As Aventuras de Tintim: O Cetro de Ottokar

As Aventuras de Tintim: O Cetro de Ottokar Hergé

Resenhas - As Aventuras de Tintim: O Cetro de Ottokar

@vaisetratarleitora 01/11/2022

O melhor ritmo até aqui
Continuando no meu projeto pessoal de leitura da saga Tintim, chegamos ao 8º álbum.

Publicado originalmente no Le Petit Vingtième entre agosto de 1938 e agosto de 1939 e lançado como álbum em 1939, a história traz uma referência e crítica discreta a politica expansionista da Alemanha Nazista (eu só soube que era uma critica porque vi na Wikipédia, porquê nem tinha percebido, talvez na época a referência fosse mais óbvia).

De todos até agora, foi o que teve o melhor ritmo, não me cansou e foi divertido, realmente gostei de ter lido, a história é interessante.

Me lembrei muito da animação que passava na cultura, que me parece bem fiel puxando pela memória.

Gostei muito e recomendo.

Gegelica 23/04/2021

Personagens desastrosos fazem toda diferença kkkkk. De novo, o Milu é perfeito ?

regifreitas 05/11/2023

O CETRO DE OTTOKAR (AS AVENTURAS DE TINTIM) [Le Sceptre d'Ottokar (Les Aventures de Tintin), 1939]), de Hergé; tradução Eduardo Brandão.

O personagem Tintim foi uma criação do escritor e quadrinista belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé. Tintim surgiu na série AS AVENTURAS DE TINTIM, que contou com 24 volumes, todos escritos e ilustrados por Hergé, de 1929, até sua morte, em 1983. O último volume, por conta do falecimento do autor, ficou inacabado.

Tintim é um jovem repórter belga, que viaja o mundo juntamente com seu cãozinho Milu, realizando investigações e desvendando crimes e mistérios. O CETRO DE OTTOKAR foi o oitavo álbum da série. Nele, Tintim acompanha o professor Halambique, um distraído sigilógrafo, até a Sildávia, um fictício país europeu, com o objetivo de estudar um raríssimo selo do rei Ottokar IV. Contudo, o jovem acaba se envolvendo em uma conspiração para destronar o atual monarca desse país.

Meu único contato com o personagem havia sido a animação AS AVENTURAS DE TINTIM, dirigida por Steven Spielberg, em 2011. Lembro muito vagamente da série animada, produzida nos anos 1990, que contou com três temporadas e foi exibida por aqui pela TV Cultura. Mas ela nunca me chamou muito a atenção e acabei não a acompanhando naquela época.

Depois que terminei a leitura deste O CETRO DE OTTOKAR, encontrei a versão animada no YouTube, e ela é bem fiel ao quadrinho. Acabei vendo outros episódios aleatórios da animação. São aventuras bem divertidas e despretensiosas. Fiquei até com vontade de rever o filme de Spielberg, mas, infelizmente, ele não consta no catálogo de nenhum dos streamings que assino.

Obs.: Um agradecimento especial a minha amiga, lá de Salvador, @martaskoober, que foi quem me presenteou com esta obra. Fico sempre muito lisonjeado pelo carinho e atenção. Muito agradecido, Marta!

Vicente 04/04/2021

Ótimo
Outro volume bem divertido da série de Tintim. Trama dinâmica e cheia de reviravoltas.

Aline Oliveira 30/08/2022

Que delicia relembrar a infancia com uma hostoria do tintim. O quadrinho é igualzinho o desenho dessa história e foi uma delícia ler, pois eu assistia todos os episodios do Tintim quando criança.

Lika 19/03/2023

Uma história bem a la Tintim, cheia de aventuras, emoções e com bastante investigações

Milu está incrível também

Felipe HQs e Mais 16/02/2024

Tintim e a realidade brasileira
"Sildávia exporta trigo, água mineral, lenha, cavalos e violinistas" hahaha

A leitura de 'O Cetro de Ottokar' não poderia ter acontecido em hora mais oportuna... rsrs

No fictício país da Sildávia, que "exporta trigo, água mineral, lenha, cavalos e violinistas", criado por Hergé, o poder real é representado pelo cetro que dá título à HQ. Quem se apossar dele, tornar-se-á rei do país. Numa tentativa de golpe muito mal orquestrada, militares e cidadãos de bem com 'inteligência acima da média' tentam fugir com o cetro para um país vizinho e tirar o rei Muskar XII do trono. Eles quase teriam conseguido, se não fosse o intrépido Tintim!

Com seu faro para o perigo, Tintim desconfia dos planos ao perceber que o professor Halambique, figuraça!, está com hábitos estranhos. A trama conta com a habitual sorte do personagem do belga Hergé, bem como com as trapalhadas de Dupont e Dupond.

Descoberto o plano, Tintim e o rei da Sildávia juntam forças para que seu país volte aos trilhos da normalidade, mais ou menos como estamos tentando fazer por aqui no Brasil desde outubro de 2022 ?

Já leu essa HQ? Gostou de 'O Cetro de Ottokar' tanto quanto eu?

cuca 28/03/2013

muito bom
eu acho este livro o melhor livro das Aventuras De Tintim!