O Dom da Lágrima

O Dom da Lágrima Thomas Oden

Resenhas - O Dom da Lágrima

Pricila.Lima 13/08/2018

O Dom da Lágrima
O autor nos apresenta a uma sociedade que pouco se relaciona entre si, as inteligências artificiais (robôs) substituíram os humanos em quase todas as áreas, e isso é uma das coisas que mais irrita Void. Void é o protagonista em "o dom da lágrima" e nós o acompanhamos em sua luta contra uma doença muito comum, a depressão, a diferença aqui é que seus sintomas são quase que irremediáveis, uma vez com a doença, a chance de você se suicidar é altíssima. Ao fazer uma viagem a capital o protagonista conhece Inanis, que também sofre com a doença, Eles decidem se conhecerem melhor e buscarem juntos um caminho para a cura e a tal sonhada felicidade. Apartir desse momento o livro realmente começa...

Durante a leitura eu me senti realmente imersa na mente de void, sentia como se estivesse ao seu lado para sofrer e chorar com ele, com isso o autor já me ganhou. Então acontece uma reviravolta na estória que me deixou mega confusa em relação a Void, suas atitudes já não são as mais racionais e fica difícil defendê-lo, mas eu me apeguei tanto a Ele, que me peguei tentando justificar suas atitudes errôneas várias e várias vezes.

Esse é um daqueles livros que nos emociona e nos faz pensar, por isso recomendo muito.

"Só existe medo quando há algo a perder. Ninguém tem medo de perder o que não possui." - Meu quote favorito.

Andreza 08/04/2021

Apesar de ser uma história bem curtinha eu tive que me forçar a chegar no final, e só consegui justamente por ter poucas páginas. Achei uma história meio confusa, odiei o protagonista o que dificultou muito a leitura já que a história é inteira sobre ele. Não consegui me apegar a nada e por isso o final foi um grande tanto faz pra mim. O plot foi bem previsível também. Tem umas reflexões importantes e interessantes, mas o livro força muito um clima filosófico e reflexivo e no final das contas só acaba sendo chato mesmo.

" Você sabe como é a vida, nem sempre as coisas acontecem de forma a ficarmos perto de pessoas que te importam."

Acervo do Leitor 21/07/2018

O Dom da Lágrima de Thomas Oden | Resenha | Acervo do Leitor
RESENHA – O DOM DA LÁGRIMA

Qual seu maior desejo? Saúde, dinheiro e um amor que seja eterno enquanto dure? Ou talvez a imortalidade? O futuro chegou trazendo a cura para todas as doenças e a certeza da longevidade sem fim. Uma vida eterna para concretizar todas as suas vontades é um sonho agora realizável. Porem, devemos ter cuidado com o que desejamos, pois pode se tornar realidade. O futuro é agora e a utopia de uma realidade perfeita nunca foi tão distópica.

“Sou imortal, até certo ponto. Lembre-se disso. A imortalidade é um fardo, pois não há motivos para fazer algo se você sempre poderá fazer no dia seguinte.”

O homem ganhou os céus, as galáxias e venceu a morte. A evolução e insumos infindáveis trouxeram evoluídas IA (Inteligências Artificiais) que realizam todas as tarefas que envolvam algum tipo de serviço ou trabalho braçal, e recursos infinitos trouxeram prosperidade e estabilidade politico-econômicas. Restou ao homem apenas usufruir da diversão e qualquer forma de entretenimento por milênios ininterruptos. Todos os locais, filmes, livros, comidas, amores e sabores já foram provados e consumidos restando apenas a repetição… e o tédio! O suicídio se tornou cada vez mais uma constante na vida humana contemplativa, e um cidadão em específico personifica toda essa angústia, nosso protagonista Void.

“Bem, a maior diferença entre a sua sociedade e a minha, está nesta frase: você vive em um mundo em que os homens são robôs e eu vivo em um mundo em que os robôs são homens.”

Void não aguenta mais. As centenas de anos de sua vida serviram para completar todos os seus propósitos e sonhos. Ele agora não consegue “sentir” mais nada e a morte nunca foi tão sedutora. Sua única companhia é seu diário onde escreve esporadicamente para nós, os “selvagens” do passado. Em seu processo de definhar como indivíduo por essência ele não esperava mais nada em sua história, muito menos alguém… ou um amor(?). Mas, devido uma viagem rotineira, ele faz um contato inusitado com Inanis. Através desta companhia Void começa a redescobrir a importância da interação, do contanto e dos sentimentos. A relevância de se pertencer, sofrer, se emocionar e derramar lágrimas que podem ser bênçãos. Porem, complexa é a alma humana com suas agruras e anseios. Independente se estamos milênios à frente em nossa história não há nada mais insustentável no cosmo do que a leveza do ser, e Void descobrirá isso da pior forma.

“Mesmo as dádivas morrem pelo excesso, de que adianta dias espetaculares, se eles não são únicos e, portanto, perdem seu valor?”

SENTENÇA
O livro do jovem Thomas Oden é um complexo drama psicológico. Curto em sua extensão mas extremamente profundo o autor revela várias facetas da alma humana. O cenário futurista bem realista e plausível é usado como pano de fundo para se explorar questões como consumismo, falsidade, egoísmo e o poder esmagador da culpa. A escrita elegante deste paulista associada ao sensível romance abordado abre precedente para uma nova e promissora carreira. Uma obra sofisticada e diferente, no melhor sentido da palavra.
Comentários

site: http://acervodoleitor.com.br/o-dom-da-lagrima-resenha/

Aninha 23/07/2018

O que mantem nossa humanidade?
"_ Por que você escolheu chamar-se Void?
_ Por eu me sentir vazio, como se eu tivesse me esquecido de viver..." (página 24)

Void - e toda a humanidade - deveria ser muito feliz. Ele não precisa trabalhar, nem se preocupar com recursos materiais, é servido por diversas formas de inteligências artificiais e já viveu muitos anos. Muitos mesmo, a ponto de quase ser imortal. Quase pois, um dia, todos acabam morrendo: ou da doença ou de suicídio, algo que ficou comum numa sociedade que perdeu o sentido de existir.

Os robôs assumiram todo tipo de trabalho e vivem sorrindo, enquanto trabalham. O que era pra ser algo bom, acabou isolando as pessoas, tornando-as quase sem interação umas com as outras.

Um dia, porém, Void conhece Inanis numa plataforma de embarque. As primeiras palavras trocadas não foram muito amigáveis,mas eles voltaram a se ver e começaram a se relacionar, algo raro para a época.

Void viu em Inanis seu único propósito de vida e tudo ia muito bem até que ele se viu ameaçado e percebeu que não poderia perdê-la, em hipótese alguma. Então, ele tomou uma atitude drástica, que mudou o rumo da existência de ambos.

O livro é interessante pois nos faz refletir sobre o valor dos nossos relacionamentos (familiar ou em outras esferas) e das coisas que conquistamos por esforço e mérito próprios. Como é bom superar um problema, fazer planos, estudar alternativas, valorizar cada momento com alguém que te faz bem... e como é bom saber que um dia, dentro de um século, tudo acaba. Será que teríamos fôlego para aguentar milhares de anos, mesmo a despeito de termos uma boa qualidade de vida?

É pra se pensar...

Boa leitura!

obs: em tempo: o autor é jovem, filho de uma amiga da época da faculdade, e me surpreendeu pela elegância na escrita. Ele ainda vai evoluir muito e deixar a marquinha dele por aí!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2018/07/o-dom-da-lagrima.html

@resenhandodark 24/07/2018

O dom da Lágrima
Vou deixar o link do meu bookstagram caso queiram visita-lo
Gente esse livro é tudo de bom, adorei ter tido a oportunidade de conhecer esta obra. Um livro pequeno, mas com grande ensinamento. Eu tenho vários pontos em que super amei
A história é perfeita é linda, cheia de amor, chega até difícil explicar, você se sentindo na história e pensando na consequências das nossas atitudes.
Diagramação, com capítulos curtos o que achei que ajudou mais na leitura, com diálogos e a visão dos personagens, principalmente de Void em seus momentos em que ele conversa com o leitor, que achei que deixou a nossa ligação com ele muito forte em alguns momentos.
Os personagens, como eles lidam com a doença, como eles tentam combater e as vezes se entregar, eu super amei ter visto essa visão aos olhos deles, porém algumas vezes eu senti raiva de Void por seu egoísmo e ignorância, mas acredito que isso seja somente mais uma parte de sua loucura interior.
O livro nos faz pensar em muitas coisas, que a gente reclama da família de nossos empregos de nossa vida, mas você se vê em um livro desse e fica pensativo no que pode estar perdendo, a gente pode até acha legal, não ter que trabalha, tem IA fazendo coisas no nosso lugar, mas ao longo dos anos isso deve se tornar solitário, passar pelo que Void passa, eu recomendo este livro demais, quem tiver essa oportunidade em ler não deixe passar.

site: https://www.instagram.com/resenhandodark/?hl=pt-br

Lary.Oliveira @literarychat 23/08/2018

Envolvente e surpreendente!
E se a evolução fosse tão grande ? Se não precisassemos mais trabalhar? Se as máquinas fossem tão importantes quanto nós? Ou até mais que nós... É isso que encontrei aqui, um mundo onde a evolução já é certa onde as pessoas precisam se reencontrar novamente, procurar um sentido para viver algo em que continuar agarrado pra viver, viver eternamente !
Isso mesmo ETERNAMENTE! Imagine como seria perder seu emprego, sua família, seus amigos, seus ideais... Com o tempo perder seus sonhos e apenas sobreviver com um pouco de esperança em um mundo onde a humanidade não é o centro das atenções...

Acompanhamos aqui a história de Void que acompanhou o mundo que ele conhecia ser destruído e tomado pela evolução ! A medicina avançada proporciona a todos vida eterna, logo de cara isso parece MARAVILHOSO não é mesmo? Mas ao acompanhar toda caminhada de Void vemos que não é bem simples... Será que vale a pena viver eternamente sozinho?
Quer saber como foi que ele se sentiu? Quais as coisas lhe traziam alegria ? E o que teve que fazer pra sentir seu corpo e coração vivos?

Leiaaaaa !!!! É envolvente, você vai ficar surpreso com esse livro incrível!

Entrelivros_efilho 28/08/2018

Adorei e recomendo!
📖❝Bem, a maior diferença entre a sua sociedade e a minha, está nesta frase: você vive em um mundo em que os homens são robôs e eu vivo em um mundo em que os robôs são homens.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em um futuro distante as Inteligências Artificiais foram aperfeiçoadas e substituíram os homens, forneciam tudo que os humanos precisavam, sem precisar se esforçar e trabalhar, mas passado o êxtase de curtir tudo sem se preocupar, a vida perdeu a graça, as pessoas não se relacionavam e o suicídio virou algo natural entre eles.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Void é uma pessoa amarga e vazia, não tem família, amigos e nem projetos de vida, mas luta dia a dia para sobreviver à depressão.
Ao fazer uma viagem para a Capital ele conhece Inanis, que é fechada e reservada, mas que não deixa passar despercebido que sofre da mesma doença, então, Void enxerga nela uma nova perspectiva e uma oportunidade para vencer ao lado dela essa doença, mas em certo momento ele se sente ameaçado e toma uma atitude que pode mudar suas vidas.
--♡-- ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa distopia foi uma grata surpresa pra mim, porque ainda não tinha lido nada do gênero, e foi muito bom sair da zona de conforto, ele é dividido em três partes, tem os capítulos curtos e apesar de serem poucas páginas, as reflexões apresentadas são sem tamanho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Passear pela mente de Void que é confusa e contraditória foi angustiante, mas foi como estar dentro do livro, ele fala direto com o leitor e nos dá a sensação de uma proximidade absurda e não tem como não se apegar a ele, tanto que o desfecho me surpreendeu e eu queria uma desculpa pra justificar a atitude dele e mudar o rumo da história.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com uma narrativa inteligente e uma criatividade ímpar o autor aborda um tema delicado de forma profunda, nos levando a reflexão de tantas coisas que passa despercebido no nosso dia a dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖❝Se eu pudesse te dar um conselho, leitor, eu diria para aproveitar cada pessoa que passar pela sua vida. Cada uma delas tem algo de bom para oferecer.❞

site: https://www.instagram.com/entrelivros_e_filho/?hl=pt-br

stchnard 25/05/2019

O Dom da Lágrima - Thomas Oden
O Dom da lágrima foi com certeza um livro bem marcante, um livro que me tirou completamente da zona de conforto.

Talvez não narre uma história linear, ou feliz e confortável, mas o oposto, e acredito que está era a intenção de Oden, trazer uma mensagem fria e melancólica de um futuro próximo.

A facilidade com que Oden descreve a miséria e a carência são dignas de serem destacadas, o livro inicia de uma forma com que sintamos empatia pelo protagonista, e, embora a obra seja narrada em terceira pessoa, Oden acrescentou um elemento ao livro que nos aproxima mais ainda do protagonista, trazendo assim a imersão perfeita.

Ao decorrer do livro, o mundo se apresenta de forma sútil à nós, fazendo-nos refletir sobre como talvez as coisas seriam nos próximos tempos. Por alguns momentos, achamos que finalmente o protagonista encontrou sua saída, mas a história sofre uma reviravolta quando nos é apresentado mais um personagem, que trará grandes consequências mais a frente. E por fim, o livro retorna da quase mesma maneira como iniciou, ligando as pontas, transformando a obra numa estrutura complexa e perfeita, com filosofias existencialistas e críticas ao próprio ser humano.

O livro não me deixou nem um pouco confortável, mas quando eu finalmente o terminei, consegui entender a mensagem que ele tentava me passar, é uma ótima leitura, aprendi bastante com cada personagem, vale a pena!

Blackpantoja 26/07/2020

99% drama psicológico mas aquele 1% é SciFi
Tão evoluídos tecnologicamente porém espiritualmente eram macacos tristes e frágeis que só pensavam em morrer

----------------------------------
4/5 ✰ Skoob
5/7 💀 EEQ【Escala Evelyn de Qualidade】
5/10 🚂🚃 EAQ (Escala Adriel de Qualidade)

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 20/07/2018

Resenha: O Dom da Lágrima , Thomas Oden
O Dom da Lágrima é um livro de distopia e ficção científica escrito pelo autor Thomas Oden. O livro foi OBRA FINALISTA DO PRÊMIO WATTPAD BRASIL. Do mesmo autor de "Filhos da Morte" obra vencedora do #Wattys2016. O livro é um sucesso no Wattpad.

A estrutura do livro a capa prevalece a cor vermelha e preta. Ele possui um sumário com três partes e no começo das partes uma frase correspondente.O livro foi recebido pela parceria com autografo e dedicatória.

O conteúdo do livro se trata de uma distopia na estória tem como personagem Inanis, Bùhé e Void. Void escreve para o leitor que está lendo o livro acontecimentos parece assim que você está dentro da estória. Faz algum tempo que eu li então não vou explorar o conteúdo do livro, mas sim as mensagens e os sentimentos obtidos.

Minha análise eu amei o livro gostei muito o jeito da escrita do autor uma coisa que eu notei na parte que fala sobre silogismo a parte da lógica por coincidência aprendi recentemente na faculdade de Biblioteconomia, por o livro ser uma distopia e no futuro existem mensagens, reflexões e coisas a serem pensadas sobre o futuro da humanidade e onde o homem poderá chegar ou o que poderá acontecer. Esse livro me fascinou de uma forma que no futuro lerei mais livros do escritor. Eu recomendo se você gosta de distopia e ficção cientifica. O escritor nos deixa de uma forma que ficamos pensando nos personagens e imaginado o futuro. Leia! Eu recomendo.

Sobre o escritor: “Nasci em São Paulo, aqui cresci e aqui quero morrer. Vivo para a escrita há muitos anos e tenho como grandes inspirações os realistas Tolstói, Machado e Dostoiévski. Sou graduando do curso de ciências contábeis na USP e curso a distância "Masterpieces of World Literature" pela Universidade de Harvard.

Em 2016 terminei a publicação de Filhos da Morte, obra vencedora do Wattys no mesmo ano. Em 2018 conclui o Dom da Lágrima, que será publicado pela Editora Raízes da América em Junho. E, agora, inicio as postagem do meu projeto mais excêntrico "O Tratado Lógico".

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2018/07/resenha-o-dom-da-lagrima-thomas-oden.html

Vanessa Boedermann 16/11/2018

O Dom da Lágrima | Blog Corredora Literária
A resenha de hoje é do livro de ficção científica do autor Thomas Oden! Uma distopia para te fazer refletir sobre o futuro que nos aguarda.

Imagine-se em um momento onde a sociedade fora completamente substituída pela Inteligencia Artificial - IA. Os humanos não têm mais que trabalhar. Além disso a cura de todas as doenças foram encontradas.

Você pode viver por anos e anos... Você tem de tudo e pode fazer tudo o que tem vontade... você possui a vida eterna. Você já visitou todos os lugares do mundo, já leu todas as obras que teve vontade. Pode comprar tudo o que quiser.

Os relacionamentos afetivos são inexistentes, as pessoas já não têm mais filhos...

O mundo vive uma estabilidade econômica e política. Será uma espécie de Utopia?

É neste cenário que nosso protagonista Void vive. Neste mundo "utópico", ele passa por uma fase conturbada de sua vida,  já não tem mais vontade de viver, e o tédio é sua melhor companhia no momento, os sintomas da doença começam a se manifestar.

Void escreve em um diário sua árdua batalha contra o suicídio, ele não tem mais propósitos em sua vida.

Em uma de suas atividades diárias Void acaba conhecendo Inanis, uma mulher que também está sentindo os sintomas da doença, este cruzamento entre os dois será muito importante para ambos falarem abertamente sobre a doença e despertarem para o real sentido da vida.

O Dom da Lágrima é um livro curto, porém profundo em sua essência, o autor consegue falar com muita segurança sobre o tema de suicídio, egoísmo, magoas, amor e nos apresentar muitas reflexões sobre a vida pessoal e em sociedade.

O final foi inesperado para mim, gostei demais dessa leitura e sem dúvida você irá gostar também e refletir sobre muitas coisas. Fiquei de ressaca literária.

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Vii 26/02/2020

Achei o livro bastante confuso, apesar de trazer bastante reflexão. Não foi uma história que me deixou empolgada ou satisfeita.