O Livro da Mitologia

O Livro da Mitologia Vários

Resenhas - O Livro da Mitologia

Paloma 12/10/2021

Para todos que amam ou desejam conhecer os mitos e lendas ao redor do mundo, esse livro é uma refeição completa!

Todo o conteúdo é muito bem organizado, de fácil linguagem e com ilustrações belíssimas.

E apesar das histórias não serem aprofundadas, o resumão te entrega uma narrativa bastante deliciosa de acompanhar, e consegue atiçar nossa curiosidade para buscar mais conhecimento no futuro.

O Livro da Mitologia é dividido nas categorias: Grécia Antiga, Roma Antiga, Norte da Europa, Ásia, as Américas, Oceania, Egito Antigo e África.

Recomendo! :)

Tati- Leitora 18/04/2020

O livro é maravilhoso. Me ensinou muito sobre várias mitologias diferentes que eu as vezes nem sabia que existiam. Me divertia bastante também tentar pronunciar alguns nomes que eram muito difíceis. Minha única crítica é em relação ao fato que a parte das mitologias das Américas aparecer mais mitologias relacionadas a América do norte somente confesso que senti falta de mitologias mais perto de casa por assim dizer como por exemplo brasileiras, argentinas, peruanas, entre outras. Realmente senti falta disso.
G_Mateus 20/05/2020minha estante
Mas tem descritas as mitologias guarani-kaiowá

G_Mateus 20/05/2020minha estante
E também uma de tribos da Amazônia

Tati- Leitora 20/05/2020minha estante
Tem mas minha crítica é q não tinham muitas

maria 09/10/2022

curioso
O livro em si é rico em histórias, porém não em detalhes, é um resumo de tão breve. Apesar disso, acredito que a leitura tenha sido produtiva, o livro aborda várias mitologias e contém fotos chamativas, mas as letras são pequenas e a página contém divisões que atrapalham na hora de ler.

Holecramh 03/04/2024

Um bom apanhando de mitologias
O livro é impressionante como a qualidade e com a riqueza de informações que ele abrange, tanto escrita como visual. Classificando os mitos por regiões e apanhando as principais histórias de cada região. Por mais incrível que ele seja achei a fonte do livro um tanto pequena o que fez minha leitura demorar mais tempo que o esperado. Mas não desmerecendo a qualidade da série de livros.

artvgogh 08/04/2021

O livro é bom, ensina muitas coisas. facil aprender sobre mitologia com esse livro, muito mais fácildo que com a escola.

Yasmin 10/02/2023

Com essa leitura conseguir-se aprender um pouco sobre a mitologia de toda parte do mundo. Muito interessante!

Brenda 20/11/2020

Um dos melhores livros da coleção. Abrange muitas culturas, coisas que eu nem imaginava. A única ressalva que faço é que não é um livro de histórias narrativas, é um apanhado geral, mais informativo, porém não deixa de ser interessante. É ótimo pra quem quer começar a se aventurar no mundo mitológico.

Isabella 10/03/2022

Bom pra passar o tempo, mas pra se informar...
Vou ter que bancar a chata aqui: esse livro tem muitos erros. Muitos erros mesmo! Como entusiasta de mitologia desde criança, e alguém que teve acesso a fontes próximas das fontes primárias de várias mitologias, foi um sofrimento. Mas antes de falar dos problemas do livro, eu quero apontar algumas coisas positivas que observei:

- Em primeiro lugar, a separação entre os mitos gregos e os romanos. Mesmo que alguns mitos romanos sejam helenizados, o espírito das duas culturas/períodos históricos eram diferentes, e pra mim tratá-los de forma separada mostra bem isso.
- Algumas partes do livro tem informações de alta qualidade e que fogem do senso comum. A parte sobre os mitos dogon, falando dos problemas da pesquisa antropológica, é um bom exemplo.
- A diversidade de regiões e povos representados é bastante razoável. Metade do livro é de mitos europeus, mas é complicado fugir disso considerando que as fontes escritas de culturas europeias são bastante abundantes. Povos não europeus com muita literatura escrita ou não tiveram essas obras traduzidas pra línguas europeias, ou elas não foram traduzidas pro inglês especificamente.
- Considerando só as mitologias que eu conheço: os mitos selecionados foram bem representativos (com a exceção de não terem incluído a história de Krishna??? mas incluíram o Bhagavad Gita). Um exemplo interessante é o da mitologia inuit: eu só conhecia o mito de Sedna (que não foi incluído), mas pra mim o mito da baleia representou bem os valores culturais daquele povo.

Infelizmente, pra mim, a avalanche de erros manchou os pontos positivos e o potencial que esse livro tinha. E são vários tipos de erro: desde erros ortográficos (especialmente em nomes de figuras mitológicas), nomes trocados e problemas de tradução, até erros tipo colocar uma imagem de Atena pra representar Hera. Mas os erros mais graves são os erros factuais.

Um problema sério com obras de divulgação de mitologia é que muitas vezes elas se baseiam em trabalhos desatualizados do século XIX ou início do século XX. Estou falando de autores como Bullfinch e Graves (mitologia grega) ou Budge (mitologia egípcia), sem falar em textos "antigos" forjados (mitologia eslava). Esses autores misturavam livremente a evidência antiga com suas próprias conjecturas (e às vezes invenções purinhas!).

Observações que considero importantes:

- A ideia de que Héstia abriu mão do seu lugar no Olimpo pra Dioniso não é antiga, é do Graves. Na Antiguidade, Héstia sempre foi considerada uma deusa olímpica, enquanto Dioniso podia ser ou não
- Hécate ser uma deusa anciã é uma ideia moderna (não sei qual a origem dessa ideia, só sei que é popular em círculos neopagãos). Hécate é uma deusa virgem, associada a Ártemis em períodos tardios
- Mudaram a sequência de acontecimentos nos mitos de Dioniso e de Cibele e Átis
- Não sei se isso é um problema no original ou só da tradução, mas na parte de mitologia egípcia chamam de Áton tanto a divindade criadora da Enéade de Heliópolis (Atum) quanto o deus do disco solar cultuado por Akhenaten (Aten)
- "A criação e os primeiros deuses" é uma zona total cheia de invencionices do Budge. "Osíris e o submundo" foi diretamente baseado em Plutarco e nas Contendas de Hórus e Seth e é confiável (embora não seja 100% representativos de crenças nativas egípcias, pelo menos são fontes *antigas*)
- A existência de Chernobog e Belobog é, no mínimo, controversa. Chernobog é mencionado apenas por um missionário do século XII, e não é possível encontrar o nome Belobog em lugar nenhum, o nome é pura conjectura
- Algumas partes do livro são bem eurocêntricas e isso é mais óbvio quando as narrações são baseadas em relatos de ~exploradores~ ou missionários

Resumindo: não leia este livro esperando informações precisas e confiáveis sobre mitologia. Leia como entretenimento e como uma forma de abrir as portas pra esse mundo. Eu mesma me interessei em saber mais sobre a cultura asteca, por exemplo.
Lalis 11/03/2022minha estante
Gostei da sua resenha. Foi bom ler ela bom pois planejava ler esse livro um dia

Lalis 11/03/2022minha estante
Ela pois***

Juliani8 04/06/2023

Mitologia ao redor do mundo
Como todos os livros dessa coleção, o livro da mitologia traz um apanhado dos mitos ao redor do mundo. Gosto desse formato por ser uma boa fonte de consulta, com as parte divididas por regiões. Boa leitura para quem quer conhecer mais sobre mitologia muito além de Odin ou Zeus.

Carol 11/08/2020

Neste livro temos contato com uma compilação dos principais mitos ao redor do mundo, separados por: Grécia Antiga, Roma Antiga, Norte da Europa, Ásia, Américas, Egito Antigo, África e Oceania.

Gostei bastante, o livro é recheado de imagens, gráficos e citações das obras usadas. Além disso ele expõe a bibliografia que foi utilizada, o que facilita para quem quiser estudar mais a fundo. Apesar de ser composto por vários mitos é claro que não compreende todos eles, mas é bem abrangente para quem se interessa e também serve como introdução para quem não conhece, tanto pela linguagem descomplicada quanto pelo design da apresentação.

Maria14598 14/02/2023

Um ótimo livro introdutório para quem quer começar a estudar mitologias. Ele conta fontes e tudo é escrito em uma linguagem acessível. Indico muito para quem quer estudar, mas não sabe por onde começar

G_Mateus 28/07/2020

Assim como outros títulos da série, aborda objetivamente as diversas ideias sobre o tema proposto. Além de apresentar as principais e mais populares mitologias, como a grega, traz também outras menos conhecidas.

André Ricardo 02/09/2023

Interessante
Livro perfeito para que gosta ou quer iniciar no aprendizado acerca da mitologia. Confeccionado em papel que tornam as imagens vivas.

Bruno 12/07/2021

A humanidade sempre buscou e criou um sentido para tudo.
"O mito... recolhe tudo o que se conhece e lhe restaura o rico significado encoberto pelo véu da familiaridade." C.S. Lewis.

O melhor livro de mitologia analisando de uma forma geral. Nunca havia lido um livro que retratasse tantos mitos de diversas culturas diferentes. Além das tão conhecidas Mitologias Grega, Nórdica e Egípcia, o livro vai muito a fundo no tema e lemos sobre Saci, Caipora, Rei Arthur, Beowulf, Maui dentre inúmeros outros. Realmente uma Enciclopédia Mitológica.

Flávio 04/06/2021

Como um periódico
Apesar de não saber quase nada de mitologia e mesmo assim ter lido sem muitas intenções de adquir um conhecimentos assim muito profundo. Eu gostei, muito. A começar pela estrutura do livro. O papel, as gravuras, tem um recurso bacana, que é um quadradinho no final da página, anunciando o final daquele assunto. Realmente como um periódico, um passatempo e ainda didático. E lá fundo, aconteceu comigo, mexeu um pouco com o meu espiritual. Reflexivo, seria a bíblia também mitológico? Gostei.