A cabeça na cama

Fábbio (@omeninoquele) 05/04/2020

Maravilhoso!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝A jornada que a cabeça me oferecia fazia parte da minha vida. Era uma jornada de preparação de consciência, medida pelas partículas de areia na ampulheta do tempo. Abandoná-la seria o equivalente a abandonar um bem supremo, um tesouro.❞
⠀⠀
Tomás é um homem realizado pessoal e profissionalmente. Ele é casado com Elise e tem dois filhos, trabalha a um bom tempo como bancário e juntando sua ambição com o bom trabalho que presta tem uma vida financeira boa que lhe permite um bom conforto, mais isso vem em nome da falta de contato com a própria família e passar por cima de alguns valores morais que ele faz sem muito pensar, tudo em nome de ter mais.
⠀⠀
Mas para apaziguar os ânimos ele e sua família decidem tirar umas férias e seu apartamento fica sob os cuidados do pai, que liga num dia dizendo que havia aparecido uma cabeça em sua cama. E a partir daí as férias da família são interrompidas e é por causa dessa cabeça na cama e dos mistérios que a envolvem e de tentar decifrar o porquê, passamos a conhecer um Tomás extremamente diferente daquele que conhecemos no começo dessa história.
⠀⠀
Quando a cabeça aparece e ele diz que vai decifrar o que ela tinha pra lhe dizer, vemos que ele pode estar passando por um momento de autodescoberta e percebi isso pelo fato de as suas relações familiares, sociais e no emprego, quando ele passou a ficar mais na presença da cabeça trancado no quarto se tornarem algo bastante sem importância, mas senti também que sempre havia algo a mais ali, só não consegui decifrar.
⠀⠀
Eu curto muito essas narrativas de autodescoberta de personagens como o Tomás e o quanto esse enfrentamento com a esfinge muda toda sua concepção de vida. Ele só tinha uma maneira de sair dali, ou decifrava a cabeça ou era engolida por ela e seus mistérios.
⠀⠀
Quando peguei o livro, nas primeiras páginas, antes de ler a sinopse logo percebi a semelhança enorme com A metamorfose, e A mulher com brânquias e logo percebi que o livro seria um desafio pra mim, pra desvendar personagens que sofrem uma quebra em suas vidas e passam a enxergar a vida depois dessa ruptura, bem diferente. E eu curto essas narrativas mais viscerais e que traduzem muito esse lado cruel e grotesco da condição humana.
#ACabeçaNaCama #FilipeNassarLarêdo #EditoraEmpíreo

site: https://www.instagram.com/p/B-iGev7j9tw/

Isah Conti 09/06/2020

Para refletir!
Nessa história vamos acompanhar Tomás, que é um homem bem sucedido e com uma carreira estabilizada. Casado com Elise que conheceu ainda na faculdade e com dois filhos, ele decidiu que está na hora de curtir tudo o que conquistou e tirar férias, até para tentar reavivar seu casamento que não está nos melhores momentos.

No meio do caminho seu telefone toca e Tomás recebe uma notícia inesperada, seu pai o avisa que tem uma cabeça encima de sua cama que o deixa intrigado. Sem alternativa ele encerra a viagem da família e volta para casa a fim de resolver esse problema.

Quando se depara com a cabeça Tomás é tomado por uma súbita curiosidade e começa a fazer vários questionamentos, o por quê ela apareceu para ele e se tem algo para lhe dizer. Só que isso vai o consumindo ao extremo e ele resolve se trancar por dias com a cabeça no quarto e vai chegando ao ponto de definhar junto com ela atrás de respostas.

Esse livro vai desde o princípio fazer você levantar questionamentos sobre sanidade mental e se realmente vale a pena conquistar patrimônios financeiros e deixar o simples da vida de lado. Uma leitura fluída e com uma escrita envolvente, o autor criou uma trama que fala sobre o capitalismo e como o esgotamento tanto físico como psicológico pode mexer com o ser humano.

Confesso que demorei para entender o final, fiquei dias pensando sobre até compreender o real motivo do autor com essa história, acredito que sua intenção é deixar a imaginação do leitor fluir. Uma história que pode incomodar, mas que com certeza quem lê vai tirar muitas reflexões.

Priscila.Carvalho 17/11/2021

Leia a resenha em @sagaliteraria
Se você é daqueles leitores que gosta de ter uma ressaca pós-leitura pesada, está frente a uma obra capaz de proporcionar essa experiência. A primeira obra de Filipe Larêdo veio com o “pé na porta” mostrando a que veio. O autor consegue nos envolver de uma forma incrível na narrativa, o que consequentemente faz com que a leitura seja rápida. E sendo bem sincera, preciso confessar que devorei esse livro em questão de horas, mas isso não quer dizer que fazer essa resenha dando a minha opinião tenha sido tarefa fácil, muito pelo contrário e já vou explicar o porquê.

Durante o início da leitura comecei a notar uma intertextualidade com uma obra clássica, A metamorfose, do autor Kafka. Se você ainda não leu essa obra, fica aqui mais uma indicação de leitura. A relação dos dois textos foi tão forte, a meu ver, que após ter terminado a leitura do A cabeça na cama, fui correndo na estante para buscar a obra de Kafka, uma obra pequena (em número de páginas) para reler e depois pensar no que escreveria.

Pois bem, confirmei a minha suspeita e a cada página lida a conexão das duas obras se fazia mais clara, o que no meu ponto de vista foi uma experiência incrível.

A cabeça na cama não tem uma narrativa fechada, ou seja, algumas perguntas que o leitor possa ter em mente vão permanecer em aberto, e o que nos resta é refletir sobre cada uma delas. Intercalando acontecimentos do passado e do presente, o autor nos direciona a reflexões, aparentemente simples, mas que tem uma grande profundidade.

O livro tem um final inquietante, o autor deixou o seu recado e a pergunta que ainda ecoa em minha mente é a seguinte: “Será que também sou uma cabeça na cama?”.

site: https://www.sagaliteraria.com.br/2021/05/resenha-810-cabeca-na-cama-filipe.html

Cesar 22/08/2018

Li o livro e achei impressionante o quanto ele gruda a gente, sendo cativante e interessante de ponta a ponta, bem como faz com que imaginemos tudo do nosso jeito, com pouquíssimas coisas "dadas de presente" na narrativa.
Apesar de ser um livro surreal, é de leitura até que fácil: achei particularmente leve e simples de acompanhar, com um final bem interessante e de arregalar os olhos!
Livraço!

Patty 31/08/2018

Quem é essa cabeça?
O texto de Filipe é muito envolvente, nos fazendo embarcar na cabeça de Tomás, de modo que sua angústia e ansiedade se tornam as nossas tambem: de onde veio a cabeça? O que ela quer dizer?
A rápida e fantástica narrativa nos traz uma visão dos transtornos mentais que aflingem tantas pessoas nesse nosso mundo caótico.
Leitura fácil e bem dinâmica - li tudo em uma tarde!
Filipe Larêdo 05/09/2018minha estante
Legal saber que você gostou, Patty.
Fico feliz com os elogios :)

@livrodores 03/10/2018

Tem uma cabeça na minha cama!
Quando li a sinopse desse livro lembrei em um estalo de A Metamorfose, onde há uma degradação da condição humana e essa relação que estabeleci foi plenamente cumprida, essa obra está no mesmo nível de complexidade e questionamentos existenciais, poderia considerar que alguns pontos chegam a ser bem mais pesados e impactantes, tudo isso resultou em uma leitura que eu não conseguia interromper.
Tomás é rico e tem uma vida satisfatória depois de tanto trabalhar em busca de mais dinheiro e ótima qualidade de vida, sua família é composta por Elisa sua esposa que depois da faculdade ficou em casa tomando conta dos filhos Simão e Sarah contanto com ajuda de varias empregadas. Depois de dois anos sem um descanso, Tomás é aconselhado por seu médico a tirar um mês de férias o que vem em boa hora. Eles decidem ir visitar a família de Elisa. A viagem tem inicio, mas na metade do caminho o pai de Tomás liga contando que tem uma cabeça na cama dele, eles precisam voltar rapidamente para entender o que está acontecendo.
Essa história não nos entrega uma trama fechadinha com tudo explicado, é preciso analisar, imaginar e tirar suas conclusões, assim acompanhamos juntos de Tomás todo o seu declínio mental e físico, sua devoção é totalmente voltada para entender o que cabeça tem para fazer, compreender a razão de ela ter aparecido para ele, quanto mais tempo eles passam juntos, mais vão se decompondo, como carnes, como seres pensantes e como humanos e a ligação estabelecida entre eles é cada vez maior.
O esgotamento tanto físico como emocional pode ser devastador, e esse sentimento tão forte, talvez seja capaz de fazer surgir uma cabeça na cama? Em minha opinião sim. E como anda sua vida? Talvez a próxima cabeça surja em sua cama!

Paloma 24/01/2019

uma boa surpresa
Que. Livro. Doido. Tenho que começar esse comentário constatando essa verdade universal rs. Recebi esse livro da Editora Empíreo e estava sem qualquer tipo de expectativa em cima da história, mesmo com essa premissa muito intrigante. Acabou que esse livro foi uma boa surpresa, bizarra, mas boa.
Durante todas as suas 140 páginas nós acompanhamos a saga de Tomás e da cabeça que surgiu em sua cama. Mais do que apenas uma história estranha, essa é uma daquelas narrativas incômodas que falam sobre a loucura humana e como a mente pode nos enganar de tal forma que nos perdemos totalmente.
Sinto que o que mais faltou aqui foi uma história um pouco mais completa, com um pouco mais de explicação, mas no fim sinto que essas dúvidas que ficam no ar são parte da história também.
Com certeza esse é um livro nacional que nos tira da zona de conforto ao mesmo tempo que te deixa querendo mais. Felipe fez a sua estreia com um livro muito intrigante e que vale a pena ser lido.

Aline.Goettems 09/10/2018

Tomás é gerente de uma empresa de investimentos, construiu uma vida bem-sucedida para sua família, mas ganhou muito dinheiro de forma errada na empresa; Tomás fica doente e o médico pede que ele se afaste do trabalho, tire umas férias e aproveite para relaxar. Sua esposa Elisa e seus dois filhos ficam felizes com a novidade de poder viajar depois de muito tempo em família. Tomás reserva tudo, troca de carro e o grande dia chega. Mas a viagem pode parar antes mesmo de começar, no caminho Tomás recebe uma ligação de seu pai, dizendo que tem gritos vindo de seu apartamento, e quando entram, descobrem uma cabeça na cama de Tomás e Elisa. Surreal? Angustiante? Até onde o ser humano pode se degradar? O que essa cabeça na cama tem a dizer? Como isso vai acabar?

Com uma narrativa instigante, o leitor acompanha Tomás durante essas 144 páginas, intercalando o presente com acontecimentos do passado, atiçando a curiosidade sobre a cabeça na cama. A obsessão que o protagonista cria pela cabeça é muito singular. Ele fica 'preso' a ela, fica vidrado em descobrir o que ela tem para dizer, e nesse tempo os dois começam a se deteriorar. A cabeça precisa de Tomás assim como Tomás precisa da cabeça, uma fixação que apavora o leitor ao mesmo tempo que mostra o quanto isso pode ser real apesar de ilógico.

A edição da Editora Empíreo está sensacional, capa dura, folhas amareladas, diagramação e ortografia impecáveis. Os capítulos são curtos, e a capa remete a história.

"Eu era convidado para uma dança, cuja música era executada pelas palavras incompreensíveis que a voz emitia."

Um livro que pode ter interpretações diferentes, uma história que pode deixar o leitor confuso em certos momentos assim como Tomás, mas o final é impetuoso. Terminei de ler com uma sensação de pânico pelo que aconteceu nas últimas páginas, tanto com Tomás quanto com a cabeça. Mas ao mesmo tempo o autor deixa sua mensagem.

"— Existem coisas que não precisamos saber, Tomás. Coisas que precisam ser esquecidas e enterradas no fundo de nossas memórias. Essa poderia ser uma delas."

site: www.lostwords.com.br

Retipatia 04/11/2018

Um mistério para corroer a cabeça a do leitor...
Uma ligação e duas opções: ou o pai de Tomás voltou a beber ou, por mais impossível que possa parecer, uma cabeça acaba de surgir em sua cama.
Em literalidade ao título, a trama se apega ao fato, aquele que não se sabe de onde veio, porque veio: há uma cabeça na cama de Tomás. O que poderia ser o ápice de uma trama tresloucada é, aqui, colocado em foco, dado de bandeja ao leitor. Resta a pergunta primordial, que vai bem além dos porquês e pra quês da cabeça: como a história se desenrola, afinal de contas, se o elemento surpresa está explícito em sua capa?
O segredo, como é possível imaginar, é a narrativa. Que prende e desembola a ação e não ação, de modo que se quer saber cada mínimo detalhe corriqueiro da vida do protagonista, que faz querer conhecer o passado, os segredos mais íntimos e qualquer outra coisa mais. Um detalhe pode fazer toda a diferença para descobrir os comos e porquês, afinal de contas.
E é isso que o autor faz com a história, sintoniza o leitor: é este Tomás, esta é sua família, este é seu emprego, sua casa, suas posses, suas falhas, suas qualidades. É homem comum, engolido dia a dia pela máquina capitalista que só faz querer mais, que faz esquecer quem é, quem é quem e o que é o quê. O quê e quem é que importa, o quê e quem é que conta, por mais sem sentido que isso possa soar.
Com várias perdas ao longo da vida, que vão desde a crença em seu pai que se tornou um alcoólatra, à sua capacidade de ser feliz, até os seus princípios e sonhos, tudo fez de Tomás quem ele é hoje, moldou as relações que tem com seus pais, o deteriorado relacionamento com a esposa e o frágil apego dos filhos.
Bem, esse é Tomás. Mas e a cabeça, talvez você pergunte? E confesso que foi das primeiras coisas que passei a indagar, ainda que, de um modo ou de outro, soubesse que essa, talvez, não fosse a pergunta correta.
Voltemos a cabeça, é ela que dá título ao livro. Ou seria ela quem dá título ao livro? Seja como for, um detalhe é certo, ela pode não ter corpo ou pode ser tida, de todo modo, como viva. Só que não está morta. Fala, fala e fala. E repete e repete. E não faz diferença o quanto Tomás tente ouvir, sabe que seu prazo é curto, ainda que ninguém tenha dito isso, ele sabe, sente em seu âmago. E passamos a sentir também, agonia, asco, curiosidade e um misto de sensações.
Uma história inteligente, crítica e questionadora, que mantém a expectativa do leitor por todas as páginas, que te leva a conhecer todos os lados do personagem e, claro, bem mais da cabeça do que se espera. A Cabeça na Cama faz de cada detalhe, reflexão do mundo corroído de Tomás, da cabeça e de quem lê.

site: https://wp.me/p7r1pU-1Ie

Taize @viagemliteral 17/11/2018

IMAGINE UMA CABEÇA APARECER EM SUA CAMA, imaginou?
" A cabeça seria minha esfinge. Teria que decifrá-la para permanecer vivo. Para isso precisava ter calma e serenidade. Estava decidido a seguir em frente, qualquer que fosse o custo, iria até o fim com ela."

Foi exatamente isso que aconteceu com o gerente de empresas bem sucedido Tomás.
Após ter indicação médica para tirar umas férias e descansar, Tomás resolve pegar sua mulher Elisa e seus dois filhos e partirem rumo às praias do nordeste brasileiro, mas cerca de 12h depois de embarcarem nessa diversão ele recebe o telefonema de seu pai, avisando que apareceu uma cabeça em sua cama, ela que gritava desesperadamente e ninguém compreendia uma só palavra.

Sabendo que haveriam protestos por abortarem a viagem, não houve outra alternativa se não o fazer.
Ao chegar em seu apartamento, Tomás é recebido por seu pai que lhe abraça e lhes deixa sozinho em seu apartamento para que ele lidasse da melhor forma possível com aquele novo problema em sua vida.
Após se alimentar, ele resolve conhecer a causa de seu transtorno: A CABEÇA EM SUA CAMA!

Incentivado por todos a dar um fim naquela cabeça, ele tem outros planos, afinal, se ela apareceu em sua casa, em sua cama, possivelmente tem algo a revelar. Só o que ninguém imaginava era que tudo aquilo se transformaria em um caos e posteriormente em tragédia!

Com o passar dos dias, a cabeça foi apodrecendo, bem como Tomás, no entanto ambos tinham uma ligação muito forte e conseguiam decifrar os sentimentos através apenas dos olhares.

Mundo da Vavah 20/11/2018

Oi pessoal
Hoje é dia de #resenhadaVavah e trouxe mais um livro maravilhoso da querida editora parceira @editora.empireo escrito pela mente brilhante de @filipenassarlaredo.
Antes de tudo eu preciso avisar que se você desconfia que não está em seu juízo perfeito, você deve ir com cuidado nessa leitura. Ela pode dominar seus pensamento intensamente!
Tomás sempre foi um profissional extremamente envolvido e comprometido, sem medir esforços e valores para conseguir seus objetivos e enriquecimento. E tudo corria muito bem com sua família mesmo que com um empecilho ou outro, o que é normal, até o momento que uma cabeça aparece na sua cama.
SIM!
UMA CABEÇA!
NA CAMA!
Também fiquei espantada, assim como você.
E Tomás, não menos humano ou brasileiro curioso como nós, se vê necessitado e obrigado a descobrir o porque daquela cabeça estar na sua cama! Ele quer respostas!
O que ele não imaginava era que seus pensamentos e suas atitudes poderiam ser dominados e influenciados pela tal da cabeça. Tomás vai chegar as situações mais humilhantes para ter essa resposta.
Ao longo do livro, Tomás também nos revela, pelas suas memórias, situações do seu passado, com sua família, seu trabalho, seus amores...e tudo acontece em momentos de reflexão, momentos essenciais para a trama.
É uma leitura bem desenvolta e a cada capítulo que termina você se sente obrigado a continuar pois a narração envolve de uma maneira intensa que fica totalmente curioso.
E então? Está afim de conhecer essa cabeça e descobrir o que irá acontecer?
Vamos!

Fernanda 14/07/2019

"A cabeça na cama" é primeiro livro publicado do autor paraense Filipe Larêdo e que estréia arrebatadora! Minha experiência com a obra foi das melhores pois a conclui em 2 horinhas; assim que comecei a leitura só pude parar no final.

O conhecemos em um momento de desgaste onde ele compartilha a história de sua vida com um homem chamado Alfredo. Nesse momento é impossível saber que circunstâncias os uniram, o fato é que Alfredo parece escrever a história a ser narrada, aparentemente descobrindo os mistérios de Tomás em companhia de nós, leitores.

Tomás era um homem rico. E enriqueceu com muito suor e lágrimas, mas de outras pessoas. Em seu trabalho no banco, ele se profissionalizou em ludibriar clientes visando sempre seu lucro. Algo necessário se levarmos em consideração o padrão de vida que sua família levava. Sua esposa Elisa era uma dondoca de primeira que gasta bastante e seus filhos, duas crianças, merecem tudo do bom e do melhor. Para dar conta do bem estar familiar, Tomás trabalhava muito mais do que as leis trabalhistas indicam e não tirava férias há 2 anos.
No entanto, a ausência deixa marcas e isso refletia em seu casamento frígido e em seus filhos com laços frágeis de convivência.
Foi com isso em mente que Tomás se organizou para, enfim, tirar suas férias. A família ficou em festa e até o clima mais ameno.

Nosso protagonista, no entanto, nos apresenta reflexões de cunho conformistas ao narrar sua rotina, suas relações, sua vida. Do que adianta uma viagem de um mês se depois terá que voltar ao seu dia-a-dia de trabalho, olhares não cruzados com a esposa e pequenos espaços de tempo insuficiente com os filhos?
Aos poucos, Tomás vai nos dando pistas de sua realidade de pobre homem rico e o leitor se vê cercado das inquietações rotineiras do protagonista.

Chegou o dia da viagem e a família parte para a diversão. No entanto, uma ligação de seu pai, há menos de 24 horas de sua saída, traz um novo proposito à vida de Tomás.
Uma cabeça em sua cama.
Uma cabeça viva, de olhar atento e com uma comunicação incomum que aparentemente espera por Tomás. E ele vai até as últimas consequências para entender o significado das mensagens dessa cabeça na cama.
Durante a narrativa da experiência de Tomás com a cabeça, ele vai resgatar situações interessantes sobre suas relações pessoais e nos apresentará melhor certos personagens relevantes para a história, como sua esposa Elisa, seus filhos, Simão e Sarah, seus pais e, claro, Alfredo.
É, definitivamente, uma história que desperta uma curiosidade genuína e nos guarda fatos surpreendentes.

"A cabeça na cama" é um livro instigante que promove uma leitura acelerada e nos desafia a todo momento a questionar a realidade ou a sanidade de nosso protagonista.
Filipe Larêdo tem uma narrativa sedutora e de fácil acesso; tanto que o terminei em tempo record.
O trabalho da editora Empíreo segue impecável. A obra é em capa dura com uma ótima diagramação e com um papel de ótima qualidade.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2018/09/eu-li-cabeca-na-cama-filipe-nassar.html

Girotto Brito 30/09/2019

Do realismo ao inverossímil!
?A cabeça na cama?, romance de estreia do escritor e editor Filipe Nassar Larêdo, é um livro peculiar, intrigante. A primeira metade do enredo nos apresenta a família de Tomás (então protagonista) e traça um retrato da superficialidade da classe média brasileira. Temos aí um pai de família extremamente preocupado com os ganhos financeiros e com o trabalho, e que é completamente ausente da vida familiar, dos filhos, da esposa. E esta, por sua vez, também foi se tornando ausente à medida que a estabilidade financeira permitia contratar vários funcionários para cuidar dos filhos e da casa, passando então a dedicar seu tempo a salões de beleza, compras no shopping, entre outras coisas. No decorrer da narrativa vários problemas familiares começam a se revelar ? dependência alcoólica, maus tratos, ciúmes ?, nos fazendo crer que o romance se desenrolará em torno desses conflitos. No entanto, um fato inusitado acontece na segunda metade do romance: uma CABEÇA aparece misteriosamente na cama de Tomás e Elisa, quando eles partiam para a tão aguardada viagem de férias! O acontecimento inesperado faz com que a viagem seja adiada e todos retornam para resolver o problema. Daí em diante o romance deixa de ser realista e ganha uma pegada kafkiana, mergulhando o leitor no inverossímil, no absurdo, numa realidade grotesca e insana. Tomás, ao chegar em casa, decide isolar-se com a cabeça e, certo de que ela apareceu por algum motivo e por sua causa, desvendar o motivo da aparição e das tentativas bizarras de comunicação. A obsessão por respostas coloca Tomás à beira da insanidade, levando-o a fazer coisas impensáveis em condições normais.
Toda a história é narrada em primeira pessoa, pelo próprio Tomás, de um lugar e numa situação que o leitor só entenderá ao término do romance.
Enfim, Filipe Larêdo estreou muito bem na ficção. E meus elogios também para a produção gráfica do livro, que ficou muito boa: capa dura, papel encorpado e de leitura agradável, tipografia harmoniosa e design de primeira. Recomendo muitíssimo!

Daniel 30/11/2022

TEM UMA CABEÇA NA MINHA CAMA
Que livro doido!

Queria ter entendido a profundidade dessa leitura.. muito arrastado até seus 70%.. o final fica melhorzinho, mas ainda tem algumas coisas que não sei se entendi muito bem..

"O que chamou a atenção de Tomás na cabeça?"
"O que a cabeça queria?"
"Pq Elisa agiu como se nada tivesse acontecido?"

Achei esse livro um grande surto.. a escrita vai se tornando atrativa, porém a resolução desse mistério (se assim posso dizer) foi completamente anormal e sem sentido!