Daemon Voices

Daemon Voices Philip Pullman

Resenhas - Daemon Voices

Coruja 26/12/2019

Faz muito tempo que eu eu estava de olho grande nesse livro e, esse ano, finalmente consegui o ebook dele. Trata-se de um volume que reúne ensaios escritos ao longo dos últimos vinte anos, alguns para jornais e revistas, outros originalmente palestras que Pullman deu em várias instituições. Gosto muito de livros desse tipo, que mostram um pouco como as coisas funcionam por trás das cortinas, sobre o que pensam os escritores, o que os fazem criar o que criam, quem ou o quê os inspira, as dificuldades e os prazeres de construir um mundo, uma narrativa. E, embora eu não concorde com tudo o que Pullman diz (ao contrário dele, sou uma leitora e fã do Tolkien), Daemon Voices deu-me exatamente o que eu desejava. Gostei muito dos vislumbres que Pullman nos dá de seu processo criativo, mas, mais que isso, das motivações dele escrever o que escreve e para quem escreve.

A defesa dele da importância de histórias infantis, a interpretação que ele faz dos mitos da criação e da necessidade de conhecimento, o significado e a verdade dentro de histórias de fantasia, a necessidade do livre-arbítrio são alguns dos temas abordados que me fisgaram - e que, tendo oportunidade, ainda hei de traduzir para compartilhar por aqui. Assim como li O Paraíso Perdido de Milton após terminar Fronteiras do Universo, fui agora atrás de O Casamento do Céu e do Inferno, tentando entender o impacto que a poesia de Blake teve na criação do mundo de Lyra. Isso é um mérito do Pullman, de te fazer procurar as obras que ele cita, de tentar entender a fascinação, a paixão com que ele fala delas.

Ao final, Philip Pullman é um humanista no sentido clássico do termo e isso fica muito bem demonstrado neste volume. Seus ensaios são inteligente, bem construídos, belamente escritos, passionais, e sempre instigantes. Seja tratando de filosofia e religião, do papel da educação, da importância dos contos de fadas ; seja ao tratar do poder transformador das histórias, daquelas que ele escreveu e daquelas que o fizeram ser quem é, Daemon Voices é uma daquelas leituras que te faz refletir para muito além do óbvio. Um dos melhores do ano pra mim.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/12/o-resumo-da-opera-decada-ainda-nao.html