Deus na Era Secular

Deus na Era Secular Timothy Keller
Tim Keller

Resenhas - Deus na era secular

Rosangela Max 03/12/2023

É mais filosófico do que espiritual.
Tinha expectativas diferentes em relação a esta leitura. Estava esperando um conteúdo voltado mais para o devocional e não é do que se trata.
Apesar de não ser o que eu estava buscando no momento, apreciei as o discussões e interpretações que autor traz em relação ao Cristianismo e as crenças seculares.
O epílogo sobre Langdon Gilkey é muito bom!
Recomendo a leitura.

KeityBarros - UniversosDePapel 16/04/2022

Quanta Sabedoria Em Um Livro!
Não é atoa que Timothy Keller é uma referência na literatura cristã da atualidade. A cada capítulo ele explana de forma tão clara e ponderada seu ponto de vista, que tudo o que eu conseguia pensar aí longo da leitura é que gostaria muito que minha mente fixasse muito bem cada um dos argumentos colocados por ele.

Com profundo respeito pelos céticos (que, na verdade são o seu público alvo nesse livro), ele pretende mostrar que o cristianismo e o crer em Deus, não é algo sem sentido e somente para pessoas não racionais. Pelo contrário, ele apresenta muitos fatos, dados e estatísticas que mostram "a lógica" de tudo isso.

Um livro necessário para os cristãos que, no mundo de hoje, precisam constantemente estar prontos a responder a todos a razão de sua fé.

Um livro também para os céticos que, com respeito, têm curiosidade de saber a importância do cristianismo e a racionalidade da fé.

Não considero uma leitura fluida e extremamente fácil, tanto que demorei 3 meses para terminar. Lendo um pouquinho por dia. Mas, apesar de não ser leve como um livro devocional, em toda a sua evidente intelectualidade, Tim Keller foi extraordinário em tratar de assuntos tão técnicos de forma que ficasse tão clara para todos os leitores!

Acompanhe mais no insta @UniversosDePapel_

Me chamam de João 02/11/2020

Um livro para ler sentindo o sabor
Keller faz uma abordagem maravilhosa sobre a religião em mundo cético. Ele possui uma sensibilidade incrível para tratar de questões delicadas, além de tratar as opiniões contrárias de forma muito respeitosa, e ao mesmo tempo leva o leitor a fazer questionamentos sinceros sobre suas crenças e convicções.

Leitura recomendada para todos aqueles que possuem dificuldades com a religião, com Deus e para aqueles que querem entender mais sobre o como o cristianismo oferece resposta em meio uma sociedade secularizada.

Jessica 20/07/2021

demorei um século pra terminar ele porque li com cuidado, mas agora posso dizer que é meu novo livro favorito

Felipe 22/11/2019

Fenomenal
A apologética de Tim Keller é excepcional. Uma bela união entre profundidade intelectual e amor genuíno. Suas reflexões filosóficas demonstram a plausibilidade da fé cristã com maestria, ao mesmo tempo que expões algumas dificuldades da cosmovisão secular. A obra gira em torno de seis dados pertinentes à vida humana: Sentido, contentamento, liberdade, identidade, esperança e justiça. Em suas próprias palavras, "em cada caso há narrativas concorrentes - existe tanto um modo secular quanto um modo cristão de entender e tratar as necessidades".
Certamente está entre os melhores livros que já li. Tim Keller, embora tenha uma apologética mais evidencialista que C.S. Lewis, merece o título de "C.S. Lewis do século XXI".

Môsi 14/04/2021

Uma livro cristão feito principalmente para ateus!
? Ao longo de sua existência, o ser humano se deparou com inúmeras indagações que lhe provocaram extrema inquietação e angústia. Uma delas diz respeito à existência (ou não) de uma força superior, transcendental, autora de tudo aquilo que existe no Universo. Para os cristãos esse Ser atende por diversos nomes, sendo comumente chamado de "Deus".
? Com o avançar dos anos, essa ideia contribuiu para o surgimento de inúmeras religiões ao redor do mundo, algumas mais influentes que outras. Em contrapartida, o surgimento da filosofia e o desenvolvimento da ciência moderna fizeram com que o ser humano pensasse que sua autonomia plena finalmente chegara e que assim não haveria mais necessidade da crença em narrativas e ensinamentos religiosos, impossíveis de serem perscrutados pelo então recém desenvolvido "método científico".
? Séculos se passaram, avanços em diversas áreas foram obtidos, mazelas continuaram a nos flagelar e o secularismo ganhou ainda mais força em nossa sociedade. Porém, aquela antiga questão ainda ronda as nossas mentes: Existe um Deus Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra e de tudo que neles há? Ainda é possível acreditar em sua existência ou defendê-la em pleno século XXI? Para o pastor norteamericano Timothy Keller isso não só é possível como também é a alternativa que mais faz sentido.
? Neste livro, Keller defende, de forma bem didática e respeitosa, a necessidade e importância da crença em Deus em meio a uma sociedade secular. Sendo pastor presbiteriano, seus argumentos e análises obviamente giram em torno da fé e religião cristãs.
A obra é divida em três partes.
Na primeira, Timothy, além de trazer um panorama atual acerca do crescimento das religiões no mundo, também coloca em xeque algumas ideias acerca da irracionalidade da fé e da objetividade materialista do secularismo. Para o autor, a religião apresenta estruturas racionais bem coerentes, ao passo que muitas das alegações feitas por secularistas contemporâneos carecem das tão famigeradas evidências científicas.
Na segunda parte, o autor nos oferece uma visão muito mais ampla da religião, mostrando os efeitos por ela produzidos em diversos setores de nossa vida. Essa é a parte mais extensa da obra e, na minha opinião, a mais enriquecedora, pois o autor se debruça sobre variados assuntos atuais comumente interpretados de forma irresponsável e equivocada. Liberdade irrestrita, Crise de identidade, Sofrimento, Valores Morais, etc são alguns exemplos dos temas tratados brilhantemente por Keller nesta seção.

Inclusive ao longo da leitura destes capítulos, por diversas vezes me lembrei de alguns trechos da obra "12 Regras para a Vida", de Jordan Peterson. Acho que foi um reforço para que eu relesse o livro do psicólogo clínico canadense. Ainda bem que isso já se encontra nos meus planos de leitura para o ano de 2022!
Na terceira, dividida em 2 capítulos, Keller analisa e defende alguns dos principais argumentos utilizados para justificar a existência de Deus e, em seguida, nos mostra os motivos pelos quais o cristianismo é verdadeiro, coerente e é a religião que mais cresce no mundo.
?? Há duas coisas, dentre tantas, que me chamaram bastante atenção ao longo da leitura/releitura deste livro: a primeira é a diversidade de referências bibliográficas aqui presentes. Keller, conquanto seja pastor e defenda um ponto de vista bem definido, não se limita a ler apenas obras cristãs. Ao contrário, em seu livro encontramos referências a autores marxistas, liberais, progressistas, pós-modernos, conservadores, ateus, agnósticos e cristãos. Essa diversidade enriquece sobremaneira o conteúdo do livro, evidenciando também o caráter literário eclético de seu autor.
?? A segunda é a capacidade e humildade do autor em fazer autocríticas ao modo com o que cristianismo foi difundido ao longo dos séculos. Keller reconhece que a religião cristã infelizmente foi usada como justificativa para a implementação de domínios espúrios por diversas nações pdoerosas, assim como foi utilizada para defender a escravidão dos povos africanos (o autor traz à tona a triste informação de que muitos teólogos possuíam escravos ?????). Na tentativa de corrigir esse erro, Keller escreve um dos capítulos mais impactantes de sua obra, no qual mostra que a religião cristã, desde o Antigo Testamento, denunciava e condenava a corrupção eclesiástica, conclamando seus seguidores a se dedicarem na prática da justiça social, ensinamento totalmente antagônico às ações descritas no início deste parágrafo.
? Na minha opinião, este livro é leitura imprescindível tanto para cristãos quanto para pessoas de viés secular. O tema é interessante e atual, a linguagem é fluida e os pontos aqui levantados são de extrema importância para uma compreensão mais adequada do assunto. Se você é ateu ou agnóstico não pense que o autor irá tentar convertê-lo à força ou mandá-lo pro inferno. Muito pelo contrário, como foi dito reiteradas vezes, seu principal objetivo é mostrar que o cristianismo faz sentido e que a crença em Deus não é algo irracional. Se você pretende ampliar seu entendimento sobre o tema, este livro é um bom começo.

_San_ 14/03/2022

[trecho]
"Os seres humanos necessitam de Deus porque sua vida precária e incerta só consegue encontrar sentido último nos propósitos todo-poderosos e eternos dele.
Se o sentido da vida dos homens estiver centrado exclusivamente em suas realizações pessoais, estas são vulneráveis demais às voltas e reviravoltas da História, e a vida das pessoas sempre oscilará à beira do abismo da inutilidade e da inércia."

Pág.331

Paulo 16/11/2019

Livro excelente, segue como uma adição, e continuação do fé na era do ceticismo, tem a mesma pegada, do livro, parecem que poderiam ser colocados lado a lado com um único livro

Rinaldo 25/07/2020

Não por força ou violência, mas por argumentos
Um ótimo livro. O autor aborda temas para fazer as pessoas de qualquer pensamento considerarem a relevância e a fundamentação do cristianismo entre tantas visões seculares e religiosas.
Com muita clareza nos seus argumentos, Keller busca comparar visões de mundo com imparcialidade mas que qualquer pessoa realmente interessada vai se sentir motivada a considerar Jesus e os fundamentos sólidos do cristianismo.
Religião e o sentido da vida são assuntos centrais no livro. Super recomendo.

Aleandro 15/03/2022

Esse livro é de fato espetacular, uma obra que elimina uma tonelada de dúvidas sobre que é o Deus da era secular e que promove perguntas intrigantes, porém responde muitas outras que estavam sem respostas.