O Melhor de Nelson Rodrigues. Teatro, Contos e Crônicas

O Melhor de Nelson Rodrigues. Teatro, Contos e Crônicas Nelson Rodrigues

Resenhas -

Antonio Maluco 05/03/2024

Nelson Rodrigues
O livro conta histórias que são Romance e Contos e Crônicas do grande escritor brasileiro Nelson Rodrigues.

Luiz 21/02/2024

Merece ser lido
Mais uma bela obra de um grande autor brasileiro que, como tantos outros, vem sendo apagado da nossa história.

Aline221 18/11/2023

Nelson Rodrigues
Sem meias palavra nem eufemismos.

Os contos têm uma coisa em comum, a gente sempre acaba de boca aberta... Todas as histórias retratam pessoas do cotidiano e têm uma grande reviravolta no final e quase sempre trágica.

Nelson mostra um grande conhecimento da natureza humana e do povo brasileiro, revelado, por exemplo, no termo cunhado por ele "complexo de vira-latas", onde o brasileiro se vê como inferior ao resto do mundo.

Usa uma linguagem simples, critica os costumes e apresenta assuntos polêmicos, como incesto e adultério revelando a hipocrisia e a corrupção da humanidade.

Joao 27/06/2023

O livro possui ótimos contos e excelentes crônicas, principalmente as que envolvem política e futebol são primorosas. A peça, embora tenha sido muito boa na sua maior parte, apresenta um final que não me agradou. No geral, é um bom livro, com seus altos e baixos, mas sem perder as ideias centrais das obras do autor.

Luciano @cubomatematica 29/04/2023

Livro da lista de livros banidos em Roraima.
Acho que o governo de Roraima está com medo das pessoas lerem o Beijo no Asfalto, que é a peça magistral que abre o livro, e descubram que a comunicação deles segue exatamente o mesmo modus operandi criticado pela peça! Além dela temos alguns contos e cronicas selecionados. O livro é muito bom para se ter uma panorama da obra de Nelson Rodrigues.
O melhores autores são aqueles que são odiados pela direita e pela esquerda! Com é neste caso. Recomendo a leitura!

site: https://t.me/CuboMatematica

Pri 21/09/2022

Que resenha!
Lembro-me de ter lido pouquíssimo de Nelson Rodrigues na adolescência. Ler este curto livro me fez ver quem de fato é ele: polêmico, grotesco, maluco, estranho e ao mesmo tempo normal. Traduz muito da sociedade hipócrita que exala fetiches insanos dentro de quatro paredes. Eu li do começo ao fim com um único pensamento: minha gente, que resenha esse homem é!

Pedro 05/09/2022

Esse não tinha alma de feriado!
Esse livro não é para comunistas, feministas e moralistas. Hahahahah. Qualquer um que deseja ler Nelson, deve antes, se despir de qualquer politicamente correto que tenha em si. Ele não está para agradar. Não está para gente de escrúpulos excessivos. Está para a pessoa que gosta da boa escrita, da escrita genial, da escrita que só ele poderia fazer. Eu diria que se quer ler algo engraçado(não diria engraçado, mas de humor cínico), com ótimas sacada, e de uma descrição inigualável da realidade é aqui que vai encontra. Traições, mortes, uma paixão inenarrável pelo fluminense e muito mais aqui tem de monte.

Sylvia 18/08/2022

Não é à toa que é um dos maiores nomes do Brasil.

Livro muito bom!

deborauni 23/04/2022

Para ler e reler
Uma excelente compilação de melhores textos de teatro, contos e crônicas desse irreverente autor.
Ler teatro é para mim tarefa difícil e não foi diferente dessa vez.
Os contos trazem um enorme leque de perversões, lembrando muito um compêndio de psicopatologia. Por vezes incômodos, e, em alguns momentos, até se tornam previsíveis,
Agora as crônicas, minhas favoritas, são maravilhosas! Retrato de uma época, com seus costumes, que me fizeram viajar no túnel do tempo, ao me
transportaram para minha infância e a lembrança de alguns de seus personagens famosos, especialmente Adolfo Bloch, dono da revista Manchete e o Rei Pelé. Sem sombra de dúvida, Nelson Rodrigues toca fundo em tudo o que é humano, especialmente sua sordidez. Impossível ficar indiferente.

@jaquepoesia 26/01/2022

• O melhor do Romance, Contos e Crônicas
• Nelson Rodrigues
• Coleção Folha
• Publicado pela Editora Companhia Das Letras

"O homem começa a ser homem depois dos instintos e contra os instintos."

Considerado o mais influente dramaturgo do Brasil Nelson Rodrigues foi um escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista.
📖Encontrei este livro no sebo da Liberdade (em São Paulo) e finalmente tive meu primeiro contato com a escrita do famoso autor.
A seleção de textos e apresentação da obra é feita pelo jornalista, biógrafo e escritor brasileiro Ruy Castro.

💬Logo na leitura do primeiro conto "A coroa de orquídeas" percebi o quanto Nelson tem a poder de instigar o leitor e de proporcionar uma leitura inquietante.
Com uma escrita repleta de tragédias e agonias humanas suas crônicas revelam muito sobre os piores comportamentos. Infidelidade, vingança, assassinato são alguns dos muitos elementos indigestos presentes em seus contos e crônicas.

Mesmo a mais breve crônica tem seu peso, e por mais indigesta que seja a leitura, ela flui, pois Nelson Rodrigues escrevia sobre os assuntos que evitamos mas que sabemos serem necessários na literatura, justamente por fazerem parte da vida.
💭Acho que a gente se acostuma a ler coisas bonitas e racionais (pra fugir da realidade muitas vezes repleta de crueldade) e ficamos chocados com leitura da miséria humana mesmo que essa seja ficção.

Enfim, minha indigestão com certos textos me fez refletir sobre o quanto pode ser incômodo ler sobre determinados assuntos, mas também me fez pensar sobre o quanto estes assuntos estão presentes na sociedade e não podemos ignora-los.

Sobre o autor: Nelson se declarava reacionário, falou a famosa frase em apoio à violência doméstica "Nem todas as mulheres gostam de apanhar, só as normais", entre outras que o fizeram receber de muitos o título de machista e até mesmo misógino.

Enfim, com certeza não entra para minha lista seres humanos inspiradores (muito longe disso!). Mas este breve contato com sua escrita, me fez ver as razões pelos quais seu trabalho causou grande impacto na literatura e no teatro nacional.

Letícia 21/01/2022

Adorei a leitura da novela. Foi uma experiência muito diferente para mim que nunca tinha lido esse gênero. Os contos e as crônicas são bons, mas a novela continuou sendo, pra mim, a estrela do livro.

Bel 15/08/2021

Contos e Crônicas sobre o dia a dia escritas por Nelson Rodrigues. Não gostei tanto, espera mais dele?

Thailinne 01/08/2021

O melhor de Nelson Rodrigues?
A escrita do Nelson Rodrigues é sem igual. O teatro e os contos são muito bons! Já as crônicas, parecem mais "comuns". Não ajuda muito o fato de identificar certos machismos grosseiros também.. mas em geral, bom.

Karol 31/05/2021

Péssimo
Misógino, machista, homofóbico. Não vi nada da "genialidade" que as pessoas impõem a esse autor. Além de tudo, o texto é fácil de ler, com ironias grotescas e reviravoltas previsíveis. Preferia não ter lido, mas fui obrigada.

Aline 30/05/2021

Nelson Rodrigues
Sem meias palavra nem eufemismos.

Nelson mostra um grande conhecimento da natureza humana e do povo brasileiro, revelado, por exemplo, no termo cunhado por ele ?complexo de vira-latas?, onde o brasileiro se vê como inferior ao resto do mundo.

Usa uma linguagem simples, critica os costumes e apresenta polêmicos, como incesto e adultério revelando a hipocrisia e a corrupção da humanidade.