Um Amor em Tempos de Guerra

Um Amor em Tempos de Guerra Júlio Magalhães

Resenhas - Um Amor em Tempos de Guerra

Verônica 15/09/2020

Que história linda. Recomendo muito. Mostra como a vida tem seus percalços. Por mais que tenhamos planos bem traçados, nunxa se sabe o que pode acontecer.

Letícia 27/09/2021

Quantas vidas a guerra mudou, quantos amores não foram vividos, quantas famílias perderam. Ver e viver um amor em época de guerra com certeza não é para qualquer coração.

Mila 04/01/2017

Por Baú do leitor
Júlio Magalhães consegue emocionar o leitor com sua escrita dinâmica e simples. Ele conta nesse maravilhoso romance uma incrível história de amor entre Antônio e Amélia, sentimento que nasceu quando ambos ainda eram crianças e permaneceu inabalável. Inabalável? Bom, isso será descoberto ao final da leitura.

Em uma época de guerras, mais precisamente a guerra colonial portuguesa, Antônio e Amélia se dão em noivado e pouco antes de concretizarem o sonho de viverem juntos, têm seus planos interrompidos por uma ordem do governo português. Antônio fora chamado para a guerra como temia sua mãe que após perder o marido depositava no único filho todas as forças.

E agora? Como ficará sua noiva e sua pobre mãe? Não teria como recusar a essa ordem? E se ele fosse Amélia o aguardaria para terminarem de escrever a história que já haviam iniciado? Mas quanto tempo ele passaria por lá? Será que ele voltaria... Ou melhor, será que voltaria vivo?

Essas indagações serão respondidas no decorrer da leitura (já adianto que as respostas são um tanto quanto inusitadas, emocionantes e ao mesmo tempo intrigantes).

No inicio tudo fora difícil, mas não inaceitável. Antônio partiu para a guerra deixando sua mãe e noiva sob o juramento de que ele voltaria em breve e não deixaria de dar notícias.

Nos primeiros anos apesar da distância a promessa permanecia intacta e ambos viviam de fato um amor verdadeiro e puro. A saudade de anos era saciada em um ou dois dias que eram dados aos soldados para passarem com a família. Mas o tempo passou e aquele cenário cruel de guerras estava cada vez menos tragável para Antônio que começou a buscar outros métodos de superar a saudade de casa e passar melhor suas horas vagas.

A partir dai o leitor se ver mais envolvido com os personagens de forma a desacreditar de alguns acontecimentos e torcer por uma mudança no rumo que a história vai tomando, pois Antônio nos surpreende com algumas atitudes.

A essa altura Amélia ainda se guarda para seu amado, enquanto este já não podia resistir aos desejos da carne e se via dividido entre seu amor verdadeiro, mas distante e uma paixão incontrolável, disponível e perto. Antônio guardou sua paixão em segredo, mas tudo fora à tona anos mais tarde.

O mais intrigante é que naturalmente o leitor é induzido a esperar uma saída para toda aquela bagunça em que havia se transformado a vida daquele casal e por inúmeras vezes vai enxergando a tal saída mais distante do plano real.

A trama se desenrola cada vez mais curiosa e é quase impossível que o leitor não se prenda a essa maravilhosa caixa de despertar emoção, sensibilidade e comoção.

O autor nos faz levantarmos vários questionamentos, criticar algumas atitudes, louvar outras e sentir como se estivéssemos no lugar do personagem.

Só posso adiantar que essa obra vai intrigar, emocionar e surpreender o leitor.

site: www.baudoleitor.com.br