As Novas Aventuras de Sherlock Holmes

Resenhas -

Geórgea 12/09/2018

As Novas Aventuras de Sherlock Holmes (Volume 1 e 2) - Otto Penzler
Volume 1:

Uma reunião de histórias envolvendo o detetive mais famoso da literatura, mesmo que nem sempre ele esteja presente fisicamente. Dentre as diversas situações encontradas, teremos aqui o roubo de um valioso livro. Uma versão muito especial e raríssima de Hamlet, que foi levada do colecionador Harrington Edwars e para piorar a situação o livro é de um amigo. Ele não tarda a ir atrás de Holmes para pedir sua ajuda em O “Hamlet” único de Vincent Starrett. Também teremos um detetive que teve seu estojo de charutos roubado, seu nome é Hemlock Jones e você pode achar ele estranhamente parecido com um velho conhecido em O estojo de charutos roubado de Bret Hart.

“Certamente sabe que nos casos policiais que eu investigo a solução mais óbvia nunca é a correta. O simples fato de o dedo da suspeita ser apontada para certo indivíduo é o bastante para absolvê-lo de qualquer culpa.”

Mas além de roubos, também teremos assassinatos. E será praticamente impossível desvendar quem matou um homem muito poderoso, mas que possui muitos desafetos. Holmes precisará de toda a sua atenção e da ajuda de Watson que se revelará muito importante para desvendar esse mistério que parece insolúvel em A maleta do doutor do autor Stephen King. E então, imagine uma história onde esse detetive particular é assassinado e o principal suspeito é o seu amigo, como em O falecido Sherlock Holmes de James M. Barrie?

Ainda podemos falar sobre um estranho caso envolvendo a morte do seu irmão e várias espécies de abelhas, mostrando um Holmes aposentado, mas fazendo uma última (e especial!) investigação em O caso de morte e mel de Neil Gaiman. Isso só para citar algumas das aventuras que você verá. É importante saber que aqui você encontrará pelo menos uma (embora eu tenha certeza que serão várias!) história que você vai se apaixonar.

Minha Opinião

Nessa maravilhosa coletânea temos 40 histórias incríveis escolhidas a dedo pelo editor Otto Penzler. Ele as dividiu em categorias para melhor situar o leitor, mas muitas poderiam ser facilmente distribuídas em mais de uma categoria. Dentre as escolhidas, temos aqui: A Literatura do Crime, Sem Holmes, No Princípio, entre outras. Todas sendo escritas por grandes escritores e também alguns anônimos, fato que me intrigou e agradou muito. Para os fãs de Sherlock Holmes, encontrá-lo em novas situações e pelos olhos de outras pessoas, é no mínimo um grato presente. Me diverti, impressionei e vibrei com tudo que encontrei aqui.

É claro que nem todos esses pastiches, que pode ser entendido como uma obra literária que imita abertamente o estilo de outros, são tão bons quanto os originais escritos por Sir. Arthur Conan Doyle. Algumas histórias deixam a desejar, mas outras são tão boas quanto as escritas pelo criador desse detetive particular. A cada início de história, temos uma breve introdução sobre o autor que a escreveu e também sobre o seu lançamento. Além de contarmos com alguma curiosidades sobre o que encontraremos durante a leitura. Além de todo o cuidado com o box, com sua diagramação, tradução e revisão, também percebemos todo o cuidado ao escolher as histórias e apresentá-las, de maneira a situar o leitor.

“O mistério tinha chegado ao clímax. Em primeiro lugar, o homem havia sido assassinado, sem dúvida alguma. Em segundo lugar, tinham certeza absoluta de que nenhuma pessoa imaginável tinha feito aquilo.”

Sherlock Holmes foi retratado com toda sua maestria, excentricidade, altivez e perspicácia. Apesar de não serem dos mesmos autores, eles seguiram esses conceitos, mudando pequenos detalhes, por vezes até seu nome. Entretanto, as características que fizeram dele um sucesso foram mantidas. O que muito me agradou.

Temos detalhada toda a atmosfera do passado com seus requintes e minúcias. Tendo sua maioria narradas por Watson, seu amigo e fiel escudeiro. Em sua grande maioria as histórias são curtas, mas seguem um ritmo que já é conhecido daqueles que gostam de investigações. As descrições físicas e psicológicas são muito fiéis às originais.

Mas nem só de Holmes essas histórias viverão. Dr. Watson além de ser um grande ajudante e também quem relata a maioria das aventuras deste detetive, também aparece como um dos solucionadores de diversos mistérios, por muitas vezes como o personagem central. Ele mostra-se tão competente e sagaz quanto seu parceiro e mostra que aprendeu direitinho a como ser um grande observador.

Além dele, outros personagens já conhecidos estão presentes aqui, tais como: Mycroft Holmes, irmão de Sherlock, também o inspetor Lestrade da Scotland Yard e o grande inimigo de Holmes, o vilão Moriarty que é uma figura muito importante na sua história.

“Milhares de pessoas diriam que ele é um homem frio, e, na verdade, não estariam enganadas. Mas Holmes também tinha um grande coração. Só que disfarçava isso melhor do que a maioria dos homens.”

A maior parte das histórias são divertidas e intrigantes, algumas são muito originais e carregam o leitor durante a investigação. Ficou muito difícil selecionar apenas algumas histórias para citar, afinal, temos um número bem considerável neste volume. O fato é que cada uma trata de algo diferente, deixando bem claro que a originalidade é sua marca registrada.

Entretanto, gostaria de destacar as que mostraram uma ruptura entre realidade e ficção e era onde víamos o encontro entre criador e criatura. Doyle e Holmes frente a frente. Sendo uma delas publicada anonimante, o que afirmo, achei incrível. Esse tom de mistério sobre autoria combina com o teor do que temos aqui.

E claro, também teremos encontros dele com o próprio Deus e o diabo. Já deu pra perceber que temos de tudo um pouco aqui, não é mesmo? Portanto, é dever de todo fã de Sherlock Holmes passear por essas novas e encantadoras narrativas. Venha desvendar esses novos mistérios, alguns mais simples, outros mais elaborados, mas todos sendo únicos e extraordinários. Esse box é indispensável para todos os amantes desse personagem que continua sendo tão lembrado até hoje.

Volume 2:

Dando sequência às histórias encontradas no primeiro livro do box, novamente teremos nosso detetive pela visão de outros autores. Aqui teremos A aventura da segunda bolsa de Robert Barr, nos proporcionando um encontro entre Arthur Conan Doyle e o detetive Sherlock Holmes, mostrando, inclusive, certa animosidade entre os dois. O que será que podemos esperar de um encontro tão épico? Ou então, você poderá encontrar um pastiche no mínimo curioso, munido de uma lista de personagens, contendo capítulos e um jogo com os nomes dos envolvidos na trama durante a investigação de um assassinato em Herlock Shomes de novo em ação de um escritor que permanece anônimo até hoje.

“Aguardei a resposta, olhando pela janela, pois a demolição de um homem não é nada agradável de se assistir, ainda que envolva um triunfo para um de nossos mais respeitados e frutíferos heróis.”

Mas também encontraremos uma histórias muito espirituosa, conhecida como O casamento de Sherlock Holmes de Gregory Breiman, aqui você conhecerá a identidade de sua esposa e desvendará os segredos escondidos nesse matrimônio, além disso, teremos o encontro do detetive com o próprio presidente dos Estados Unidos, que tem um importante – e inusitado! – pedido a fazer em Acontecimentos estarrecedores na cidade eletrificada de Thomas Perry.

Além de assassinatos e roubos, você também terá uma grande dose de assombrações neste volume, como em O caso de loucura do coronel Warburton de Lyndsay Faye, onde Watson narrará uma aventura antiga e intrigante que ao que tudo indica, só pode ter relação com espíritos e seres malignos e vingativos. Mais uma vez você terá todo o tipo de enredo que agrada desde os fãs de histórias engraçadas até o amante de casos mais sérios.

Minha Opinião

O segundo volume desse box maravilhoso é um pouco menor que o primeiro. Mesmo assim, a união dessas duas obras conta com mais de 1.200 páginas de pura aventura e mistério com a ilustre presença do detetive mais famoso da literatura. Confesso que o primeiro me cativou mais, esse acabou apresentando alguns pastiches que não foram tão interessantes, mesmo assim, é uma excelente dica de leitura para os fãs de Sherlock.

Diferente do que temos no volume anterior, aqui serão apenas 30 histórias, divididas em 3 categorias. Sendo elas: Você acha isso engraçado?, que possui várias paródias, algumas nem tão engraçadas assim; em Vitorianos Contemporâneos, escritores atuais de histórias de mistério escrevem novas aventuras para Holmes e, finalmente, As pegadas de um escritor gigantes, onde autores clássicos dão voz ao nosso detetive.

Algumas das histórias deixam a desejar no enrendo, mas possuem uma narrativa tão surreal e cativante que você não consegue largar a leitura, principalmente por contar com histórias menores que fluem rapidamente e prendem a sua atenção. Sem contar que este volume teve o maior número de trocas e jogos com os nomes dos personagens, o que desperta o interesse dos curiosos. Mas é claro que, novamente, temos as características clássicas do detetive mantidas, mesmo que sofram leves alterações, a sua essência continua a mesma.

“É totalmente desnecessário para mim descrever, seja de que forma for, meu tão conhecido amigo; sua altura avantajada, sua esbelteza, seus dedos longos e olhar penetrante. Não preciso cansar o leitor ao mencionar seu nariz aquilino que o fazia parecer tão alerta e dispensarei qualquer referência ao queixo e às mãos, machadas por produtos químicos e pela nicotina e marcadas por picadas da seringa hipodérmica.”

A cada pastiche, seguimos os moldes do primeiro livro, antes de cada narrativa temos uma breve introdução sobre o autor que a escreveu e um pouco da história em questão. Nessa primeira categoria, temos histórias mais divertidas e descontraídas. Algumas não são boas quanto esperamos, talvez por exagerarem nas piadas e situações inusitadas. Talvez você não ache todas engraçadas – assim como eu.

O que eu senti falta nesses volumes foram histórias onde trouxessem um Sherlock Holmes como mulher. Já que houveram tantas trocas de nomes, inserções de novos personagens e situações que não eram usuais, acho que seria no mínimo interessante uma versão feminina dele. Assim como temos uma versão feminina do Dr. Watson na série Elementary que traz versões contemporâneas desses personagens. Lá encontramos a Dra. Joan Watson vivida por Lucy Liu. Ainda não tive a oportunidade de assistir a série, mas já ouvi muitos comentários positivos sobre essa doutora.

Gostaria de citar duas histórias que realmente ganharam meu coração. A primeira chama-se O desmascaramento de Sherlock Holmes de Arthur Chapman, onde teremos o encontro do nosso protagonista com C. Auguste Dupin, detetive criado por Edgar Allan Poe e que é citado pela primeira vez no livro Os Assassinatos da Rua Morgue. E também, o encontro com outro detetive, que devo confessar ser o meu preferido acima de todos – perdão, Sherlock! – o famoso Hercule Poirot de Agatha Christie. No pastiche intitulado Terá Sherlock Holmes conhecido Hercule…? de Julian Simons o qual foi o meu preferido entre os dois volumes. Esses encontros ficarão marcados para sempre na minha memória.

“Terá Sherlock Holmes algum dia conhecido Hercule Poirot? Essa não é uma suposição tão improvável quanto poderia parecer.”

Moriarty é novamente muito citado. Talvez pela fama que fez nas histórias originais de Holmes, como seu grande inimigo. Mas teremos tantos outros personagens e situações intrigantes as quais não esperávamos encontrar. Continuo reforçando a importância de ler essas histórias, principalmente para aqueles que gostam dos outros autores que citei. Você não vai se arrepender de conhecer essas novas visões e aventuras. Dê uma chance para esse box que, além de lindo por fora, está maravilhoso por dentro!

Link: http://resenhandosonhos.com/as-novas-aventuras-de-sherlock-holmes-volume-2-otto-penzler/

site: http://resenhandosonhos.com/as-novas-aventuras-de-sherlock-holmes-volume-1-otto-penzler/

joao.fav 21/07/2021

Ressaca Literária
O livro é dividido em pequenas histórias do Sherlock, o que no começo é muito legal, principalmente pelo modo que ele percebe todos os detalhes.

Porém o livro é IMENSO, realmente não entendi a necessidade de >um box< com várias histórias de 10/15 páginas do Sherlock. Quando comprei pensei ser uma única história e cheia de detalhes com um desfecho incrível.

Li todas as páginas dos dois imensos livros do box e fiquei com uma ressaca literária de 7 meses, considerem comprar livros menores do Sherlock

Osman.Siqueira 04/09/2021

Oportunidade de escrever sobre Sherlock Holmes
Vários escritores renomados que tiveram a permissão de escrever contos com o detetive mais conhecido do mundo, deixou claro que foi mantido as características do personagem criado por Arthur Conan Doyle. Alguns contos foram tão bem elaborados que temos a impressão que foi seu próprio criador que escreveu, por outro lado, teve alguns que não teve a mesma graça, mas na maioria foram bons contos. A estrutura de como é contado cada conto é sempre a mesma usada por Doyle, começa com a narração do caso misterioso, depois o Sherlock já chega a algumas conclusões para começar investigar e por ultimo, o caso é solucionado e explicado com a linha de raciocínio do Sherlock Holmes. Antes de começar cada conto tem um breve relato sobre o autor do conto e livros que ele já escreveu. Vale apena ler, quem gosta de Sherlock Holmes provavelmente vai gostar desse também.

Rubens 16/01/2019

Muito bom!
Várias histórias excelentes, a maioria mediana, e algumas bem fracas. Mas de qualquer forma, vale o tempo investido e é leitura obrigatória para todo sherlockiano de carteirinha.
Thay (@estantedathayy) 24/01/2019minha estante
Quero

Heros Pena 07/09/2021

Com alguns contos muitos bons, outros péssimos e a maioria bons, acho que o livro fica na média não é maravilhoso, as também não é ruim.

Jam Sales 17/10/2023

Não aguentei e li um atrás do outro...
Esse box é destinado para pessoas que gostam de histórias investigativas e de suspense? Sim, com certeza. Porém, à cima de tudo, para quem ficou com saudades de histórias de um dos mais queridos detitives de todos tempos: Sherlock Holmes.(???????????)
Aqui vc vai encontrar histórias dos mais diversos autores( desde mais antigos e até contemporâneos, como por ex.: Stephen King e Neil Gaiman) e a maneira como cada um retratou Sherlock ( tendo até algumas sátiras incluídas).
Foi uma leitura tão prazerosa, que assim que terminei o 1° volume, corri para ler o 2° e em menos de dois dias, devorei... :)
Se vc leu até aqui, muito obrigada... Um abraço! (? ??????? ?)