escrita da Fernanda Nia.
- Amei a história. O lance da burocracia com o extra natural.
- Sam melhor personagem certinha.
- Leandro melhor crush convencido.
- Ivana e Célia melhores secundárias que mereciam um livro só seu.

Adorei, adorei e adorei.

Amanda ^^ 01/07/2020

E se o destino te desse sorte infinita?
Adorei o livro, super leve e flui a leitura como ninguém...
Super bem trabalhado, e tudo conectado...
Humor, sensibilidade, critica, romântico...
Super recomendo!!!

@viagementrelivros 29/08/2018

Resenha @viagementrelivros
Cassandra Lira, ou apenas Sam, é uma garota de 17 anos que já tinha muitas coisas para se preocupar quando o destino revolveu lhe encarregar de mais uma tarefa. Em pleno carnaval carioca, um acidente transforma Sam em um mensageira da sorte estagiária no Departamento de Correção de Sorte, uma organização extranatural secreta incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas. Todos os dias Sam deverá levar uma mensagem de sorte para alguém que estava tendo mais azar do que deveria. Sua primeira entrega é justamente para seu vizinho e colega de turma, Leandro. Leandro é um youtuber em ascensão e a mensagem de Sam o leva a um grande impulso.
Mas se você acha que ser uma mensageira é fácil, não sabe da missa a metade. Afinal, é com o destino que estamos lidando né?
Entre confusões sobre si mesma, sua família, um possível crush e seu papel de mudar a vida das pessoas, Sam terá que enfrentar seus medos, além de encarar mais um monte de gente ruim querendo fazer mal a ela e ao Rio de Janeiro inteiro.
??
Esse é o tipo de história que quanto menos eu contar pra vocês numa resenha, melhor a surpresa na hora de ler. Mensageira da sorte é um livro muito criativo, que não conta só uma fantasia young adult, mas também fala sobre perdas, superações, problemas familiares, injustiça e trás uma baita crítica social.
Gostei muita da forma fluída com que a autora escreve (tanto que eu o li em um dia e me livrei da ressaca literária ?), construindo bem os personagens e lançando os mistérios aos poucos, pra sempre te deixar curioso e você ter que ler mais um capítulo.
Nem preciso dizer que recomendo muito né?

Raquel Merisse 03/01/2019

A Sorte de ler esse livro!
Encontrei a autora na Bienal do livro em SP. Encantada com a capa (sim, sou dessas) e reconhecendo-a do trabalho com as tirinhas do "Como eu realmente", acabei trazendo k livro pra casa. Demorei a iniciar a leitura, mas uma vez começado, impossível parar. De escrita leve, com toques de humor acido e bem característicos da Fernanda Nia, somos absolutamente envolvidos pelo universo nem tão distópico assim de Sam e Leandro. Pra mim, que vivencio na pele, ficou delicado e forte a um só tempo o tratamento que a autora da para o tema depressão/ansiedade. A meu ver, o livro gira em torno dessa questão, e de como amadurecer diante de adversidades. Usando o "Destino" e a "Sorte" como pano de fundo, a camada mais importante da história é, pra mim, a descoberta da resiliência pelos personagens. O enredo em si é lotado de boas referências e, surpreendentemente, extremamente atual (um tanto assustadoras as semelhanças com o atual cenário brasileiro...nos faz questionar essa "coincidência"). Para educadores, como eu, um prato cheio pra se trabalhar em sala de aula! Meus parabéns a querida Fernanda Nia! Dê uma chance ao livro, leitura deliciosa e fácil, divertida e contrutiva! Vale a pena!

Deborah Strougo 21/09/2018

Muito mais do que um simples livro!
Eu estava doida pra comprar Mensageira da Sorte por dois motivos: eu me encantei pela capa e pelo fato de se passar no Rio de Janeiro (minha terrinha). Quando esbarrei com a Fernanda Nia na Bienal, eu não pensei duas vezes antes de correr pra comprar o livro e pedir pra ela autografar. Super simpática, uma pessoa muito gente boa que apenas me fez sentir ainda mais vontade de ler seu livro.

E quando eu li... uau! Viciei já nas primeiras páginas. Leitura fluida, leve e engraçadíssima.

A Sam está passando por um momento bem complicado e foi ótimo ver o crescimento dela como pessoa durante o enredo. Principalmente por conta de um imprevisto tão surreal quanto ela se tornar uma mensageira do próprio Destino, tendo que entregar sorte para as pessoas a fim de equilibrar a balança da justiça.

Tudo foi perfeitamente amarrado e explicado. Muitas vezes me peguei pensando que aquilo tudo era real, que era viável, sabe? Fiquei realmente imaginando que aquela realidade poderia fazer parte do meu mundo, especialmente por ser algo tão próximo a mim por ser carioca da gema.

Amei o Leandro e ri demais de todas as suas referências. Confesso que gostaria que tivessem mais cenas dele com a Sam, mas ainda assim achei uma delícia acompanhar a história desses dois. Ri muito e me apaixonei por cada página, cada cena, cada capítulo. Além disso, também me fez pensar bastante sobre as injustiças que vivemos e me lembrar da época dos protestos que rolaram aqui no Rio há alguns anos. Foi tudo muito bem-feito, de verdade.

Uma coisa que não posso deixar de comentar é que adorei as burocracias do Destino! Gente, isso é muito a cara do Brasil mesmo hahahaha

Enfim, leiam! Esse livro merece ser enaltecido como a obra incrível que é. Espero muito que a Fernanda já esteja preparando novas histórias pra gente, porque como sua mais nova fã, já estou ansiosa por mais.

Petinha 29/12/2021

não costumo ler livros nacionais e estava com medo de ler esse livro. No início achei bem enrolada e chatinha a história, mas dps melhora. Em geral o livro me surpreendeu e acabei até q gostando dele, porém, n gostei muito do lance de ela ser mensageira e de todo o negócio do DCS. Essas partes (pra mim) eram as mais chatas. Em geral, o livro n é ruim, mas acho q é um livro mais pra quem tá começando a ler.

Bia 21/02/2022

Uma história nacional...
Eu gostei da premissa da história, achei inusitado e muito interessante. Entretanto no início a história é um pouco parada e precisei de um pouco de força de vontade para terminar a leitura.
Ela aborda temas políticos e filosoficos muito interessantes e tem um "Que" de romance. No final o quê me ganhou foi o enredo bem nacional, algo que poderia acontecer na minha cidade, porque apesar da parte política o livro é mais aquela leitura de fim de semana, despreocupada. Não tem tanta profundidade no plot, apesar de ser bom.

Noemi56 05/06/2022

Uma surpresa e tanto
Mensageira da Sorte foi um livro que comprei na Bienal de 2018 simplesmente porque amei a capa. E não me arrependo nem um pouco.
Toda a fantasia existente no livro é perfeita e viciante. Você passa cada página querendo entender mais sobre os mensageiros da sorte e de como tudo acontece.
Sam é uma personagem incrível que é real demais. Em vários momentos quis guarda-la em um potinho e amei o desenvolvimento dela durante as páginas.
Ver muito do Brasil nessa história mexeu comigo. Me fez refletir sobre como a política do nosso país acontece e como os homens poderosos regem tudo. E, de como há pessoas que estão dispostas a lutar pelo melhor. De como somos corajosos em muitos momentos.
Uma leitura incrível.

Rosita Lima 21/02/2019

Mensageira da Sorte
Cassandra e sua mãe se mudam para Lagoinha, um bairro em que acreditavam ser tranquilo no Rio de Janeiro, após um evento traumático para as duas. Infelizmente as ações da AlCorp parecem encher a população de ira e indignação com os aumentos excesso de alimentos e medicamentos gerando inúmeros protestos.
O caos está estabelecido e o Departamento de Correção de Sorte deve enviar seus mensageiros para transmitir presságios de sorte para que tentem equilibrar a balança do destino. Mas quando uma mensageira da sorte perde seus poderes repentinamente, Cassandra deve assumir o posto e enviar a sorte ao seu vizinho, que é youtuber e seu colega de classe.
A escrita é fluida proporcionando uma leitura rápida, mas funcionou como algo despretensioso que não exige muita concentração. O livro aborda temas como corrupção e poder, mas de uma maneira simples. Ideal para um público infanto-juvenil.
Eu não consegui me sentir muito imersa na leitura e acredito que isso tenha acontecido por eu já ter ultrapassado a idade o público alvo ao qual o livro é destinado. Mas para tal público o clichê romântico, as diversas referências a cultura pop, memes e gírias, os temas abordados e os elementos sobrenaturais envolvidos podem ser muito atrativos e divertidos.
Ainda assim o livro proporciona um entretenimento agradável. Excelente para intercalar com leituras mais densas.
Resenha completa no blog www.aquelageek.com
Conheça o canal: https://www.youtube.com/channel/UC0aacUhsSQtwEO7iAYTVjig

site: http://www.aquelageek.com/2019/01/resenha-mensageira-da-sorte-fernanda-nia.html

Bina 26/12/2022

Um nacional para passar o tempo
Esse livro tem uma temática muito original, ele não tão "UAU" mas é um "ok, bom".
O casal principal tem uma química absurda, e ambos são muito bem desenvolvidos. A temática de levar a sorte as pessoas também achei muito intrigante. Mas como eu disse não é O livro, e nem o fato dele se passar no Brasil conseguiu dar este título a ele.
É um livro leve que pode te ajudar a sair da ressaca, é um pouco clichê, tem personagens cativantes e da pra dar boas risadas com ele. O que, imagino, que deveria ser o plot twits foi bem previsível.
Mas não é um livro ruim, pelo contrário, eu gostei bastante e o achei encantador e muito fofo, me apeguei bastante ao Leandro (personagem principal masculino) mas nem tanto a Sam (personagem principal feminino) mas também a achei "ok"

sophi 28/01/2019

Incrível
?O livro é narrado por Sam, uma menina de 17 anos. Encontramos um cenário onde o Rio é tomado por protestos contra a AlCorp, uma empresa afundada em corrupção. Em um desses protestos, Sam perde seu pai. Na tentativa de evitar memórias ela sai de Petrópolis e vai para o Rio de Janeiro com sua mãe.
?Ao entrar em seu prédio um protesto a alcança e uma mulher é baleada. Porém, esta mulher, Cecília, era uma ?Mensageira da Sorte?, e neste dia ela estava a caminho da entrega de um presságio para Leandro. Sam corre para ajudá-la e o título de mensageira lhe é transferido, temporariamente. Uma vez que Cecília não estaria em condições de continuar.
?Descobre-se que Leandro é vizinho de Sam e, conforme o livro se desenvolve, eles ficam mais próximos e um romance se desenrola.
?A autora consegue construir uma trama que mistura a fantasia a realidade. No meio das comicidades o livro é cheio de reviravoltas emocionantes (o que me impede de falar muito) e cenas que me deixaram aflita. Além do mais, é perceptível as críticas à política e a luta da população.
?Um livro repleto de ensinamentos e desenvolvimento da personagem ainda nos garante um final incrível e surpreendente. Realmente de tirar o fôlego.