Idéias para a luta

Idéias para a luta Marta Harnecker

Resenhas - Idéias para a luta

Juliana Gouveia 25/01/2022

Esquerda, uni-vos.
Leitura importante para militantes e para quem não pensa em militar de forma orgânica, organizada em partidos, mas que sente a necessidade de agir por mudanças sociais e políticas.
Traz apontamentos e questionamentos importantes sobre a atuação da esquerda, da militância e, o que acho muito urgente, sobre articular a esquerda política e a esquerda social.
Ao final, é a apresentada a bibliografia da autora e já fiquei instigada a me aprofundar em seus outros trabalhos.

Alice Nunes 10/02/2022

Pra inspirar
Pra que a gente lembre que é tarefa nossa ?tornar possível o que hoje aparece impossível.?
Livro curto mas muito potente. Muito do li já conhecia mas como é bom reler e relembrar. Ele é sobre política mas é sobre relações, me serviu pra repensar as relações de trabalho, parentais, de amizades sobretudo de camaradagem.

Sidney 07/08/2022

Importante para quem quer se organizar na luta
Dicas interessantes baseadas na vivência da autora. Ela trás reflexões sobre vivência em movimentos sociais. Quais os problemas e soluções. Importante para quem quer se organizar na luta.

JAQUELINE.ARGOLO 26/02/2023

Ideias para o debate militante
O livro apresenta em seus 12 artigos, possibilidades e experiências acerca dos movimentos sociais de esquerda; como está proposto no título da obra: são propostas e "Ideias para a luta".

Mari 25/05/2020

Ideias para a Luta
O livro é simplesmente sensacional. Uma leitura fácil, fluida e rápida, mas necessária para todos os que se organizam politicamente ou pensam em se organizar. A autora traz a ideia de militantes sociais X militantes políticos, trata sobre a necessidade de ouvirmos as minorias dentro das estruturas organizacionais, as perspectivas que fizeram a esquerda perder força, entre outros. Leitura super recomendada e muito necessária.

tati.milli 14/04/2021

Ideias para a luta deve ser uma leitura obrigatória para todes ês dirigentes, militantes políticos e aspirantes a revolucionários

Bibi 23/06/2022

O livro é pequeno, contém 12 artigos bem interessantes sobre política e luta política, pontos necessários de serem discutidos e possibilidades de como discutir esses pontos.

Bruna.Bandeira 01/08/2022

Direto ao ponto
Excelentes colocações, entre outras, acerca das mudanças de mentalidade necessárias para maior efetividade da militância.
Cada apontamento pode ser desdobrado em dezenas de reflexões, ações e atitudes.

Thales 05/02/2023

Doze sugestões
Doze sugestões breves, rápidas e precisas.
Uma síntese direta ao ponto que só quem tem um absurdo domínio sobre o assunto a que se dedica.

mimperatriz 24/06/2022

Ideias para a luta
Ideias para a luta, de Marta Harnecker, é um livro que traz algumas reflexões sobre desafios que precisam ser vencidos para a construção das lutas sociais nesse século. Desafios que a esquerda precisa transpor para que a luta permaneça interessante, legítima e justa.

Marta cita alguns pontos que precisam ser implementados para que a militância e a esquerda em geral não caia na repetição e na mesmice.

As ideias são interessantes e podem ser utilizadas em outros aspectos da vida que não a política.

Livro curtinho, que vale a leitura.