Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Gi 19/04/2024

Excelente
Uma leitura importante e que deveria ser feita por todes. Com texto claro e fluído, passamos por várias instâncias do racismo na nossa sociedade.
Recomendo a leitura!

Ana Camps 06/04/2024

Técnico, mas essencial
É uma leitura densa e técnica, porém necessária para todo mundo. Requer uma leitura paciente e calma para absorver totalmente a mensagem.

Tanseles 04/04/2024

Leitura obrigatória
Leitura essencial para entender o termo racismo estrutural para além do senso comum e para não fazer confusão e falsas desculpas para o racismo individual. De fácil leitura e compreensão Silvio Almeida nos dá os primeiros passos para entender o racismo que estrutura a sociedade capitalista.

Maria16315 29/02/2024

Economia e racismo
Livro que abre a nossa mente e nos revela os mais profundos e sombrios mantenedores do racismo no Brasil e no mundo.
Leitura mais que obrigatória para qualquer pessoa!

Vivi de Assis 15/02/2024

Indispensável!!
Demorei bastante tempo para terminar esse livro, não por ser complicado, mas sim, por inspirar muitas reflexões. Cada página leva o leitor a vários minutos de reflexão, anotações e coleta de referências. É uma excelente leitura, com análises muito lúcidas, pautadas na realidade material, e posso dizer que é indispensável. Deveria estar em todas as bibliotecas. Li ele em de graça pelo Prime da Amazon e certamente vou comprar o livro físico.

Jose213 12/02/2024

Excelente livro. Escancara a questão racial no Brasil, desnudando a hipocrisia de quem pensa que racismo não existe, e que todos já estão em pé de igualdade, o que é uma falácia!

Camila.Silveira 04/02/2024

Principalmente didático
O Sílvio Almeida consegue tratar um tema amplo e complexo com a didática singular. É uma leitura fluida e fácil, mesmo pras pessoas com pouca familiaridade com o assunto.

Rosinha das leis 13/01/2024

Essencial na formação acadêmica
Iniciei a leitura como forma de preparação para uma avaliação de seleção de mestrado. Fiquei impressionada com o livro. Contém muitos argumentos e explicações que toda a sociedade brasileira deveria ter conhecimento. Um livro muito rico, deveria constar na base curricular de qualquer curso. Não se trata apenas da formação acadêmica, mas de entender a própria cultura do país, bem como o papel social que gira em torno da raça.

@cicerootavio 13/01/2024

Livro profundo e necessário, mostra que o racismo não é algo inerente ao cidadão de forma isolada, mas trata-se de um projeto estrutural de poder.

Lucas 13/01/2024

Leitura obrigatória!
Um pequeno-grande livro de um autor que dispensa apresentações. Silvio apresenta, a contento, os principais fundamentos da sociabilidade capitalista e insere nessa discussão o racismo como estruturante dessa sociabilidade.
O leitor terá acesso a um panorama histórico sobre as origens do racismo que alcança até o presente contexto contemporâneo, e as diferentes formas de abordagem sobre esse tema.

Jennyffer.Vitoria 03/01/2024

Esse livro é extremamente necessário!
?Como já nos alertou Aimé Césaire, a perplexidade da Europa com o nazismo veio da percepção de que o assassinato e a tortura como práticas políticas poderiam ser repetidas em território europeu, contra os brancos, e não apenas nos territórios colonizados, contra os povos ?não civilizados??

Nscalazans 31/12/2023

Necessário
A discussão sobre raça está sendo cada vez mais fomentada, seja dentro ou fora das redes sociais. Para haver um diálogo conciso, esse livro é essencial para o assunto. Silvio traz uma análise contundente sobre o racismo e suas vertentes.
Conceitos e costumes que atinge a estrutura da sociedade em seu ponto mais profundo.

Roberta 15/12/2023

Enriquecedor
O livro apresenta diferentes teorias do racismo formuladas ao longo do tempo e explica por que ver o racismo como um problema estrutural e intencional é mais assertivo. Depois, relaciona o conceito com diferentes interfaces da sociedade como direito e economia.

Livro curto, efetivamente 168 páginas, e bastante educativo. Recomendo!

myhtuck 12/12/2023

Racismo estrutural
"Achar que no Brasil não há conflitos raciais diante da realidade violenta e desigual que nos é apresentada cotidianamente beira o delírio, a perversidade ou a mais absoluta má-fé."

Nota: 4/5

Laís 04/12/2023

Um livro rico e necessário
Neste livro, Silvio traz o contexto histórico e uma série de detalhes sobre o racismo e como ele está enraizado na sociedade. Uma leitura rica e necessária