Desespero

Desespero Vladimir Nabokov

Resenhas - Desespero

Emanuele 15/09/2020

Uma leitura excêntrica
Hermann Karlovich é um homem que despreza qualquer um a despeito dos seus objetivos. Com uma narrativa que mescla entre o verdadeiro autor, Nabokov, e o personagem principal, adentramos num plano louco e fadado ao fracasso, alimentado pela mente psicopata de Hermann, um russo de descendência alemã. Contrastando com o homem russo da época, as suas aspirações eram puramente capitalistas.

Marselle Urman 01/02/2016

...e mestres da mentira
Herman Karlovicth é um sociopata, essencialmente egocêntrico e na minha opinião mais perturbado do que Humbert Humbert.
A inexistente base de sua relação conjugal é hedionda...na verdade nada me fez duvidar tanto da sanidade desse narrador quanto suas descrições de Lidya.

Nessa mistura nabokoviana de "crime e castigo" (obra citada, por sinal) com "O talentoso Ripley", nada de braçada a ironia, e encontramos a sociedade russa de meados do século XX como é descrita na literatura : assediadora, claustrofóbica e mentirosa.

Boa leitura.

SP, 27/01/2016

Thatha18 08/03/2023

Autor incrível
Vladimir Nabokov é sem dúvidas meu autor russo favorito, desde que li o conto "A Nursery Tale" sobre a ganância do homem, em Desespero essa ganância continua. No primeiro conto o protagonista é cegado pela luxuaria, neste livro é cegado pela avareza e como sempre Nabokov é sensacional. Apesar de não ter conseguido terminar "Lolita".

Mayko.Vasconcelos 08/11/2020

Uma premissa interessantíssima
Quando li a sinopse desse livro fiquei muito entusiasmado. A premissa pareceu incrível.
Gostei da narrativa, de estar até certo ponto me questionando se eles eram mesmo iguais ou não. Ver o livro todo pela ótica distorcida e narcisista do protagonista é muito interessante. Foi um livro muito bem escrito. Em alguns trechos, especialmente no fim, me lembrou algo de Mersault, do Camus.

Vale a pena ler

Julio.Argibay 10/05/2018

Prestigiado autor de Lolita, um clássico. Nabokov relata uma estória complexa e criativa sobre um ator alemão, personagem principal da trama. A partir daí a estoria fica bem interessante, pois o autor se utiliza de uma técnica própria p contar sua estoria. Muito suspense, reviravoltas e um clima de mistério provocam várias interpretações sobre os fatos contados.

Renata.Reis 12/10/2018

Um duplo
Aqui temos um romance epistolar; Narrado por Hermann Karlovich, um empresário dono de uma fábrica de chocolate, que tem uma mulher chamada Lydia, que para ele, é um tanto tola. Junto a eles, está Ardalion, um pintor meio decadente que está sempre a companhia de Lydia. Hermann é bastante debochado ao ver a vida que estava levando. Além da fábrica de chocolate, nos tempos livres ele gosta de divagar ideias, escrever.

Em Praga encontrou um homem chamado Félix, um mendigo praticamente. Hermann acredita que eles são muito parecidos. Desde esse encontro trocavam cartas. Em alguns momentos fiquei em dúvida se realmente o Félix não era algo da imaginação de Hermann. Ele escondeu esse fato até mesmo da mulher, Aliás, uma das características do personagem, é o prazer em modificar a realidade, mentir. Ele parece obcecado com essa semelhança com Felix, e mais tarde, projeta um plano envolvendo ambos.

``embora eu nunca tenha sido um ator no sentido exato da palavra, sempre levei comigo na vida real, um pequeno teatro desmontável e já apareci em mais de um papel com uma atuação sempre magnifica.´´

Eu sei que o Nabokov gosta de escrever sobre personagens com uma má índole, que chega a ser transtornado. Eu preferi esse romance do que Lolita em primeira mão. A forma egoísta e narcisista como o Hermann acredita ser cerne da vida, é discrepante da realidade. Ele divaga entre a solidão e a solitude, que é um prazer se achar nesse esse eu transtornado. O nome desespero no final é a situação aonde ele se encontra-rá.

Boa leitura

Arte 365 12/09/2023

Genial
Uma história clássica de "duplo", escrita de uma maneira nada convencional em 1932.

É uma loucura onde o narrador é o protagonista, que fala diretamente com a gente, nos xinga e diz que não sejamos bisbilhoteiros :)

Esse narrador é um imbecil, arrogante, narcisista, mas no meio disso tudo Nabokov fala (muito!) sobre a escrita, os truques usados na literatura e ainda tem tempo para discutir a existência de Deus e o abuso do trabalhador.

Por isso, o título GENIAL!