Os últimos dezoito meses de Santa Teresinha

Os últimos dezoito meses de Santa Teresinha Jean-François Six

Resenhas - Os últimos dezoito meses de Santa Teresinha

Arthur Jácome 11/08/2018

É minha primeira experiência séria de encontro com Teresa de Lisieux. Até então, a imagem muitas vezes "florida" e "infantil" que fazem dela me deixava bem desinteressado em conhecê-la. Ao passar em um sebo encontrei essa obra, e como se propunha analisar o período de "noite escura" de Teresinha, resolvi me dispor a conhecê-la.
Posso dizer que foi uma escolha feliz. A "noite escura" é um dos momentos da vida espiritual dos santos em que se mostra não só a heroicidade desses, mas primordialmente a ação santificadora de Deus nessas almas. Nesse livro pude entender a verdadeira estatura espiritual de Teresa. Não, não se trata daquela conversa tão "doce" em que é frequentemente abordada a "Pequena Via". Teresinha alcançou verdadeira maturidade humana e espiritual, a ponto de vermos que Madre Inês, sua irmã de sangue, que Teresa a tinha por mãe, já não conseguia acompanhar o crescimento interior de sua "filha".
O autor é muito crítico à Madre Inês, como já se nota na sinopse desse livro, e ele o demonstra muito bem ao longo da obra as razões para tal posicionamento. Aqui reconheço o bem que foi não ter lido o "História de uma Alma" inicialmente, diante das alterações discretas de Madre Inês no texto, mas que mudaram significativamente a substância da mensagem espiritual de Santa Teresa.
Não sei se a obra ora em resenha seja boa para iniciar os estudos sobre Teresinha, mas ela é importante para todos aqueles que queiram ter um panorama mais amplo sobre essa grande santa.