Crise nas Infinitas Terras

Crise nas Infinitas Terras Marv Wolfman ...

Resenhas -

Henricas14 19/08/2023

A apoteose da DC
Uma saga que dispensa apresentações! A grande responsável pela organização dos multiversos dos quadrinhos da DC e que desempenha até hoje um papel de destaque na cultura pop. O arco é incrível em apresentar centenas de personagens, cada um com suas respectivas funções pra trama e com suas próprias essências, além de ter um vilão temível como o anti-monitor. A leitura se mostra confusa no início, mas vai evoluindo e se tornando caótica(no bom sentido)

emclara 15/07/2023

"... pois, naquele instante, nascia um multiverso."
? //

Uma obra cheia de criatividade, ousadia e destruição, como esperado de um clássico das histórias em quadrinhos que recriou todo um universo. O seu começo, de forma incrível, prepara o leitor para essa longa saga trazendo heróis e momentos icônicos.

Uma história com tantas informações, personagens e acontecimentos, pode confundir, ter pontas soltas e dar muitas voltas, e é esse o caso. Mesmo adorando cada momento, principalmente os do Flash, teve uma hora que precisei ficar um tempo sem ler para reorganizar todo esse caos na minha cabeça.

Como já dizia Besouro Azul: "Não vejo tanta gente fantasiada assim desde o último carnaval.".

@fabio_entre.livros 13/01/2022

Nerdice em nível máximo
Publicado em 1984, "Guerras secretas", da Marvel, carrega o status de primeiro grande crossover de super-heróis dos quadrinhos: grande em quantidade de personagens reunidos, não pela qualidade da narrativa. E, ainda que do ponto de vista comercial, aquela saga tenha obtido o resultado esperado pela editora, a trama é tão frágil e superficial que definitivamente não guarda outros méritos. O mesmo não pode ser dito de "Crise nas Infinitas Terras", da DC, a Distinta Concorrente da Marvel, que não só deixou "Guerras secretas" no chinelo como também revolucionou os quadrinhos nos anos 80, estabelecendo-se até hoje como o maior e mais importante crossover de super-heróis já realizado.
Não vou gastar latim falando da história, já amplamente conhecida (mais que isso, cultuada) pela comunidade nerd há quase 40 anos; também não detalharei os bastidores da produção desta saga, igualmente de conhecimento geral; apenas vou pontuar minha impressão sobre o conteúdo como um todo.
Publicada entre 1985 e 86 e concebida como uma ideia radical para organizar o emaranhado de problemas de cronologia e excesso de versões de personagens da DC, "Crise" apresenta uma ameaça cósmica de proporções titânicas que vem destruindo o multiverso de forma sequencial, eliminando diversas "Terras" e, consequentemente, os personagens que as habitam.
Essa é a justificativa dada pelo roteiro de Marv Wolfman para passar a régua no universo DC, unificando as Terras em uma só e descartando grande parte dos personagens, a fim de simplificar a cronologia da editora e dar um reboot em seus personagens na era moderna.
Se a ideia deu certo? Absolutamente. Lançada antes de "Watchmen" e outras obras que posteriormente passariam a descontruir o estereótipo maniqueísta dos super-heróis, "Crise" é repleta do heroísmo à moda antiga. Do princípio ao fim, há vários confrontos épicos onde os heróis, desde os mais conhecidos, como Superman e Mulher-Maravilha, até alguns dos quais eu nunca tinha ouvido falar, lutam desesperadamente para salvar a(s) Terra(s), com um senso de autossacrifício que talvez soe brega nos tempos atuais, mas que é adequado à proposta e à época da publicação.
Por fim, merece destaque a arte dinâmica de George Pérez, que ilustrou toda a saga com empenho memorável. Infelizmente, no final de 2021 o artista veio a público comunicar aos fãs que foi diagnosticado com câncer de pâncreas já em estágio terminal. Sem dúvida, será uma enorme perda para a nona arte; todavia, ele permanecerá imortalizado por seu trabalho nesta e em outras grandes obras de insuperável valor histórico e artístico.

Jessica Leite 19/10/2021

E a história do mundo será reescrita...O mundo pós crise está apenas começando.
Com toda a certeza de um fã de quadrinhos de super-heróis é que eu digo que Crise nas Infinitas Terra é maior crossover de toda a história das HQs. Uma história gigantesca que abrangeu três eras dos quadrinhos abriu espaço para que a DC Comics organizasse suas histórias. Dos infinitos mundos que foram criados ao longo de várias décadas, agora apenas um existe. Nesse mundo estão os heróis que nós dos anos 2000 estamos mais familiarizados nos filmes e nas séries. É sem dúvida uma história para ler e reler muitas vezes. Os acontecimentos podem até não agradar a todos (principalmente as mortes de alguns personagens icônicos), mas a história é completa, com começo, meio e fim, e muito espaço para novas histórias...

Sidnei 25/08/2021

Clássico dos Clássicos
Reorganizar o emaranhado de universos da DC era o objetivo dessa grande saga. Crise nas Infinitas Terras é a maior saga do universo DC e quiçá, a maior saga dos quadrinhos de super heróis (vishhhh Marvel e sem clássicos rsrsrs). Tem alguns erros e furos? Tem sim. Mas são irrelevantes diante de tanto conteúdo que somos expostos. São muitos personagens (alguns que nunca tinha visto na vida), e amarradinhos para cada um ter seu momento.
Uma hq pra se ler várias vezes e se deliciar com os acontecimentos.

A edição da Eaglemoss é bacana, não tenho parâmetro pra dizer se é a melhor pois não conheço a da Panini... ;)

Sr.Pedro 04/06/2020

Uma história que fez diferença...
...uma diferença tanto dentro, no mundo dos heróis, como fora, no mundo dos quadrinhos.
Com objetivo de dar uma geral e arrumar a casa para novos leitores, e sem medo de arriscar na escolha do que acontece no folhear das páginas, CRISE nos apresenta uma história muito rica em roteiro, arte e um crossover insano de heróis e vilões (muitos mesmo, tipo, mesmo).
Vale muito a pena dedicar um tempo a essa leitura.

Kaka 08/02/2020

null
História muito boa, bem produto de sua época. Com dezenas de heróis e vilões aparecendo a todo tempo, é um presentão para fãs de longa data (e que adoram crossovers). A única ressalva é a quantidade um pouco absurda e repetitiva de reviravoltas que tem, porém são compreensíveis levando em conta o que estavam tentando fazer com a conclusão dessa saga.

Rodrigojean 28/12/2018

crise nas infinitas terras
o ultimo livro do ano,agora so ano que vem ,no momento vou continuar com hqs menores,nos vemos todos daqui a 5 dias ^^