O Livro da Mitologia

O Livro da Mitologia Vários




Resenhas - O Livro da Mitologia


34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Tati- Leitora 18/04/2020

O livro é maravilhoso. Me ensinou muito sobre várias mitologias diferentes que eu as vezes nem sabia que existiam. Me divertia bastante também tentar pronunciar alguns nomes que eram muito difíceis. Minha única crítica é em relação ao fato que a parte das mitologias das Américas aparecer mais mitologias relacionadas a América do norte somente confesso que senti falta de mitologias mais perto de casa por assim dizer como por exemplo brasileiras, argentinas, peruanas, entre outras. Realmente senti falta disso.
G_Mateus 20/05/2020minha estante
Mas tem descritas as mitologias guarani-kaiowá


G_Mateus 20/05/2020minha estante
E também uma de tribos da Amazônia


Tati- Leitora 20/05/2020minha estante
Tem mas minha crítica é q não tinham muitas




Isabella 10/03/2022

Bom pra passar o tempo, mas pra se informar...
Vou ter que bancar a chata aqui: esse livro tem muitos erros. Muitos erros mesmo! Como entusiasta de mitologia desde criança, e alguém que teve acesso a fontes próximas das fontes primárias de várias mitologias, foi um sofrimento. Mas antes de falar dos problemas do livro, eu quero apontar algumas coisas positivas que observei:

- Em primeiro lugar, a separação entre os mitos gregos e os romanos. Mesmo que alguns mitos romanos sejam helenizados, o espírito das duas culturas/períodos históricos eram diferentes, e pra mim tratá-los de forma separada mostra bem isso.
- Algumas partes do livro tem informações de alta qualidade e que fogem do senso comum. A parte sobre os mitos dogon, falando dos problemas da pesquisa antropológica, é um bom exemplo.
- A diversidade de regiões e povos representados é bastante razoável. Metade do livro é de mitos europeus, mas é complicado fugir disso considerando que as fontes escritas de culturas europeias são bastante abundantes. Povos não europeus com muita literatura escrita ou não tiveram essas obras traduzidas pra línguas europeias, ou elas não foram traduzidas pro inglês especificamente.
- Considerando só as mitologias que eu conheço: os mitos selecionados foram bem representativos (com a exceção de não terem incluído a história de Krishna??? mas incluíram o Bhagavad Gita). Um exemplo interessante é o da mitologia inuit: eu só conhecia o mito de Sedna (que não foi incluído), mas pra mim o mito da baleia representou bem os valores culturais daquele povo.

Infelizmente, pra mim, a avalanche de erros manchou os pontos positivos e o potencial que esse livro tinha. E são vários tipos de erro: desde erros ortográficos (especialmente em nomes de figuras mitológicas), nomes trocados e problemas de tradução, até erros tipo colocar uma imagem de Atena pra representar Hera. Mas os erros mais graves são os erros factuais.

Um problema sério com obras de divulgação de mitologia é que muitas vezes elas se baseiam em trabalhos desatualizados do século XIX ou início do século XX. Estou falando de autores como Bullfinch e Graves (mitologia grega) ou Budge (mitologia egípcia), sem falar em textos "antigos" forjados (mitologia eslava). Esses autores misturavam livremente a evidência antiga com suas próprias conjecturas (e às vezes invenções purinhas!).

Observações que considero importantes:

- A ideia de que Héstia abriu mão do seu lugar no Olimpo pra Dioniso não é antiga, é do Graves. Na Antiguidade, Héstia sempre foi considerada uma deusa olímpica, enquanto Dioniso podia ser ou não
- Hécate ser uma deusa anciã é uma ideia moderna (não sei qual a origem dessa ideia, só sei que é popular em círculos neopagãos). Hécate é uma deusa virgem, associada a Ártemis em períodos tardios
- Mudaram a sequência de acontecimentos nos mitos de Dioniso e de Cibele e Átis
- Não sei se isso é um problema no original ou só da tradução, mas na parte de mitologia egípcia chamam de Áton tanto a divindade criadora da Enéade de Heliópolis (Atum) quanto o deus do disco solar cultuado por Akhenaten (Aten)
- "A criação e os primeiros deuses" é uma zona total cheia de invencionices do Budge. "Osíris e o submundo" foi diretamente baseado em Plutarco e nas Contendas de Hórus e Seth e é confiável (embora não seja 100% representativos de crenças nativas egípcias, pelo menos são fontes *antigas*)
- A existência de Chernobog e Belobog é, no mínimo, controversa. Chernobog é mencionado apenas por um missionário do século XII, e não é possível encontrar o nome Belobog em lugar nenhum, o nome é pura conjectura
- Algumas partes do livro são bem eurocêntricas e isso é mais óbvio quando as narrações são baseadas em relatos de ~exploradores~ ou missionários

Resumindo: não leia este livro esperando informações precisas e confiáveis sobre mitologia. Leia como entretenimento e como uma forma de abrir as portas pra esse mundo. Eu mesma me interessei em saber mais sobre a cultura asteca, por exemplo.
Lalis 11/03/2022minha estante
Gostei da sua resenha. Foi bom ler ela bom pois planejava ler esse livro um dia


Lalis 11/03/2022minha estante
Ela pois***




Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2019

Obra mais aguardada da série que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Brasil, O livro da mitologia explora cerca de oitenta personagens e mitos de todo o mundo: de Zeus a Thor, de Viracocha a Exu. Escrito em linguagem simples, a obra é composta por gráficos, ilustrações e histórias atraentes. Um livro fundamental e envolvente tanto para novatos no assunto quanto ávidos estudiosos das tradições e mitos – ou simplesmente para aqueles que se entretém com uma boa narrativa.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525065872
comentários(0)comente



Zed Nerd Book 26/05/2019

O Livro da Mitologia
A melhor leitura desse ano extremamente informativo e leitura obrigatória para quem se interessa pelo assunto. Assista ao vídeo Unboxing no YouTube: https://bit.ly/2HEFQZE
comentários(0)comente



Rifas 31/01/2020

Esse livro, da série “As Grandes Ideias de Todos os Tempos”, traz ao leitor pouco mais de 100 mitos de diversas mitologias diferentes, de todos os cantos do planeta, mas o primeiro ponto que acho interessante discutir está na introdução; logo no primeiro parágrafo, uma definição para Mitologia é apresentada, e terminando de lê-la, tive de me perguntar “onde está o cristianismo?”; de acordo com a descrição, qualquer religião poderia ser considerada mitologia, assim como qualquer mitologia poderia ser considerada religião. Sei que, nessa série de livros, há um “Livro das Religiões”, mas acho essa separação injustificável. Não acho justo declarar que religiões antigas são mitologia e religiões atuais não, até porque um dia essas religiões atuais, usando essa lógica, também virarão mitologia. Enfim, esse não é um ponto tão relevante, mas me incomodou ligeiramente.
Seguindo em frente, o livro foi muito instrutivo e muito interessante, aumentado significativamente meu repertório de mitos. Embora a capa sugira algo diferente, pois é composta principalmente por trechos das mitologias mais conhecidas, a pesquisa para esse livro foi muito longe e trouxe, além dos mitos gregos, romanos e nórdicos, mitos de nativos americanos e de países africanos, por exemplo; culturas que não são tão conhecidas mundo afora.
Maravilhei-me, então, com todas as diferentes histórias criadas por todas aquelas sociedades, mas a leitura não foi tão fluida, porque os mitos foram contados de forma estritamente informativa. Sendo sobre mitos, esperava uma narrativa mais parecida com a de Neil Gaiman, instigando o leitor para saber o final, e não um texto que pode ser encontrado em um jornal, referindo-se à narrativa, mas, por um lado bom, o livro é bem didático, com ilustrações e esquemas bem interessantes. A concisão na escrita de cada mito é boa para ler rápido e, às vezes, para entender com mais facilidade o mito, mas ao mesmo tempo ajuda tirar essa “magia” da narrativa, comentada anteriormente.
Com tudo isso dito, a viagem feita ao longo da leitura desse livro foi fantástica e me deixou realmente animado com todas as diferentes culturas apresentadas. Com certeza será um livro de referência para quando estiver procurando uma história legal para contar para alguém ou alguma história para me inspirar.
comentários(0)comente



Juliana Amaro 20/03/2020

Livro que faz um apanhado geral das diferentes mitologias. O seu uso está voltado mais para a consulta.
comentários(0)comente



Ricardo de Andrade 06/06/2020

Apanhado geral de parte da Mitologia
Este livro se concentra nas principais histórias e lendas mitológicas que influenciaram a humanidade no decorrer da história. Pude notar neste livro uma ênfase maior nas lendas gregas, romanas e nórdicas, mas não sem citar e discorrer também sobre lendas menos conhecidas de outros continentes e países. Mais um livro da agradável coleção da Editora Globo. Não espere que seja um livro que fale tudo sobre mitologia, pois ele não é. Afinal, a mitologia do mundo inteiro é um assunto extenso demais para 352 páginas. Recomendo para quem se interessa por Mitologia e precisa de uma introdução e visão geral do assunto.
comentários(0)comente



G_Mateus 28/07/2020

Assim como outros títulos da série, aborda objetivamente as diversas ideias sobre o tema proposto. Além de apresentar as principais e mais populares mitologias, como a grega, traz também outras menos conhecidas.
comentários(0)comente



Carol 11/08/2020

Muito bom
Neste livro temos contato com uma compilação dos principais mitos ao redor do mundo, separados por: Grécia Antiga, Roma Antiga, Norte da Europa, Ásia, Américas, Egito Antigo, África e Oceania.

Gostei bastante, o livro é recheado de imagens, gráficos e citações das obras usadas. Além disso ele expõe a bibliografia que foi utilizada, o que facilita para quem quiser estudar mais a fundo. Apesar de ser composto por vários mitos é claro que não compreende todos eles, mas é bem abrangente para quem se interessa e também serve como introdução para quem não conhece, tanto pela linguagem descomplicada quanto pelo design da apresentação.
comentários(0)comente



Kaua.Neves 13/10/2020

Como manjar de mitologia rápido
Simplesmente incrível. uma literatura formidável que enriquece a cultura de qualquer leitor.
retrata bem a maioria das mitologias e culturas de toda sociedade humana.
o único problema é a superficialidade que o livro trata algumas histórias importantes, como gilgamesh e enkidu, ou rei arthur
comentários(0)comente



Brenda 20/11/2020

Um dos melhores livros da coleção. Abrange muitas culturas, coisas que eu nem imaginava. A única ressalva que faço é que não é um livro de histórias narrativas, é um apanhado geral, mais informativo, porém não deixa de ser interessante. É ótimo pra quem quer começar a se aventurar no mundo mitológico.
comentários(0)comente



Jackson 22/11/2020

O livro é bem interessante e basicamente funciona como uma enciclopédia dividida em tópicos. Maravilhoso pra quem gosta do assunto.
comentários(0)comente



Ca Vie 03/02/2021

Tudão
Tudão resumido da mitologia dos 5 continentes. A mitologia grega ganha de lavada de todas as outras.
comentários(0)comente



artvgogh 08/04/2021

O livro é bom, ensina muitas coisas. facil aprender sobre mitologia com esse livro, muito mais fácildo que com a escola.
comentários(0)comente



Eduardo.Oliveira 26/04/2021

Ééé
Não curti, achei muito informativo e sem emoção afinal é um livro da Globo né...
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR