Allegro em Hip-Hop

Allegro em Hip-Hop Babi Dewet

Resenhas - Allegro em Hip-Hop

Três Leitoras 12/11/2018

Resenha: Allegro em Hip-Hop
Há poucos dias conversei com vocês sobre Sonata em Punk Rock e hoje é dia de falarmos do segundo livro da série Cidade da Música.

Neste livro, a personagem principal é Camila, uma neta de japoneses que foi criada de forma rígida para que seja a melhor em tudo que se propor a fazer. Então por isso, desde sempre ela se esforçou sempre mais e aprendeu que apesar de jovem não existe tempo a perder, ela é talentosa e deve aproveitar todas as oportunidades, sendo sempre a melhor, é claro.

Mesmo vivendo na Academia Margareth Vilela e tendo festinhas vez ou outra nos dormitórios, Camila só pensa no balé, sua rotina é ocupada pelas aulas e treinos na academia. Tudo em prol do seu crescimento e desenvolvimento enquanto bailarina. Seus dias são bem programados, nada sai do que ela pré estabeleceu, ainda mais agora que ela está concorrendo pelo solo na adaptação de O Lado dos Cisnes, ela quer muito representar Odette e Odile.

Só Camila não percebe o quanto ela cuida tão mal de si, se alimentando pouco, dormindo menos ainda e se cobrando demais, tudo isso e mais um pouco fará com que ela comece a ter vários quadros de ansiedade, fazendo com que ela entre em conflito e lá no fundo sente que tudo pode mudar.

E essa ideia de mudança será intensificada depois que ela conhecer Vitor, um ruivo bem desengonçado que toca violino e que ama a música clássica na mesma proporção que é encantado pelo hip hop.

E é essa dose de hip hop que trará uma nova visão sobre a vida e as coisas para a Camila.

Diferente do primeiro livro, desta vez fiquei encantada com os dois personagens, Camila e Vitor são daquelas pessoas de aura boa, que iluminam onde chegam e são realmente do bem. Pontos positivos do livro foi termos tido mais cenas na parte externa a Academia, a autora tratar do preconceito com minorias e de certa forma falar da importância do acompanhamento psicológico; e o ponto negativo, para mim, foi que desta vez não achei a leitura fluida, a sensação que eu tive foi que a história demorou de acontecer. Mas nem por isso digo que o livro não vale a pena ser lido, vale sim! Principalmente se você for fã da Babi Dewet.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/10/resenha-allegro-em-hip-hop.html
Liachristo 06/04/2019minha estante
Você teve praticamente as mesmas sensações que eu tive lendo. Demorou muito pra realmente engrenar.

isyfoxdiaz 29/12/2018

Música, dança e ansiedade. Essa série é linda
Custei a gostar do livro e dos personagens. O jeito inseguro e ansioso de Mila abalava minhas expectativas, assim como a falta de amor próprio de Vitor quando falava da garota. Julguei o livro até o final, mas só depois de inicar outra leitura e de fazer uma autoavaliação eu percebi que sou bastante parecida com Mila, por isso me senti incomodada. E percebi também que o que eu preciso está nas sensações que Vitor trouxe para a vida dela. Não era como se Mila fosse uma protagonista ruim, ela era REAL e isso me assustou. O que sinto por conta da ansiedade sendo narrado ali foi o que me desconcertou. A Camila e o Vitor juntos passava uma sensação de algo certo e bom, algo concreto. Depois de terminar a leitura eu pude compreender isso muito bem. Os personagens da Babi são tão maravilhosos que eu queria que tivesse mais livros sobre eles na série.
A Babi Dewet não me decepcionou (mesmo quando eu acreditei nisso). Essa série é incrível, "Sonata em Punk Rock" é um dos meus livros preferidos e agora a Mila faz parte da lista de personagens femininas que me identifico.

BlancBunny 19/04/2019

Allegro em hip-hop
Um livro maravilhoso, leitura indispensável. Através dessa arte a Babi Dewet consegue nos passar uma mensagem incrível e importante, que é: "a vida é feita de pequenos momentos de felicidade". Nos ensinado a nos encontrarmos, superarmos os preconceitos que muitas vezes não percebemos a gravidade, e os obstáculos muitas vezes colocados por nós mesmos por medo de magoar alguém sendo quem somos de verdade, e acima de tudo, descobrir o que nos faz feliz e não ter medo de seguir em frente, não se importando com aquilo que dirão de nós.

@leit.uraporprazer 02/01/2022

Siga seus sonhos
Camila Takahashi é uma jovem bailarina de descendência Japonesa, desde sempre foi ensinada a aceitar as coisas sem contestação, era a menina certinha que tirava notas boas e que era tachada como a nerd japa (Mau sabiam o que ela passava para tirar essas notas boas)
🎻
Como dizia sua mãe: Você tem que ser a melhor, eu te ensinei isso
🎻
Levando esse ensinamento para a vida ela acaba por entrar na Academia Margareth Vilela um conservatório de Música e Ballet.
🎻
Já do time avançado, Mila (como gostava de ser chamada) é a melhor bailarina da sala, preferia treinar horas e horas do que ir a uma festa se divertir, afinal ela tinha que ser a melhor e para isso ela tinha que focar em se superar constantemente.
🎻
Mas nem tudo é como queremos, depois de perder uma oportunidade preciosa em sua vida percebe que nem tudo gira em torno da perfeição.
🎻
O que você faria se de uma hora para outra tudo desmoronasse ?? Se não tivesse mais um propósito ??
🎻
A perfeição vale a pena em troca de sua vida inteira ??

Lena 02/01/2021

O que fez eu me apixonar por esse livro (além do enredo, é claro) foi a descrição clara e objetiva e o incrível desenvolvimento dos personagens.

Bia 30/09/2021

um livro gostosinho
a leitura foi muito boa , a história tbm muito divertida, tem uns vícios linguísticos da autora, pq ela fica revivendo acontecimentos , o livro te deixa numa expectativa enorme para o final e acho q a autora quis fazer um final diferente e não correspondeu as expectativas o final não foi bom mesmo , foi corrido e mal trabalhado , MAS VALE A PENA LER , A EXPERIÊNCIA FOI ÓTIMA

Camis 02/05/2020

O livro apesar do que aparenta não é um clichê completo. Traz muita paixão pela dança e pela música, especialmente pelo balé. Conta um lindo romance que aquece corações e apresenta sentimentos dos personagens com os quais muitos leitores podem se identificar. Mas além disso, a história também trata de problemas e dúvidas que todos nós enfrentamos ou enfrentaremos; apresenta discussões sobre ansiedade, preconceito, pressões familiares, amizade, futuro e bondade. É um livro muito bom e gostoso de ler.
No entanto, na minha opinião, algumas partes foram desnecessárias e tive um pouco de dificuldade em me conectar no começo, pois parecia haver enrolação para que o enredo começasse de fato.

garotadovlog 24/08/2019

IMPRESSÕES: ALLEGRO EM HIP HOP (BABI DEWET)
Eu sei que fazia um tempão que não aparecia aqui, mas é como dizem: "O bom filho a casa torna!" e bem, cá estou eu novamente. E o post de hoje é uma breve impressão sobre o livro "Allegro em Hip Hop", da nossa queridíssima Babi Dewet.
Para quem não sabe, este é o segundo livro da série Cidade da Música - o primeiro foi, "Sonata Em Punk Rock" (que eu li se não me falha a memória em 2015 e aparentemente, amei. Bom, vamos começar!
No segundo volume da série, nós somos apresentados a protagonista Camila ou mais conhecida por todos como Mila, ela é uma dos grandes talentos da dança no conservatório Margareth Vilela. A garota é descendente de japoneses e vem de uma família muito rigorosa com relação aos estudos, desde pequena aprendeu que deveria se esforçar ao máximo para ser a melhor em tudo o que fazia, principalmente na dança, ou mais especificamente, no balé.
Mila deixou de lado as festas e as diversões de lado para treinar sua dança, sua vida já estava toda programada até aparecer Vitor, um estudante de violino ruivo e cheio de sardas. O garoto passou a ajudar Mila em suas crises de ansiedades que a estavam atormentando, daí nasce uma amizade com grandes chances de se tornar algo mais que isso. O garoto e a vida vai mostrando a garota que esta tudo bem em dar uma pausa as vezes para também, se divertir um pouco!
Eu, particularmente, amo a escrita da Babi. Desde o primeiro livro que li da autora me apaixonei pelo modo como ela descreve os momentos vividos pelos personagens em seus livros, tanto como ela dá vida a eles e constrói os diálogos ao longo da história.
Alguns personagens são extremamente cativantes, como a amiga da nosso protagonista principal - Clara - e o amigo do nossos protagonista - Sérgio. Porém, não consegui gostar tanto assim do nosso casal, Camila e Vitor.
Em alguns momentos do livro somos relembrados dos personagens principais do livro anterior- Valentina e Kim. O problema deste ponto do livro pra mim, foi a autora estar sempre relembrando de que o Kim era o filho da diretora do colégio, três vezes ou mais em mais de um capítulo - o que acabou se tornando algo repetitivo na minha visão.
Outro fator que não me fez amar o livro, foi a infantilidade que acabei sentindo em nossos personagens principais. No livro, Mila tem 18 anos, mas infelizmente em certas partes da obra, senti como se a garota estivesse com seus 14 anos.
Babi tratou alguns pontos legais, como: ansiedade e diversidade de grupos e gêneros, porém, de uma forma bem rasa. A autora também colocou um ponto em relação a protagonista com seu peso, mas o assunto não foi aprofundado e nem mesmo abordado de certo modo, não pelo menos como eu gostaria e acredito que pudesse ser.
De fato, é um livro escrito para um público mais novo e talvez, por eu já ter os meus 22 anos, a obra não tenha me agradado tanto como eu desejava. Mas, sem dúvida, é um livro com uma escrita extremamente deliciosa de ser lido e super bem escrito. No final das contas, acabamos torcendo por todos os personagens.
Levou um classificação de 3 estrelas no Skoob! E você, já leu o primeiro livro da série ou este segundo? O que achou? Me conta ai, eu vou adorar saber sua opinião.
Beijos da Cah ♥

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com/2019/08/impressoes-sobre-allegro-em-hip-hop.html

Tracinhas 03/11/2019

por Lídia Rayanne
Vou começar essa resenha dizendo apenas umas coisa: se no livro anterior tive dificuldade para me conectar emocionalmente com a protagonista (confira a resenha em nosso perfil), nesse me identifiquei com a personagem principal de tantas maneiras que esse livro acabou se tornando meu favorito dos escritos pela Babi Dewet até agora.
A história acompanha dois protagonistas: Mila, uma garota descendente de japoneses que foi criada para apenas se concentrar no balé e não perder tempo com garotos. Seu maior sonho é se tornar uma bailarina profissional e ser reconhecida por algum olheiro internacional. O caminho para isso? Conseguir o papel principal na apresentação de O Lago dos Cines no fim do semestre. Mas, para isso, ela precisa fazer 32 fouettés perfeitos (e se você não faz ideia do que sejam fouettés e do qual difícil eles podem ser, assista esse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=eqF6p35DPEo).
Do outro lado temos Vitor, um ruivinho super fofo que, apesar de amar música clássica e tocar violino, não resiste a um bom Hip-Hop. O desejo dele é de deixar alguma marca no mundo e fazer com que a Academia Margareth Vilela quebre o preconceito com ritmos mais modernos para que ele possa tocar Drake sem receio.
Só que, apesar de parecer tranquila por fora, Mila passa por um imenso turbilhão por dentro. A necessidade constante de sempre se provar como a melhor de todas acaba desencadeando uma série de crises de ansiedade que podem roubar seu maior sonho.
Amei a forma como a autora fez a Mila lidar com sua ansiedade. Como alguém que passa pelo mesmo problema, é importante abordar esse tema em livros, especialmente juvenis, e lembrar a todos que sofrem da necessidade de ter controle sobre tudo que é necessário sim buscar ajuda profissional. E o que dizer do Vitor, gente? Ele foge do estereótipo de mocinho “boy lixo”, sendo um verdadeiro suporte para a Mila. A amizade que nasce entre os dois é muito linda de se ver e o romance acaba apenas se tornando consequência.
A autora também aborda outros temas relevantes, como o preconceito que os descendentes de orientais passam ao ouvir piadas bobas e de como garotas podem e devem apoiar umas as outras. Tudo isso permeado por uma narrativa leve, doce, e cheia de música, tornando o segundo livro dessa série o meu favorito até o momento.

site: https://jatracei.com/post/188791486312/resenha-334-allegro-em-hip-hop

Ceci 30/11/2019

Razoável
Não se por estar ainda tão apaixonada pelo livro anterior e fui com exepctativas muito grandes, esse não conseguiu atingir.
O Vitor não me cativou, e eu gostava mais quando a Clara aparecia do que a Mila, não sei ainda como me sentir, mas foi uma leitura que eu realmente empurrei com a barriga, já que nunca demorei tanto com um livro.
nina 09/02/2020minha estante
Eu tive exatamente a mesma experiência, achei o livro muito monótono, e sonata muito melhor

@estantederomance 25/02/2020

Não é apenas um romance, mas conta toda a rotina, os desafios e a pressão que uma bailarina sofre. É uma linda profissão que conhecemos melhor sobre, além de uma amizade linda e um romance fofo. Amei demais!

Vicky_v 26/02/2020

Resenha de Allegro em Hip-Hop (Doki Livros)
Uma bailarina e um violinista, não parece um par perfeito? Quando li a sinopse deste livro há dois anos, na época do lançamento, fiquei imaginando vários fanarts com ele tocando violino e ela dançando. De lá para cá, li e reli esta história algumas vezes e finalmente é hora de escrever uma resenha para esses personagens.

O segundo volume da série Cidade da Música traz a história de Camila e Vitor, ela uma bailarina focada exclusivamente em ser a melhor possível, sem tempo para garotos ou festas, ele um violinista meio nerd com um gosto apurado para música clássica e hip hop. Mas estas são apenas linhas gerais da trama, quando realmente começamos a ler este livro, percebemos que Mila sofre de ansiedade e com a pressão de conseguir ser solista e manter essa posição com tantas outras bailarinas competindo para seu lugar, além de sentir a necessidade de alcançar os padrões de perfeição esperados por sua mãe rígida. Com sua personalidade mais livre, Vitor é a melhor pessoa que Mila poderia encontrar na Academia Margareth Vilela e quando a amizade entre os dois ganha força, eles percebem que o sentimento que nutrem um pelo outro é mais forte do que esperado - na verdade, Vitor já gostava de Camila, mas não deixa de ser uma surpresa o quanto o sentimento vai expandindo ao longo da trama.

Allegro em Hip-Hop acompanha a perspectiva de Mila e Vitor, então na narrativa temos duas personalidades bastante diferentes, o que fica muito transparente no tom que as cenas ganham quando lemos o ponto de vista de um ou de outro. Este detalhe é o que realmente me ganhou na trama. Enquanto as cenas pelo olhar de Mila são mais tensas, as cenas com o olhar de Vitor tendem a ser mais doces, o que reflete também a personalidade desses dois personagens e faz dessa dupla uma combinação balanceada. Há uma certa imaturidade nos dois que é característica da falta de experiência que eles mostram ao longo da trama, mesmo já tendo completado seus 18 anos, e durante a leitura tive a impressão de que esse aspecto não ajuda tanto na construção dos personagens, ainda que adicione mais uma camada em suas ações.

Vitor queria ser alguém que pudesse estar à disposição de Mila para o resto da vida, mesmo que fosse para segurar seu guarda-chuva enquanto estivesse chovendo. Esse era o pensamento de alguém sem amor próprio, mas, como ele imaginava, romântico. Mal sabia ele que isso quase sempre significava a mesma coisa. (p. 88)

Através da voz da personagem feminina a autora conseguiu passar os sentimentos, medos e angústias de uma pessoa com ansiedade e tratou do tema de forma delicada e com o aprofundamento certo, de acordo com o que é proposto pelo enredo - todo o desenvolvimento de Mila é feito ao redor desse lidar com a ansiedade e com a necessidade de diminuir um pouco o nível da rigidez com que foi criada. Por ser uma bailarina e estar em constante pressão para alcançar a perfeição nos gestos, nos movimentos e no corpo, a autora teve a abertura para tratar de temas que permeiam a vida de muitas pessoas, adolescentes ou não, como a ansiedade, a questão do peso, a rivalidade no trabalho etc. Li, por aí, algumas pessoas apontando que a história era muito adolescente e por isso não conseguiram se reconhecer na personagem protagonista, mas me parece que, nesses casos, essas pessoas simplesmente não conseguiram identificar certos padrões de comportamento que foram retratados - não são apenas adolescentes que têm que lidar com colegas de classe ou de trabalho que são mesquinhas como uma forma de autoproteção e autoafirmação, não são apenas adolescentes que precisam lidar com as pressões das expectativas de familiares e professores; é tudo uma questão de levar o exemplo para outras esferas e contextos.

O romance entre Mila e Vitor é construído de forma calma, ainda que ele goste dela desde o começo, consegue perceber e entender que ela mais precisa de apoio e companheirismo do que de um fã que quer ser seu namorado. Os melhores amigos dos dois, Clara e Sérgio, são dois personagens que gostaria de ver um pouco mais em seu desenvolvimento, pois além de serem engraçados e boas misturas para as personalidades dos personagens principais, têm arcos narrativos que me despertaram a atenção - Clara, com sua energia brilhante e pouco medo de dizer e fazer o que quer, é um contraste interessante para o jeito mais sério e contido de Mila.

A escrita da autora é, como sempre, muito fluída e a forma como constrói cenas e espaços nos leva para o ambiente da Academia Margareth Vilela sem dificuldade. Cidade da Música tem se mostrado uma série muito importante na abordagem de problemas e temas tão necessários de se discutir, ainda que suas histórias não tratem profundamente desses temas, como já apontei na resenha do volume anterior, abrir a discussão é sempre o primeiro passo para que quem está lidando com o que é retratado consiga ver que é possível ter ajuda e encontrar, em certa medida, paz para continuar vivendo. Allego em Hip-Hop, até agora, é o livro da série com personagens mais reais e com dores mais próximas (de mim) e estou curiosa para saber o que o próximo volume trará.

site: https://www.vitoriadoretto.com/2020/02/doki-livros-allegro-em-hip-hop-babi.html

Lua 24/06/2020

Amei!
Amei o primeiro livro da série e amei esse esse também! Uma história que tem uma mensagem importante e personagens cativantes. ?