O horror da guerra

O horror da guerra Niall Ferguson

Resenhas - O horror da guerra

Elaine.Paula 28/01/2021

Interessante e Confuso
O livro busca através de uma análise critica aprofundando em termos políticos e econômicos e através de comparações de pontos de vistas e testemunhos da época e de todos os envolvidos na guerra, buscar respostas para dez perguntas e assim explicar como e porque ocorreu a Primeira Guerra Mundial.
O livro se torna confuso, quando o autor em alguns momentos, não consegue aliar suas ideias ao conteúdo de uma maneira mais homogênea principalmente ao se utilizar de gráficos e tabelas.
O livro se torna realmente reflexivo quando busca possíveis soluções para o não acontecimento da Primeira Guerra Mundial. Um livro denso que será grande interesse para quem estuda a fundo sobre o tema.

Natanael Nonato 30/12/2021

Instigante
O livro despertou vários pontos que normalmente não aprofundamos. Os acontecimentos do campo de guerra são descritos paralelamente, e com menor enfoque, aos fatos políticos e principalmente econômicos da guerra. Apesar de ser um livro denso e as vezes muito específico (economia), qualquer leitor pode-se aventurar por essas páginas e adquirir informações que não seriam encontradas em qualquer outra obra disponível em português no momento. O que foi novo para mim é que o autor declara a eficácia dos Impérios Centrais e a ineficácia dos membros da Entente, apresentando dados e provas de que o resultado poderia ter sido totalmente diferente se não fosse a rendição em massa das tropas a partir de agosto de 1918. Tudo na vida é baseado na força da vontade, inclusive as maiores guerras do mundo são feitas e determinadas por ela.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/04/2019

A Primeira Guerra Mundial matou cerca de oito milhões de homens e destruiu as finanças da Europa. Será que todo esse sacrifício valeu a pena ou a tragédia poderia ter sido evitada? Em O horror da guerra, Niall Ferguson, um dos principais historiadores contemporâneos, faz uma profunda e inteligente análise sobre o conflito que assolou a Europa e o mundo entre 1914 e 1918. Ele aborda os reais motivos que levaram à guerra, a reação da população dos países envolvidos, as condições em que os soldados lutavam e o processo de formação da Entente e da Aliança. Ao final do livro, Ferguson leva o leitor a concluir que esta guerra foi o maior erro da história moderna.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542213737

Davi.Winchester 22/02/2021

Muito bom. Nial Fergunson além de ser um grande historiador , também escreve muito bem.

giovanna 06/06/2021

Estimulante e fascinante em todos os aspectos
Fiquei longos 3 meses lendo esse livro, e não pelo fato de ser extenso ou ?ruim?, muito pelo contrário, ele me surpreendeu em vários aspectos e senti a necessidade de ir com calma, compreendendo cada parágrafo em sua completude. É uma perfeita análise acerca da Primeira Guerra Mundial em termos econômicos, sociais, políticos, midiáticos e artísticos, bem como seus antecedentes e consequências imediatas. Eu particularmente aprecio a escrita do autor, por abordar o tema de forma competente e clara, sem deixar a obra demasiadamente pesada e de difícil leitura. Obviamente, é recomendado que o leitor tenha um conhecimento prévio ? aquele que adquirimos na educação básica ? do assunto, já que a abordagem aqui não se limita a questões cronológicas e categoriais. De forma geral, recomendo a leitura para aqueles que, assim como eu, são apaixonados por História e gostam de explorar os ?e se?? da vida, bem como as minúcias que compõem nosso passado.