50 ideias de Química que você precisa conhecer

50 ideias de Química que você precisa conhecer Hayley Birch

Resenhas - 50 ideias de Química que você precisa conhecer

Dahmer 17/03/2021

Mesmo quem não gosta de química pode com certeza adorar esse livro!
Se você gosta de ciência e é curioso, acho que não há dúvidas que deveria ler esse livro.

"50 ideias de química que você precisa conhecer” é um livro que, como o próprio título já diz, apresenta 50 ideias relacionadas à química e suas tecnologias que são muito interessantes e intrigantes. O livro inicia com a apresentação de alguns conceitos básicos da química, como átomos, moléculas, ligações, oxirredução, entre outros, explicando tudo de uma maneira simples, contextualizada e com certo panorama histórico. Em sequência o autor passa a apresentar diversos assuntos e temáticas da química atuais, de tecnologias novas que vem sendo descobertas. Com isso, ele aborda diversos temas relacionando a síntese de elementos e materiais, tecnologias computacionais, astronomia, bioquímica, orgânica e, bem ao final, tecnologias muito recentes que tem muito espaço para crescer e se tornarem importantíssimas para a sociedade.

O livro em si é muito bem estruturado, apresentando cada capítulo em 4 páginas, com várias informações adicionais sobre o tema e, como já dito, informações bem contextualizadas. O livro traz também várias imagens, ilustrações e modelos para auxiliar nas explicações, o que é muito válido. Cabe destacar também que a linguagem é simples e fácil de entender, até porque o objetivo do livro é divulgar a ciência para todos os públicos. Por fim, importante ressaltar que as temáticas todas são muito atuais e ajudam nós a entender o mundo ao nosso redor.

Mesmo que você não goste de química, recomendo esse livro, isso porque ele pode ser capaz de instigar muito sua curiosidade sobre essa ciência maravilhosa. Como o livro não é maçante e nem possui conceitos pesados e teóricos, a leitura é muito fluida e capaz de interessar a qualquer um, até mesmo quem, a princípio, não tenha boas lembranças em relação à química. Recomendadíssimo para qualquer curioso e qualquer pessoa que se interesse, nem que seja minimamente, pela ciência.
Xabriel 17/03/2021minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Lab of books 25/09/2020

Informativo e bom mas......
...superficial.Pra mim, o livro poderia ter sido mais aprofundado,com mais detalhes; do ponto de vista científico.Mas ele é feito para o público em geral e atende bem a esta proposta.
Tem a resenha completa dele no meu IG : @laboratoryofbooks, me segue lá? :D

Ayslan.Melo 27/12/2020

Um mapa do tesouro
Incrível ente interessante, principalmente para professores. Uma doente interessantíssima de informações que vêm compiladas e, muitas vezes, soterradas em livros didático, que nesse trabalho são mineradas e apresentadas para nós, como uma boa indicações de aprofundamento de assunto. Na pandemia pouco pude aproveitar em sala de aula, mas o que usei, serviu bastante para trazer mais curiosidade aos alunos. Incrível leitura, recomendo totalmente!

Bruna Trajano 28/12/2020

Eu comecei a lê-lo, então parei por muitos meses (consequência do covid, deixei ele num lugar e passei boa parte da quarentena em outro) e voltei a ler, então não sei quanto da minha visão é enviesada pelo "meu deus do céu eu só quero terminar esse livro logo faz muito tempo que to com ele".

O fato é que me arrastei muito nessa segunda metade porque pequenas coisas começaram a me irritar. Inúmeros erros em coisas como estruturas químicas e reações, erros conceituais, enfim, claramente nenhum químico revisou este livro. Além disso, ele poderia ser muito melhor organizado. Apenas para citar um exemplo, em vez de tratar de assuntos como "Carbono" e "Água" no começo do livro e ir construindo a complexidade aos poucos, preferiu-se deixar estes assuntos depois de tópicos muito mais complexos como "Espectros" e "Microfabricação". Nas explicações, às vezes no mesmo capítulo é simples e explicativo (o que é excelente) e às vezes supõe que o leitor já é expert em química.

Para mim, faltou um bom processo de revisão.

Ana Racanelo 29/12/2020

A linguagem do livro é muito boa, e fez com que o conteúdo não se tornasse chato ou massante.

Ana Racanelo 29/12/2020

Marix 23/04/2021

Cumpriu sua missão. O formato é bem agradável, lia um capítulo por dia. Linguagem adaptável pra o público em geral, mas manteve termos técnicos.
Me deixou com vontade de ler toda a coleção.

Ju * 07/07/2022

Interessante, mas às vezes confuso
O livro é bom, tem vários conceitos interessantes de Química, mas a ordem que as ideias aparecem nem sempre é a melhor.

Passa de um assunto básico para outro complexo muito rapidamente. Ainda assim, vale a pena a leitura.

Erika.Reis 23/10/2022

Uma leitura produtiva
Amei a forma como as explicações são feitas e acredito que aprendi muitas coisas e algumas informações eu relembrei. É bom pra quem quer uma leitura que fuja da ficção.

rdrg 26/11/2022

50 ideias mesmo
vão passar pela sua cabeça e serão esquecidas, mas sempre bom ler sobre o quão legal e incompreensível o mundo pode ser

Jade 23/12/2022

Eu desde sempre gostei muito de química, comprei esse livro na bienal e ele fala de muitos conceitos mesmo de uma forma simplificada. Mas ao longo da leitura fiquei com a sensação de ?pfvr acaba logo? por ser muita informação num livro só e ter alguns tópicos que não são muito do meu interesse.

Bob 26/01/2023

Poderia ser muito melhor
É um livro que contém alguns erros conceituais (faltou uma revisão um pouco mais profunda e atenciosa) e alguns equívocos sobre engenharia e filosofia. Em alguns capítulos um leitor leigo no assunto sofrerá para entender alguns aspectos e conceitos, sendo que por algumas vezes a leitura de torna arrastada e não tão agradável.

Ademais, para se conhecer as ideias de forma bem superficial, é válido.

Didi 30/06/2023

Mais um pra conta
Bom livro, excelente série. Pra quem quer desenvolver uma cultura generalista é muito válido. Fluiu bem. Todo mundo quer ser natural, mas o ser humano é formado por um monte de reações químicas.

Clara28_82 02/07/2023

Bom, mas poderia ser melhor
O livro é ótimo para introduzir dúvidas, não para respondê-las. A quantidade de falhas neste livro é absurda, os capítulos são desorganizados. A autora começa introduzindo assuntos mais complexos que requer conhecimento prévio sobre outros assuntos que são abordados posteriormente.
Sinceramente, não recomendo este livro para quem é totalmente leigo na química, a linguagem em si é bem simples, mas a maneira que a autora aborda é muito falha ( nem sei se essa mulher é realmente cientista). Eu sou muito apaixonada pela química e me decepcionei muito com o livro.