O Melhor de Nelson Rodrigues. Teatro, Contos e Crônicas

O Melhor de Nelson Rodrigues. Teatro, Contos e Crônicas Nelson Rodrigues

Resenhas -

Aline 30/05/2021

Nelson Rodrigues
Sem meias palavra nem eufemismos.

Os contos têm uma coisa em comum, a gente sempre acaba de boca aberta... Todas as histórias retratam pessoas do cotidiano e têm uma grande reviravolta no final e quase sempre trágica.

Nelson mostra um grande conhecimento da natureza humana e do povo brasileiro, revelado, por exemplo, no termo cunhado por ele ?complexo de vira-latas?, onde o brasileiro se vê como inferior ao resto do mundo.

Usa uma linguagem simples, critica os costumes e apresenta polêmicos, como incesto e adultério revelando a hipocrisia e a corrupção da humanidade.

Gustavogl 23/05/2021

Quem tem a minha idade conhece Nelson Rodrigues antes mesmo de tê-lo lido. O erotismo de A Engraçadinha e A Vida Como Ela É foi das primeiras vezes em que eu soube o que é o silêncio eloquente diante de certas obras do audiovisual.
Esse livro é um apanhado de obras que vão desde o teatro, passam pelos contos e crônicas desse escritor tão celebrado. A obra de teatro é o Beijo no Asfalto. Uma história tensa com muitas viradas de trama e um final trágico. Há vários contos, dentre os quais alguns eu vi sendo interpretados pela Malu Mader e Carla Marins. Ao longo da leitura dos contos fica um pouco previsível o desfecho das histórias porque ele tem uma assinatura fica cada vez mais característica. Crônicas são tensas, né?! Imagina você ouvir a voz de uma pessoa com uma cabeça de décadas passadas. E tem muita coisa de futebol.
Em suma, é muito bom de prosa. Desenvolve uma atmosfera como ninguém!

Larissa 17/02/2013

Ele é muito bom, mas não gosto
Muita gente pode querer me linchar por dar só 3 estrelas a obra de uma figura tão unanimemente aclamada como Nelson Rodrigues.
Sim, o cara é um grande escritor. Só tem um problema: não gosto dele! Suas histórias sempre me causaram mal estar, tirando uma ou outra que realmente me tocaram e surpreenderam, e o cara apoiava o regime militar. Não consigo olhar com bons olhos pra quem apoiou o regime militar(falha minha talvez).
Todo mundo conhece Nelson Rodrigues, não vou me ater a descrevê-lo. Apesar de não gostá-lo é uma leitura que todos deveriam se aventurar, pelos menos em alguns contos, para conhecer essa figura brasileira tão importante.
Rafael.Schier 16/02/2015minha estante
O problema nessa analise é o Anacronismo, não se pode julgar o escritor por suas decisões e ideologia política (Nelson uma vez disse: "só falo de política por que sou obrigado")... e sim por sua obra e por sua filosofia existencialista, tão própria e tão marcante.
Não se pode, por exemplo falar que detesta Nietzsche, por que suas obras foram usadas como base principal para a ideologia nazista (apesar de ter sofrido interpretações erradas e deturpadas).
Eles são frutos de um tempo específico e suas consequências refletem em nossa realidade.

Josimar 14/10/2017minha estante
resumo do comentário: leu, curtiu e tá com medo de assumir e quebrar a lacração

Thiago 13/07/2018minha estante
E por que caralhos, foi ler um livro dele?

Lima 23/08/2018minha estante
Larissa o que a bunda tem haver com as calças? Nelson é surreal como autor, bem.. um cabra bom de papo e com uma literatura extremamente verdadeira e o melhor simples, tu pode ler Nelson (bem isso quando eu leio ele) e pensar caramba esse era o brasil em que ele vivia, leia Obvio ululante, cara aquilo é um preciosidade, é um achado tu vai se apaixonar e talvez olhar o cara com outros olhos! Abraços...

Pedro 05/09/2022

Esse não tinha alma de feriado!
Esse livro não é para comunistas, feministas e moralistas. Hahahahah. Qualquer um que deseja ler Nelson, deve antes, se despir de qualquer politicamente correto que tenha em si. Ele não está para agradar. Não está para gente de escrúpulos excessivos. Está para a pessoa que gosta da boa escrita, da escrita genial, da escrita que só ele poderia fazer. Eu diria que se quer ler algo engraçado(não diria engraçado, mas de humor cínico), com ótimas sacada, e de uma descrição inigualável da realidade é aqui que vai encontra. Traições, mortes, uma paixão inenarrável pelo fluminense e muito mais aqui tem de monte.

Rebecca 12/03/2021

Um livro incompleto
O livro foi idealizado pela Folha para vir junto com o jornal e introduzir os leitores a outros tipos de texto de Nelson Rodrigues. O talento da escrita é evidente, mas os pedaços desconexos escolhidos e a desorganização geral do livro atrapalharam meu aproveitamento da leitura

Bel 15/08/2021

Contos e Crônicas sobre o dia a dia escritas por Nelson Rodrigues. Não gostei tanto, espera mais dele?

Sylvia 18/08/2022

Não é à toa que é um dos maiores nomes do Brasil.

Livro muito bom!

Daniel Ledesma 07/04/2020

Estórias com muita perspicácia, humor e nada de pudor.
Os contos de A Vida Como Ela são tão instigantes e, prendem nosso olhar, que poderiam fazer parte de uma série antológica em algum streaming de hoje em dia.

Sophia.Bassi 09/07/2020

Mais, por favor!
Eu sou apaixonada por Rodrigues. Tirando as crônicas sobre futebol (pois não me importo com futebol), é sempre bem vindo suas histórias em minha casa.

Fre Theophilo 22/10/2020

A libido do deleite
Sim, isso mesmo. O tesao do próprio tesao. Este livro, possui contos, crônicas (mais crônicas) sensacionais. Textos que abordam o prazer da vida cotidiana. Muito bom

Marcelo 03/01/2021

Uma coleção que poderia ser melhor.
Nessa coleção existem textos datados, extremamente temporais, ligados ao futebol. De resto é uma boa coleção que conta com a ilustre peça "Um beijo no asfalto" e contos interessantíssimos.
Gabriela.Santos 03/01/2021minha estante
Que lindo!!!!!

Pri 21/09/2022

Que resenha!
Lembro-me de ter lido pouquíssimo de Nelson Rodrigues na adolescência. Ler este curto livro me fez ver quem de fato é ele: polêmico, grotesco, maluco, estranho e ao mesmo tempo normal. Traduz muito da sociedade hipócrita que exala fetiches insanos dentro de quatro paredes. Eu li do começo ao fim com um único pensamento: minha gente, que resenha esse homem é!

Karol 31/05/2021

Péssimo
Misógino, machista, homofóbico. Não vi nada da "genialidade" que as pessoas impõem a esse autor. Além de tudo, o texto é fácil de ler, com ironias grotescas e reviravoltas previsíveis. Preferia não ter lido, mas fui obrigada.

Thailinne 01/08/2021

O melhor de Nelson Rodrigues?
A escrita do Nelson Rodrigues é sem igual. O teatro e os contos são muito bons! Já as crônicas, parecem mais "comuns". Não ajuda muito o fato de identificar certos machismos grosseiros também.. mas em geral, bom.

Joao 27/06/2023

O livro possui ótimos contos e excelentes crônicas, principalmente as que envolvem política e futebol são primorosas. A peça, embora tenha sido muito boa na sua maior parte, apresenta um final que não me agradou. No geral, é um bom livro, com seus altos e baixos, mas sem perder as ideias centrais das obras do autor.