Roma: uma história em sete invasões

Roma: uma história em sete invasões Matthew Kneale

Resenhas - Roma

Wagner 28/01/2024

Livro excelente
Roma, a cidade eterna. Invadida, destruída e renascida em 2,5 milênios. Talvez só Jerusalém tenha sofrido mais. Gauleses, visigodos, ostrogodos, espanhóis, franceses e alemães. Da antiguidade ao fim da 2 grande guerra. Livro incrível leitura super agradável.

Ju Ragni 28/05/2023

História de Roma numa recriação excelente
Achei esse livro ótimo, gostei do começo ao fim. Conta a história de Roma sob uma ótica interessantíssima, a das 7 mais importantes invasões sofridas pela cidade ao longo dos anos. E consegue seu intento, com uma narrativa que prende a atenção porque é fluida e objetiva. Os capítulos são organizados com uma breve apresentação da invasão e invasores, em seguida o autor recria a Roma daquela época, fala sobre os habitantes, como viviam, o que comiam, as doenças, os costumes, quem era o Papa da época, os marcos históricos que havia na cidade e finalmente descreve a invasão e como ficou a cidade ao final. Achei interessantíssimo, uma forma muito mais produtiva de estudar história. Sobre as primeiras invasões (da primeira à quinta) eu não conhecia nada, foi um prazer ler sobre elas e sobre a Roma da época. Sobre as duas últimas (franceses e nazistas), como são mais contemporâneas a nós, estudamos na escola, sabemos um pouco mais, mas foi tão bom de ler quanto as outras, talvez até melhor, ao ir reconhecendo os pontos conhecidos. Achei fantástico, virou livro de estudo para mim, vai ficar sempre na minha estante.
Agora vou contar que tive um motivo fortíssimo para ler esse livro: finalmente vou conseguir ir à Itália. Depois da pandemia, da falência da Alitalia, do fechamento de pontos turísticos, agora eu vou!!!! E meu sonho de conhecer um pouco sobre Roma ficou muito enriquecido com esse livro, melhorou muito meu roteiro. Eu ia passar em muitos lugares sem prestar atenção a pontos históricos importantíssimos. Agora meu roteiro está todo anotado, e tenho certeza que vou aproveitar muito mais. Nota 10 para o livro. Só um aviso: No capitulo da segunda invasão, dos Visigodos, a tradução trocou as datas de dC para aC, e isso deu um nó na minha cabeça, pois não era possível montar a sequência histórica. Precisei consultar os personagens para ter certeza, aí fez sentido. Um erro grave, a ser revisto em edições futuras.
denis 01/06/2023minha estante
Faça uma ótima viagem! E se quiser leia Inferno, do Dan Brown. Vai ser mais uma viagem por lugares na Itália.

Ju Ragni 01/06/2023minha estante
Legal, esse ainda não li... Obrigada pela dica, já vou procurar.

denis 01/06/2023minha estante
Esse livro virou, inclusive, roteiro de viagem pela Itália. Leva o turista nos lugares onde os personagens passaram. Só não sei se ainda existe, mas como você vai estar por lá,quem sabe passa por algum. :0)

Ju Ragni 02/06/2023minha estante
Nossa, achei muito interessante... Vou ler e depois a gente comenta.

Lucas 25/10/2022

Várias facetas da mesma cidade
Confesso que o que mais gostei nesse livro foi a experiência de poder viajar por várias épocas em uma obra não acadêmica (no que diz respeito ao linguajar).

Sempre apreciei a história italiana e, especialmente, os altos e baixos envolvendo a dinâmica do estado em atrito (ou aliança) com o poder religioso. Essa obra, portanto, me aguçou a curiosidade, e a terminei satisfeito com a viagem histórica sobre Roma e seus infortúnios.

Myria.Viana 04/08/2022

Conteúdo extremamente informativo, mas nada cansativo. Apresenta uma construção de Roma cheia de invasões guerras, conflitos, conspirações e traições. Fica claro a disputa de poder entre a coroa e o papado, este último, agia muitas vezes como um rei. Como em toda disputa de poder, o povo, arcava com as ações e reações dos inúmeros líderes e salvadores.
Destacando o trecho que fala sobre o fascismo, o como um povo "sensibilizado" por inúmeras guerras se deixa convencer pelo discurso ultra nacionalista e não percebe o quanto está abrindo mão da liberdade.