O corpo dela e outras farras

O corpo dela e outras farras Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

douglaseralldo 13/09/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CORPO DELA E OUTRAS FARRAS, DE CARMEM MARIA MACHADO
1 - Potente e acre como o sangue a escorrer, O Corpo Dela e Outras Farras é a pungente seleção de oito contos que têm como unidade tratar das angústias e das tragédias femininas numa literatura tanto lésbica quanto feminista e que desnuda um universo opressor, às vezes até mesmo claustrofóbico, a pressionar constantemente as protagonistas e as habitantes das respectivas narrativas;

2 - Exceto Especialmente Hediondas que discorre sobre 272 visões de Law & Order: SVU por meio de pequenos verbetes, os contos que compõe o livro acabam demonstrando unidade estética ultrapassando as barreiras do insólito, estando mais para o realismo mágico tão presente na América Latina (e nem sempre visto no Tio Sam) que por exemplo, ara o mero horror ou suspense. Na verdade, a narrativa de Carmen parece-me rivalizar e aproximar-se de autores como Cortázar e no Brasil, Murilo Rubião. Aproximar-se no sentido da opção estética, mas distanciar-se porque no caso temos esse realismo mágico, mas também insólito e surreal a trabalhar para as perspectivas e ideologias femininas, opção está que ganha força porque justamente o estranhamento de sua estética é exitoso sobremaneiras quando joga-nos os dramas, dando-nos a melhor percepção da luta feminista;

3 - Vejamos então que trata-se sim de uma obra de forte cunho político, cujo engajamento não e mascarado. Nesse sentido, alguns contos podem soar mais ou menos panfletários, mas estando todos eles, sem exceções ligados ligados às questões do corpo da mulher e cuja percepção mais distópica é justamente a de abordar o quanto independentemente do conto o corpo acaba não sendo tão somente de sua "proprietária", mas algo a instigar a curiosidade dos outros, a sofrer as preços sociais, e não só isso, algo a construir relações conflituosas com a própria mulher, de modo que tais corpos a partir da inserção de elementos insólitos dão vazão para a discussão de comportamentos da contemporaneidade em que se permanece a estabelecer sobre o corpo da mulher diferentes condicionamentos;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/09/10-consideracoes-sobre-o-corpo-dela-e.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/09/10-consideracoes-sobre-o-corpo-dela-e.html

jujuwithbooks0 10/07/2023

Instigante e provocante
Esse livro foi uma loucura do começo ao fim.
Geralmente quando procuro livros pra ler no kindle não leio as sinopses, só me aventuro pra descobrir coisas novas. Esse foi o caso com esse livro aqui, tava vagando procurando algo pra ler e já conhecia a autora pois tenho um livro dela na estante aguardando para ser lido, pensei: porque não?
E é assim que eu cai nessa loucura. O Corpo dela e Outras Farras é uma série de contos num estilo bem Black Mirror. Muitos deles sombrios, misteriosos, tristes e bizarros.
99% da leitura eu fiquei pensando que tudo era muito bizarro mas mesmo assim não conseguia parar de ler. Gostei muito dos contos (exceto o de Law & Order que eu admito que pulei kkkk).
A narrativa prende demais por ser tudo tão bisonho, sabe?
Meus contos preferidos foram: O ponto do marido; Mães; Mulheres de verdade têm corpos; A residente.
Enfim, gostei da leitura e to ansiosa pra conhecer outros trabalhos da autora.

Malucas Por Romances 23/08/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Quando recebi esse livro de contos imaginei que o livro inteiro seria uma resenha só, mas assim que acabei o primeiro conto mudei de ideia, são contos tão reflexivos que não consegui ler todos de uma vez. Então vou fazer uma série de resenhas com um ou dois contos por vez.

O primeiro conto "O Ponto do Marido" a protagonista conta história dela, além de ter outros contos dentro do conto, todos com o mesmo propósito falar sobre o consentimento do corpo da mulher. Como participei de um evento com autora sabia a essência de alguns contos, e esse primeiro tem fatos que só soube depois que ela contou.

Nesse conto a protagonista relata como conheceu seu futuro marido e como desde o inicio ela fala sobre uma fita verde que tem no pescoço e que não permite ele e nenhum homem mexer, e com isso sempre rola os questionamentos do por quê não pode e as tentativas dele de mexer.

E pra quem não sabe (espero que homens possam ler também), vou deixar aqui também o significado de consentimento:
1. manifestação favorável a que (alguém) faça (algo); permissão, licença.
2. manifestação de que se aprova (algo); anuência, aquiescência, concordância.

Só que esse conto vai muito além de um simples conto, a história da fita verde tem toda outra história por trás, que eu particularmente não conhecia até conhecer a autora. Depois pesquisei mais sobre essa história e soube mais sobre o assunto, mas resumidamente, existe a lenda da fita verde e da fitas vermelha.

Da fita vermelha é uma história originaria na época da Revolução Francesa onde as mulheres usavam essa fita para relembrar as pessoas da família que foram mortas na guilhotina.

A fita verde é uma lenda urbana americana que durante toda a vida a mulher usava uma fita verde no pescoço, um dia um homem tirou essa fita verde e a cabeça delas simplesmente despencou.

O conto é para falar sobre consentimento do nosso corpo, até que ponto realmente a mulher tem direito no corpo dela? Quantos homens que acham que o nosso corpo é deles e acha que pode mandar e desmandar quando quiser?

A autora Carmen Maria Machado já foi publicada na Granta, The New Yorker, NPR, Electric Literature e em outros veículos. A autora foi indicada ao prêmio Nebula e ao prêmio Shirley Jackson, foi finalista do prêmio Calvino e National Book Award e vencedora do Bard Fiction Prize, do Lambda Literary Award na categoria Lesbian Fiction e do prêmio John Leonard do National Book Critics Circle. E vou aproveitar e contar uma fofoca aqui pra vocês, ela fechou contrato com a DC Comics para uma HQ desse livro e já promete um livro novo fim do ano lá nas gringas.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/08/resenha-o-corpo-dela-e-outras-farras.html#axzz5xMsDyAfV

Mel Rodrigues 22/01/2023

Intenso e Caótico
Carmen Maria Machado transmite em oito contos as dores do corpo feminino de forma poderosa - mas a leitura é cansativa. Com um toque de Gabriel Garcia Marques, a autora passa por nuances da pressão da mulher na sociedade (no mundo, na casa, no casamento, no trabalho, na família), porém as histórias usadas para contar essas histórias não são tão cativantes quanto o tema em si. Provavelmente parte disso se deva a minha falta de gosto pessoal pelo gênero de contos. Porém a única certeza que esse livro me deixa é que eu jamais vou assistir Law & Order.

Sooda 24/06/2020

Um livro que incomoda por ser tão próximo da nossa realidade
Apesar do nome não indicar, Carmen Maria Machado é americana, ensaísta e crítica literária. Uma das vozes proeminentes da literatura americana. Convidada da Festa Literária de Paraty 2019 (Flip), Carmen teve seu primeiro livro publicado no Brasil em 2018, pela editora Planeta, trata-se de “O corpo dela e outras farras”, uma reunião de oito contos protagonizados por mulheres e que transitam entre a ficção científica, o drama e o terror. Sem surpresa, o livro foi considerado um Black Mirror feminista, em referência à série distópica da Netflix.

[...]
No conto “Mães”, temos um casal lésbico aprendendo a lidar com a maternidade. Esse conto é brilhante pois consegue mostrar, no caso de uma das mulheres, como é tornar-se mãe de forma repentina, ter que aprender as coisas mais básicas e como lidar com necessidades que até então nem existiam no cotidiano. Um conto bonito, necessário e que soma na discussão da pluralidade de famílias existentes na sociedade.

[...]
Eu acho muito justa a comparação com a série Black Mirror, da Netflix, pois os contos no livro mesclam a dureza da realidade com alguns elementos de ficção que seguem a mesma linha de pensamento proposta pela série: Não é uma realidade tão distante da nossa. E no caso específico do livro, são realidades que já estão entre nós.

Confira a resenha completa em nosso site :)

site: https://www.soodablog.com.br/2020/03/resenha-o-corpo-dela-e-outras-farras-carmen-maria-machado.html

idkvixo 28/06/2022

Acho que coloquei muita expectativa nesse livro... esperava mais. Os primeiros contos (principalmente o primeiro) me prenderam muito, fiquei super entretida e interessada, mas depois meio que comecei a ficar entediada. Mesmo assim, gostei de como o livro mostra vários tópicos femininos, com um ar diferente e que causa bastante reflexão. Queria muito ter amado esse livro, mas simplesmente não me prendeu como eu gostaria.

Bruna 26/02/2023

Eu estava adorando no começo, os três primeiros contos são muito bons mesmo, achei que esse livro viraria um favorito meu, mas perdi a fluidez da leitura depois do conto de law and order, não gostei nem um pouco dele e achei desconexo com o restante do livro. Os quatro últimos contos foram razoáveis, não achei ruins mas não são tão bons quanto os primeiros.

Mariana 31/01/2022

Leitura rápida porém profunda
A autora reflete nossa sociedade em situações absurdistas, com diversas analogias e representações perturbadoras de nossa realidade. Foi uma leitura perturbadora mas reconfortante.

anna 31/12/2022

a escrita da carmen é simplesmente perfeita!
contos favoritos: o ponto do marido, oito bocados, a residente

Danielle 07/02/2021

Esperava mais
Um bom livro de contos sobre feminismo e tal mas sei lá não me pegou. Achei uns contos doidos demais.

LetAcia.Coimbra 19/04/2022

Só lembrei agora de fazer a resenha e apesar de meses, as histórias continuam na minha mente

Esse livro, cada conto nos mostra algo do corpo feminino msm, de verdade, um dos livros mais malucos que já li e tive o prazer lê-lo

fev 03/12/2022

Excelente estreia
4,25

O corpo dela e outras farras é um livro de contos bastante consistente na sua proposta e robusto nas suas construções. Carmem Maria Machado consegue construir o estranho, o incômodo, o misterioso de forma bastante competente e que envolve o leitor. Os contos nem sempre dão respostas claras ou finais concretos, mas ela consegue trabalhar a existência feminina, suas perturbações e violências de forma primorosa. Pode causar estranheza e o enredo não agradar tanto em uma primeira leitura, mas é certeza que irá reverberar no futuro. A condição da mulher está ali refletida, mas não de forma didática. É um grande livro de estreia. Recomendado.

Os meus contos preferidos foram:
- O ponto do marido;
- Inventário;
- Especialmente hediondas;
- A residente.

gustav0 07/03/2022

com certeza o livro mais único que já li. a escrita da Carmen Maria Machado é incrível e as ideias por trás das histórias são geniais. alguns contos funcionaram melhor do que outros para mim, mas consegui retirar algo de todos. um livro muito memorável e com certeza eu vou voltar pra ele no futuro.

minhas notas pra cada conto:

o ponto do marido: 4?
inventário: 3.5?
mães: 3?
especialmente hediondas: 4?
mulheres de verdade tem corpos de verdade: 4?
oito bocados: 5?
a residente: 5? (o meu favorito)
difícil em festas: 3?

Kikibel 19/11/2021

Foi quase
Gostei muito dos três primeiros contos, principalmente "O ponto do marido" e "Inventário", esse segundo foi meu preferido (amei), mas a partir de Law & Order foi só ladeira abaixo. Alguns contos eram muito confusos, principalmente os finais. A questão não é a dos finais serem abertos pra gente ficar criando teoria e tal, isso é legal e o primeiro é um exemplo excelente de como isso pode ser executado com maestria, mas os outros são confusos mesmo, não parecem dar pista alguma pra gente. Os que não foram ruins, foram ok, legais e tal (mas, pra mim, pecaram nessa questão de não dar pistas). Muita gente amou, então por mais que não tenha sido amado por mim, pode ser que seja por você:). Não desanime!

ananda 01/02/2022

comecei a leitura muito empolgada, pq gostei muito dos dois primeiros contos, mas conforme a leitura foi avançando eu fui gostando cada vez menos do livro. a maioria das histórias foi massante, repetitiva ou sem criatividade :/ mas quero destacar positivamente os contos "o ponto do marido" "inventário" "oito bocados" e "difícil em festas"