Mensageira da Sorte

Mensageira da Sorte Fernanda Nia

Resenhas - Mensageira da Sorte

Ylana.Sampaio 15/10/2020

É um livro leve e divertido, que fui lendo e quando percebi, já tinha terminado. Muito bom!

Day 05/10/2020

um ótimo YA contemporâneo nacional
Fernanda Nia fez um trabalho ótimo em Mensageira da Sorte. Um livro leve, jovem, porém com conteúdo. Fiquei presa já nas primeiras páginas e isso continuou até o final do livro, com uma história envolvente, personagens bem construídos e um romance muito fofo. Pensei um pouco sobre algum problema no livro que me faria tirar alguma estrela, mas não achei nenhum. A ideia de abordar o Destino e a Sorte foram muito bem executadas e me peguei pensando "será que existe mesmo?". Enfim, recomendadíssimo.

Lalá 30/08/2020

O livro que me trouxe uma mensagem da sorte. | @literaturadoce
De antemão quero dizer que este belíssimo livro é nacional e que ele já começa num momento decisivo pro brasileiro: o carnaval! E em pleno carnaval carioca, conhecemos nossa protagonista Cassandra, ou melhor, a Sam, que por sorte - ou talvez não - se envolve numa confusão por conta de um protesto contra uma empresa chamada AlCorp e de repente ela passa a ser a mensageira temporária do Departamento de Correção da Sorte, ou melhor, a DCS, que é uma organização extranatural secreta que tem como foco nivelar o azar na vida das pessoas.

Tudo começa se desenrolar quando nossa protagonista começa a trabalhar na DCS e ela precisa diariamente entregar mensagens as pessoas e numa determinada mensagem, ela encontra pela primeira vez com Leandro que é um aluno novo na escola e que tem um canal no Youtube chamado Molque Sensato.

Este livro foi uma surpresa incrivelmente boa. Eu suspirei do começo ao fim com essa história, com todas as reviravoltas e as descobertas que fui fazendo. É impossível não se apegar a Sam, ao Leandro e em toda a trama que vai se desenvolvendo conforme a história avança.

O ponto principal da história é o protesto contra a AlCorp, pois tudo gira meio que "em torno" deste protesto e muitas coisas se conectam após e durante ele. Nossa protagonista descobre muita corrupção junto de Leandro e tudo fica cada vez mais interessante, dando uma intenção bem diferente pro livro, e claro, nos mostrando que não é só o romance ali que é bem desenvolvido.

O final me deixou perplexa e me fez entrar em vários questionamentos pessoais e reflexões, e eu amei cada pedaço desse livro, queria que todos pudessem lê-lo!

ticias_17 15/08/2020

Incrível
É exatamente isso que preciso dizer sobre o livro, tem uma narrativa muito leve e totalmente contagiante, a autora escreve super bem e saber sintetizar os ambientes junto com os personagens. Espero que ela lance mais livros nesse estilo.

Bibliotecária 11/08/2020

Fantasia urbana no sudeste brasileiro
Uma deliciosa salada mista de fantasia, romance e investigação, temperada com muito bom humor!

A história se passa no Rio de Janeiro e a escrita da autora é bastante fluida. Também há uma abordagem bem interessante do processo de luto associado à culpa.

Recomendo a leitura!

Gisele @li_trelando 15/07/2020

Leitura fluida
Ótima leitura pra sair de uma ressaca literária. A leitura é leve e a escritora parece ter um grande senso de humor. Estava precisando de uma leitura assim.

Bibs | @queriaestarlendo 08/07/2020

- Apaixonada pela escrita da Fernanda Nia.
- Amei a história. O lance da burocracia com o extra natural.
- Sam melhor personagem certinha.
- Leandro melhor crush convencido.
- Ivana e Célia melhores secundárias que mereciam um livro só seu.

Adorei, adorei e adorei.

Amanda ^^ 01/07/2020

E se o destino te desse sorte infinita?
Adorei o livro, super leve e flui a leitura como ninguém...
Super bem trabalhado, e tudo conectado...
Humor, sensibilidade, critica, romântico...
Super recomendo!!!

Lubug 01/07/2020

Uma obra para te tirar da monotonia!
Nota:8/10

Sorte. Será que ela de fato existe? Ou será que eventos surpreendentemente positivos são uma mera coincidência? Na obra ?Mensageira da Sorte?, a brasileira Fernanda Nia, expõe o seu ponto de vista em relação ao tema com direito a muita ficção, reflexões sobre política e risadas.

O Rio de Janeiro está passando por um período delicado. O povo está indignado com o monopólio da empresa Alcorp, que a cada protesto teima em aumentar os preços de suas mercadorias e serviços. Assim, manifestações são constantes na capital fluminense, mas as vezes esses protestos saem do controle, acarretando em consequências graves. Sam foi vítima de uma dessas imprevisibilidades. Ela julgava aquele trágico dia como uma fatalidade, entretanto quando se encontra em uma situação semelhante a essa, meses depois, Sam percebe que na verdade não foi uma tragédia, e sim a atuação do departamento do azar, uma das áreas do destino. Devido à um acidente, Sam é convocada para trabalhar no departamento da sorte! Isso mesmo leitor, você escutou certo. Agora, é responsabilidade da protagonista entregar a sorte para os moradores de seu bairro. Será que Sam será capaz de equilibrar a sorte de todos que necessitam?

Leitor esse livro é uma montanha russa! A obra é super intensa, não possui nenhuma parte monótona. Além disso, a autora conseguiu cumprir uma tarefa difícil, conciliar tantos conflitos paralelos de maneira coerente, o que merece uma salva de palmas. Outro ponto a ser ressaltado, é o fato do livro abordar diversos temas sérios, como: corrupção, luto, depressão e entre outros; porém a história consegue ser surpreendentemente leve para os temas que trata, já que com o seu encantador humor, Nia nos faz rir alto em diversas passagens da obra.
Recomenda-se a obra para aqueles que querem sair da monotonia!

Isadoraferr @umlivronachuva 27/06/2020

Mensageira da Sorte - 4 estrelas
|MENSAGEIRA DA SORTE| Fernanda Nia | 4 estrela
Oii oii gente, tudo bem com vocês? Por qui tudo certo?
Bom, hoje eu vim falar um pouquinho sobre Mensageira da sorte, que eu ganhei do @eunilomedeiros, na época do projeto #estantezero.
Tudo começa o Rio de Janeiro, em pleno carnaval. Onde, por causa do trânsito, Sam decide ir caminhando para seu apartamento, já que ela está com a mãe no carro em uma distancia curta de casa. E afinal, o que poderia dar errado em caminhar duas quadras para chegar ao seu destino? Aparentemente, nada. Mas...
O problema é que do NADA surge um protesto, adivinhem onde? Isso aí, na rua onde a Sam mora, estavam rolando várias ondas de protestos contra a Alcorp, e pra piorar, a Sam tem um trauma enorme de protestos. Ou seja, deu tudo errado.
Quando se aproximou do portão, havia outra mulher ali, só que o porteiro não estava então não tinha como nenhuma das duas entrarem, e o protesto vinha se aproximando.
Eis que essa outra mulher diz que nada pode acontecer com ela, até que ela simplesmente leva um tiro (e sim, isso acontece em 13 páginas e eu não tava entendo é nada). E como tudo pode ficar mais esquisito, ela mostra o cartão com o nome dela para Sam, e diz que ela precisa encontrar o Leandro para dar um recado, e quando Sam olha novamente para o cartão: é o nome dela que está escrito.
No outro dia ela tem um sonho com uma senhora que poderia sofrer um acidente, quando acorda, achando tudo aquilo muito estranho, ela sabe que aquilo irá realmente acontecer.
Ao reencontrar a mulher da noite anterior, tudo é explicado. Essa mulher que se chama Cecília, e trabalha na DCS (departamento de correção de sorte), e bom, como ela foi baleada, Sam agora é uma mensageira temporária.
E ai minha gente, acontece muito coisa, Leandro entra na vida dela, MUITOS protestos, descobrimos o porque do trauma, sério rola muita coisa mesmo.
Até hoje eu nunca havia lido nada neste estilo, e eu achei muito maravilhoso, fora que, fluiu muito bem.
Uma coisa que me incomodou muito, foi que em alguns momentos eu senti que a Sam e o Leandro achavam que poderiam resolver todos os problemas do mundo.
Mas é uma leitura muito muito muito boa e gostosa.
Alguém aí já leu? Vem conversar comigo sobre esse livro!

site: www.instagram.com/umlivronachuva

Laís 22/06/2020

Deu até um quentinho no coração!
Que história gostosa de ler, gente! amei todos os personagens, e a relação da Sam e do Leandro é muito gradual e orgânica, gostei demais disso! esse mundo dos Mensageiros da Sorte, para mim, não foi o foco do livro, porém, foi uma das coisas que me encantaram nele, tanto que gostaria demais de ser uma mensageira da sorte eu mesma. além disso, o foco mesmo do livro (na minha visão) foi a relação entre se encontrar diante das dificuldades, sejam elas causadas pelo Destino ou não. a Sam e o Leandro se complementaram demais, e mesmo que sofrendo cada um com a sua dor, se ajudaram sem nem perceber. por fim, a escrita da Fernanda é muito fluída, mesmo! e os personagens que ela criou são muito palpáveis, sabe. amei demais o sarcasmo da Sam, e TODOS os diálogos da Sam e do Leandro me deixaram com o coração quentinho.

Lu 31/05/2020

Um dos melhores livros que já li
Esse livro certamente vai estar na listinha de favoritos de 2020. Ele consegue ser leve em alguns pontos e em outros te deixa atordoada com tantas confusões. Ele me fez rir, chorar e ficar desesperada pelos personagens.
O livro vai se passar em um cenário bem caótico, o povo está lutando contra a corrupção de uma empresa gigantesca, a AlCorp. Isso tudo se passa no Rio de Janeiro (o que eu achei o máximo, pois me ajudou a construir a imagem do cenário ksksks).
No meio de um dos protestos do povo, Sam (a protagonista), que só queria voltar para casa sem problemas, vai encontrar Cecília. Esse simples encontro vai desencadear uma série de reviravoltas. O destino (literalmente) prega peças na vida dela e ela se torna uma mensageira da sorte.
Esses mensageiros fazem parte do "departamento de correção da sorte", uma espécie de corporação extranatural. Eles são enviados para mandar mensagens para pessoas que tem o seu nível de sorte desregulado.
Esse é o caso de Leandro. Sua sorte muda por nada mais nada menos que... Paçoca (?)(sim kkk foi isso mesmo que mudou a vida dele). O garoto se torna um YouTuber super famoso por conta disso. Mas aparentemente ele tem um desnível muito forte na sua balança de sorte e azar, pois Sam é acionada várias vezes. Há algo de errado com ele. Não só com ele mas com o departamento em si. Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Mas o que está por trás dessas "conhecidências"?

Fraça 22/04/2020

Surpreendente
Comprei este livro na bienal de 2018 e demorei dois anos para começar a ler, temendo que fosse ruim, mas me surpreendi quando comecei. Achei incrível a forma que a autora desenvolve a história de Sam, a personagem principal, que precisa lidar com ensino médio, as manifestações da AlCorp, sua relação com o vizinho "insone" e os fantasmas de um passado não muito distante e relaciona tudo muito bem, sem deixar nenhuma "ponta solta" ao final da leitura.
Foi uma leitura que me prendeu do inicio ao fim, sem dúvidas.

Wash (@viciodaspaginas) 19/04/2020

Uma surpresa maravilhosa em uma leitura nacional de qualidade!

A mensageira da sorte foi uma leitura realizada em conjunto com minha amiga Mih (Michele) que conheci por aqui no bookstagram, fomos apresentados por outra amiga minha, a SIS dela Carol, afinal elas são praticamente irmãs.

Enfim, eu tive sorte de encontrar em meu caminho amigos que foram presentes, que me apoiaram com palavras escritas, com emoji, figurinhas, áudios e vídeos da vida. Alguns que conheci pessoalmente e outros que ainda quero conhecer um dia. Então posso dizer que estou com minha balança da sorte em dia. Pelo menos aspectos bons não faltam para equilibrar os fatos não tão bons assim. E por que estou comentando tudo isso? Além da sorte dos amigos a gente acaba tendo a sorte de ganhar presentes né? E este livro foi meu presente de aniversário de 2019 que a Mih me deu. E hoje finalizando essa leitura junto com ela, só tenho a agradecer por tudo! E claro, o contexto de sorte retratado livro foi algo surpreendente, envolvente e que me encantou de uma forma inesperada!

Aqui vamos acompanhar Cassandra, ou Sam para os mais próximos, que apesar dos traumas vivemos há 7 meses pela morte de seu pai em um protesto no Rio de Janeiro diante a revolta do povo com as atitudes corporativas da Empresa Alcorp. Ela se sente culpada já que ele estava presente na época por ter ido buscá-la, melhor dizendo, indo atrás dela por ela ter fugido de casa para participar do protesto.

Desde então Sam se vê cercada de muita desmotivação e segue sua rotina de forma bem mecânica e pouca interessada. Já finalizando seu último ano escolar ela retorna a morar no Rio com sua mãe, já que em Petrópolis o clima não tava agradável com as lembranças de seu pai.

Na escola conhece o aluno novo, Leandro, que tem um canal no YouTube, O Moleque Sensato. Conhecer Leandro foi algo inesperado, e mais ainda em perceber o quanto o contato com ele poderia mudar sua vida e sua sorte.

Mas antes desse primeiro contato com o rapaz, Sam ao chegar no Rio se depara com um protesto e em meio a este vê uma senhora em perigo que tomou um tiro ao tentar proteger uma garota. Tudo isso em frente ao seu novo prédio. Apesar do medo e das lembranças que atormentavam seu pensamento, Sam não deixou de ter coragem e ir até a moça acidentada. Neste encontro algo bem diferente e extranatural (mágico!) lhe acontece.

Cecília a moça acidentada era uma mensageira da Sorte, responsável por regular a sorte das pessoas. Ela era humana também, mas recebia presságios de outros pra ser entregue previamente como uma oportunidade de mudar a sorte das fatalidades que poderiam ocorrer. Ela trabalhava para o DCS, Departamento de Controle da Sorte, propositadamente organizado pelo Destino.

E foi neste encontro inusitado em meio a um tiro que Sam se torna uma mensageira temporária para substituir Cecília devido ao acidente. Quem podia imaginar toda a sorte, aventuras e mudanças que o Destino podia reservar para Sam?

E o que se desenrola entre esses personagens e os fatos envolvendo Alcorp e DCS, nossa agência do Destino, só poderá ser revelado por meio da escrita de Fernanda Nia, que fará você se conectar, se envolver, ansiar por saber mais e se divertir nas páginas de A Mensageira da Sorte. Uma obra com uma história contagiante, inusitada e gostosa de se ler, numa mistura de romance e fantasia com toques investigativos. Super recomendo!