Os monólogos da vagina

Resenhas - Os Monólogos da Vagina: Edição comemorativa

1 | 2 | 3 | 4

Nina.Bona 31/01/2024

Importante
É bem desconfortável ler esse livro, pois mesmo em 2024 é um tópico que não é falado.
E é esse incômodo e alcance para normalizar a proposta dele.

Ari 18/01/2024

Boa leitura!
Vc ri e se emociona com as histórias contadas em forma de conto, de relatos onde mulheres contam sua história em relação sua sexualidade, desde a abuso, prazer e absurdos. E o livro traz discussões necessárias.

mdudalivros 22/12/2023

Infelizmente, eu esperava mais de Os Monólogos da Vagina. Não porque o livro seja ruim! Ele é ótimo e traz discussões muito pertinentes, no entanto não era o que eu estava buscando ao iniciar esta leitura.

Nan 11/11/2023

Vamos mulheres, girl Power pow
Excelente leitura, leve, trazendo temas relevantes. Foi muito bom. Acredito que vai agregar muito. Com certeza vou reler.

Vanessa 23/09/2023

Peça deve ser incrível mas o livro é apenas bom
O livro me deixou com vontade de ver a peça (e acho que eu iria adorar mesmo) mas o conteúdo no formato livro, em si, não ficou muito atrativo e por vezes, ainda mais com os complementos sobre o impacto da peça no mundo, ficou bem denso e cansativo.

Consigo enxergar o interesse e a libertação que a peça traz mas a leitura mesmo foi apenas boa.

Hiária 13/09/2023

?VAGINA.? PRONTO, FALEI. ?VAGINA?
(?) Apesar de ser uma palavra para nominar o órgão genital feminino, a sociedade tende a cesurar VAGINA. Uma palavra tão simples quanto 🤬 #$%!& , usado até nos termos médicos.

🤬 #$%!& pode, mas VAGINA, não! É pornográfico, segundo os conservadores

Vocês tem ideia que há pouco tempo testaram absorventes em mulheres? Do que esse povo tem medo? da VAGINA? do sangue? de MULHER?

Sim, a pesquisa diz que absorventes não são testados com sangue (não eram). O teste-padrão de toda a indústria é com água ou solução salina (mistura de água, sal e bicarbonato).

? A pesquisa usou, pela primeira vez, sangue nos testes e revelou que os produtos tinham uma capacidade de absorção menor do que a anunciada nos Estados Unidos. Parte das marcas também é vendida no Brasil, que sequer exige essa informação nas embalagens. Tanto lá quanto aqui os testes não precisam ser com sangue.

Consegue imaginar isso? Bilhões de mulheres menstruando todo mês e a indústria testa com água salina?

Uma indústria que não tem coragem de testar absorvente em mulheres é a realidade de uma sociedade que tem repulsa de pronunciar VAGINA!

No mais, o livro é um soco no estômago em relação ao tratamento da mulher, seu sexo e seu gênero.

Maria 10/09/2023

Não indico
Iniciei com expectativas altas. Mas logo de cara não me adaptei com a forma de escrita e nem da proposta do livro.
Imaginei uma coisa e foi outra.
Demorei muitooo para terminar. Simplesmente, não gostei

Jessica.Cacko 31/08/2023

TODA MULHER DEVERIA LER ESSE LIVRO.

Do começo ao fim o livro é cheio de tabus, vagin@! um tema mais que necessário e importante pra ser conversado.
Na leitura, me deparei com depoimentos/entrevistas de mulheres, que no meu ponto de vista são fortes demais, todas teve a minha admiração e empatia.
Me identifiquei em muitos pontos da leitura, e como todo bom livro deixa marcas, nesse eu pude ter momentos de reflexões. Depois que li o livro pensei " como deve ser libertador falar sobre a vagin@ " "pensando bem eu nunca falei sobre a minha vagin@ com ninguém" mas logo depois o meu próprio pensamento questiona " oxi com quem eu poderia conversar sobre isso ?"
Foram inúmeros questionamentos, relfexões e descobertas, e cheguei a conclusão que esse será um assunto tabu por muito mais tempo ainda, pois falar sobre isso é um assunto que tem muita história para ser contada, cada mulher tem uma história sobre sua vagin@ e vamos ser silenciadas, canceladas, apontadas e ridicularizadas. Quem vai ser louca o suficiente pra falar sobre tal assunto? É um tabu, poucas mulheres estão abertas pra falar, poucas tem coragem, muitas tem medo, muitas tem pavor, muitas sentem vergonha e poucas tem peito pra enfrentar o iceberg, pois falar sobre vagin@ é falar sobre histórias de violências e abusos.

? As entrevistas/depoimentos das mulheres tem gatilhos.

Paulinha 18/08/2023

Leitura leve, engraçada e importante.
Sem contar que historicamente é um livro importante falar sobre vagina quando ninguém falava, porém, muito do tabu ainda não foi superado.
Por isso segue sendo importante, vale a pena a leitura.

Alobec aroteil 24/07/2023

Inquietante
Esse livro é divertido, mas também é como levar um belo soco no estomago. Daqueles que te deixam sem ar e te fazem encolher no chão pra se reorganizar e esperar a dor passar.
Óbvio que você vai rir quando uma menina de 12 anos é perguntada que roupas a vagina dela usaria e ela diz que boné e tênis de cano longo, quando ela a autora fala sobre a ida ao ginecologista.
Mas óbvio que você cai chorar ao ler o monólogo para as mulheres trans "arrancaram a minha menina do meu menino...ou tentaram", você vai se contorcer internamente no monólogo sobre um relacionamento abussivo. Você vai sentir nojo de todos os homens ao ler sobre mulheres de conforto e as mutações vaginais que algumas mulheres precisam enfrentar... Não deixe de ler esse livro. Não deixe de conhecer o V-day.

Haruko.ishikawa 06/05/2023

Vagina
O livro fala de um assunto de muita importância. Deve ser falado, lido e pensado.
Mas eu não gostei tanto assim do livro, talvez pq quando eu ouvi falar eu esperava um coisa diferente, uma coisa mais leve mas ainda sim impactante. Mas isso não tira o merito dos contos e poemas e nos faz refletir sobre nos mulheres e nossa sociedade

bru.amorim 12/03/2023

Ótima introdução ao feminismo
Já estava com esse livro na minha estante a algum tempo, e felizmente consegui lê-lo agora.
O livro é uma coletânea de textos, poemas e citações sobre a relação da mulher com o próprio corpo, seja em um aspecto biológico, social ou cultural.
Ótimo leitura para quem quer se introduzir no feminismo.

Shanna 21/02/2023

Verdades sobre as mulheres
Esse livro mostra a realidade de angústias, medos, agressões, falta de informação de muitas mulheres ao redor do mundo.
Incrível como uma peça de teatro teve o poder de mudar muitas vidas, além de abrir caminhos a políticas direcionadas à segurança e saúde das mulheres.
Leitura interessante para abrir nossos olhos e nos tirar do nosso mundinho dentro da redoma de vidro.

Sancha 10/01/2023

Cultura do Estupro
O livro escancara a realidade de inúmeras mulheres que sentem vergonha de seus corpos, mas precisamente de sua Vagina, que entre tantos nomes lhe atribuídos, nos mostra que até mencionar a palavra Vagina já brota um sentimento de medo, de angústia de estar falando sobre algo que é extremamente proibido, mas que na verdade faz parte do corpo da mulher, e que muitos desses sentimentos são gerados por conta da cultura do estupro, onde mulheres tem seus corpos vistos algo inferior.
O livro também nos faz refletir sobre  o estupro trazendo algumas histórias de várias violências contra o corpo da mulher em contextos  do cotidiano e das mais variados lugares e contextos, vale ressaltar que ele faz esta reflexão buscando trazer a tona este resgate de ser Mulher,  e que precisamos estar unidas para que histórias como das quais foram apresentadas não sejam normalizadas e tão pouco colando as vítimas como culpadas pelo simples fato de serem mulheres.

Leitura extremamente  sensível, com possíveis gatilhos e altamente reflexiva  em relação à cultura do estupro.

Super indico !?

Girl.in.Pages 04/11/2022

Voz de mulheres!
É por isso que a peça foi muito bem recebida e criticada negativamente pelas pessoas. Fomos ensinados desde a infância a não falar nada sobre vagina. É um tema tabu.

É considerada principalmente uma parte feia do nosso corpo, mas quando se trata da chamada “castidade” ou “virgindade” as pessoas começam a dedicar vaginas. Não é degradar a sexualidade nem apreciar estereótipos.

As coisas chamam mais atenção quando você tenta escondê-las e suprimi-las. Então, quando se trata de vaginas e seios, as pessoas os objetificam em nome da elegância e não os consideram como partes normais do nosso corpo.

Nesta peça, Eve Ensler apontou como as pessoas inventam nomes repugnantemente ridículos para vaginas. Não se trata apenas de sexualidade ou da exploração da anatomia feminina. Explica como as mulheres devem admirar e abraçar seu corpo, principalmente as "vaginas".

Ele lida com os problemas enfrentados pelas mulheres, como estupro, assédio, violência sexual e assédio. Algumas histórias vão fazer você sentir e derramar lágrimas, enquanto poucas delas fazem você rir e se divertir. Os monólogos criarão um impacto nos leitores (as). O outro monólogo sobre gravidez e parto fará você sentir a dor, o prazer e o orgulho da maternidade. Com certeza é um livro que deveria estar na lista de todos. Vale muito a pena ler.

1 | 2 | 3 | 4