The Spook

The Spook's Curse Joseph Delaney

Resenhas - The Spook's Curse

25/10/2013

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU O APRENDIZ!

Seis meses se passaram, e Thomas continua como aprendiz do Caça-feitiço. Ele tem muito trabalho a fazer, e muito a aprender, mas quando o irmão do Sr. Gregory morre, ele parte junto com seu mestre para Priestown para p funeral. E assim descobre sobre a maldição que cai sobre seu mestre.

Acontece que Priestown não é um lugar muito bom para o Caça-feitiço frequentar, porque como diz o nome, a cidade é tomada por padres, e como o povo é cheio de superstições, um caça-feitiço não é bem vindo. Nem seu aprendiz. Mas trata-se do irmão do Sr. Gregory, e ele precisa comparecer ao enterro, mesmo em se tratando do seu irmão que é padre e com quem ele não tem uma relação das mais amigáveis.

Acontece que o irmão do Sr. Gregory é uma figura importante, e atrai para a cidade o Inquisidor. Nem preciso falar o que esse cara faz, certo? Acertou quem diz que ele caça bruxas. E também as condena à morte na fogueira, igualzinho na nossa Idade Média. E ele não para em bruxas, vai atrás de caça-feitiços e seus aprendizes também. O tal do Inquisidor, que não tem nome, aliás, não espera por provas concretas. Ou melhor, a prova é amarrar a coitada da candidata bruxa (nem sempre são), e jogar pobre mulher (ou garota) no rio. Se ela boiar, é culpada. Guardem essa informação (provavelmente vou retomar quando falar do terceiro, senão dou spoiler). Como vocês podem ver, não é uma ciência muito exata. Mas o Inquisidor é implacável, e não quer nem saber.

E como todo maníaco por poder, o Inquisidor faz de tudo para mostrar o seu, e se manter no topo. E no caso dele, um espetáculo. Em dado momento, há um desfile com as pessoas capturadas pelo Inquisidor, e entre elas está quem? Acertou se você disse Alice. Depois da derrota de Mãe Malkin no anterior, Alice está quase sozinha no mundo, e parte para outra cidade para a casa de uma tia que talvez possa encaminhar a garota para ser uma bruxa do bem. Mas ela acaba caindo no radar do Inquisidor, que mata sua tia (lembra do teste para saber quem é bruxa? Pois é, e a tia de Alice era inocente) e prende Alice. E agora, Tom tem mais um motivo para permanecer na cidade.

Esqueci de dizer que a cidade também é a prisão, por assim dizer, de uma criatura diabólica chamada O Flagelo (ai, não que a tradução esteja errada, mas em inglês é Bane, que é mais forte. Me dói…). O Flagelo é um mostro poderoso, que foi aprisionado muitos anos atrás pelo Povo Pequeno. Mas ele está aos poucos ganhando força, e logo poderá ter corpo (lembra alguém que a gente conhece?), e ele tem o poder de entra na cabeça das pessoas e manipulá-las para fazer suas vontades. Um detalhe importante: ele precisa de sangue para se fortalecer.

(SPOILER) Bom, o Caça-feitiço acaba sendo preso pelo Inquisidor, e Tom então se sente obrigado a libertá-lo. E para isso ele conta com a ajuda de Alice, que ele já havia conseguido libertar. Só que Alice acaba fazendo um acordo com o Flagelo (adivinhou o que ela fez?) e assim começa a trilhar seu caminho para p mal. Ou será mesmo? Será que ela já não tem salvação? Alice com certeza é a personagem mais complexa da série, e é muito bem escrita. Nunca sabemos o que ela vai fazer, e quais suas intenções. Adoro ela, e espero muito mais de Alice nos próximos.

Quase me esqueço de um detalhezinho. Qual o nome do livro? “A maldição”. Então, o Caça-feitiço é acometido de uma maldição, que envolve o Flagelo. Ele morrerá sob seu poder, e sozinho, sem amigos. E quando Thomas descobre isso, começa a investigar mais sobre seu mestre no intuito de tentar prevenir esse futuro, que se aproxima inexoravelmente (Merlin ficaria feliz com essa frase #entendedoresentenderão). E nisso, acabamos descobrindo mais sobre o passado do Caça-feitiço. Mas não vou revelar, leia para descobrir.

Thomas já está mais confiante em seu papel como aprendiz de caça-feitiço. Por outro lado, sue lado rebelde, que não obedece muito bem, está mais forte também, e ele acaba por fazer coisas sozinho. Em parte do livro, ele tem que fazer isso mesmo, porque o Caça-feitiço está preso, mas não só isso. Ele acaba tomando mais decisões que influenciarão os acontecimentos, e podem ser fatais. Thomas está mais independente, e também começa a questionar algumas ações do Caça-feitiço. Além disso, ele está aos poucos se dando conta de que seus poderes são maiores do que ele imaginava, e ele começa a ter um domínio melhor sobre eles. Em poucos meses Thomas amadureceu muito, e aposto que nos próximos ele só vai fazer crescer mais e mais.

Thomas está mais afastado de sua família neste, em parte por causa da superstição de seu irmão Jack. Mas um problema familiar sério o leva de volta a sua fazenda, e nesta visita ele acaba descobrindo mais sobre sua mãe. Não vou falar, mas eu já desconfiava. E ela vai ser importante na história.

A série está definitivamente tomando um tom mais escuro, e neste novamente temos cenas de arrepiar. Eu senti um pouco de medo de algumas partes. O ritmo é delicioso, a interação entre os personagens é ótima, especialmente entre Thomas e Alice. E uma coisa que eu acho bem bacana é que Joseph Delaney vai revelando mais camada de cada um a cada livro. É visível a influência de aspectos históricos (com a queima das bruxas), e também de outros livros na série. Mas tudo conduzido de forma fluida e de modo a não criar confusão. Tudo é plausível, e é impossível não identificar uma referência aqui ou ali. Uma leitura fascinante, e que eu estou louca para continuar.

Trilha sonora

Mais uma vez, o pop tipicamente irlandês de The Corrs cai muito bem, com Old Hag ou Brid Og Ni Mhaille. Ainda, pelo mesmo motivo, The Mystic´s Dream, da Loreena McKennnitt. Ainda Divano e Ameno, e finalmente Fairy Tale, do Shaman (se mais nada, porque todas elas me lembram fantasia medieval).

Se você gostou de A Maldição, pode gostar também de:

A Dança da Floresta – Juliet Marillier;
O Único e Futuro Rei – T. H. White;
Ciclo A Herança – Christopher Paolini;
Stardust – Neil Gaiman;
Trilogia de Tinta – Cornelia Funke.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com
Arthur Mota 02/01/2022minha estante
Estou rindo muito kkkkkkkk Eu li em ingles e não sabia que a tradução de Bane para o pt foi "O flagelo" kkkkkkkkkkkkkkkkk