Alzheimer: o Cuidado, o Amor

Alzheimer: o Cuidado, o Amor Érico J. Santos

Resenhas -

JAlia 24/04/2023

Esclarecedor
Não costumo ler livro assim, mas ele nos ajudou muito a entender alguns sintomas da doença e como podemos lidar com alguém que a tenha. É um exercício de paciência, mas devemos superar esse obstáculo e proporcionar o melhor para o ente querido.

Bianca.Oliveira 17/07/2019

Sensível e humano
Erico tem um jeito próprio para falar da doença de Alzheimer, conviver com uma doença dessa é muito doloroso não só para o doente quanto para toda a família. É sobre isso que se fala o livro, da dor, do cuidado e do amor que é necessário ter para com o paciente de Alzheimer.
É um livro lindo, com situações reais e soluções para essas.
Li do início ao fim lembrando de todas as pessoas com as quais convivo e que tem a doença de Alzheimer em seus variados graus e não somente neles pois o livro nao fala somente do amor que devemos doar ao paciente de Alzheimer mas a todos que necessitam de nossa atenção!
É um livro que nos ensina a amar em todas as circunstâncias .

Fabi.Filippo 24/03/2019

Amar é o melhor remédio
Ganhei esse livro do próprio autor, via sua acessora Débora.
Érico cuida de sua mae, de sogra e sua cunhada que tem necessidades especiais . Todas com doença de Alzheimer.
O livro fala que devemos antes de oferecer nosso cuidado a alguém devemos amar. Amar a nós mesmos , respeitar nossos limites, nos cuidar antes de tentar cuidar de alguém e com isso saber a hora de buscarmos ajuda. Amar nossos filhos tendo em mente que o mundo deles é diferente do nosso e amar nossos pais com isso também em mente.
Perdoar antes de amar.
Viver livre de culpas e remorsos.
Bom livro . Mostra um lado não muito ouvido, que é o lado de quem cuida e não daquele que está recebendo os cuidados.

historiadoraliteraria 22/02/2019

Nessa obra, nos é passado como devemos agir convivendo com alguém que tem a doença de Alzheimer. Fala sobre a relação dos filhos para com os pais que portam a doença, o que fazer, o que falar, todos os cuidados necessários para tornar a convivência menos perturbada.
O autor nos conta da sua experiência, nos mostra qual é a realidade, as dificuldades, tanto para o portador da doença quanto para o resto da família.
Nos fala o quanto é importante estarmos unidos nos momentos difíceis, o quão importante é perdoarmos, e acima de tudo demonstrar o nosso amor.
Érico nos passa uma linda mensagem em suas obras: "ame, e tudo mudará".

KpopBrasil 26/12/2018

"Um dia o mal de Alzheimer vai passar e a vida tem de continuar, pois apenas o tempo nos permite tempo para superar as ações que ele nos reserva."
No primeiro livro, Alzheimer - a família, a doença, o autor nos apresentou como é conviver com uma pessoa que tem o mal de Alzheimer, os cuidados necessários, as dificuldades que tem que enfrentar e como a família age nesse caso.

Nesse volume, o autor trata a respeito da importância de dar amor para quem sofre do mal de Alzheimer, por mais que a pessoa não se lembre do que aconteceu ontem e nem consiga retribuir esse amor por conta da doença, é importante ficar ao lado da pessoa, principalmente nos seus últimos dias de vida.

"Muitas vezes, as emoções que sentimos ontem, sejam positivas ou negativas, estão diretamente voltadas para o amor que damos hoje."

O autor também faz vários questionamentos que nos levam a momentos de reflexão. Quem é você? O que você faz? Como vive? Nós só conseguiremos responder essas perguntas se olharmos para dentro de nós mesmos e permitirmos corrigir as diferenças entre o que pensamos e o que vivemos no nosso interior. E que amar a nós mesmos é fundamental.

Essa foi mais uma leitura incrível, o autor consegue prender o leitor com seus pensamentos e ensinamentos de quem já vivenciou de perto essa doença. É um ótimo livro para aprender e refletir.

"Ame, e tudo mudará."

site: http://poeliterar.blogspot.com

Desireé (@UpLiterario) 22/10/2018

“Recomece; a vida não espera” (@Upliterario)
No primeiro volume, “Alzheimer: a família, a doença”, Érico J. Santos tratou da convivência e das experiências pessoais com a doença em sua família, buscando demonstrar a necessidade de amar, perdoar e compreender as transformações que recaem sobre as pessoas afetadas pela doença. Neste segundo volume, o autor tenta mostrar ao leitor que é possível recomeçar.
“Amar exige disciplina, perdoar exige tempo, doar o perdão exige reflexão.”
Perceber os primeiros sinais da doença é essencial para que o tratamento seja iniciado logo na primeira fase do Alzheimer, quando pequenos esquecimentos de fatos recentes são cometidos pelo doente. Mas é na segunda fase da doença, que o paciente se embrenha cada vez mais fundo no mundo do Alzheimer, perdendo contato com a realidade que o acerca. Por fim, na terceira fase, o paciente já fica acamado e é quando precisamos levantar nossas barreiras emocionais e não nos deixar levar pela dor e a tristeza dessa doença.
O Alzheimer é uma doença feroz e avassaladora. Ela destrói aqueles que mais amamos, na parte que nos é mais importante. Perdem-se memórias, emoções, conhecimentos. Perdem-se nossos familiares bem diante dos nossos olhos. E, por isso, precisamos aprender a estar preparados para não sucumbir à tristeza e, ainda, sabermos recomeçar nossas vidas por meio do amor e do perdão, em certa medida, de nós mesmos.
“Ame, e tudo mudará.”
Mais uma leitura importantíssima, escrita com cuidado e o carinho de quem já sofreu com o Alzheimer na família e tem muito a ensinar. Lições que devemos levar sempre conosco, bem fundo em nossos corações. Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario