Homem-Objeto

Homem-Objeto Tati Bernardi

Resenhas - Homem-objeto

gean. 13/04/2022

A Tati é uma escritora que gosto bastante. Ela consegue ser caricata e ao mesmo tempo uma tijucana comentando sobre seu dia em um trem sentido japeri.

Quem a acompanha bastante tempo sabe que mesmo em sua ida do norte ao sul, em algum momento desse trajeto você irá se identificar, se não com ela, com quem a rodeia.

Vale a leitura. E gostosas risadas. :)

Fernnanda.Stumbo 01/11/2023

Levei exatos dois anos e meio para terminar esse livro e foi decepcionante!

Vejo muitos quotes da Tati Bernardi pelas redes sociais e costumo gostar e me identificar, gostei de muitas entrevistas dela também.
Em um período pós pandemia, depois daquele intenso surto que não sabíamos como voltaria ser a vida, o primeiro filme que assisti com a reabertura dos cinemas, ainda na necessidade de ter intervalo de duas poltronas entre o público, foi Depois a Louca Sou Eu e lembro-me de achar incrível: engraçado, real e neurótico! Com isso, acabei comprando três livros da autora, o primeiro que escolhi para ler foi esse dessa resenha.

Homem-Objeto e Outras Coisas Sobre Ser Mulher, apresenta crônicas com ótimos temas porém muita vezes, achei comentários maldosos de um nível desnecessário e uma linguagem até mesmo chula.
Não, não sou moralista, inclusive faço bastante uso de ironia, mas não sei, algo ali não aceitei bem.
Espero e torço de ter sido apenas um mal entrosamento com essa obra em si e ainda vou ler os outros dois dela que tenho em casa, pois não aceito ainda não curtir a Tati!

Y a s 22/02/2023

Boas gargalhadas!
Tati Bernardi é a pedida certa pra quando se odeia ler kkkk com crônicas engraçadas e muito atuais ela faz críticas ao homem hétero branco que acha que sabe de tudo, a classe média que acha que é rica e até a mim que no fundo sou igual a ela, que da no mesmo que ser igual a você que está lendo isso agora. No fundo todo mundo é meio tantã das ideias e isso que é mais legal no livro! Você nunca esteve sozinho

Taly 21/04/2024

Acída e Sarcástica, adorei!
As crônicas da Tati estão repletas de sarcasmo, humor ácido e que muitas vezes nos cutucam em pontos doloridos. Eu ri, concordei, discordei, me irritei ao longo da leitura.

Aléxia 11/02/2022

Por mais mulheres cronistas
Meu dilema é não saber se gosto ou não da Tati Bernardi.

Nesse mês de fevereiro estou tentando terminar todos os livros que peguei emprestado nos últimos anos. Isso dá uma seleção aleatória de coisas que remetem a um eu do passado, como esse da Tati que comecei em 2018.

Retomei agora e, mesmo achando que a proporção de crônicas boas é de 1 pra 20 ruins, não consegui abandonar.

Especialmente porque a gente carece de cronistas mulheres. Mesmo com toda a chatice, a Tati é um dos maiores nomes atuais nesse gênero que eu amo tanto.

Homem-objeto tem um compilado de textos escritos na fase já-horrível-porém-ainda-não-tão-apocalíptica da política brasileira, com um pouco de esperança vindo da recém-era-do-Me-Too.

Na prática: cinco crônicas chatíssimas, depois uma maravilhosa zoação de paulistano. Mais duas xaropes, outras duas em que você se identifica tanto que fica com vontade de enfiar a cabeça no chão.

site: https://www.instagram.com/alexiasrv/

Manoela138 13/11/2022

Boas crônicas
Gostei de algumas crônicas dessa coletânea, mas esse não foi um preferido meu da Tati Bernardi. De qualquer forma, vale a leitura e é muito bom pra manter o hábito de ler naqueles dias que a gente precisa de algo leve e curto.

Melina.Grill 19/11/2022

A Tati tem o dom de transformar o ordinário do dia a dia em um texto extraordinário. Hilária e necessária.

Laura Brand 10/08/2018

Nostalgia Cinza
Sempre adorei ler e escrever crônicas e busquei em nomes como Antônio Prata, Martha Medeiros e Tati Bernardi algumas das minhas maiores inspirações para o gênero. Acredito que qualquer amante de crônicas adore acompanhar as reflexões desses autores que há algum tempo já vêm ganhando destaque na literatura brasileira. Quando recebi Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher, da Tati Bernardi, fiquei ansiosa para mergulhar em um intensivo de textos de uma das minhas cronistas favoritas.
Acredito que uma das coisas que mais me encanta nas crônicas é a forma de abordar das maneiras mais criativas, assuntos do cotidiano. Tati Bernardi faz isso com maestria e muito humor. Em Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher, Tati mergulha ainda mais nos dilemas que nos perturbam diariamente da forma mais inteligente possível. Ela consegue dissecar desde transtornos mentais até tesão reprimido com tamanha facilidade que não é difícil entender porque é uma das principais colunistas da Folha de S.Paulo.
Homem-objeto se diferencia dos outros livros de crônicas porque, como o próprio título entrega, trabalha diversas questões do universo feminino, mas isso não quer dizer que o livro seja voltado apenas para mulheres. Tati reflete sobre a convivência dentro de um casamento, sobre sexo casual, comportamento no trabalho, interação com amigos de longa data e até mesmo prisão de ventre causada por remédios na gravidez. Tudo de forma cômica e extremamente humana.
Em seu novo livro, Tati Bernardi abre a porta de alguns de seus conflitos mais íntimos e os escancara para quem quiser ler e se identificar. Ela não tem medo de colocar o dedo na ferida de algumas polêmicas presentes em discussões e discursos de ódio e faz isso sem perder a sinceridade e a habilidade para embasar seus argumentos. Em suas crônicas e com sua personalidade forte, Tati mostra que não tem medo de ser quem é, mesmo que às vezes isso possa doer ou incomodar.
Mesmo que o grande parte das crônicas abordem o empoderamento feminino e tudo o que envolve ser uma mulher de classe média nos dias de hoje, Tati abre mão de alguns elementos presentes nos discursos da militância e mostra que toda mulher tem direito de decidir o que quer, quando quer, como quer e com quem quer. Em textos como Pegada e comida, ela mostra que não tem nada de errado em querer ser submissa na cama, em querer abrir mão do controle em algumas situações, isso não faz nenhuma mulher menos feminista ou dona de si.
Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher é um livro que merece ser lido aos poucos, alguns poucos textos por dia. O gostoso das crônicas é poder se identificar com pequenos recortes de realidades alheias, então sugiro a leitura paciente. Foi um livro fácil de ler e me fez ter ainda mais vontade de continuar acompanhando as reflexões cotidianas de Tati Bernardi.
Minhas crônicas favoritas de Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher:

♥ Meu marido joga vídeo game
♥ Legal, mas e o filho?
♥ Estar grávida é estranho
♥ Dr. Machismo
♥ Contra o machismo, a favor dos machos
♥ O que eu queria ter dito
♥ Faça o autoexame
♥ Este texto era sobre
♥ Nunca mais
♥ Pegada e comida

site: https://goo.gl/zkKQiV

Retalhos e Prefácios 24/01/2019

Leve e despreocupado
Acompanho o trabalho da Tati Bernardi há bastante tempo mas, de seus livros, li poucos e, destes, "Depois a louca sou eu" segue sendo o preferido (tem resenha aqui no Ig). Ganhei o #HomemObjeto de presente assim que foi lançado e fiz a leitura de dois modos: metade eu li aos poucos, e outra metade eu devorei. Coisa dos momentos em que eu me encontrava talvez? Não sei. Só sei que as crônicas de Tati, quer eu concorde com a ideia que ela está imprimindo ali, ou não, seguem sendo de uma autenticidade ímpar. E isso contribui bastante para que a leitura seja tão proveitosa.

Em minha opinião, os textos escritos enquanto grávida deram um sabor muito especial ao livro. É sempre muito bom ler alguém falando de maternidade REAL em um mundo em que tudo está tão *gourmetizado* e irreal. Queria um livro só dessa fase dela.

site: Instagram: @aquelaepifania

Biblioteca Álvaro Guerra 23/07/2019

“Tati Bernardi consegue transformar suas idiossincrasias cotidianas em literatura, numa mistura hilariante de desespero e humanidade. Ela seria cômica, se não fosse trágica.” — Fernanda Torres

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535931211

Artemis 19/12/2022

"entendi que sempre terei minhas histórias como refúgio."
Eu nunca havia lido as crônicas da Tati Bernardi,embora já tivesse ouvido falar dos filmes e seriados,sua obra literária evidencia o talento franco, irônico e ácido da escrita,apesar de assimilar a qualidade do texto,não me cativou como esperado,ainda assim recomendo a leitura dessa romancista nacional e audaciosamente moderna.

Nana.Chrystina 08/01/2023

Tati bernardi perfeita!!
As colunas dos jornais colocadas nesse livro, só serviu pra me mostrar que mesmo com toda a modernidade a maioria dos homens e pasmem mulheres continuam lá no passado.