Argonautas do Pacífico Ocidental

Argonautas do Pacífico Ocidental Bronislaw Malinowski

Resenhas - Argonautas do Pacífico Ocidental

Japa 15/05/2022

Bem extenso mas incrivelmente bom
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

AleixoItalo 30/12/2021

Meu interesse por antropologia é meramente uma questão de curiosidade, longe de ser um campo que eu tenha formação, mas mesmo assim vale a pena falar um pouco desse livro que é um marco nos estudos antropológicos.

O livro é resultado da experiência, ou pesquisa de campo, que o antropólogo Bronislaw Malinowski teve ao conviver entre tribos nativas do litoral da Nova Guiné, no início do século XX. É um relato pormenorizado dos principais aspectos da vida daquelas pessoas: O livro tem como objeto principal de estudo o "Kula", um sistema ritualístico de trocas envolvendo diversas ilhas da região. A partir disso, vemos aspectos relativos à costumes de rotina, à língua, ritos e crença.

Entre as inovações que a obra trouxe estão principalmente a descrição da metodologia (utilizada até hoje); e na inferência do desligamento de preconceitos por parte do pesquisador. Ela mostra que as sociedades mais isoladas não são tão diferentes (ou simplificadas; atrasadas; etc...) quanto se acreditava na época, mas tem simplesmente uma visão de mundo diferente e que não cabe ao pesquisador fazer suposições a partir de seus próprios conceitos de mundo.

No mais é uma obra de teor acadêmico, extensa e pragmática. Ainda assim é uma empolgante experiência "viajar" pelos mares da região de carona nas canoas (bastante engenhosas) dos nativos, ouvir suas lendas e ter uma ideia de seus desejos e anseios, ver sua noção de história (que abarca basicamente o presente, sem uma noção muito vasta do antigo e da evolução da sociedade), e por fim ver suas noções de posse e economia, que apesar de diferirem muito da nossa, ainda são extremamente complexas e orientadas por aspectos psicológicos e sociais.

Enfim, um livro antropologia (bruta), e é sempre bom saber como outras pessoas veem o mundo (eu por exemplo adoro comentar em parênteses :))

Hugo.Lousada 09/08/2021

Livro extenso mas ótimo.
É longo e extensivo, mas sem ser cansativo. Um grande clássico da antropologia, que continua sendo importantíssimo mesmo após um século inteiro.

Eu no começo não botava muita fé, mas o livro realmente é incrível.

É bem verdade que há certas contradições no discurso do autor, mas isso não faz com que o livro seja menos interessante.

O auge do livro é na descrição sobre as viagens, pois é de tamanha qualidade os relatos do autor, que por vezes o leitor consegue se imaginar como próprio tripulante.