O Livro da Mitologia

O Livro da Mitologia Vários




Resenhas - O Livro da Mitologia


34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Holecramh 03/04/2024

Um bom apanhando de mitologias
O livro é impressionante como a qualidade e com a riqueza de informações que ele abrange, tanto escrita como visual. Classificando os mitos por regiões e apanhando as principais histórias de cada região. Por mais incrível que ele seja achei a fonte do livro um tanto pequena o que fez minha leitura demorar mais tempo que o esperado. Mas não desmerecendo a qualidade da série de livros.
comentários(0)comente



Rusbis 22/02/2024

Um livro bem introdutório sobre mitologias em geral mas uma ótima pedida para quem quer conhecer um pouco do básico das mitologias mais importantes do mundo de maneira rápida e simplificada. As mitologias nórdicas e gregas para mim foram as mais interessantes, mas falta muita coisa mais profunda.
comentários(0)comente



André Ricardo 02/09/2023

Interessante
Livro perfeito para que gosta ou quer iniciar no aprendizado acerca da mitologia. Confeccionado em papel que tornam as imagens vivas.
comentários(0)comente



Triz 12/08/2023

Muito bom
Não é um dos melhores livros para aqueles que querem começar a aprender sobre mitologia, considerando são muitas informações densas e complexas, mas para quem já tem um grau de conhecimento um pouco mais aprofundado, vale a pena
comentários(0)comente



Maria7794 11/08/2023

Sempre fui apaixonada por mitologia, então esse livro caiu como uma luva na minha estante, a leitura é perfeita, a escrita não é enrolada, é didática e rica em informações. Porém, senti que a mitologia grega é romana foi muito mais priorizada do que as outras, não sei se por falta de informações das outras, mas achei as informações das mitologias da Oceania, América, Asiática e Africana um pouco vagas demais, e eu realmente gostaria de ter encontrado mais informações. Apesar disso eu amei o livro e recomendo muitooo! :)
comentários(0)comente



Juliani8 04/06/2023

Mitologia ao redor do mundo
Como todos os livros dessa coleção, o livro da mitologia traz um apanhado dos mitos ao redor do mundo. Gosto desse formato por ser uma boa fonte de consulta, com as parte divididas por regiões. Boa leitura para quem quer conhecer mais sobre mitologia muito além de Odin ou Zeus.
comentários(0)comente



Nitiele1 26/03/2023

Muito bom
Achei o livro bem bom. O que mais me incomodou foi a letra ser pequena de mais. Demorei muito para ler principalmente por se tratar de história que não são ligadas diretamente.

No geral, é bem legal.
comentários(0)comente



Maria14598 14/02/2023

Um ótimo livro introdutório para quem quer começar a estudar mitologias. Ele conta fontes e tudo é escrito em uma linguagem acessível. Indico muito para quem quer estudar, mas não sabe por onde começar
comentários(0)comente



Yasmin 10/02/2023

Com essa leitura conseguir-se aprender um pouco sobre a mitologia de toda parte do mundo. Muito interessante!
comentários(0)comente



mintszwint0 08/02/2023

O Livro da Mitologia
Muito bem informativo. Sabendo pouco sobre o assunto, com esse livro você pode adquirir muito mais conhecimento. Não é um livro complexo e acredito que os livros dessa linha sobre outros assuntos também não sejam. Vale a pena se estiver procurando.
Às vezes pode parecer um pouco cansativo, pela quantidade de informação, por isso recomendo mais para consulta que para leitura extensa.
As informações são organizadas e as fontes de pesquisa são sempre citadas!
comentários(0)comente



maria 09/10/2022

curioso
O livro em si é rico em histórias, porém não em detalhes, é um resumo de tão breve. Apesar disso, acredito que a leitura tenha sido produtiva, o livro aborda várias mitologias e contém fotos chamativas, mas as letras são pequenas e a página contém divisões que atrapalham na hora de ler.
comentários(0)comente



Nathi 26/07/2022

Muito bom
Surpreendentemente cativante, informativo e nada massivo. Abrange diversos lugares diferentes e todo tipo de mitologia. Amei
comentários(0)comente



Rafa569 16/07/2022

É bom pra passar o tempo
Eu sempre gostei muito de mitologias e quando vi esse livro eu decidi que tinha que ler, mas não vale os quase 70 reais (pelo menos a última vez que eu vi estava esse preço)
Gostei da separação entre "continentes".
Um ponto negativo é que eu ainda sinto falta de alguns mitos.
comentários(0)comente



andyelivros 04/05/2022

O livro da mitologia
Obra mais aguardada da série que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Brasil, O livro da mitologia explora cerca de oitenta personagens e mitos de todo o mundo: de Zeus a Thor, de Viracocha a Exu. Escrito em linguagem simples, a obra é composta por gráficos, ilustrações e histórias atraentes. Um livro fundamental e envolvente tanto para novatos no assunto quanto ávidos estudiosos das tradições e mitos ? ou simplesmente para aqueles que se entretém com uma boa narrativa.
comentários(0)comente



Isabella 10/03/2022

Bom pra passar o tempo, mas pra se informar...
Vou ter que bancar a chata aqui: esse livro tem muitos erros. Muitos erros mesmo! Como entusiasta de mitologia desde criança, e alguém que teve acesso a fontes próximas das fontes primárias de várias mitologias, foi um sofrimento. Mas antes de falar dos problemas do livro, eu quero apontar algumas coisas positivas que observei:

- Em primeiro lugar, a separação entre os mitos gregos e os romanos. Mesmo que alguns mitos romanos sejam helenizados, o espírito das duas culturas/períodos históricos eram diferentes, e pra mim tratá-los de forma separada mostra bem isso.
- Algumas partes do livro tem informações de alta qualidade e que fogem do senso comum. A parte sobre os mitos dogon, falando dos problemas da pesquisa antropológica, é um bom exemplo.
- A diversidade de regiões e povos representados é bastante razoável. Metade do livro é de mitos europeus, mas é complicado fugir disso considerando que as fontes escritas de culturas europeias são bastante abundantes. Povos não europeus com muita literatura escrita ou não tiveram essas obras traduzidas pra línguas europeias, ou elas não foram traduzidas pro inglês especificamente.
- Considerando só as mitologias que eu conheço: os mitos selecionados foram bem representativos (com a exceção de não terem incluído a história de Krishna??? mas incluíram o Bhagavad Gita). Um exemplo interessante é o da mitologia inuit: eu só conhecia o mito de Sedna (que não foi incluído), mas pra mim o mito da baleia representou bem os valores culturais daquele povo.

Infelizmente, pra mim, a avalanche de erros manchou os pontos positivos e o potencial que esse livro tinha. E são vários tipos de erro: desde erros ortográficos (especialmente em nomes de figuras mitológicas), nomes trocados e problemas de tradução, até erros tipo colocar uma imagem de Atena pra representar Hera. Mas os erros mais graves são os erros factuais.

Um problema sério com obras de divulgação de mitologia é que muitas vezes elas se baseiam em trabalhos desatualizados do século XIX ou início do século XX. Estou falando de autores como Bullfinch e Graves (mitologia grega) ou Budge (mitologia egípcia), sem falar em textos "antigos" forjados (mitologia eslava). Esses autores misturavam livremente a evidência antiga com suas próprias conjecturas (e às vezes invenções purinhas!).

Observações que considero importantes:

- A ideia de que Héstia abriu mão do seu lugar no Olimpo pra Dioniso não é antiga, é do Graves. Na Antiguidade, Héstia sempre foi considerada uma deusa olímpica, enquanto Dioniso podia ser ou não
- Hécate ser uma deusa anciã é uma ideia moderna (não sei qual a origem dessa ideia, só sei que é popular em círculos neopagãos). Hécate é uma deusa virgem, associada a Ártemis em períodos tardios
- Mudaram a sequência de acontecimentos nos mitos de Dioniso e de Cibele e Átis
- Não sei se isso é um problema no original ou só da tradução, mas na parte de mitologia egípcia chamam de Áton tanto a divindade criadora da Enéade de Heliópolis (Atum) quanto o deus do disco solar cultuado por Akhenaten (Aten)
- "A criação e os primeiros deuses" é uma zona total cheia de invencionices do Budge. "Osíris e o submundo" foi diretamente baseado em Plutarco e nas Contendas de Hórus e Seth e é confiável (embora não seja 100% representativos de crenças nativas egípcias, pelo menos são fontes *antigas*)
- A existência de Chernobog e Belobog é, no mínimo, controversa. Chernobog é mencionado apenas por um missionário do século XII, e não é possível encontrar o nome Belobog em lugar nenhum, o nome é pura conjectura
- Algumas partes do livro são bem eurocêntricas e isso é mais óbvio quando as narrações são baseadas em relatos de ~exploradores~ ou missionários

Resumindo: não leia este livro esperando informações precisas e confiáveis sobre mitologia. Leia como entretenimento e como uma forma de abrir as portas pra esse mundo. Eu mesma me interessei em saber mais sobre a cultura asteca, por exemplo.
Lalis 11/03/2022minha estante
Gostei da sua resenha. Foi bom ler ela bom pois planejava ler esse livro um dia


Lalis 11/03/2022minha estante
Ela pois***




34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR